Caros Colegas, - ASBRo



EDITORIAL

Caros Colegas,

Estamos a completar mais um quadrimestre de trabalho e de atividades frente a ASBRo, momento, portanto, para novamente firmarmos um contato direto por meio deste segundo boletim informativo de 2008. Em meio a diversidade de tarefas em que devo encontrá-los, gostaria de contar com sua atenção para aspectos centrais comunicados neste boletim: notícias sobre os preparativos do V Encontro ASBRo, sobre os 15 anos desta Associação Científica, sobre suas eleições, sobre os acontecimentos da Psicologia no Brasil e no mundo, em especial na área de Avaliação Psicológica.

Imagino que todos estejam a acompanhar as modificações implementadas em nossa homepage, anunciando detalhadamente a programação do V Encontro ASBRo. A cada momento oportuno estamos a tentar implementar recursos de contato com nossos associados, bem como disponibilizar informações pertinentes e atualizadas aqueles que nos solicitam. Temos a clareza de que, com sua participação efetiva, poderemos deixar a área de Avaliação Psicológica, nomeadamente em Técnicas Projetivas, com maior força e eficiência técnico-científica.

Neste sentido, convidamos a todos ao estudo e a um amplo debate científico sobre os temas selecionados para o V Encontro ASBRo. Embora estas informações estejam disponíveis em nosso site, oferecemos aqui um destaque temático para as atividades, contando com cerca de 40 palestrantes de diferentes Instituições de Ensino e Pesquisa. Certamente sua participação neste evento fortalecerá a comemoração dos 15 anos da ASBRo!

Muitas novidades estão a se passar ao nosso redor, exigindo um contínuo posicionamento individual e coletivo da ASBRo. Nesta direção, as notícias apresentadas neste boletim, relativas à FENPB, certamente trazem conhecimento útil e relevante a todos nós da ASBRo, por podermos compartilhar dos acontecimentos da Psicologia em diferentes contextos.

Neste mesmo sentido, há notícia sobre os avanços científicos e acontecimentos relevantes do Congresso da Sociedade Internacional de Rorschach (IRS), ocorrido em Julho de 2008, em Louvain (Bélgica). Vários colegas estiveram presentes e compartilham conosco, neste boletim, uma síntese das principais notícias relativas a este evento. Nossa colega, Profa. Dra. Latife Yazigi, foi reeleita Vice-Presidente da IRS. É a ASBRo presente no âmbito internacional!

Por fim, convidamos os associados a pensarem e a refletirem sobre os caminhos da ASBRo: chega o momento de nova eleição da Diretoria (na Assembléia Ordinária agendada para o dia 10 de Outubro de 2008, durante o V Encontro). Aguardamos, com grande expectativa, a composição de chapas, compostas por colegas interessados pelo bem coletivo da ASBRo!

Com a certeza de poder contar com sua participação nas atividades de nossa Associação Científica, deixo meu abraço.

Até o início de Outubro, em Ribeirão Preto, aos 15 anos da ASBRo!

Sonia Regina Pasian

Presidente da ASBRo

TÓPICOS CONTIDOS NESSE BOLETIM

1. Convocação para Assembléia Geral

2. Convocação para Eleições de Diretoria

3. Notícias

4. Cursos oferecidos

5. Agenda científica – V Encontro ASBRo

6. Teses

- 1. - CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA - PAUTA

A Assembléia Geral será realizada durante o V Encontro da Associação Brasileira de Rorschach – ASBRo, no dia 10 de Outubro de 2008, nas dependências do Centro Didático da FFCLRP-USP em primeira convocação às 18:30 horas com a presença de dois terços dos associados quites com a ASBRo, e às 19 horas com qualquer número de associados,com duração prevista até às 20:30horas.

Pauta prevista para esta Assembléia:

A. Informes:

Comunicados da Diretoria referentes a : a) situação da Associação quanto aos Associados e Atividades e b) normas gerais relativas ao suporte regional oferecido pelos delegados ASBRo , e ao funcionamento dos Cursos de Especialização em Rorschach e demais técnicas projetivas.

B. Ordem do Dia:

Apresentação e Apreciação do Relatório de Atividades da Diretoria

Apresentação e Apreciação do Relatório Financeiro da Diretoria

Eleição da Diretoria para o biênio 2009/2010

Próximo Congresso ASBRo (local e data)

C. Ordem do dia suplementar:

Outros assuntos.

A participação dos associados na Assembléia é fundamental para o acompanhamento da gestão da ASBRo e para a discussão das suas perspectivas futuras. Contamos com a presença de vocês.

Sonia Regina Loureiro

Primeira Secretária ASBRo

- 2. - CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DE DIRETORIA ASBRo

A Eleição para a nova Diretoria ASBRo ocorrerá durante a realização do V Encontro da Associação Brasileira de Rorschach – ASBRo, em Ribeirão Preto, no Centro Didático da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, entre os dias 09 e 11 de Outubro, como parte das atividades da Assembléia Geral Ordinária desta Associação Científica, conforme regem nossos Estatutos.

A Assembléia será realizada no dia 10 de Outubro de 2008, nas dependências do Centro Didático da FFCLRP-USP em primeira convocação às 18:30 horas com a presença de dois terços dos associados quites com a ASBRo, e às 19 horas com qualquer número de associados,com duração prevista até às 20:30horas.

Apresentamos a seguir os Artigos do Estatuto relativos às Eleições, os Procedimentos para a Inscrição de Chapas, e a Pauta prevista para esta Assembléia.

Artigos do Estatuto relativos às Eleições:

.Art.18º-A Diretoria da ASBRo é composta por sete membros (Presidente, Primeiro Vice- Presidente, Segundo Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro e Segundo Tesoureiro) e um Conselho Consultivo, composto por ex-presidentes e ex-vice-presidentes da ASBRo.

.Art. 19º-Os membros da Diretoria serão eleitos pelos associados quites para um mandato de dois anos, facultada uma recondução consecutiva.

.Art.20º-São elegíveis para os cargos da Diretoria os Associados Efetivos quites e os Honorários.

.Art.30º-Os membros da Diretoria serão eleitos pelos associados quites, em votação secreta ou por aclamação, quando da inscrição de chapa única, de acordo com o Estatuto e o Regimento.

Parágrafo único - A eleição dos membros da Diretoria será feita por chapas e ocorrerá durante a Reunião Científica bianual da ASBRo.

Procedimentos para a Inscrição de Chapas:

A inscrição de chapas deverá ser feita até o dia 30/09/2008, conforme regem nossos Estatutos, por meio de carta enviada para à Comissão Eleitoral da ASBRo, no endereço da sede ASBRo:

Rua Visconde de Inhaúma, 468 – sala 46 - 14010-100 – Centro - Ribeirão Preto – SP.

Compõem a Comissão Eleitoral, designada pela atual diretoria, os seguintes associados:

- Psicóloga Valéria Barbieri,

- Psicóloga Carmén Lúcia Cardoso,

- Psicóloga Simone Bianchi Sanches .

Ressaltamos a importância da participação dos associados para a manutenção e gestão da ASBRo , propondo e inscrevendo chapas, discutindo e votando durante a Assembléia.

Sonia Regina Loureiro

Primeira Secretária ASBRo

- 3. - NOTÍCIAS

a) NOTA SOBRE O XIX CONGRESSO INTERNACIONAL DE RORSCHACH E MÉTODOS PROJETIVOS:

O XIX Congresso da IRS aconteceu na cidade de Leuven, na Bélgica, entre os dias 22 e 25 de Julho de 2008.

As atividades, porém, se iniciaram no dia 21 de Julho por ocasião da Assembléia de Delegados das diversas associações nacionais, que durou todo o dia, tendo início às 8:30h da manhã e se estendendo até as 17h. Nessa oportunidade, a representante oficial do Brasil, a colega Sonia Pasian – presidente da ASBRo - que não pôde comparecer ao evento devido a compromissos com a organização do V Encontro da ASBRo (que acontecerá no mês de Outrubro em Ribeirão Preto) foi substituída pela colega Anna Elisa de Villemor-Amaral. Também esteve presente a essa reunião a colega Latife Yazigi, 1ª vice presidente da International Rorschach Society (IRS).

O objetivo da reunião, conforme acontece a cada congresso, era deliberar sobre pontos administrativos importantes e realizar votação para a nova diretoria.

No período da manhã ocorreram os informes destacando-se o balanço financeiro e notícias sobre a revista Rorschachiana. Informou-se que situação financeira da IRS está equilibrada já que praticamente todas as sociedades nacionais conseguiram ficar em dia com os pagamentos. Decidiu-se não estabelecer cotas diferenciadas para os países da América Latina, conforme solicitado pela delegação da Argentina e decidiu-se também por um aumento gradativo das anuidades a partir de 2009. Isto porque os custos da revista aumentarão, uma vez que estão sendo feitas diversas modificações com intuito de torná-la mais visível e com mais impacto no meio científico.

Nesse sentido, o editor da revista, Sadegh Nashat, juntamente com o editor da Hogreffe, que imprime e financia parte da Rorschachiana, apresentaram as inovações propostas: a revista terá periodicidade semestral, terá uma versão on-line e já está indexada na PsycInfo. Tais medidas valorizarão muito nossas publicações a atrairão mais autores.

No período da tarde ocorreram as eleições para os cargos de Diretoria da IRS, o que tomou toda a tarde devido ao fato das votações serem feitas em vários turnos, para cada posição.

Ao final, a nova Diretoria da IRS ficou assim constituída:

Presidente: Bruce Smith – EUA

Vice-Presidentes: Noriko Nakamura - Japan e Latife Yazigi – Brasil

Secretária geral: Agneta Rosenkist – Suécia

Tesoureira: Trudi Finger – Suíça

Members at Large – Hans van Kamenade - Holanda, Fernando Silberstein, Argentina e Etti Berant – Israel.

Nessa mesma reunião oficializou-se a escolha do Japão como sede do próximo congresso que será realizado em 2011, em Tókio.

No dia 22 de Julho, de fato, iniciou-se a Programação Científica do evento, com a sessão de abertura, na qual destacou-se a importante conferência de R. Bornstein sobre pesquisas de validação em Métodos Projetivos. A participação internacional foi significativa no evento como um todo, e a programação foi constituída de um total de 27 simpósios, 34 sessões de temas livres e 51 pôsteres. Nesse conjunto, observou-se uma expressiva participação do Brasil, com um total de 21 trabalhos.

Anna Elisa Villemor Amaral

Conselho Consultivo ASBRo

b) NOTÍCIAS SOBRE OS TRABALHOS DA FENPB - Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira:

Nas duas últimas reuniões do FENPB, dia 26 de março de 2008 e dia 18 de junho de 2008, a ASBRo esteve representada pela colega, 2ª secretária, Norma Lottenberg Semer, juntamente com outras entidades (tais como ABEP, ABAPESP, ABOP, ABPJ, ABRAPSO. ABRANEP, ABRAP, ABRAPEE, ANPEPP, CFP, CONEP, IBAP, SBPD, SBPH, SBPOT). Estas reuniões se realizaram, respectivamente, na sede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06) e na sede do Sindicato dos Psicólogos.

Os temas principais se referiram, entre outros ao II Congresso Brasileiro de Psicologia, que será de 03 a 07 de Setembro de 2010, em São Paulo, dada a infra- estrutura da cidade e que seja acolhido por uma instituição de Ensino, o que ficou definido posteriormente como a Uninove. São esperadas por volta de 8000 pessoas para o evento, houve indicações de pessoas interessadas representando algumas entidades, como ABEP, CONEP, ABRAP, ABRAPEE e a SBPH pela movimentação financeira.

Um outro assunto conversado foi o portal do FENPB, em que há informações atualizadas sobre a Psicologia, além de um link específico para as entidades.

Houve também alguma discussão sobre Ética na Pesquisa em Psicologia, ou seja, pesquisa com seres humanos, com relação à resolução do CNS nº 371 de 14 de junho de 2007, com algumas sugestões de que deveria haver um comitê de ética no CFP, apesar de haver divergências nesse sentido. O encaminhamento é

que seja discutido no Fórum das Entidades e depois seja levada à SBPC. O representante da ANPEPP lembrou que o documento foi criado em 1996 e que agora é um outro momento. Foi escolhida a entidade SOBRAPA para levar o encaminhamento, juntamente com a ANPEPP para a SBPC. A SOBRAPA foi escolhida por estar ligada ao CNS. Na reunião do dia 18 de Junho, o colega Delvo informou a todos sobre a luta da SOBRAPA frente ao CNS para conseguir a aprovação da utilização da acupuntura para psicólogos e informou que agora nos concursos públicos em Saúde Mental, ligados ao PSF e ao NASF, estão previstas também algumas vagas para psicólogo acupunturista, além de outras vagas para psicólogo em unidades de saúde, o que representa um avanço. O conselheiro do CFP, Humberto Verona, convidou representantes das entidades para um fórum de saúde a ser realizado no início de julho, embora seja uma reunião fechada, haveria a possibilidade dos membros das entidades participarem.

Também foi discutido que o próximo ano (2009) será o ano de Educação no Sistema Conselhos. Humberto Verona, do CFP, disse que a idéia é mobilizar a discussão sobre a Psicologia da Educação e a participação e contribuição do psicólogo no contexto educacional, tendo sido composto um Grupo de Trabalho para discutir o tema. Quanto ao GT da Reforma do Ensino Superior, discutiu-se sobre as justificativas, objetivos, viabilização de sua continuidade.

Foi solicitada uma lista tríplice para compor a comissão de elaboração dos programas das avaliações da ENAD, para substituir um dos membros que está de saída. Será disponibilizada uma lista de nomes no fórum para a formação da lista tríplice e que seja da Região Nordeste, tendo sido citado o Prof Yamamoto, além da Profª Nadia Rocha e Profª Ana Jacó.

Quanto à Campanha Psicologia no Ensino Médio e a Conferência Nacional do Ensino Básico, Cristina Joly apresentou o documento “Oito Razões para a Inclusão da Psicologia no Ensino Médio”, informou sobre as ações em andamento para a campanha, como panfletos e cartazes. Foi solicitado que o título seja revisto, bem como os objetivos e foram indicadas as entidades ABRAPEE e ABEP para estarem à frente da campanha.

Na reunião do dia 18 de junho, foi encaminhada a proposta de que a colega Mônica Gianfaldoni, da SBPH seja a nova secretária executiva do Fórum das Entidades.

Norma Lottemberg Semer

2ª. Tesoureira ASBRo

c) RELATO: Audiência Pública acerca da inclusão da Psicologia no Ensino Médio

Colegas,

Encaminho relatório detalhado da audiência pública sobre a inclusão da Psicologia no Ensino Médio. Embora pareça que as condições foram favoráveis a nós, na realidade observamos uma grande resistência a nossa causa. Se quisermos alcançar essa meta, teremos que investir muito na mobilização social e na construção de diretrizes curriculares convincentes. O sociólogo, o filósofo, o representante do MEC e a representante da Secretaria de Educação do DF presentes na mesa nos deixaram a impressão de não acreditarem na Psicologia como uma disciplina (falaram na Psicologia como tema transversal) e puseram em dúvida a legitimidade de nossa proposta de inclusão como disciplina obrigatória. Como não somos de recuar diante de qualquer obstáculo vamos levar essa luta adiante!

Abraços,

Humberto Verona

Presidente do Conselho Federal de Psicologia

Relato Audiência Pública acerca da inclusão da Psicologia no Ensino Médio

(Requerimento 162/08 de autoria do Deputado Federal Ângelo Vanhoni) – DOCUMENTO DISPONÍVEL AOS ASSOCIADOS INTERESSADOS NA SEDE ASBRo.

- 3.- CURSOS promovidos pela ASBRo em 2008

• CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL:

cursos oferecidos no V Encontro ASBRo – nos dias 09, 10 E 11 DE OUTUBRO (cAMPUS USP – RIBEIRÃO PRETO)

1) Teste de Zulliger (Sistema Compreensivo)

Profa. Dra. Anna Elisa do Villemor-Amaral (Universidade São Francisco - Itatiba)

2) Avaliação Psicológica na área de Psicologia Organizacional

Profa. Dra. Thaís Zerbini (FFCLRP – USP).

3) O Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br)

Profa. Dra. Lucy Leal Melo Silva (FFCLRP – USP).

4) Ludodiagnóstico

Simone Bianchi Sanches (Mestre em Saúde Mental – FMRP – USP).

5) Contribuições do Psicodiagnóstico de Rorschach à análise da tendência anti-social

Profa. Dra. Valéria Barbieri (FFCLRP – USP)

6) O Teste das Fábulas de Duss

Profa. Dra. Maria Lúcia Tiellet Nunes (PUC - RS)

7) O Teste de Apercepção Temática (TAT) na perspectiva da Escola Francesa

Ms. Álvaro José Lelé (Faculdades Newton Paiva – MG)

8) O Psicodiagnóstico de Rorschach no Sistema Compreensivo: princípios e aplicações.

Profa. Dra. Regina Sonia Gattás Fernandes do Nascimento (PUC – SP)

* Obs.:  Informações detalhadas destes cursos constam na homepage .br

- 4.- AGENDA CIENTÍFICA

• V ENCONTRO DA ASBRo

Data: 09, 10 e 11 de Outubro de 2008

Local: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Informações e inscrições: .br

A PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DESTE EVENTO PREVÊ AS SEGUINTES ATIVIDADES, ALÉM DOS CURSOS ANUNCIADOS:

- CONFERÊNCIAS: Professor Jean-Yves Chagnon (Psychologue-psychanalyste, Maître de Conférences, Habilité à diriger des recherches - Institut de Psychologie - Université Paris Descartes - Paris V) – France

- LES ETATS LIMITES DANS LES TRAVAUX PSYCHANALYTIQUES FRANÇAIS

- TRAUMATISME, VIOLENCE ET AGRESSIONS SEXUELLES

- MESAS-REDONDAS:

- A avaliação psicológica na área de segurança pública: reflexões sobre o contexto atual.

- Indicadores do Psicodiagnóstico de Rorschach e a avaliação de transtornos de personalidade.

- O papel da Teoria Psicanalítica em pesquisas que utilizam procedimentos projetivos.

- A avaliação psicológica no contexto jurídico.

- A avaliação psicológica na área organizacional.

- A avaliação psicológica enquanto recurso obrigatório em contextos de saúde terciária.

- SIMPÓSIOS:

- Estudos sobre depressão e técnicas projetivas.

- A busca de compreensão da ansiedade e do pânico por meio de técnicas projetivas

- Estudos sobre Rorschach e Psicoterapia

- Estudos normativos do Rorschach com crianças e adolescentes

- Panorama atual das técnicas projetivas no sistema de avaliação dos testes psicológicos pelo Conselho Federal de Psicologia.

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL DE PESQUISA E DE PÔSTERES.

| | |

| | |

| | |

|- 5.- TESE: | |

| | |

|NOCE, M. A. O BBT-Br e a maturidade para a escolha profissional: Evidências empíricas de validade. Tese (Doutorado em Psicologia) – | |

|Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, Ribeirão Preto, 2008 (Orientadora: Profa. Dra. Sonia Regina Pasian)| |

| | |

|O processo de escolha profissional pode apresentar maior ou menor complexidade, dependendo dos conflitos vivenciados, dos recursos | |

|para seu adequado enfrentamento e resolução, e do grau de maturidade para essa decisão ocupacional. A literatura científica relaciona | |

|maturidade para a escolha profissional ao desenvolvimento de certas atitudes (determinação, independência e responsabilidade) e à | |

|aquisição de conhecimentos específicos (autoconhecimento e conhecimento sobre a realidade das profissões). Dentro desse contexto, a | |

|presente investigação objetivou examinar as possibilidades informativas do BBT-Br (Teste de Fotos de Profissões) quanto a indicadores | |

|de maturidade para a escolha profissional, bem como validar e fundamentar empiricamente algumas das hipóteses interpretativas desta | |

|técnica projetiva, otimizando seus recursos para os processos de Orientação Profissional/Vocacional. Foram avaliados, individualmente,| |

|por meio do BBT-Br, 93 estudantes do terceiro ano do ensino médio público diurno de Ribeirão Preto (SP), de ambos os sexos, divididos | |

|em dois grupos com características contrastantes em relação à maturidade para a escolha profissional (GA = 55 com alta maturidade e GB| |

|= 38 com baixa maturidade), selecionados previamente pelo resultado na Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP), | |

|coletivamente aplicada. Foram realizadas análises estatísticas inferenciais dos resultados (Teste Mann-Whitney, p ≤ 0,05), | |

|comparando-se GA e GB e seus respectivos subgrupos (em função do sexo) nas seguintes variáveis: 1) EMEP: resultados obtidos em cada | |

|subescala (determinação, responsabilidade, independência, autoconhecimento e conhecimento da realidade profissional) e na maturidade | |

|total; 2) BBT-Br: número de escolhas positivas, negativas e neutras; freqüência de escolhas positivas, negativas e neutras de cada um | |

|dos oito fatores primários e oito fatores secundários. Também foram analisadas as estruturas de inclinação positivas e negativas, | |

|primárias e secundárias, e as fotos mais escolhidas e mais rejeitadas. Os resultados demonstraram a existência de especificidades na | |

|produção dos adolescentes em função de seu nível de maturidade para a escolha profissional e também em função do sexo. Em relação à | |

|variável sexo, alguns fatores do BBT-Br foram escolhidos com maior freqüência pelas moças (primários: W, Z, O; secundários: w e m) e | |

|mais rejeitados pelos rapazes (primários: W, Z, M; secundários: w), principalmente aqueles relacionados a atividades atribuídas ao | |

|feminino no contexto sociocultural brasileiro. Estes resultados confirmam, empiricamente, evidências da influência sociocultural na | |

|determinação dos interesses profissionais. Em relação à variável foco deste estudo, a maturidade para a escolha profissional, os | |

|adolescentes de GA sinalizaram maior abertura para as possibilidades profissionais (maior número de escolhas positivas e menor número | |

|de rejeições) comparativamente ao grupo de baixa maturidade que, por sua vez, acabou por restringir suas escolhas positivas e | |

|apresentou número alto de escolhas negativas no BBT-Br. Isso se confirmou na análise da distribuição de freqüência das escolhas | |

|positivas, negativas e neutras dos fatores primários e secundários do BBT-Br. Nesta direção pode-se notar que GA escolheu | |

|significativamente mais e rejeitou menos fotos dos fatores primários S (senso social e dinamismo), V (precisão, objetividade) e G | |

|(criatividade, pesquisa), e de cinco fatores secundários (k, s, v, g, o). Por sua vez, o GB fez o oposto disso, escolhendo menos e | |

|rejeitando mais os fatores primários mencionados e seis fatores secundários (s, g, o, z, v, m). De maneira geral, os jovens com | |

|maiores índices de maturidade para a escolha profissional consideraram um número maior de opções profissionais do BBT-Br, a serem | |

|exploradas e, conseqüentemente, integradas em suas decisões ocupacionais, enquanto que os adolescentes com menor maturidade acabaram, | |

|com suas rejeições, por restringir suas possibilidades de conhecimento e de consideração desses fatores em suas escolhas | |

|profissionais. Pode-se concluir, portanto, que o nível de maturidade para a escolha profissional (resultados da EMEP) sinalizou | |

|influenciar diretamente os índices de produtividade no BBT-Br, confirmando suas hipóteses interpretativas e, portanto, fortalecendo | |

|indicadores de validade para esta técnica projetiva no contexto sócio-cultural contemporâneo. | |

| | |

| | |

| | |

| | |

-----------------------

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches