Lucratividade com plantações de eucaliptos no Brasil



[pic]

Pergunte ao Euca Expert / Ask the Euca X Pert

.br

celso-.br

Perguntas: / Questions

___________________________________________________

Pergunta nº: 527 /Question nº: 527

Título: /Title: Lucratividade com plantações de eucaliptos no Brasil.

Por: / By: Josef Ferdinand Lotscher

E-mail: lotscher@witmarsum.coop.br

Questão: /Question:

Prezado Celso,

Agora estou muito confuso. Há algo muito contraditório. Lendo o artigo "Cultivando e Plantando Eucaliptos" posso ler: “É muito importante um bom embasamento de literatura, antes mesmo da decisão de passar ser um investidor em floresta de eucalipto”.

Lendo "Coeficientes técnicos" posso ler: “Considerando-se os valores de 2 - 3 %, observe-se que as atividades têm retorno muito pequeno na produção de eucalipto”. Sempre ouço: “Eucaliptos é um negócio muito bom”. Ser investidor significa, pra mim, ter retornos dentro de 3 a 5 anos, ou tantas vezes mais dentro de longo prazo,  7 a 10 anos. Rendimento de 2 a 3 % é considerado perda.

Gostaria de sua opinião/esclarecimento, pois estou iniciando uma plantação de 10 ha.

Agradece

              

Josef Ferdinand Lotscher

Gerente de Produção Queijos Finos

Cooperativa Witmarsum

witmarsum.coop.br

Tel: (42) 3254-1147

______________________________________________

Resposta por Celso Foelkel: / Answer by Celso Foelkel:

Josef, agradeço sua mensagem, seu interesse e suas leituras. É preciso ficar bem claro que durante muito tempo a madeira de reflorestamento no Brasil teve preços considerados ruins. Em função dos programas governamentais de incentivos ao reflorestamento entre 1967 e 1985, o Brasil teve plantada em seu território uma grande área de florestas de eucaliptos e de Pinus. Com isso e com compradores dispersos, o preço da madeira ficou baixo por alguns anos. A partir de 2002 tivemos o chamado "Apagão florestal", ou seja, essa madeira abundante começou a escassear e outros usos foram desenvolvidos para a madeira dos eucaliptos (móveis, pisos, habitações, etc). Isso levou a um aumento do preço da madeira, mas isso ainda não é uniforme nas diferentes regiões do país. Há locais que sobra madeira e faltam compradores; resultado: o preço é baixo. Há outros onde abundam compradores e falta madeira, até mesmo como lenha. Com isso, o preço é maior. Portanto, é importante conhecer o mercado, a distância desse mercado de suas propriedades, os valores praticados e quais produtos de madeira você quer atender (lenha, madeira para celulose, madeira para serraria, etc, etc.). Cada caso é um caso, essa é a lógica do negócio.

A verdade é que sempre existe uma disputa de preços, os fornecedores querendo um ganho maior e os compradores interessados em pagar menos. Há empresas compradoras que acreditam no longo prazo e tentam fazer parcerias com os produtores oferecendo preços mais justos. Entretanto, acredite-me, dificilmente você ganhará uma fortuna, os preços podem ser bons, mas para boas produções os custos também são altos.

Escrevi recente sobre isso em uma de minhas Eucalyptus Newsletters, dê uma olhada nas considerações que fiz:



Avalie o seu caso e veja se compensa investir. Espero que o resultado lhe seja favorável.

Como sua área é muito pequena, o melhor seria conduzir o plantio para madeiras para serraria, em ciclos mais longos e com troncos de maior diâmetro no corte final. Algo que requer mais tecnologia, mas se houver uma atividade madeireira próxima, pode ser que lhe renda mais.

Um abraço

Celso Foelkel

__________________________________________________

Outros Comentários: / Other Comments:

Por: / By:

E-mail

___________________________________________________

-----------------------

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download