Congo Democrático



|[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |53 |

| |Piazzale M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |3.11.1999 |

| |Tel.(39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |

Cone Sul – América Latina

REUNIÃO DE FORMADORES

Em Cochabamba (Bolívia), do dia 1.º a 4 de outubro, reuniram-se onze Irmãos formadores, pertencentes ao Cone Sul. Num clima de alegria e fraternidade, foram partilhadas experiências na formação do postulantado e noviciado: reflexão sobre os critérios fundamentais do pré-noviciado, na linha da refundação e à luz dos compromissos assumidos pelas Províncias da América Latina durante a IX CLAP. Cabe destacar: a experiência desafiadora do noviciado interprovincial num meio pobre; as linhas-força para uma formação no postulantado(cultivo da espiritualidade apostólica marista, solidariedade e aproximação aos pobres, reforço da inculturação); e a necessidade de encontros periódicos entre os formadores e formandos dos diferentes níveis.

Colégio Internacional de Roma

Novo curso acadêmico

A comunidade do Colégio Internacional conta atualmente com vinte e três estudantes, três acompanhantes e um capelão. Os estudantes, dos quais há sete novos, são procedentes de nove países diferentes: Brasil(7), Espanha(4), Coréia(2), Congo, Malawi, Nigéria, Costa do Marfim, Moçambique, Chile, Colômbia, Costa Rica, Porto Rico, El Salvador. Freqüentam cursos nas faculdades de Pedagogia, Educação, Comunicação Social, Teologia e Espiritualidade, em diferentes Universidades: Salesiana, Gregoriana, Teresiana, Mariana, Angelicana, Claretiana, Alfonsiana e Lateranense. Nos últimos meses, quatro Irmãos concluíram seus estudos, obtendo as seguintes licenciaturas: José Eduardo Yapura, província de Córdoba(teologia espiritual, Gregorina); Dionísio R. Rodriguez, Porto Alegre (espiritualidade, Teresiana); Albert Nzabonaliba, Ruanda (pedagogia escolar, Salesiana); e Christian Gisamonyo, Congo (teologia bíblica, Gregoriana).

Uma dificuldade que chama à esperança

PROBLEMAS DE ALOJAMENTO

No Distrito de Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão há em torno de vinte postulantes. Com as previsões para o ano 2000, o Noviciado Regional do Pacífico, em Fidji, pode apresentar problemas de alojamento. Algum Irmão se perguntou: “Somos nós o único Distrito ou Província no mundo que tem crises porque existem demasiadas vocações?” Um Irmão incrementará a equipe de formadores para dedicar-se a direção espiritual dos noviços.

Semeando o carisma de Marcelino

PRESENÇA MARISTA NA TANZÂNIA

Os Irmãos chegaram a Tanzânia no início de 1992. Hoje existem duas comunidades(Masonga e Mwanza) e cinco Irmãos na ativa. Pouco a pouco se aproximaram jovens com inquietude e desejo de seguir as pegadas de Marcelino. Este ano foi dado maior impulso ao trabalho de pastoral juvenil e vocacional. Realizaram-se visitas a mais de cinqüenta escolas, em seis dioceses, dando a conhecer o carisma e a vida marista. A resposta é muito positiva. Aos que demonstram interesse, recebem acompanhamento através de correspondência epistolar e encontros vocacionais. Existe a esperança de abrir um pré-noviciado em julho do próximo ano.

Doação do povo de Costa Rica

UMA ESTÁTUA DE SÃO MARCELINO

A República de Costa Rica, através do seu embaixador junto a Santa Sé, D. Javier Guerra, no intuito de celebrar os cento e cinqüenta anos do reconhecimento do seu país pelo Vaticano, faz a doação de uma estátua de São Marcelino Champagnat que será colocada na parte exterior da Basílica de São Pedro (pátio dos embaixadores), de acordo com a Fábrica de São Pedro, dirigida pelo Cardeal Virgílio Noé. Os nichos foram obra do grande escultor Miguel Ángel. A obra foi confiada ao escultor costarriquenho, residente na Itália, Jorge Jiménez Deredia, prêmio internacional Beato Angélico, promovido pelo Estado do Vaticano. Alguns dados: altura da escultura, 4,65 m; altura da base, 60cm; peso total do bloco de mármore, 35 toneladas; material: mármore de Carrara, branco para a escultura e cinza para a base. Prevê-se que sua inauguração se realizará por volta do mês de junho do próximo ano.

P. Negrini (Obra de Dom Calábria)

ROUBADO E ASSASSINADO

No dia 30 de outubro, foi roubado e assassinado o P. Umberto Negrini, sacerdote italiano, 59 anos, pertencente à Obra de Dom Calábria, em Luanda(Angola). Desde 1985 trabalhava como missionário na África. Dom Élvio Damoli, sacerdote da sua congregação e diretor da Cáritas italiana afirmou: “ Um gesto de criminalidade que se deve a desagregação produzida por trinta anos de guerra civil”. Rezamos por seu eterno descanso.

Difusão de uma figura familiar

A IMAGEM DA BOA MÃE

A imagem da Boa Mãe, venerada por São Marcelino, foi inserida na Medalha comemorativa dos dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo pela Casa da Moeda do Brasil, bem como no aerograma social natalino que é editado pelos Correios brasileiros.

Traslado dos restos mortais

PLáCIDO FáBREGA (Ir. BERNARDO)

No dia 9 de outubro foram trasladados os restos mortais do Ir. Bernardo (Plácido Fábrega) do Cemitério à Igreja Paroquial, em Barruelo (Espanha). O referido Irmão morreu assassinado por causa de sua fé, no contexto prévio da guerra civil, no dia 6 de outubro de 1934. O traslado dos seus restos foi uma festa no vale mineiro de Santullán e da ampla representação da instituição marista. Uma urna com seus restos foi depositada junto à pia batismal, num sarcófago belamente lapidado. D. Rafael Palmero, bispo de Palência, disse na homilia: “ A comemoração de um mártir cristão é ocasião para fomentar e pedir a Deus a paz e a reconciliação”. Seu processo de beatificação segue o curso normal , podendo-se prever sua beatificação, dentro do ritmo atual, em poucos anos.

Editada em Nova York

NOVA BIOGRAFIA DE SÃO MARCELINO

Editores da Casa Alba, em Nova York, anunciaram recentemente que lançarão a nova biografia do P. Champagnat em janeiro de 2000. O livro escrito pelo Ir. Seán Sammon é uma edição ampliada da breve biografia que escreveu para a canonização em abril de 1999. O novo texto inclui acréscimos em aspectos que ajudam a traçar a personalidade e missão de Marcelino, perfis dos primeiros membros do movimento Marista, e um novo capítulo sobre a espiritualidade do P. Champagnat. O Cardeal John O’Connor, apoiando o livro, disse que era “verdadeiramente bem vindo”. Mais adiante manifestou o desejo de que o texto torne conhecida a vida e obra de São Marcelino, ... servindo como ímpeto de vocações para a Congregação.

Irmãos do Conselho Geral

VISITA ÀS PROVÍNCIAS DO CANADÁ

Os Irmãos Seán Sammon e Luis García Sobrado visitaram recentemente as províncias de Iberville e Quebeque. O Irmão Benito juntou-se a eles durante a última semana e participou num encontro com os dois Conselhos Provinciais, realizado em Drummondville, Canadá. Refundação, reestruturação, a missão dos Irmãos Maristas no Canada hoje, e a promoção vocacional estiveram entre os tópicos salientados durante a jornada de visitas. Dentre as novas iniciativas na promoção de vocações, irmãos das duas províncias se uniram com os Padres Maristas do Canadá, abrindo uma nova comunidade de acolhida na cidade de Quebeque, perto da universidade. Esta comunidade é composta pelo P. Jacques Arguin e os Irs. Claude Desauliners(Iberville) e Charles-Henri Guay (Quebeque)

Reuniões dos Conselhos do MAPAC

PROJETOS PARA FUTURAS NECESSIDADES NA FORMAÇÃO NA REGIÃO DA ÁSIA E PACÍFICO

Membros do Conselho do Centro Marista Ásia/Pacífico reuniram-se recentemente nas Filipinas para planejar o centro regional de formação pós-noviciado, em Manila. Prevendo um aumento no número de jovens irmãos que virão para o Centro nos próximos anos, o grupo discutiu sobre a equipe de formadores, detendo-se também sobre a expansão que se fará necessária para atender o crescimento do número de irmãos na região.

O Ir. Barry Burns, Provincial da Província de Nova Zelândia, foi eleito como mediador do Conselho do MAPAC.

Doze milhões de gargantas na Colômbia

UM GRITO PELA PAZ: “BASTA”

Coincidindo com a manifestação que lotou as ruas com doze milhões de colombianos para pedir a paz e “um basta” aos seqüestros e violências, no dia 24 de outubro, a Comissão de Justiça e Paz da União de Superiores Gerais reuniu, em Roma, um significativo grupo que realizou uma passeata com o mesmo objetivo: viver em paz após trinta e cinco anos de violência.

Nomeação

NOVO PROVINCIAL DE PORTO ALEGRE

O Ir. Lauro Francisco Hochscheidt foi nomeado Provincial da Província de Porto Alegre (Brasil), para um primeiro triênio.

Publicações recentes

DA CASA GENERALÍCIA DE ROMA

Acaba de ser enviada a publicação “ Advento e Solidariedade 1999: Caminhem para o ano 2000 partilhando a esperança dos pobres”, como uma ajuda dos Irmãos Maristas para a oração diária, produzida pelo Secretariado Internacional de Solidariedade da Casa Geral de Roma.

Encontra-se na imprensa o n.º 14 de “Cadernos Maristas” que, para efeitos de originais e produção, estará com data de novembro de 1998. Posteriormente serão editados os que correspondem a este ano, e logo será retomado o ritmo no próximo ano, quando serão produzidos dois números anuais. Estes atrasos não são imputáveis a redação, mas resultado de uma reestruturação interna.

Informação sobre nossas Causas

SITUAÇÃO ATUAL DOS PROCESSOS

Depois da canonização de São Marcelino, os processos do nosso Instituto seguem dois caminhos: a) como confessores, os Irs. Francisco e Alfano; e b) como mártires, todos os demais. No que se refere aos dois confessores, dependemos, em cada caso, de um milagre que permitiria obter sua beatificação. Quanto aos mártires, as causas afetam a Espanha (173 Irmãos e dois leigos) e a China (4 Irmãos). Na Espanha há oito processos informativos, dos quais quatro numa única “positio”. Ultimamente se apresentaram duas “positio”, a que corresponde ao Ir. Bernardo – a mais próxima da beatificação, e a do Ir. Laurentino e quarenta e cinco companheiros.

Na China, dez Irmãos podem ser considerados mártires: quatro vítimas dos boxers de Pequim, em 1900, cinco em Nantchang, em 1906; e o Ir. Joche-Albert, vítima dos comunistas em 1951. Apenas do primeiro grupo há processo informativo, apresentado na ocasião pelos Padres Vicentinos.

Na Congregação esta causa figura como “causa silens”, por não receber a atenção processual requerida pela pessoa que apresentou a causa na ocasião.

A vida dos santos é como a lâmpada do evangelho, não deve ser colocada debaixo do candeeiro, mas que sirva para iluminar. Em folha anexa e documento à parte colocamos um esquema que pode facilitar a compreensão do “iter” de cada causa.

________________________

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches