COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS FALECIDOS – III MISSA



COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS FALECIDOS – III MISSA

A VIDA NÃO É TIRADA, MAS TRANSFORMADA.

* RITO INICIAL.

• Motivação –(Saudações espontâneas)

Irmãos e irmãs, aqui nos reunimos formando uma comunidade fraterna na esperança e no amor, para celebrar a nossa crença no Deus da vida, por meio da Santa Eucaristia, memória da morte e Ressurreição do Senhor.

Neste dia queremos oferecer a Deus nossas preces por todos os irmãos e irmãs que nos precederam na eternidade. Com serenidade e paz vamos nos unir à passagem dos nossos entes queridos ou pessoas amigas, orando com fé, na esperança que eles já estejam desfrutando do abraço paternal de Deus e saboreando a alegria de contemplá-lo face a face.

Numa só fé, na certeza da vitória, celebremos a Páscoa do Senhor Ressuscitado. Fiquemos de pé ...

* CANTO DE ENTRADA .

Procissão de entrada com flores, o cicio pascal aceso, cruz processional e a bíblia.

* ACOLHIDA

Em nome do PAI...

Irmãos e irmãs, o Deus da esperança e da misericórdia vos acolha em seu amor, na graça de nosso Senhor Jesus Cristo e na comunhão do Espírito Santo.

* ATO PENITENCIAL – REZADO

PRES: “Quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá”. Senhor, somos lentos em crer na vossa palavra. Deixamo-nos escravizar pelos prazeres do mundo apegando-nos a nós mesmos e nas coisas que passam. Enviai sobre nós o vosso Espírito Santificador e purificai-nos de nossos pecados.

• Às vezes agimos não dando testemunho de vida e de esperança para além das aparências de morte. Senhor da vida, tende piedade de nós!

ASS: Senhor, tende piedade de nós!

• Às vezes deixamos que a tribulação e a angústia tornem-se mais fortes que nós. Cristo do amor maior, tende piedade de nós!

ASS: Senhor, tende piedade de nós!

• Às vezes não percebemos que, mais do que nós mesmos, quem nos deseja a vida eterna é Jesus, que morreu por nós e intercede por nós junto do Pai. Senhor da luz, tende piedade de nós.

ASS: Senhor, tende piedade de nós!

PRES: Deus todo-poderoso...

OMITE-SE O HINO DE LOUVOR

ORAÇÃO DO DIA.

* RITO DA PALAVRA

Deus e os justos são aliados inseparáveis e, mesmo que venha a morte por causa da luta pela justiça, os justos continuarão vivendo. O Salmo 41 expressa uma saudado imensa de Deus e mantém nossa esperança de voltar a nos encontrarmos com Ele. Todo ser sem Deus seca e morre. O Apocalipse nos fala que o vencedor receberá a herança. Quando tudo parecer acabado, novas coisas surgirão. No evangelho Mateus nos faz um alegre convite: Que sejamos “pobres em espírito”. Ouçamos!

1a Leitura (Sb 3, 1 – 9)

Salmo de Resposta 41.

2a Leitura (Ap 21, 1 – 5. 6b – 7)

EVANGELHO (Mt 5, 1 – 12)

* ACLAMAÇÃO E PROCLAMAÇÃO

*HOMILIA

* PROFISSÃO DE FÉ

*ORAÇÃO DA COMUNIDADE

Irmãos e irmãs, dirijamos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou dentre os mortos Jesus Cristo, seu, Filho e Senhor nosso, e peçamos-lhe a salvação e a paz para os vivos e os falecidos. Digamos a cada prece: PAI, ATENDEI A NOSSA PRECE!

❖ Por todos os irmãos e irmãs que partiram deste mundo com fé e esperança no coração, nós vos pedimos.

❖ Por aqueles que vivem e morrem sem ter conhecido o conforto da fé e da esperança, nós vos pedimos.

❖ Por aqueles que morreram prematuramente, ceifadas pela fome, pela violência ou pela falta de assistência, nós vos pedimos.

❖ Por aqueles que deram a vida no serviço aos semelhantes mais sofridos, nós vos pedimos.

❖ Por todos nós, vossos filhos e filhas, afim de que na hora da nossa morte sejamos acolhidos em vosso infinito amor, nós vos pedimos.

Intenções próprias da comunidade

Senhor, que a nossa oração possa socorrer as almas dos vossos fiéis falecidos; libertai-as de todos os pecados e acolhei-as no esplendor da vossa face. Por Cristo, nosso Senhor.

* RITO SACRAMENTAL

Com o pão e o vinho que estão sobre o altar e que serão ofertados ao Pai, ofertemo-nos também em sinal de gratidão, nos colocando a serviço dos irmãos. Canto de preparação das Ofertas.

Oração sobre as oferendas.

• Prefácio do dia.

• Oração Eucarística II.

RITO DA COMUNHÃO

*Pai nosso

*Oração pela paz

* Comunhão

COM: Jesus se fez alimento, e nos convida a participar do seu banquete, para nos saciarmos eternamente.

• ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO.

* RITO FINAL

• MENSAGEM DE ENVIO

Senhor Jesus Cristo, tu és a nossa esperança agora e na hora de nossa morte.

Iluminados pela Palavra de Deus, aguardamos a vida nova que irá brotar de nossas cinzas, pois sabemos que é através da morte que emana o perfume da Ressurreição. Sabemos que a morte é mistério às vezes incompreensível , mas é mistério de esperança, de vida que dá sentido a nossa existência humana, no nosso peregrinar e sofrer por este mundo.

Obrigado Senhor pela esperança que semeaste em nosso coração, primeira flor de tua Ressurreição.

• Avisos

• CANTO FINAL

• BÊNÇÃO FINAL E DESPEDIDA .

Bênção final própria, conforme indicação do Missal Romano, p. 530.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download