FMS Últimas noticias



[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |257 | |

| |P.le M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |26-07-2007 |

| |Tel. (39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |

BEATIFICAÇÃO DE 47 IRMÃOS MARISTAS

Mártires da Espanha

No dia 28 de outubro de 2007, em Roma, celebraremos a beatificação de 47 Irmãos nossos, vítimas das perseguições religiosas, ocorridas na Espanha, nos anos 30. A Igreja manifesta seu reconhecimento a esses homens, mártires e testemunhas heróicas da Boa-Nova de Jesus.

Esses nossos Irmãos são também os primeiros a serem beatificados. Suas causas serão reunidas, numa mesma cerimônia, com as de outras 451 pessoas que deram sua vida pelo Evangelho. No grupo há bispos, vários sacerdotes e seminaristas diocesanos, leigos, jovens, casados, homens e mulheres, além de outros religiosos e religiosas.

Este é um momento importante da história de nosso Instituto, em que nos é dada a oportunidade de nos unirmos à Igreja universal, para agradecermos o dom dos mártires, particularmente desses, que partilham nossa opção de vida. O compromisso público de viver plena e radicalmente o Evangelho de Jesus levou esses homens, ora beatificados, até a experiência da cruz. Perseverando até o fim, converteram-se em sementes de vida, não apenas para o Instituto e sua missão, mas também para a Igreja universal.

Informações mais atualizadas poderão sempre encontrar no site da web do Instituto Marista: onde estarão disponíveis documentos informativos e a ficha de inscrição para pedir as “pastas do peregrino”.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Alojamento na casa generalícia

A capacidade de alojamento na Casa Geral é limitada; por isso, proceder-se-á com os seguintes critérios:

a hospedagem é reservada, em primeiro lugar, aos Irmãos maristas;

os provenientes de províncias que não dispõem de grupos organizados aos quais possam acudir, em Roma;

eventuais lugares disponíveis serão ocupados por ordem se inscrição, até o limite máximo de ocupação;

os pedidos devem ser feitos ao Irmão Juan Arconada: JArconada@fms.it que saberá informar adequadamente.

Pasta do Peregrino

A Casa Geral marista oferece a todas as pessoas, que vêm em peregrinação a Roma por ocasião da Beatificação de nossos 47 Irmãos mártires, uma “pasta do peregrino”, contendo várias publicações, um lenço identificador e outras lembranças, pelo preço de 10 €.

O peregrinos da Espanha, que vêm mediante a agência de viagens indicada pelas Províncias, receberão essa pasta.

Os demais peregrinos poderão solicitá-las à Casa Geral (valer-se da ficha preparada para isso), e retirá-las no mesmo local, ao chegarem em Roma.

Entradas para a Cerimônia da Beatificação

As entradas para a celebração da Beatificação estarão na “pasta do peregrino”.

Podem também ser solicitadas à Casa Geral, donde deverão ser retiradas com a devida antecedência.

Dirigir-se ao Irmão Onorino Rota: ORota@fms.it

PROGRAMA DE EVENTOS PARA A FAMÍLIA MARISTA

26 de Outubro - Sexta-feira

Das 10 às 19h: “CAMINHAMOS COM NOSSOS MÁRTIRES”: visita orientada, por grupos, à Casa geral marista, com um itinerário que nos aproxima das origens do Instituto Marista e à pessoa de nossos mártires. Um percurso de uns 60’, em espírito de oração e de agradecimento. Os grupos poderão escolher a hora para essa visita, conforme indicado, ao longo dos quatro dias.

27 de Outubro - Sábado

Às 11h: CELEBRAÇÃO MARISTA no Santuário da “Madonna del Divino Amore”, venerada pelos fiéis da diocese de Roma, desde 1740 até nossos dias.

Possibilidade de almoço em convívio, nos arredores do Santuário (cada grupo ou pessoa prevê sua alimentação).

Das 14 às 19h: “CAMINHAMOS COM NOSSOS MÁRTIRES”: visita orientada, por grupos, à Casa geral marista.

28 de Outubro - Domingo

10h: CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA e BEATIFICAÇÃO de 498 mártires do século XX, na Espanha. Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Das 14 às 17h: “CAMINHAMOS COM NOSSOS MÁRTIRES”: visita orientada, por grupos, à Casa geral marista.

17h: ENCONTRO dos Irmãos Maristas participantes da Beatificação com o Ir. Superior geral e seu Conselho, na Casa geral marista.

29 de Outubro, Segunda-feira

10h: CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA em ação de graças pela beatificação de 498 mártires do século XX, na Espanha. Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Das 10 às 19h: “CAMINHAMOS COM NOSSOS MÁRTIRES”: visita orientada, por grupos, à Casa geral marista.

SELEÇÃO DE NOTÍCIAS APARECIDAS NA WEB

11 – 26 de julho de 2007

Arquivo WEB

Prov. Mediterrânea - 26/07/2007

Campos de Voluntariado Internacional 2007 - Província Mediterrânea

Outra maneira de viver as férias

Durante os meses de julho e agosto, uma 70 pessoas de nossa província vão participar em campos de trabalho internacional, realizando diferentes tarefas. A participação nos campos é a coroação de um processo que dura vários meses, no qual os interessados(as) se preparam e refletem sobre questões relacionadas com a solidariedade e preparam as atividades a serem desenvolvidas, nos diversos países.

A associação italiana ACUMA organiza 3 turnos de trabalho em Bucarest (Romênia), concretamente de 21 de julho a 5 de agosto, de 5 a 19 de agosto e de 19 de agosto a 2 de setembro, com um total de 45 pessoas de Gênova, Giugliano e Roma. ACUMA trabalha, há vários anos, com crianças de rua, realizando atividades educativas não formais e de descanso alternativo.

Os outros campos são organizados pela associação espanhola SED, com as seguintes peculiaridades, conforme os países destinatários:

• Quatorze pessoas vão deslocar-se até a Bolívia, tendo em vista comunidades campesinas, nos municípios de Comarapa (Quebrada San Antonio, Ajospampa e Huertas) e Roboré (Limones, Los Sotos e San Pedro), para apoiar atividades locais de reforço escolar, alfabetização de adultos, acompanhamento a famílias, orientação sanitária de base, atividades pastorais, promoção da mulher e desenvolvimento sócio-comunitário.

• Outras 7 pessoas vão responsabilizar-se pelo campo de Kumasi, no Ghana, comprometendo-se com atividades de formação de professores (pedagogia, didática), organização de oficinas (música, dança, artesanato) e acompanhamento nos tempos livres.

• Depois de muitos contratempos, confirma-se a realização do campo na Guiné Equatorial. Teremos a colaboração de três pessoas, en Ebibeyin e Abeng Eseng, para a formação de professores e organização de alguns espaços comunitários (escolas e capelas).

• Finalmente, neste ano se retoma o campo, na Costa de Marfim, abandonado anos atrás, devido às circunstâncias políticas do país. Será uma pessoa do setor sanitário, para recuperar a estreita relação que havia, uma vez, entre a SED e os Irmãos de Bouaké.

Oxalá, que todo o entusiasmo e o esforço, colocados na preparação desses campos de trabalho internacional, nos ajudem a ser mais sensíveis às necessidades de nosso tempo!

Casa Geral - 24/07/2007

Relatório do Conselho geral aos membros da Administração geral

Conselho geral: Término das reuniões plenárias de verão

O Conselho geral, ao terminar as sessões plenárias de verão, promoveu uma reunião, na manhã do dia 13 de julho de 2007, com os irmãos e leigos que trabalham na Administração geral. O Ir. Pedro Herreros, coordenador da reunião, afirmou que esses encontros, já habituais, são realizados para que “cresça a pertença a um projeto comum”.

O relatório apresentado pelo Irmão Superior Geral e seus Conselheiros tratou da próxima beatificação de 47 irmãos maristas, mortos durante a perseguição religiosa, na Espanha; das atividades da Comissão do Patrimônio; das novas estruturas a serem adotadas pelo BIS, em futuro próximo; da Assembléia européia da missão e de outras informações.

Sobre as beatificações, o Ir. Emili Turú expos as iniciativas tomadas para preparar e celebrar esse acontecimento, o que será comunicado pela página web, em secção reservada especialmente aos irmãos mártires.

[pic]O Conselho geral, consciente da necessidade de promover a pesquisa sobre o patrimônio do Instituto, entre os irmãos de língua inglesa, organizou um curso de seis meses, dirigido pelo Irmão Aureliano Brambila. Os participantes hospedar-se-ão na Casa geral, nos espaços do Colégio internacional.

O Conselho geral aprovou a transformação do BIS, que até agora funcionou como um Secretariado a serviço do Conselho geral, em fundação civil, em conformidade com as leis italianas, chamada “FMS Internacional” (Fundação marista para a solidariedade internacional), com o objetivo de conferir-lhe uma personalidade jurídica que lhe permita gestionar melhor os recursos, participar de campanhas internacionais de solidariedade e viabilizar recursos de instituições públicas e representar o Instituto, ante as Nações Unidas, em Genebra.

Luiz da Rosa e Angela Petenzi, dois leigos que trabalham na administração geral, depois de terem participado do Encontro europeu da Missão, em Guardamar, de 4 a 8 de julho de 2007, partilharam sobre os temas tratados nesse encontro e sobre a experiência vivida.

Informações breves

Nessa sessão informativa, o Conselho geral comunicou que, em breve, será nomeada a Comissão preparatória do XXI Capítulo geral. Essa Comissão será constituída por nove irmãos, três do Conselho geral e seis procedentes do mundo marista, cujos nomes serão publicados, oportunamente.

Foi decidido também que a comunidade de animação, a residir em l’Hermitage, uma vez concluídas as reformas previstas, será composta por doze membros, oito irmãos e quatro leigos. A Província de l’Hermitage assumirá duas terças partes do custeio das reformas, a Administração geral e as Províncias, uma terça parte.

Na comunidde da Casa geral, prevêem-se algumas novidades. Alguns de seus membros voltam a suas Províncias: o Ir. Joseph De Meyer concluiu seu período de serviço à Administração geral; o Ir. Ismar Portilla voltou à Colômbia, tendo concluído seus estudos; O Pe. Ignacio Vargas, que atendia como capelão à Comunidade do Conselho geral, está sendo subtituído pelo Pe. Jesus Manuel. Integrarão a comunidade os Irs. Agustín Acevedo Sánchez, do México Ocidental, como estudante, Ticiano Cagigal, de Norandina e Jorge Carrasco, do México Central para estudos e formação pessoal, em Roma. O Irmão George Fontana, por sua vez, vai colaborar em diversos serviços da Casa geral.

De 19 de agosto a 14 de outubro, haverá, na Casa geral um curso, em língua francesa, para Irmãos de terceira idade, orientado pelos irmãos Gaston Robert e Maurice Goutagny, secundados pelo capelão, Pe. Monphan.

O Secretariado para ao Uso evangélico dos bens está acompanhando diversas províncias do Instituto, na organização dos orçamentos comunitários e na elaboração de um plano estratégico para as Provincias da África, em colaboração com o Ecônomo geral e o BIS. O Conselho geral aprovou também que o Secretariado dos leigos seja reforçado por quatro colaboradores permanentes, com residência nos respectivos países e com reunião anual, em Roma, durante uma semana. O Secretariado para os leigos organizará um curso, em 2008, na África, para irmãos e leigos animadores da Espiritualidade marista.

Brasil - 23/07/2007

Universidade de Porto Alegre realiza missa em memória das vítimas do acidente aéreo

Professores, aluna e ex-alunos da PUC estavam a bordo do avião

Uma missa em memória das vítimas do vôo que sofreu acidente em São Paulo no dia 17 de julho, foi rezada na tarde de quarta-feira na Igreja Cristo Mestre, no Campus Central da PUC do Rio Grande do Sul. Dois professores, uma aluna e ex-alunos da Universidade estavam a bordo do avião que caiu nas proximidades do Aeroporto de Congonhas.

De acordo com as informações liberadas oficialmente pelas autoridades e pela companhia aérea, entre os passageiros estavam o diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, professor e médico Antônio Carlos Araújo de Souza, de 56 anos; a professora da Faculdade de Educação e da Educação a Distância, Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza, de 62 anos; e a aluna da Faculdade de Letras, Raquel Soares Warmiling, de 19 anos. Os dois professores trocariam de avião em Congonhas, embarcando a seguir para Brasília, onde participariam de reuniões no Ministério da Justiça, com quem desde janeiro deste ano a PUCRS desenvolve um curso de pós-graduação de segurança pública.

Médico formado pela PUCRS, Araújo de Souza especializou-se em Geriatria e fez doutorado em metabolismo ósseo – pela Universidade de Tóquio. Além da direção do IGG, coordenava no mesmo Instituto o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde.

A professora Valdemarina formou-se em Bioquímica pela UFRGS e Pedagogia pela PUCRS, tendo trabalhado metodologias e recursos tecnológicos interdisciplinares a serviço do aprendizado. Mestre e Doutora em Educação pela PUCRS, exercia a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia.

Além dos professores e da aluna, diversas outras pessoas de vínculo com a PUCRS estavam no vôo.

Argentina - 20/07/2007

Comemoração de 90 anos de presença marista

Nova estatua de São Marcelino

No dia 6 de junho de 2007, na catedral e Igreja paroquial Nossa Senhora da Boa Viagem, a comunidade do Instituto São José de Morón entronizou São Marcelino Champagnat, pela comemoração dos 90 anos da presença marista, em Morón e 115 anos de nosso colégio.

A imagem é obra do artista argentino Ernesto Bertedor, que reside atualmente, em El Bolsón, Patagônia, Argentina.

Espanha - 18/07/2007

Assembléia Européia da Missão Marista

Um Coração Uma Missão

[pic]Em Guardamar, de 5 a 8 de julho, realizou-se a Assembléia Européia da Missão Marista. O encontro aconteceu depois que cada umas das 5 províncias do continente havia realizado, algum tempo antes, a sua própria assembléia. A etapa continental precede aquela internacional de Mendes, que acontecerá em setembro próximo.

O encontro contou com a participação de 112 maristas, leigos e irmãos, provenientes de diversos países. A diversidade exigiu inclusive a colaboração de 5 tradutores. Além deles, os presentes eram 22 da Província de Compostela, 13 da Província Europa Centro-Oeste, 23 da Província Ibérica, 21 da Província l’Hermitage, 22 da Província Mediterrânea e outros 6 irmãos e leigos que trabalham na Casa Geral.

O fórum foi aberto pelo Ir. Joseph Mckee, provincial da Europa Centro-Oeste e recém eleito presidente da Conferência Européia Marista. Ele sublinhou a necessidade de encontrar-se como continente e pensar juntos os desafios atuais e qual a resposta ncecessária de acordo com o carisma de Marcelino Champagnat. Recordou também o apelo do superior geral: Tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Terminou pedindo empenho para que a assembléia apontasse novas idéias para implementar o sonho marista na Europa de hoje.

Durante os dias de encontro, o método privilegiado foi a partilha. Houve espaços nos grupos e em conjunto para exprimir as próprias experiências e as idéias, além daquelas do grupo que cada um representava. Para acolher o trabalho das 5 províncias, foi realizado uma síntese das conclusões das respectivas assembléias. Esse documento, que observava a realidade e indicava desafios para o futuro, foi o ponto de partida para o trabalho. A equipe lançou 5 perguntas que serviram aos grupos para discutir o documento e fazer propostas concretas:

Como evangelizar hoje as 80.000 crianças e jovens que estamos educando na Europa?

Onde estão as crianças e os jovens da Europa e como se aproximar deles?

Quais são os aspectos comuns e específicos da vocação marista do irmão e do leigo?

Qual é a formação necessária aos maristas da Europa para servir à missão?

Que tipo de comunidade marista deveríamos almejar e consolidar para impulsionar a nossa missão?

O debate foi intenso e proporcionou muitas perspectivas. Os irmãos Pau Fornells e Emili Turu contribuíram com a reflexão através de um diálogo onde sublinharam sobretudo a questão da identidade marista.

Um dos frutos da Assembléia foi o documento que propõe 17 desafios:

1. optar com decisão pelas crianças e jovens com maiores problemas dentro de nossas obras educativas formais.

2. Empenhar pessoas de nossas obras educativas formais, dinheiro e estruturas a serviço de uma obra de índole social.

3. Promover a educação em favor da justiça e da solidariedade em todos os âmbitos em que estamos atuando.

4. Optar, a nível provincial, por uma presença maior de irmãos e leigos em lugares de marginalização.

5. Criar uma rede de obras e projetos sociais maristas que contribua a aprofundar nossas respostas a crianças e jovens mais necessitados.

6. Ser testemunhas coerentes da mensagem do evangelho, de forma que as obras e presenças maristas sejam evangelizadoras.

7. Potencializar a vitalidade das obras e presença com a existência de núcleos maristas que vivem e animem a missão com profundidade.

8. Avaliar em modo sistemático e profundo os projetos e processos pastorais das obras maristas, considerando seu contexto e realidade.

9. Integrar as famílias nos processos de transmissão da fé.

10. Conhecer e compartir as experiências sobre o trabalho pastoral e evangelização existentes na Europa e que podem ser válidas para serem aplicadas.

11. Caminhar ao encontro da co-responsabilidade na animação das obras, que signifique uma partilha real da missão.

12. Criar espaços de encontro em todos os níveis onde leigos e irmãos possam compartir o que se descobre como maristas.

13. Favorecer a constituição de grupos maristas, fundados no coração de Champagnat, que sejam vizinhos das pessoas e realidades em que se inserem.

14. Suscitar nos irmãos e leigos a necessidade de uma formação marista permanente que lhes ajude a crescer como pessoas e lhes possibilite dinamizar diferentes processos.

15. Criar, a nível provincial e inter-provincial, processos de formação conjunta e específica (irmãos e leigos), que ajudem a descobrir, crescer e aprofundar as dimensões humanas, cristãs e maristas, respeitando as diferenças e as diversidades.

16. Encontrar um processo que auxilie os leigos a definir sua vocação e a vinculação com o Instituto Marista. Caminhar com audácia e esperança.

17. Dar a conhecer e promover a vocação marista, de irmãos e leigos, como um caminho para viver plenamente a vocação cristã no mundo de hoje.

Os três dias do encontro mostraram que os maristas na Europa tentam com carinho e dedicação manter o ideal de Marcelino e do Evangelho vivos no continente. Tudo é feito com ânimo. Ao mesmo tempo se constata que é necessário ousar. A coragem é evidente e transparece na alegria do encontro e na partilha da estrada percorrida. Agora a palavra passa a Mendes, onde a Europa será representada por 14 irmãos e leigos.

Espanha - 17/07/2007

Órgão de reflexão, de diálogo e de decisão, na Europa

Conferência Européia Marista

[pic]A Conferência Européia Marista (CEM) acaba de nascer: sua primeira reunião foi celebrada em Guardamar, no dia 4 de julho de 2007. Não foi solicitada diretamente por ninguém, mas pensamos que responde a um grande desejo do Conselho geral, esse de organizar a vida marista em função da regionalização do Instituto. A CEM deseja responder a esse desejo de regionalização, em nível europeu. Certamente, será vista como a estrutura européia que vem dar seqüência à CEP (Conferência européia de Provinciais). Mudaram, porém, suas estruturas de composição e seus Estatutos, deverão regulamentar sua atuação.

Pensou-se na seguinte composição para a CEM: onze (11) pessoas, entre as quais, por direito, os cinco Irmãos provinciais das Províncias européias. Um deles será Presidente, eleito pelos membros da CEM. Também por eleição, um segundo membro de cada Província, devendo ser conselheiro e, se possível, provir de um país diferente daquele do Ir. provincial. O Secretário da CEM será eleito pelos demais membros, por proposta do Presidente. Terá direito de voz, mas não de voto. Com esses pressupostos, a primeira Conferência Européia Marista fica constituída pelos seguintes Irmãos, citados por Província: Província da Europa Centro-Oeste: Joseph McKee (provincial) e Robert Thunus; Joseph McKee, será o primeiro Presidente da CEM. Província de Compostela: Primitivo Mendoza González (Provincial) e Antônio Leal das Neves; Província Ibérica: Samuel Holguín Díez (Provincial) e Moisés Alonso Pérez; Província de L`Hermitage: Xavier Barceló Maset (Provincial) e André Déculty; Província Mediterrânea: Manuel Jorques Bru (Provincial) e Paolo Penna; Secretário da CEM: Santiago Fernández García (Província de Compostela).

A CEM será o órgão habitual de reflexão, de diálogo e de decisão, para a atuação a desenvolver na região do mundo marista que denominamos Europa, e dentro do âmbito de suas competências. Escolhemos como objetivos imediatos da CEM: dar continuidade às reuniões de Guardamar e de Mendes, sobre a Missão marista e realizar, posteriormente, um estudo que nos permita adequar as conclusões desses encontros, às propostas globais apresentadas, votadas e aprovadas na reunião de Soesterberg (Holanda), às quais queremos responder, a partir das inquietudes e dos desafios que os cinco Conselhos europeus assinalaram, na mencionada Assembléia. Para tanto, determinaremos, em cada caso, as equipes e os meios necessários.

A CEM não elaborou ainda seus Estatutos, com a legislação sobre as reuniões, mas pensa, sim, ser uma estrutura com muito trabalho a realizar, no futuro, e por isso, as reuniões serão inevitáveis. Por ora, foi escolhido o lugar e a data do próximo encontro: Guardamar, nos dias 9 e 10 de dezembro do presente ano de 2007.

Ir. Santiago Fernández, Secretário da CEM

Casa Geral - 16/07/2007

Conselho Assessor da Missão ad gentes

Projeto missionário na Ásia

[pic]Já faz um ano que se formou o Conselho Assessor da Missão ad gentes. Recentemente, realizou sua terceira reunião. A finalidade desse Conselho é de refletir sobre assuntos relativos ao projeto missionário da Ásia, para aconselhar e assegurar uma orientação esclarecida à equipe da MAG, de Roma (Irmãos Luis García Sobrado, Barry Burns e Michael Flanigan) para que daí provenham recomendações pertinentes para o Conselho geral.

Junto aos membros da equipe da MAG, os demais componentes do Conselho são o Irmão Peter Rodney, conselheiro geral de referência para a Ásia, o Irmão Tom Chin, representante dos Provinciais e do Superior do distrito da Ásia, o Padre Joseph Nguyen Cong Doan, sj, e a Irmã Helen Mendonça, fmm. Os dois últimos estão na Administração geral de suas respectivas congregações, em Roma.

Há muitas questões para refletir e para isso se necessita de pessoas com experiência. O Irmão Peter Rodney contribui com o conhecimento que tem da Ásia marista. O Irmão Tom Chin, da Malásia, foi anteriormente provincial da China, em Kuala Lumpur. O Padre Joe Doan é conselheiro geral de referência do Sudeste da Ásia, para os Jesuítas, e foi provincial no Vietnam. A Irmã Helen, por sua vez, foi provincial de uma das províncias que as Missionárias franciscanas de Maria têm na Índia, país em que nasceu. Tom, Joe e Helen aportam ao Conselho seus muitos conhecimentos e sua própria experiência de asiáticos.

Dentro do Conselho se estudam os assuntos relacionados com o futuro da Ásia marista, como por exemplo, a que países dirigir-se, dificuldades para entrar, exigências para obter o visto e outros.

Junto com esses temas, considera-se o modo de vida dos novos missionários, uma vez que, para ganhar a confiança daqueles que os rodeiam, é preciso viver como eles e não acima deles.

Há também questões práticas como seguros, orçamentos, etc., que constituem preocupações reais, uma vez que a Igreja , na Ásia, é muito pobre e espera de nós, além dos recursos humanos, a ajuda em dinheiro para construir a igreja local. Em meio a tudo isso, nosso objetivo é de trabalhar sempre, nas igrejas locais, “contando a história de Jesus” e esforçar-nos para que os jovens “conheçam e amem a Jesus”.

Brasil - 13/07/2007

Formação para funcionários da Universidade de Porto Alegre

Entusiasmo, motivação e aprendizado

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Brasil, dirigida pelos Irmãos Maristas, realizou em junho, umas jornadas de formação institucional para 150 professores e técnicos-administrativos. Este evento integra um programa geral de formação continuada. Foram estudados e debatidos diversos temas relacionados com identidade da universidade católica e da espiritualidade e missão educativa marista.

Um clima de união e entusiasmo permeou o ambiente da etapa “Olhar”, a primeira do Projeto Reflexões, edição 2007. Os participantes da atividade, tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao Reitor Joaquim Clotet e a todos os Pró-Reitores no período da manhã, lançando dúvidas e sugestões que foram acolhidas pelos gestores durante a plenária “Dialogando com a Reitoria”. No encerramento, depoimentos davam conta de um final de semana avaliado pelos participantes como motivador e de muito aprendizado.

[pic]Durante o sábado, a programação esteve focada na história e nas características da Educação Marista. Conferencistas abordaram desde os desafios que marcaram a vida de São Marcelino Champagnat até o modo de vida dos irmãos e a forma “Marial” de educar, fundamentada no exemplo da mãe de Jesus. A trajetória das Universidades Católicas, do século 13 aos dias atuais, e suas peculiaridades nos cinco continentes, foram esclarecidas por Hammes.

O Projeto Reflexões integra o planejamento institucional da PUCRS desde o ano 2000 e faz parte da qualificação permanente dos professores e funcionários técnico-administrativos. Seu objetivo é remeter às funções da educação superior, ao ensino, à pesquisa, à extensão e às ações comunitárias que, para o seu bom desempenho, necessitam competência e comprometimento de todos os envolvidos. O Projeto já reuniu 1319 participantes, permitindo discutir, refletir e conhecer as origens maristas, a filosofia e a missão da Universidade.

As próximas etapas serão “Identidade” e “Compromisso”.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download