Jornal Olho nu



[pic]

Ano 5 – edição número 48 – setembro de 2004

[pic]

A Primavera está voltando. Com ela devem começar a voltar as temperaturas um pouco mais altas. O naturista agradece. A chamada Estação das Flores está também trazendo boas notícias juntamente com a brisa suave que sopra mais agradável. A primeira é o indiscutível sucesso que foi a ida da delegação brasileira no 29º Congresso Internacional de Naturismo, realizado na última semana de agosto, na cidade de Rovinij, na Croácia. Os oitos integrantes da delegação, como se fossem um time olímpico, voltaram para casa cheio de conquistas. A menor delas foi ter aumentado o prestígio do Naturismo brasileiro no cenário mundial. Saiba de tudo que aconteceu em NOTÍCIAS DA FBrN (página 10), contadas por Vanderlei Castresano, nosso porta-voz no encontro.

Outra boa notícia é que OLHO NU conseguiu ter seu apelo atendido, quando na edição passada pediu ajuda para encontrar os dois únicos brasileiros que participaram do Passeio Mundial de Bicicleta Nu, acontecimento que mobilizou nudistas do mundo inteiro no dia 12 de junho passado. Eduardo e Sérgio dão uma entrevista exclusiva para os leitores. Leia em NATPersonagens (página 9).

Mais uma boa notícia foi a colocação das placas oficiais, confeccionadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na praia do Abricó. O feito teve cobertura da imprensa carioca que o considerou muito importante. Leia em De Olho na Mídia (pág. 8).

Mas esta edição tem muito mais. A Colina do Sol, maior estância naturista brasileira, completou neste mês de agosto 9 anos de existência. Uma grande festa comemorou a data, que teve cobertura do portal PELADOS, que nos forneceu a matéria para publicação em NATNotícias (pág. 5). Ótima notícia.

O renascimento do naturismo brasileiro já tem quase 20 anos. Em NATReflexão (página 16) , somos convidados a ponderar que já está na hora de haver algumas mudan-ças. Aliás, mudanças essas que também foram propostas pelo fórum de debates do Congresso Mundial. Leia com atenção e dê sua opinião.

Joaquim Mariano nos traz um artigo, publicado originalmente em uma revista húngara, sobre o esperanto, linguagem inventada para ser universal e possibilitar melhor comunicação entre os se-res humanos. Sugere que esse idioma pudesse ser o oficial natu-rista. Leia em NATEspecial (página 13) suas colocações e veja se o autor tem razão.

A cidade espanhola de Barcelona promulga uma lei que desobriga às pessoas a andarem vestidas pelas ruas. O presidente de uma associação, que justamente luta pelo direito de andar sem roupas aonde o cidadão bem entender, verificou de perto se isso era verdade andando de bicicleta e a pé por diversos pontos da cidade. Veja as fotos dessa constatação e o que diz a Lei municipal a respeito em NATCuriosidades (página 15).

A partir desta edição as notícias publicadas durante o mês anterior na seção ÚLTIMAS NOTÍCIAS serão republicadas e atualizadas em NATNotícias, Nu em Notícia e em De Olho na Mídia. Assim como as Cartas dos Leitores e os NATClassifi-cados. O NAThumor completa esta edição em NATVariedades.

Não esqueça nas próximas eleições municipais de 3 de outubro de votar em candidatos que estejam compromissados com nossa luta naturista, deixan-do de lado os preconceituosos e os aproveitadores. 

Boas notícias. Boa leitura. Bom divertimento.

Pedro Ribeiro

Editor

pedroribeiro@ 

[pic]

Reportagem em O GLOBO sobre as placas de Abricó

Caro Pedrinho: 

Embora sem vê-lo mais, desde o início do Abricó, quero cumprimentá-lo pela excelente matéria do jornal O Globo. Sei do seu empenho - somos testemunhas - e nada como se assistir o resultado de um esforço, de uma luta, saindo vencedor. A sua conquista (é claro, dirá você, tenho uma equipe etc...) mas repito, A SUA CONQUISTA é uma marca que ninguém apagará e nenhuma atitude fanática ou radical derrubará. Além do que, essa causa que você abraçou, é mais uma das poucas causas cívicas e se referem ao exercício da verdadeira cidadania pois que o que está em jogo, muito mais do que a mera exposição de nossos corpos ou a integração à Natureza, é um PRECONCEITO e esses, preconceitos, sejam quais forem, devem ser alijados de nossas vidas, corações e mentes... A causa naturista ganha dimensão humanista -  ser humana é de sua própria essência, quando ela enfrenta a hipocrisia de uma sociedade fraca, porque ainda jovem, e administra os limites - para tantos por aí - de temas como sexualidade, nudez, saúde e erotismo com as fronteiras vivas da pornografia, do chulo e da covardia nossa, de nos encararmos e nos vermos em nosso esqueleto frágil e DESPIDO de tudo o que uma "máscara" denominada "vestimenta" pode e faz com esta sociedade ainda submersa em gavetas medievais.

O naturismo, para mim, sempre foi um grito contra o preconceito. Um brado de alerta contra nosso lado preguiçoso, inerte, maniqueísta e faccioso. E assim, um grito pela verdade, pelo desnudamento das almas e dos espíritos, com os seres humanos se amando e se admirando muito mais pelo que são "do lado de dentro" do que pela estética imposta e antinatural que segrega quem não teve a sorte de ser belo, ou atleta, ou mais disposto, ou mais rico, ou ainda jovem. Idosos e crianças se dão as mãos e caminham juntos, sem nada a esconder um do outro, como nas estatuetas chinesas de marfim, de séculos imemoriais _  exemplificando a sabedoria que se integra à pureza e à inocência. 

Parabéns, Pedro. No bojo de seu ideal, o Naturismo incomoda porque lateja de Verdade e de Humanidade. O mais engraçado é que estamos todos nus - o Rei está nu...! Será que "eles" não sabem? 

Saudações, 

Carlos Eduardo de Araújo Lima

caduado1@ 

(enviada em 1 de setembro de 2004)

[pic]

casal indeciso

Bom Dia . 

Moro em São Paulo, tenho 31, casado e tenho uma filhinha de 2 anos!

Minha esposa e eu somos de uma família muito "fechada" católica, e nós sabemos que eles, nossos familiares, jamais praticariam o nudismo, então praticamos em casa mesmo (é lógico com cuidado para que os vizinhos não nos vejam, e evitar qualquer constrangimento.

Eu adoro chegar da fábrica tomar aquele banho e ficar nu. A sensação é a melhor que existe, minha esposa também adora ficar nua em casa, há 3 anos atrás, antes de casarmos fomos para o Sul, em Florianópolis, e conhecemos a praia da Galheta! Ficamos muito felizes, mas na hora de tirar a sunga e a minha esposa o biquíni, ficamos muito inseguros, pois havia alguns nudistas lá no canto da praia, e ficamos com receio que eles viessem até nós e xingassem, pois não sabíamos se podíamos entrar e ficar sem sermos convidados. Conclusão: acabamos ficando nus ali por 2 horas no máximo, e depois fomos embora frustrados!!

No outro dia fomos para Camboriú e chegamos a menos de 1 km da praia do Pinho e resolvemos voltar, pois bateu aquela dúvida!! Mas no fundo era tudo que queríamos!! Eu acho que agora estamos mais preparados pois faz 2 anos que casamos. Temos uma filha linda e estamos nos despindo aos poucos dentro de casa. Minha filhinha adora tirar a roupa e ficar nua pela casa.

Gostaria de trocar idéias com casais que passaram pelo mesmo problema e que queiram nos dar alguma informação!!!

Estou pretendendo voltar ao Sul nas minhas férias e vamos até a praia da Galheta para curtirmos o Naturismo. Desta vez estamos certos que vamos tirar a roupa e ficarmos à vontade.

Muito Obrigado e Bom Dia!!

Valter Santos

valter.santos@.br 

(enviada em 30 de agosto de 2004)

[pic]

Até quando ?

Eu pergunto: até quando?

Primeiro vou me apresentar. Tenho 35 anos, solteiro e desde novembro do ano passado, um dos Secretário da ANA, cargo que aceitei do pres. Pedro Ribeiro com o maior prazer, justamente pelo reconhecimento de minha conduta ilibada frente ao naturismo. Todavia devido a meu estado civil, nunca me cansarei em lutar pelo meu direito, pois essa absurda proibição é totalmente inconstitucional, portanto passível de ser devidamente obtida através da justiça.

Pois bem, vejam o exemplo do grande amigo Eduardo... Barrado por ser solteiro! Será que nossos amigos da Paraíba ainda em pleno século XXI ainda acham que o casamento é a condição máxima de uma moralidade acima de qualquer suspeita, ou preferem para seu deleite visual uma praia cheia de corpos femininos? Talvez isso até justifique os garçons de sunga... Que é isso? 'Condições de higiene"? Por favor, vamos unir o naturismo e sermos coerentes, afinal de contas, como eu já disse, ou o naturismo se une, ou os solteiros vão começar a exigir seus direitos, só que na justiça.Bom naturismo a todos.  

Cláudio Guerra

(Abricó - Rio de Janeiro)

museolog2001@.br 

(enviada em 15 de agosto de 2004)

[pic]

Amantes da cultura naturista

Eu e minha esposa freqüentamos clubes de naturismo e acima de tudo gostamos da cultura naturista. Trocamos fotos com outros grupos e gostaríamos de estar participando deste grupo também. Freqüentamos atualmente o Ramanat (Extrema MG) e o Mirante do Paraíso (Igaratá SP). Gostaríamos de participar no jornal Olho Nu e de enviar fotos e receber fotos.  

Giovani Lima de Sena

São Paulo - SP

giovani_sena@.br

(enviada em 12 de agosto de 2004)

 

[pic]Olá, Giovani. O jornal OLHO NU está sempre aberto para receber colaborações. Se for matéria escrita, não deixe de indicar a fonte caso não seja de sua própria autoria. Se forem fotos, não esqueça de dizer que elas são autorizadas para publicação, o nome do autor da foto e o lugar (se souber), caso elas não sejam da própria Internet. Um grande abraço.

[pic]

Defendendo Tambaba

A respeito da matéria "Notícias (estranhas) da Paraíba" enviada pelo nosso irmão Eduardo Velasquez no dia 05 Ago 2004, tenho a dizer a todos, principalmente ao EDUARDO que ficamos felizes em você ter conhecido Tambaba, e que a praia é realmente bonita, porém, ela não tem dono e muito menos é particular, e que os garçons atendem usando sungas, o que é uma prática seguindo orientação da Vigilância Sanitária e que a nossa praia tem sua conduta ética e realmente perde a tranqüilidade com a presença de elementos com este espírito aventureiro e freqüentador de alguns desses sítios naturistas e ainda desacompanhado de sua companheira. 

Se não tomarmos conta de tais situações, acontece o que foi relatado pela garota na coluna NATLUTA sob o título "A praia que nós queremos" no jornal de nº 47 do mês de agosto/2004 na praia de Abricó-RJ. Apesar de não estar presente ao acontecimento, e ser freqüentador daquele paraíso (TAMBABA) a mais de dez anos, e ainda conhecer muito bem o nosso relações públicas RONES, saio em defesa dele e da praia para que as pessoas menos avisadas não se deixem levar por comentários sem pé nem cabeça e aproveito para convidar Eduardo a voltar a Tambaba e a todos que queiram conhecer nossa praia e desfrutar do que existe de melhor, que é a paz, a tranqüilidade, boa recepção e ótima amizade. 

Um forte abraço naturista a todos. 

LUIZ 

(RECIFE-PE). 

luizrosarecife@.br

(enviada em 12 de agosto de 2004)

[pic]

Parabéns

1º - gostaria de parabenizar o nosso jornal pela passagem de mais um aniversário, desejando muitas matérias boas pelos anos que se seguem, e dizer do meu orgulho de pertencer a família naturista;

2º - lamentar por não poder atender ao pedido de nosso irmão Marcelo Nóbrega de Oliveira, solicitando doação de sangue para a sogra de sua cunhada, dona ETELVINA, desejando à ela toda saúde do mundo.

Um abraço naturista a todos.   

Luiz Rosa

Recife - PE

luizrosarecife@.br

(enviada em 8 de agosto de 2004)

[pic]

Esta edição está maravilhosa. Cada vez melhor ler o jornal olho nu. Que tal fazer um CD com as edições anteriores e tal, uma coletânea ? Eu já reservo o meu. Um forte abraço. 

Naturalmente  

Cesar Fleury

toktel@.br 

(enviada em 6 de agosto de 2004)

 

[pic]Obrigado, Cesar, pelas palavras carinhosas. Quanto ao CD é algo a se pensar.

[pic]

Assustado com o que leu

Li a matéria "A praia que nós queremos" e fiquei assustado com a moça que foi a Abricó. Tenho muito curiosidade de ir a um lugar naturista e Abricó era a opção mais próxima de nós. Infelizmente não considerarei mais o local. Espero que apliquem regras mais rígidas para garantir a privacidade dos freqüentadores. Um abraço a todos, 

Rodrigo Arcoverde 

Niterói - RJ

arcoverde@.br

(enviada em 6 de agosto de 2004)

[pic]

Áreas naturistas em São Paulo e no Rio

Prezados amigos naturistas, 

eu e minha esposa somos naturistas pernambucanos e freqüentávamos a praia de Tambaba na Paraíba. Mudamos para Goiânia e ficamos distante daquele paraíso. Agora estamos mudando para Paulínia - SP, muito próximo de Campinas e do estado do Rio de Janeiro. Gostaríamos de saber se há naquela região algum paraíso naturista, ainda que seja no Rio. Um forte abraço,   

Guilherme Brasileiro

Goiânia - GO

kgbrasileiro@.br

(enviada em 6 de agosto de 2004)

[pic]Olá, Guilherme. No estado de São Paulo você poderá encontrar os seguintes sítios naturistas: Rincão Naturista (.br) e Mirante do paraíso (). pode entra em contato também com SAMPANAT (), que é uma associação naturista mas que não tem sede própria. No Rio de Janeiro, há o Recanto do Paraíso (), a praia do Abricó na cidade do Rio (.br)  e a praia OLHO de Boi em Búzios, que não possui página na Internet. Quem souber de outros lugares pode escrever para ele.

[pic]

Notícias (estranhas) da Paraíba

Prezado Pedro: 

Finalmente conheci Tambaba. Achei a praia bonita mas me senti numa praia particular, tal a cretinice do "dono" da praia que é também dono da pousada e restaurante . Ele fez o favor de me deixar ficar na praia, mas deixou bem claro  que não aceita as carteirinhas do Rio porque segundo ele a diretoria não tem critérios para admissão dos sócios. Tambaba perderia a tranqüilidade com a presença de tais elementos.  Os garçons andam de sunga e a garçonete nua. 

Um abraço, 

 

Eduardo Velasquez

Rio de Janeiro- RJ

eduardovelasquez@.br

(enviada em 5 de agosto de 2004)

[pic]

Projeto para passeios naturistas a Massarandupió

caro Pedro, moro na região metropolitana de Salvador-BA e estou formando passeios aos finais de semana para Massaranduió. Eestou querendo usar o seu Jornal para divulgação a pessoas interessadas em participar. Ainda é projeto para que no verão possa atender a quem deseje ir na nossa praia aqui no litoral norte baiano, e irei contar com sua colaboração, pode divulgar meu e-mail para quem desejar essa nova aventura no próximo verão ou até antes... 

um abraço e parabéns pelo jornal...

Jardel

Lauro de Freitas - BA

jrjardel@.br

(enviada em 5 de agosto de 2004)

[pic]

cartas para esta seção: cartas@ 

|Contatos |

Ver fotos e vídeos

SOU AMANTE DO NATURIS-MO E GOSTARIA DE VER ALGUNS, ONDE TEM PRATICA DE NATURISMO, OU SEJA, FOTOS DE PRAIAS E CLUBES.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

José Jocedonio

Cratéus - CE

sbjj@.br

(enviada em 30 de agosto de 2004)

[pic]

Novo grupo de discussão naturista

Olá, meu nome e Marcelo. Estou divulgando um grupo de discussão sobre naturismo e a melhor forma de praticá-lo no interior de São Paulo, onde os lugares são poucos. O grupo busca fazer reuniões e encontros. Agradeço pela colaboração deste renomado jornal. Link para contato naturistadointerior_campinas@.br 

Marcelo

jovemthor@.br 

(enviada em 27 de agosto de 2004)

[pic]

Naturista da Ilha da Madeira

Olá, sou naturista e gostaria de contactar com outros naturistas. Sou da Ilha da Madeira-Portugal.

Ernesto Luis

ernesto_luis@ 

(enviada em 20 de agosto de 2004)

[pic]

Naturista grego quer trocar opiniões

I am a naturist from Athens, Greece and i would like to exchange opinions about naturism.

Efivos

efivos2004@

(enviada em 18 de agosto de 2004)

[pic]

Como lidar com a empregada ?

Olá, pessoal do jornal olho nu, estou lhes escrevendo para parabenizar por mais um ano de sucesso! vida longa ao Jornal Olho Nu. Também para que fosse publicado se possível na área de  classificados o seguinte aviso:

Procuro contato com naturistas casados ou em união estável, pois gostaria de trocar experiências a respeito de como é a convivência de uma família naturista com uma empregada doméstica (não naturista), pois sou praticante de naturismo, casado há 03 anos e pretendendo contratar uma. Procuro informa-ções de como é o dia-a-dia, adaptação delas (domésticas), enfim uma ajuda de quem quer mostrar como a nudez não é necessariamente imoral. agradeço desde já a atenção desse sério e excelente jornal. Fico aqui aguardando resposta. 

Um abraço a todos.

Ao natural,

Naturista Cearense.

naturistacearense@.br 

(enviada em 12 de agosto de 2004)

[pic]

Quero Contato com naturistas

Primeramente un saludo a jornal Olho, me da gusto que lugares como este se puedan dar a conocer por internet. Desafortunadamente no tengo la oportunidad de viajar a lugares como este por limitantes en mi trabajo o por falta de tiempo, practico muy poco el naturismo, pero me gustaria tener contacto con gente que practica esta actividad o conocer un poco mas de estos lugares. Me gustaria contar con algunas fotos de este sitio, espero contar con su respuesta. Hasta pronto. Gracias

Amilcar Lugo (25 anos)

Ciudad de México - México

luca7802@

(enviada em 9 de agosto de 2004)

[pic]

Amantes da cultura naturista

Eu e minha esposa freqüentamos clubes de naturis-mo e acima de tudo gostamos da cultura naturista. Trocamos fotos com outros grupos e gostaríamos de estar participando deste grupo também. Freqüentamos atual-mente o Ramanat (Extrema MG) e o Mirante do Paraíso (Igaratá SP). Gostaríamos de participar no jornal Olho Nu e de enviar fotos e receber fotos.

 

Giovani Lima de Sena

São Paulo - SP

giovani_sena@.br

(enviada em 12 de agosto de 2004)

 

[pic]Olá, Giovani. O jornal OLHO NU está sempre aberto para receber colaborações. Se for matéria escrita, não deixe de indicar a fonte caso não seja de sua própria autoria. Se forem fotos, não esqueça de dizer que elas são autorizadas para publicação, o nome do autor da foto e o lugar (se souber), caso elas não sejam da própria Internet. Um grande abraço.

[pic]

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 6 de agosto a 4 de setembro de 2004

Nos dias 04 a 07 de setembro, no Clube Mirante do Paraíso () será realizado o III Encontro dos Naturistas Cristãos, comemorando dois anos de formação do grupo e um ano de inauguração do site, o grupo conta hoje com mais de uma centena de membros. Estaremos neste encontro discutindo a problemática do preconceito dentro dos meios eclesiásticos.

Para mais informações, visite o site

 (enviado em 3/09/04 por Estevão Prestes)

[pic]

Agora é verdade

[pic]

funcionários da empresa Verre fazem o trabalho de instalação

Depois de muitos adiamentos e promessas não cumpridas, finalmente estão instaladas as placas sinalizadoras oficiais da praia do Abricó. Neste dia 30 de agosto, com a presença do presidente e do vice-presidente da Associação Naturista de Abricó, como também da Gestora do Parque Municipal de Grumari, Rosana Junqueira, a equipe da empresa vencedora da licitação concretou-as na areia e concretizou os anseios dos freqüentadores da praia, que acreditam que elas poderão trazer um pouco mais de respeito ao local.

Leia mais sobre as placas da praia de Abricó na seção DE OLHO NA MÍDIA.

(enviado em 30/08/04 por Marco Antonio)

[pic]

Jornal espanhol é punido por fotos em praia de nudismo

O Supremo Tribunal Federal Espanhol condenou um jornal pela publicação de uma foto de uma mulher em uma praia de nudismo. A fotografia foi tirada por um aparelho de telefone celular.

A prática está se estendendo entre alguns usuários de celular com dispositivo fotográfico, principalmente entre os jovens espanhóis. Dissimuladamente eles fotografam mulheres nuas nas praias para posteriormente publicá-las na internet.

Na imagem publicada pelo jornal era possível identificar quem era a jovem nua na beira da praia. Este fator constituiu em um agravante para a sanção. Para o Supremo Tribunal, o jornal violou o direito à intimidade da jovem, argumento central da condenação. Esta sentença poderá contribuir para a criação de uma lei que proíba o uso de telefone celular com fotografia nas praias de nudismo.

Fonte: Terra notícias (clique e veja o vídeo do Jornal Terra)

(enviado em 25/08/04 por Valdir de Sousa)

[pic]

Primeira praia nudista na China

As autoridades da província oriental de Zhejiang anunciaram neste sábado a abertura, no próximo dia 12, da primeira praia de nudismo da história da China, iniciativa que se deparou com a rejeição da população local.

Segundo informa o diário oficial "China Daily", a praia nudista permitirá apenas o acesso de homens, embora a admissão de nudistas de ambos sexos não seja descartada no futuro. A praia fica em Linan, a 80 quilômetros de Hangzhou, capital da província, a mais rica da China e que faz divisa com Xangai. 

Aparentemente, a idéia de instalar uma praia de nudismo surgiu acidentalmente, depois que guardas avistaram oito jovens universitárias tomando banho nuas nesta praia. Depois disso, o encarregado pelos negócios nesta zona turística decidiu aproveitar o incidente para pendurar um cartaz "Área de Nudismo", com a esperança de atrair mais visitantes. Segundo o departamento de Turismo de Zhejiang, "a praia é um magnífico anúncio publicitário, mas deve estar isolada para evitar mal-entendidos". 

Por outro lado, segundo uma professora da localidade, "o nudismo é uma falta de respeito com o resto de pessoas. Nadar nu em público é um ato incivilizado". Esta não é a opinião de Zhang, um aposentado, que considera que "enquanto não incomodar, o nudismo é aceitável. No Mediterrâneo e no Caribe é um costume muito corrente". "Aceitar o nudismo é um avanço para nossa sociedade. Nadar nu ajuda a relaxar e recuperar os vínculos com a natureza", acrescenta.

A controvérsia dividiu a população local, entre os que defendem o moral que rege a vida dos chineses e do resto do mundo, e os que defendem a abertura da sociedade aos costumes ocidentais. Segundo a legislação chinesa, o nudismo e as praias nudistas não estão proibidas por nenhuma lei, embora a prática possa infringir o Código Penal em caso que atentem contra a moralidade ou alterem a ordem pública. Sociólogos consultados pelo diário consideram a popularização das praias nudistas pouco provável na China, país no qual as conversas sobre as relações sexuais e os anticoncepcionais ainda representam um tabu. fonte:  

(enviado em 7/08/04 por Jorge Barreto)

[pic]

Colina comemora 9 anos

Nos dias 28 e 29 de agosto, um dos mais antigos, maiores e já tradicionais clubes naturistas do Brasil, a Colina do Sol, comemorou seu nono aniversário de fundação. Para a ocasião foram programados alguns eventos como o torneio de snooker, o baile e o churrasco de aniversário. O objetivo foi reunir todos os amigos naturistas, sócios ou visitantes numa grande confraternização. Saiba o que rolou na festa lendo a matéria elaborada por Marcelo Pacheco, clicando em ANIVERSÁRIO DA COLINA DO SOL e depois visite a página da Colina do Sol.

Fonte: site PELADOS

(original enviado em 18/08/04 por Marcelo Pacheco)

Cobertura completa do 9º aniversário do Clube Naturista Colina do Sol (RS)

por Marcelo Pacheco*

1º dia (torneio de sinuca 28/08)

A equipe do Site Pelados chegou e já se familiarizou com o ambiente festivo, como pode ser visto na foto ao lado. A temperatura de inverno não está das mais favoráveis para o naturismo, mas a tendência era o sol aparecer nas próximas horas.

[pic]

O torneio de sinuca iniciou, veja foto ao lado. Inúmeros participantes se inscreveram e disputaram o troféu para se destacar como o melhor jogador de sinuca naturista desse ano.

[pic]

Mais tarde, à noite, a festa rolou na sede social do clube com o Baile de Aniversário.

No domingo aconteceu o tradicional almoço e, segundo informação da assessoria de imprensa do Clube, era esperado mais de 500 pessoas.

Na edição passada, mais de 350 pessoas participaram das comemorações. Esse ano, foram feitas reformas no clube para melhor atender os naturistas que participaram do evento.

O internauta pode conferir no site PELADOS a cobertura completa do aniversário através de fotos e vídeos de todos os acontecimentos, entrevistas exclusivas, as últimas notícias, direto do clube.

O Site Pelados cobre o aniversário desde o ano 2000, quando a Colina do Sol ainda contava com pouco mais de 50 chalés. Hoje, passados nove anos, tem mais de 100, se constituindo como o maior clube naturista da América Latina.

Baile de aniversário e a entrega das medalhas aos ganhadores do torneio de sinuca (28/08)

O baile foi um sucesso e contou com a presença de mais de 100 pessoas. O conjunto agradou tanto, que os organizadores do clube contrataram o conjunto musical para tocar também no almoço de logo mais ao meio dia, domingo dia 29.

[pic]

A entrega das medalhas aos ganhadores do torneio de sinuca ocorreu durante o baile de aniversário, o 1º lugar ficou para o Tônico, 2º lugar para o Tuca e o 3º lugar foi para o Daniel.

[pic]

Além das medalhas o site Pelados entregou um DVD da Colina do Sol como brinde a cada vencedor.

Almoço do 9º aniversário do Clube Naturista Colina do Sol (RS)

O almoço foi sensacional e como o previsto foi um sucesso. O churrasco ficou por conta do amigo Raul e a salada organizada pela dona Bete. O conjunto Musical tocou para abrilhantar ainda mais a festa.

[pic]

Abaixo nosso editor apreciando uma prova do churrasco maravilhoso do Raul.

[pic]

[pic]

Marcelito, Tuca e Marcelo

[pic]

Após o almoço teve como sobremesa o bolo de aniversário.

A música ao vivo rolou até o entardecer animando os naturistas presentes.

Gostaríamos de agradecer a presença de todos os participantes e desejar ao Clube Naturista Colina do Sol muitos e muitos anos de existência.

[pic]

[pic]

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 6 de agosto a 4 de setembro de 2004

Protestos iniciam antes de Convenção Republicana

[pic]

Ativistas foram detidos ontem (26/08) em Nova York ao realizarem um protesto pedindo a redução da dívida externa dos países pobres e mais verbas para a aids em frente a Madison Square Garden, local onde, daqui a quatro dias, ocorre a Convenção Republicana. As autoridades esperam enfrentar uma série de protestos e manifestações até o dia 30, quando inicia a Convenção Republicana na cidade. Alguns manifestantes são presos após o protesto que interrompeu a Oitava Avenida.

Fonte: .br

(enviado em 27/08/04 por Recanto Paraíso)

[pic]

A notícia nua...

Eis o novo programa da televisão de Londres. Chama-se Naked News (Notícias Nuas). Mostra duas apresentadoras que vão tirando a roupa enquanto lêem as notícias mais importantes do dia. Vai ao ar após as dez e meia da noite pelo canal Get Lucky. 

Fonte: Revista ISTOÉ nº 1819 -18/08/04

(Enviada em 17/08/04 por Júlio Cesar)

[pic]

Greve contra o hóspede nu

Funcionárias de hotéis na Noruega vão entrar em greve. Elas reivindicam a extinção nos apartamentos dos canais de tevê pornográficos. Motivo: muitos hóspedes ficam empolgados de mais com os filmes pornôs e acabam solicitando o serviço de quarto somente para assediá-las. "É muito desagradável ser chamada a um apartamento para levar uma aspirina e encontrar um homem nu postado, na minha frente", diz Eli Ljunggren, diretora do sindicato de hotelaria.

Fonte: Revista ISTOÉ nº 1817 -04/08/04

(Enviada em 15/08/04 por Júlio Cesar)

[pic]

Nova máquina de raio X mostra passageiros nus

[pic]

Parece episódio da série Super-Homem, mas não é. Os Estados Unidos estão estudando a possibilidade de implantar em todos os aeroportos do país uma nova máquina de visão raio X que mostra os passageiros despidos. Os magnetômetros atualmente em uso nos aeroportos não podem detectar as armas ou substâncias plásticas utilizadas nos explosivos. As novas máquinas usam uma tecnologia chamada backscatter, que dispersa os raios X. Desse modo, os materiais densos, tais como metais ou produtos plásticos, são mostrados sob a forma de uma imagem escura. As máquinas backscatter já são utilizadas em algumas prisões e em minas de pedras preciosas na África do Sul.

fonte:

(enviada em 14/08/04 por Jorge Barreto)

[pic]

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 6 de agosto a 4 de setembro de 2004

Nadar Nu na Rádio

Nadar Nu é o nome de uma comunidade virtual hospedado no ORKUT () e promoveu uma entrevista com Pedro Ribeiro, diretor do jornal OLHO NU e Presidente da ANA (Associação Naturista de Abricó) e com Juana, a moça que teve uma experiência desagradável na praia do Abricó, relatada no OLHO NU de agosto de 2004. 

[pic]

David Rangel é o apresentador do programa DAVID DÁ SHOW

Ocorreu no dia 24 de agosto, aproveitando que em setembro rola o primeiro aniversário da oficialização da Praia de Abricó como área especial para prática de naturismo. Foi na Rádio Tupi do Rio, no Programa David dá Show,que acontece de meia-noite às 2:55. AM 1280. Foi possível acompanhar ao vivo pela Internet: tupi-.br. 

(enviado em 16/08/04 por Geraldo Castro)

[pic]

[pic]

Funcionários da empresa vencedora da licitação colocam a primeira placa na entrada da praia

A imprensa do Rio de Janeiro teve muito do que falar na terça-feira 31 de setembro, por conta da instalação das duas placas sinalizadoras, prometidas há quase um ano, na praia do Abricó. Às 9 horas da manhã, os funcionários da empresa vencedora da licitação, a gestora do parque Municipal de Grumari, Rosana Junqueira, o vice-presidente e o presidente da Associação naturista de Abricó, Marco Antonio da Silva e Pedro Ribeiro, e o assessor do vereador Adilson Pires, Cláudio do PT, estiveram todos juntos para testemunhar o fato e instalar as placas.

Feitas em acrílico, as placas apresentam um simpático personagem, um jacaré, para dar as boas vindas aos visitantes da praia. No verso das mesmas encontram-se as regras do naturismo brasileiro.

Os membros da ANA, a associação da praia, acreditam que a instalação trará um pouco mais de ar de oficialidade e maior comprometimento da Prefeitura com a praia.

No dia seguinte, os jornais O DIA e O GLOBO noticiavam com destaque o feito. O Globo dedicou meia página ao assunto. O Jornal do Brasil fora o primeiro a noticiar já na própria segunda-feira, em uma nota na coluna de Ricardo Boechat e, na quinta-feira 2, publicou no caderno Barra, sua matéria. A rádio Tupi apresentou uma entrevista sobre o assunto com Pedro Ribeiro, em um programa matinal. Desta forma o Naturismo voltou a figurar na mídia.

por Pedro Ribeiro

natpedro@ 

[pic]

Intrépida aventura

por Pedro Ribeiro*

No dia 12 de junho deste ano aconteceu em várias cidades do mundo O Passeio Mundial de bicicletas sem roupa (leia matéria no OLHO NU de agosto, em NU em Notícia). O evento, promovido originalmente pelo grupo World Bike Naked, vem ganhando adesões ao redor do mundo. 

[pic]

Eduardo Mendes (à esquerda) e Sérgio Capillé momentos antes de enfrentarem o frio inteiramente nus no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Pela primeira vez, o Brasil se fez representar. Dois intrépidos cavaleiros enfrentaram o frio do outono paulistano e foram pedalar em um Parque do Ibirapuera deserto numa tarde chuvosa.

OLHO NU conseguiu contato com ambos e realizou entrevistas. Eduardo Mendes e Sérgio Capillé são os natpersonagens desta edição, pela importância de ter colocado o Brasil no circuito e pela ousadia do ato.

Eduardo e Sérgio contam que era pra ser inicialmente um encontro para debater o tema... Mas os colegas de São Paulo lhes deram o cano e ficaram apenas em dois naquele frio e com chuva... ainda por cima era o dia do aniversario de Eduardo.

[pic]

Sérgio fazendo seu passeio

Depois de mais de uma hora esperando alguém mais, resolveram ir embora. "Quando estávamos para nos despedirmos", conta Eduardo, "sugeri fazermos umas fotos juntos pra recordar o evento, e depois pensamos na bicicleta de cuecas (pois a nudez não era obrigatória, podia ser parcial) já que ficamos sem ninguém naquele local (deserto) por uns momentos, e em seguida acabamos fazendo umas fotos sem nada mesmo e em seguida fomos embora..."

Eduardo é divorciado, tem 44 anos, 5 filhos e 1 neto. Já exerceu diversas profissões e atualmente se considera mais fotógrafo e naturista de que qualquer outra coisa. Sérgio é solteiro, 38, sem filhos, é estudante de arquitetura e urbanismo e trabalha com pesquisas sócio-econômicas para uma fundação estadual paulista.

Por motivos de saúde, Sérgio ficou afastado do convívio social durante cinco anos: "Durante esse período eu me retirei para uma cidade no interior do país e comecei a rever alguns dos meus projetos de vida. Entre estes incluo as minhas ambições profissionais, sociais, intelectuais e afetivas."

"Nesse meu retiro, digamos, sabático", - continua - "sempre morei só e aprendi a ficar nu dentro de minha casa porque eu acreditava que ao fazer isso estivesse, simbolicamente, me aliviando da carga de alguns condicionamentos sociais e psicológicos."

"Apesar de nessas ocasiões eu não estar em íntimo contato com o lado mais puro da natureza, com a minha nudez pude me perceber melhor como ser humano. Isso ajudou a melhorar a minha auto-estima e a minha recuperação emocional." Conclui. 

Um pouco antes de voltar a São Paulo, Sérgio viu o evento de Spencer Tunick no Ibirapuera ser divulgado na televisão. Se já estivesse na capital teria tentado fazer sua inscrição para participar como um dos modelos, conta.

Eduardo já é mais experiente no Naturismo que Sérgio, pois este ainda não fez sua estréia na nudez social. Eduardo, ao contrário, já freqüenta algumas área há cerca de dois anos, tais como o Mirante do Paraíso, elogiado por ele por sua acolhida, atenção e preços, e por ser mais perto de sua casa, o Recanto Paraíso, o GuaraNat, além de ter participado do passeio de escuna em Angra dos Reis, em abril passado (leia matéria em OLHO NU nº 44, em NATespecial). Já lia o jornal OLHO NU antes de realmente começar a prática e diz que a leitura teve influência em sua decisão.

Sérgio participa de dois grupos de discussão sobre naturismo na Internet, o "Papo Naturista" e o "Paulistas Desnudos". Também criou a comunidade "Naturismo" dentro da rede Orkut, mas por falta de tempo não tem conseguido divulgá-la como gostaria, declara. Já foi a um encontro público do grupo Sampanat onde conheceu membros antigos e experientes que o convidaram para um encontro ao natural, mas, por não estar morando na capital, ainda não foi a nenhum deles. Mas tem concretizado encontros com interessados para bate-papos em pessoa.

[pic]Eduardo na sua vez de ser fotografado em seu passeio

O encontro para o passeio ciclístico nu, no Ibirapuera, foi combinado por um grupo entre 6 e 10 integrantes. Eduardo iria apenas para fazer número (ser mais um) e tirar fotos (ou ao menos para discutir o tema e remarcar algo para um dia mais quente), mas foi quase o único... Também é solidário ao grupo que se diz contra o domínio irracional do petróleo (gasolina) em nossas vidas, pois, segundo ele, além de poluir impede a evolução da tecnologia dos meios de transporte. E completa "já fui velocista de bicicleta e também já corri de moto em Interlagos o que me faz amante de duas rodas. Já ouviu falar algo sobre um carro movido apenas a AR puro (comprimido) ? veja mais aqui 



Sentiram medo de uma possível repressão policial, que felizmente não houve. Não haviam permitido permissão para realizar o passeio, porque não estava claro se ele aconteceria ou não. Por isso optaram também não fazer muita divulgação justamente para evitar represália.

Quanto à possibilidade de um novo evento no próximo ano Eduardo espera que seja mais organizado, mas acha que não se pode apenas imitar tudo que inventam no Hemisfério Norte, por estarmos sempre em climas opostos. "Tem absurdo pior que em nosso pleno verão curtirmos um velhinho com roupas grossas e vermelhas...??!!!"- questiona.

Para crescer em adesão sugerem então que deva-se fazer algo mais adequado para nosso clima e continuar com mais divulgação, esperando contar com o apoio do jornal OLHO NU. 

*Editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@

 

[pic]

O Brasil no Congresso Mundial de Naturismo na Croácia.

por Vanderlei Castresano*

Com uma delegação de 8 pessoas, a Delegação brasileira no 29o. Congresso Mundial da INF foi a maior de todos os tempos na historia da FBrN.  

O evento, que reuniu 20 paises (dos 32 que compõem a INF), contou com a participação de 215 pessoas e representa 96 % dos votos possíveis entre todas as entidades naturistas a nível mundial.

O Centro Naturista de Valalta :

O clube naturista Valalta, na cidade de Rovinj na Croácia é um excelente centro de férias com toda a infra-estrutura para a prática do naturismo. Dotado de mais de 1200 espaços para camping, tanto em barracas, como em caravaning, e de outros 600 apartamentos em diversos tamanhos, o clube oferece ainda bungalows confortáveis e perfeitamente integrados na vegetação e na paisagem da costa croata.

Mais de 5.000 pessoas podem tirar férias simultaneamente em Valalta. Piscinas, quadras de tênis, futebol, diversos play-grounds e restaurantes e bares, completam a estrutura de lazer. Ainda é possível contar com toda a oferta de lojas, centro de relax, clínica de fisioterapia, salas de ginástica, mercado, pizzaria, central de jogos, internet pública e tudo aquilo que o turista necessita para aproveitar bem suas férias.

É exatamente esse o ambiente adequado para a prática do naturismo: uma extensão de nossa própria casa, diz Tanja Malic, a jovem diretora do clube, que saudou os participantes na conferência de imprensa realizada na sexta-feira pela manhã. Órgãos de imprensa convidados para o evento, registraram o clima de seriedade com que o congresso levanta neste ano, um tema preocupante para o naturismo mundial:

O lema do encontro, neste ano, foi: “de volta às raízes: uma análise do naturismo sustentado”. Especialmente importante, no momento em que se notam algumas tendências preocupantes para o naturismo: a média de idade está aumentando, o que mostra que poucos jovens e crianças estão aderindo ao naturismo: 60 % da freqüência em clubes e campings é de pessoas acima de 50 anos.

Por um lado, a fidelidade do naturista é notada pelo seu retorno freqüente àquelas áreas onde ele é bem recebido. Por outro lado, sem a renovação etária natural, pessoas mais velhas podem perder sua mobilidade e deixar de freqüentar áreas de naturismo.

O secretário de turismo do governo croata, presente ao encontro, enfatiza que apesar do rápido crescimento do turismo ocorrido no fim da guerra dos Bálcãs, ocorrida há 10 e 12 anos atrás, ainda se nota que há espaços sobrando na oferta de vagas naturistas em clubes da costa croata. Essa preocupação vem de encontro aos próprios naturistas, que procuram lugares econômicos e ao mesmo tempo confortáveis para passar suas férias.

“Não se pode admitir que naturistas tenham que viajar grandes distâncias, procurar praias desertas e de difícil acesso, para praticar o seu estilo de vida. É necessário também oferecer opções naturistas junto aos grandes centros urbanos”, disse Vanderlei Castresano, porta-voz da delegação brasileira no congresso.

Essa idéia, compartilhada pelos representantes de quase todos os países do centro da Europa, faz com que seja feito um chamado aos empresários, para criar áreas onde o naturismo possa ser praticado também durante a semana, e também junto aos locais de trabalho e residência de cada naturista.

Saunas, piscinas públicas abertas ao naturismo (ou pelo menos com horários naturistas) e centros de lazer nas cidades, podem ser o caminho para que a população naturista possa se sentir em casa, sem ter que esperar pelas férias de cada ano.

O que o congresso discutiu neste ano:

A INF está trocando sua sede, da Suíça para a Alemanha, mais precisamente na cidade de Bonn, com o objetivo de se adaptar a um conjunto de leis mais favoráveis para a prática do naturismo sem barreiras: dessa forma, jardins, parques e lagos podem servir também para a prática do naturismo. O que parece normal em paises como Dinamarca e Alemanha, é todavia um tabu para a grande maioria dos legisladores de outros países. A INF vai lutar junto às federações, no sentido de apoiar a confecção de leis favoráveis ao naturismo. Porém, cada país é soberano em suas leis, e essa será uma tarefa difícil.

A INF aprovou neste congresso, novos estatutos, facilitando a representatividade de áreas naturistas, e promovendo vantagens consideráveis para o naturismo associativo (aquele naturismo de carteirinha). Condição básica para isso, é que tenham os naturistas registrados, descontos e vantagens nas áreas que visite.

Pode parecer difícil dizer que um naturista registrado tenha vantagens numa praia pública, mas é preciso desenvolver a idéia junto aos quiosques e barracas de praia, dizem os representantes da costa do mediterrâneo.

No congresso da INF, foram eleitos novos membros para a diretoria e comissões que vão gerir os destinos do naturismo pelos próximos anos. O Brasil, retomando de forma veemente uma representação do naturismo na INF, apresentou uma candidatura ao conselho fiscal, cuja votação ocorreu no domingo pela manha

No mesmo domingo, dia 29, se decidiu o local para a realização do próximo congresso mundial da INF. Não faltam candidatos: mas o favorito para receber o congresso é a Espanha, e seus maravilhoso centro naturista Costa Natura, localizado na costa mediterrânea, junto à cidade de Valência.

Informar é a base de tudo !!!

INF, dando o exemplo de cartas abertas, divulgou um extenso relatório de finanças, mostrando tudo o que se fez desde 2001 até hoje com os recursos provenientes das contribuições das federações.

Ao mesmo tempo, apresentou um planejamento financeiro para os próximos dois anos, onde se destacou o crescimento de 50 % no número de sócios que o Brasil pretende apresentar até 2006. Essa iniciativa brasileira recebeu menção honrosa por parte da diretoria da INF, porque o Brasil será um dos poucos paises a crescer em núero de naturistas registrados. Aqui fica a tarefa para as entidades brasileiras, especialmente as privadas: abrir seus livros e estatísticas para a Federação, da mesma forma que a FBrN deve prestar contas aos seus associados e ao público em geral.

“O Brasil não deve mais continuar vivendo de cifras como a de 250.000 naturistas no país, baseadas em cálculos que não se podem comprovar”, disse Vanderlei, que conclui: "vamos unir as associações e empresários brasileiros para que o naturismo no Brasil seja respeitado também fora do ambiente naturista, e que as pessoas saibam quantos somos, sem vergonhas e temores de nossa parte”

Será divulgado no Brasil, o calendário de longo prazo de eventos naturistas, para que todos possam se programar, economizar com calma e obter suas férias, seu descanso de maneira a aproveitar o naturismo onde ele estiver ocorrendo.

Elias Alves Pereira, o presidente da FBrN e chefe da delegação brasileira na Croácia, terá a difícil tarefa de convocar o próximo Congrenat para as entidades brasileiras, trabalhando com essa política de informação e planejamento a médio e longo prazo.

Investimentos privados e apoio mássico por parte dos municípios e estados será a tarefa para dos brasileiros para os próximos meses e anos.

Assuntos que tocam ao Brasil:

A FBrN está reassumindo uma importância singular na INF. Em primeiro lugar, por ser hoje, a terceira federação que mais contato tem com a INF, perdendo somente para Alemanha e Bélgica. Os estatutos da FBrN serão redigidos em português e traduzidos para o alemão, inglês e francês, de maneira a se adaptar inteiramente aos mesmos estatutos da INF.   

Essa medida, pioneira entre federações fora da Europa, visa resgatar uma dívida que a FBrN tem com a INF, enquanto à atualidade de seus estatutos. 

A FBrN teve outorgada pelo congresso, a segunda suplência no conselho fiscal da INF, numa apertadíssima votação decidida por um único voto em favor da tradicional e conhecida federação suíça. Isso mostra que, mesmo participando com pessoas que se faziam conhecidas pela primeira vez junto ao colégio eleitoral, obtivemos mais votos que 18 paises e perdemos somente para a Suíça. Uma verdadeira vitória na representatividade do Brasil na INF. 

A FBrN tem agora a responsabilidade de servir como consultora de planejamento financeiro da presidência da INF. Esse cargo, de confiança, foi outorgado depois das propostas feitas pelo Brasil, para os budgets dos anos de 2005 e 2006. 

O Brasil será um dos poucos países a planejar crescimento no número de associados, e isso pode nos colocar na vanguarda do crescimento de investimentos naturistas no Brasil, a médio prazo. 

A FBrN tem agora o compromisso de estabelecer um selo de qualidade para as entidades a ela credenciadas, e de agir de forma enérgica contra o uso indevido do nome "naturismo" por meio de entidades privadas ou não e que estejam descredenciadas junto à federação. 

Somente as entidades credenciadas poderão votar e serem votadas nos congressos da FBrN. Assuntos que tocam ao Brasil e seus parceiros. A FBrN estabelecerá parcerias para o incremento do naturismo com os países da América Latina, por meio de apoio experiente na criação de federações naturistas no continente. 

[pic]

O presidente da federação Croata, Mirko Ferencic e sua tradutora:  ela, a "musa" do congresso com seus 25 aninhos, ainda não autorizou a divulgação de sua foto nua. (estamos esperando)

Está estabelecida a conexão pessoal com o responsável da INF para esses assuntos, o Sr. Carlos Gil (FEN - Espanha). A FBrN estará presente nas atividades previstas para 2006 na Espanha, onde se concentrarão os jogos olímpicos naturistas e o próximo congresso da INF.

A empresa Naturis distribuiu brindes e Kits Naturistas aos participantes do congresso da INF e assumiu oficialmente a parte comercial dos contatos da FBrN com as outras federações amigas. A revista Naturist International será distribuída no Brasil pela Naturis e os produtos brasileiros de naturismo poderão ser oferecidos a preços razoáveis em USD e Euros na loja virtual Naturis. 

Mais informações sobre o congresso da INF, e fotos até agora autorizadas, podem ser vistos no portal .br. A delegação brasileira, chefiada pelo presidente da FBrN, Elias Alves Pereira, recebeu menção honrosa pela secretaria geral da INF, por sua organização e participação efetiva no congresso. Esperamos que a participação do Brasil na INF renda os frutos do trabalho desenvolvido pela delegação brasileira e seja apoiado pelos naturistas do Brasil.

*Representante oficial da Federação Brasileira de Naturismo no 

29º Congresso Mundial de Naturismo da Croácia.

castrv@ 

[pic]

O Esperanto e o naturismo

por Ervin Fenyvesi*

traduzido por J.J. Mariano**

Visitar praias em outros países, talvez mais ensolaradas, às vezes mais românticas do que as de casa conhecidas, é,em todo tempo, desejo daqueles que estão de férias.

O prazer de estar sem roupas às margens de um rio durante um agradável passeio de barco em pitorescas baías ou rios,oferece, muitas vezes, as mais inesquecíveis experiências da vida.

Nós espontaneamente vamos aos balneários naturistas para encontrar pessoas de diversas nacionalidades.Em volta de nosso grupo observamos outras pessoas “invejosas” que não são capazes de se compreenderem entre si, pelo menos como nós podemos – sem embaraço, tranqüilamente – em alegres encontros internacionais.

Muitas vezes podemos ver um olhar de interesse de outro naturista, sentindo seu isolamento lingüístico.

Em praias e locais naturistas, onde se encontram pessoas de diversos países, diga a eles nossa pergunta chave em Esperanto: você fala em Esperanto?

[pic]

Você poderá com freqüência constatar que mesmo respostas negativas farão menção a respeito de um remoto curso de Esperanto, pelo conhecimento de diversas pequenas frases aprendidas naquela época em nossa língua. Não é de se admirar que muitos esperantistas encontram-se entre os naturistas – como também é possível asseverar o inverso, que entre os esperantistas encontram-se surpreendentemente muitos que cultivam a forma de vida naturista.

Isso, na verdade, não é de se admirar – gozando a vida sem roupa compreendemos o incômodo de estar na condição de estrangeiro por causa da não compreensão das conversas!

Quem quiser jogar fora ao mesmo temo a dificuldade da língua e a pressão das vestes, associe-se ao INOE (Internacia Naturista Organizo Esperantista).

Com membros de pelo menos três diferentes regiões do Brasil, o grupo, que provavelmente é a agremiação mais interessante e inovadora no naturismo brasileiro nos últimos anos, também se encontrou pela primeira vez. Na ocasião, tomaram banho de sol au naturel com eventuais fugas de uma fraca porém intermitente chuva, fizeram trilha para as cachoeiras do clube, jogaram sinuca e pingue-pongue, concederam entrevistas para um documentário e debateram muito. Os temas? O livro sagrado e os valores do movimento, que congrega dois grupos que, prioritariamente, parecem ser antagônicos. 

Naturistas de uma forma geral não costumam discutir a doutrina de Luz Del Fuego com seus colegas “crentes”, e o mesmo pode ser dito ao reverso, de forma que, extra-oficialmente, os pelados brasileiros podem dar a impressão de ser todos agnósticos, ou pertencentes a religiões minoritárias. Como, então, este simpático grupo de pessoas consegue congregar ambas as tendências com perfeição?

Nota do tradutor: Artigo traduzido da revista húngara “NATURA VIVO” nº 74 (2/2004), pág. 8, editada pela Internacia Naturista Organizo Esperantista (INOE), filiada à Universala Esperanto Asocio (UEA), sediada na Holanda.

A UEA dispõe de uma página sedida à INOE, ainda sem muito conteúdo, no seguinte endereço: .

Leia o mesmo artigo escrito em sua forma original, em Esperanto

Esperanto kaj naturismo

Viziti alilandajn plaĝojn, eble pli sunriĉajn, foje pli romantikajn ol la hejme konataj, estas ĉiama deziro de feriantoj. La senvestaj plezuroj ĉe fremdaj akvobordoj dum agrabla boatado en pitoreskaj golfetoj aŭ riveroj, prezentas ofte eĉ pli neforgeseblajn travivaĵoj. Ni volante vojaĝas al naturistaj banlokoj por renkonti divernaciaj aliulojn.

[pic]

Ĉirkaŭ nia kompanio ni rigardu la “enviemajn”aliulojn, kiuj ne kapablas interkompreniĝi, almenaŭ ne kiel ni povas – senĝene, trankvile – en internacia gaja kunesto. Multfoje ni povas vidi interesiĝemajn rigardojn de aliaj naturistoj, sentantaj sian lingvan izolon.

En naturista plaĝoj kaj terenoj, kie troveblas diverslandanoj, ne estas malofta fenomeno aŭdi Esperantan parolon. Bonvolu provi tion kiam vi alparolas fremdlingvajn, diru al ili nian ŝlosildemandon en Esperanto: ĉu vi parolas en Esperanto? Vi povos ofte sperti, ke eĉ neaj respondoj enhavos mencion pri iama E-kurso, pro kono de kelkaj, iam lernitaj frazetoj en nia ligvo! Estas ja ne mirinde, ke multaj esperantistoj troveblas inter naturistoj – kvankam eblas aserti inverse, ke inter esperantistoj oni trovas surprize multaj, kiu kultivas la naturistan vivoformon. Tio estas vere ne mirinda afero – ĝuante vivon sen vestoj oni pli komprenas la ĝenon de fremdeco pro nekompreneblaj paroloj!

Kiu volas forigi samtempe la ĝenon de la lingva kaj vestaj premoj, aliĝu al INOE. [...]

Ervin Fenyvesi

[pic]

carta do tradutor:

Amigos e amigas naturistas

Existem muitas comunidades naturistas esperantistas no mundo. Sou assinante da revista "NATURA VIVO" (Vida Natural), editada em Esperanto na Hungria pela "Internacia Naturista Organizo Esperantista"(dispensa tradução). É uma excelente revista com conteúdo educativo, informativo e fotográfico.

Falar Esperanto é um passaporte para fazer amizade em todos os países do mundo.

[pic]

Participei do 39a. Congresso Brasileiro de Esperanto realizado na cidade de Maceió (AL) no período de 18 a 22 do corrente mês de julho.  Recentemente, no mês de março, participei também do Congresso Pan-Americano de Esperanto realizado na cidade de Havana (Cuba). Hoje, dia 31 de julho, está encerrando o 89o. Congresso Internacional de Esperanto na cidade de Pequim (China).

O Congresso Internacional realizar-se-á no próximo ano na Lituânia, o Pan-Americano no Canadá e o Brasileiro em Porto Alegre.  É uma revolução silenciosa que se propaga pelo mundo.

O que facilita o aprendizado do Esperanto é sua regularidade: são regras sem exceções. Outro ponto forte é a desnecessidade de se memorizar um imenso vocabulário como ocorre com todas a línguas nacionais, qualquer que seja.

A Internet chegou como uma luva para o Esperanto porque essa Teia de Toda a Terra está tornando o mundo cada vez menor e a comunicação entre povos que falam línguas diferentes está a exigir uma língua-ponte eficiente e neutra.

Existem diversos cursos via Internet. Então, aproveite a facilidade da Internet e faça um curso monitorado com experientes professores.

Saiba o que é Esperanto e veja outras informações no endereço.

O programa de instalação do curso oferecido no endereço acima tem o tamanho de 13,6 Mb. Se tiver dificuldade em baixá-lo entre em contato comigo e solicite cópia em CD. Terei o prazer de lhe fornecer uma cópia, cuja distribuição é livre e gratuita.

Você poderá também assistir a um curso pela televisão em Goiânia, pelo canal 12 da NET (TV Cabo) levado ao ar nas segundas e quintas-feiras às 22 horas. O mesmo programa é transmitido em 27 outras cidades. Veja as grades de programação em

O portal BRTURBO apresenta uma página esclarecedora sobre o Esperanto, com a história, fotos, vídeos e entrevistas sobre a língua internacional. Clicando sobre uma das fotos no tópico "Entrevistas" você assistirá, em vídeo, depoimentos realistas e convincentes sobre o assunto.

Veja em: a fala de Pedro Cavalheiro, presidente da Liga Brasileira de Esperanto, quando ele está mostrando um anuário onde são divulgadas algumas associações esperantistas especializadas, de diversos segmentos, ele se refere, inclusive,  a "Associação de Naturistas".

Saudações esperantistas e naturistas

Joaquim Mariano

Goiânia (GO)

jjm@.br

 

Veja notícias em:









[pic]

Barcelona Reconhece direito de andar sem roupas pela rua

Colaboração de Cláudio Dias*

traduzido por Pedro Ribeiro

O Conselho da cidade de Barcelona reconhece a todo cidadão o direito de circular pelas ruas sem roupas, se assim o desejar, um "princípio básico internacional", segundo conside-ram as duas associações que impulsionaram a idéia.

O prefeito de Barcelona, Juan Clos, se limitou a declarar que "o Conselho não está promovendo que as pessoas andem nuas pelas ruas", ao responder resumida-mente sobre o tema em uma en-trevista coletiva para a imprensa, organizada para responder a outras questões.

Segundo publicou o jornal El Periódico, o Conselho de Barcelona editou um tríptco que fomenta o respeito à liberdade de indumentária do cidadão.

A iniciativa foi promovida pelas associações nudistas Addan(associació per a la defensa del dret a la nuesa) e Aleteia, cujos presidentes Jacint Ribas e Just Roca, aparecem fotografados lendo o folheto na elegante avenida Diagonal.

O folheto, que inclui o logo do Conselho da cidade, do Conselho municipal dos direitos da Mulher e Civis, tem como capa a foto de duas mulheres nuas nas escadas das fontes de Montjuic, com o título "Expressar-se em nudez, o direito individual à indumentária livre."

As páginas restantes se referiam ao "compromisso de Barcelona com o civismo e a educação".

O tríptico inclui também várias seções que lembram que o atual Código Penal não contém nenhum artigo que condene a nudez pública.

Também destaca que está proibido exibir-se de forma obscena ou por força diante de menores de idade.

Fonte:  

*cadias@

[pic]

A hora de mudar

O naturismo brasileiro, em sua retomada, está prestes a completar 20 anos de luta. A pioneira da segunda fase, a Praia do Pinho, no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, foi durante todo esse tempo o ícone e modelo de como deve ser organizada e dirigida uma área pública naturista. Tudo que era feito por lá serviu como base para a abertura para as outras praias que vieram a seguir: Praia Brava, de Cabo Frio, RJ, Tambaba, próxima a João Pessoa, PB, Barra Seca, em Linhares, ES e, mais recentemente, Massarandupió, em Entre Rios, BA.

No começo e após os problemas legais iniciais, na Praia do Pinho era permitida, em toda sua extensão, a presença de qualquer pessoa, inclusive vestida e de homens desacompanhados. Com a realidade dos fatos, logo a praia tornou-se exclusiva para naturistas e, não muito mais tarde, foi estabelecida uma divisão de áreas, onde a segunda seria apenas para "casais e famílias" e a primeira para homens desacompanhados de mulheres ou "solteiros". Os motivos que levaram a associação da Praia do Pinho estabelecer tais critérios se justificavam pelo comportamento pouco ético de muitos freqüentadores "solteiros", também porque as mulheres, principalmente, não se sentiam à vontade para tirar as roupas em meio a tanta gente vestida e tantos homens à sua volta e, ainda, muitos homens não se sentiam à vontade em levar suas esposas e famílias sem que houvesse a contrapartida de outros freqüentadores. Foram decisões pouco democráticas, porém necessárias.

Este modelo foi seguido por todas as associações naturistas de praia citadas anteriormente, como se essas fossem regras implícitas do naturismo. Foram aplicadas sem maiores questionamentos e reflexões.

Algumas outras poucas praias foram abertas sem seguir estas características: Praia Olho de Boi, em Búzios, RJ, Galheta, em Florianópolis, SC e Abricó, no Rio de Janeiro, RJ.

 Uma das conseqüên-cias da restrição ao acesso de "solteiros" é que a população jovem é praticamente desaparecida das praias. Um pequeno passeio por qualquer uma daquelas praias deixará claro que a idade média está em torno dos 40 anos. Jovens quando há, a quase totalidade é de crianças menores de 10 anos de idade, com raras exceções.

Por outro lado, uma das conseqüências da não restrição ao acesso de "solteiros", nas praias citadas no segundo grupo, é a grande quantidade de homens em relação ao número de mulheres, embora o número de jovens se multiplique muito.

A restrição aos homens desacompanhados de mulheres foi feita com as melhores das intenções, eu acredito. Pretendia-se com isso forçar com que os maridos e namorados levassem as suas respectivas companheiras para o convívio naturista, mas acabou provocando situações desagradáveis para quem não têm esposa ou namorada. Passaram a ser discriminados.

As mulheres no Naturismo brasileiro

A realidade de praia brasileira não naturista mostra que a quantidade da presença masculina sempre é maior do que a feminina, em qualquer dia, horário ou situação, com raras ocasiões excepcionais. Deveria ser numa praia naturista essa realidade diferente ?

Não obstante a precursora Luz Del Fuego, às vezes me pergunto se as mulheres brasileiras se interessam realmente pelo naturismo ou estamos fazendo uma "forçação de barra". Explico. O jornal OLHO NU possui exatamente 4.255 assinantes em sua mala direta, destes apenas 56 são mulheres. Para ser assinante do Olho não há qualquer tipo de exposição que possa comprome-ter. Porque então essa falta de interesse ?

Ainda servindo como exemplo o nosso jornal, nesses 4 anos e pouco de vida, OLHO NU contou com a colaboração de diversos assinantes/leitores, que enviaram seus artigos para publicação. Neste caso, o nome fica exposto. Oitenta pessoas diferentes já escreveram matérias sobre naturismo a serem compartilhadas pelos outros leitores, apenas 11 são mulheres.

Parece pouco tempo, mas vinte anos fizeram muita diferença na vida das pessoas e para o naturismo brasileiro. Neste período pessoas se casaram e outras se separaram. Crianças nasceram e velhos morreram. Há homens que sempre freqüentaram lugares naturistas com suas esposas, mas se separaram e ficaram impedidos de ir a locais onde não são conhecidos. É justo ? 

Também a moral brasileira mudou muito. Por um lado recrudesceu com o aquecimento das religiões pentecostais e católica, por outro, diminuiu com o surgimento da moda do "swing" ou troca de casais, cujos adeptos invadiram as áreas naturistas de todo país, facilitados por justamente somente ser permitido a entrada de casais. Irônico. Se a entrada de homens "solteiros" é impedida para que as mulheres não se sintam incomodadas com um possível assédio, agora são as famílias que se sentem constrangidas com assédio de casais. Proibir-se-á a entrada de casais que não constituam família ?

Passaporte Naturista

O "Passaporte Naturista", sonho de Celso Rossi na época em que era presidente da Federação Brasileira de Naturismo, posto em prática em 2003, na atual gestão da FBrN, chegou com a pretensão de resolver o problema dos naturistas solteiros ou que se tornaram solteiros por contingências de vida. Trata-se de um documento emitido pela Federação Internacional de Naturismo (INF), adquirido pelas associações naturistas do mundo inteiro que os distribuem a seus sócios. De posse dele o naturista, solteiro, casado, homem, mulher, tem o direito de freqüentar qualquer área naturista do mundo, filiada à INF.

No Brasil, a concessão do Passaporte é de responsabilidade das associações locais filiadas à FBrN (leia mais sobre o Passaporte Naturista, acessando o site da Federação Brasileira de Naturismo) . Mas para que ele funcione é necessário que as áreas confiem nele e não o desmoralizem não o aceitan-do. OLHO NU recebeu no mês passado carta de naturista filiado à Associação Naturista de Abricó, no Rio de Janeiro, que se sentiu constran-gido com comen-tários depreciati-vos a respeito de seu Passaporte e da maneira em que ele acredita como é concedi-do, oriundos de um integrante da SONATA, associação naturista da praia de Tambaba. O dono do bar afirmou que não havia critérios confiáveis para concessão dos passaportes (leia a carta de Eduardo Velazquez do dia 5 de agosto de 2004, com o título "Notícias (estranhas) da Paraíba" em Cartas dos leitores).

Se em menos de um ano de criação o Passaporte sofre desconfiança, o que será do futuro dele? Questionada, até hoje a SONATA não se pronunciou sobre o incidente.

Habeas Corpus

A intolerância tem levado os que se sentem prejudicados a procurar por seus direitos por outras vias, não às do diálogo, já que esse não existe. Neste ano de 2004, uma associação gay da Bahia conseguiu Liminar na Justiça cassando a proibição da entrada de homens desacompa-nhados de mulheres na praia de Massarandupió. Mais recentemen-te, um homem de Santa Catarina, conseguiu Habeas Corpus para ter o direito de freqüentar toda a extensão da Praia do Pinho, só ou acompanhado, extensivo a seus amigos de qualquer sexo (O número do processo é 005.03.015112-5. Comarca Balneário Camboriú/SC).

O problema do recurso às vias judiciárias é que nem sempre o Juiz entende o espírito do Naturismo e faz as concessões aos olhos estritos da Lei. No caso relatado acima, além de ter o direito de entrar "solteiro" na área reservada aos casais, foi estabelecido que ele e seus amigos poderão ficar nus ou vestidos, como quiserem. Isso é uma temeridade.

Imagine se mais casos tivermos como esse. Poderá representar o fim das praias naturistas, pois muito provavelmente se encherão de curiosos vestidos, na maioria homens, em busca da visão de mulheres nuas. Isso poderá ocorrer porque as associações de praia ainda não compreenderam que está na hora de mudar. Está na hora de fazerem concessões voluntariamente e não de serem obrigadas a isso, pois nem sempre o que é imposto é o desejável. É preciso ter jogo de cintura.

*natpedro@

Professor, solteiro e naturista

[pic]

VERÃO 2005 – ABERTA A TEMPORADA NA PRAIA DE BARRA SECA!

  

FERIADÃO DE 7 DE SETEMBRO TERÁ ENCONTRO ENTRE OS MINEIROS, DA NATMG, E OS CAPIXABAS, DA NATES

Neste final de semana será aberta a temporada Verão-2005 na Praia de Barra Seca, Linhares, ES.

Ainda há tempo para você comparecer e aproveitar o calor de 30º que está fazendo nas praias capixabas. E o que é melhor: fazer amigos e curtir o Naturismo com toda a tranqüilidade.

Vários casais já reservaram hospedagem nas pousadas próximas à Barra Seca para aproveitar o feriadão de 7 de setembro, que será prolongado até o dia 08.09, devido ao feriado de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade.

 

NATURISMO: ABRACE ESSA IDÉIA!

 

(enviado por Maria Luzia de Almeida)

marialuziaegilson@.br

[pic]

E como diz o anúncio:

Usar Levi's é tão confortável como não usar nada

[pic]

-----------------------

O grupo presente ao 29º Congresso naturista Internacional preparando-se para a foto oficial.

Eduardo e Sérgio os NATPersonagens do mês.

O Naturismo precisa ser construído dia a dia, tijolo por tijolo..

O grupo "natural" teve a presença da Sra. Cristinne, (com o crachá na gargantilha).  De braços cruzados, a jovem esposa do presidente da FEN (Espanha), Ismael Rodrigo.   Uma comunhão de gerações para o futuro do Naturismo. [pic][?]%-.012ÀÁ

÷óá̺

Parte da delegação brasileira em frente ao quiosque Copacabana, numa praia de Rovinij, próximo ao clube Valalta. Vanderlei Castresano é o que está com a toalha sobre o ombro.

Da direita para a esquerda: Wolfgang Weinreich (presidente da INF), Crecz Vovic (secretário de turismo da Croácia) e Tanja Malic (diretora do clube Valalta) na mesa diretora do congresso.

Wolfgang Weinreich recebendo de Laurindo Correia (ao centro, representante de Portugal) uma placa comemorativa.  Ao lado de WW está a Sra. Cristinne Lecocq, esposa do fundador da INF, Albert Lecocq.  Ele, já falecido há anos, foi homenageado no aniversário de 50 anos da INF e ela tem hoje mais de 80 anos (não divulgada a cifra exata).  As duas jovens à direita são tradutoras do evento.

Em primeiro plano, Lili e Catarina, esposas de Elias e João Batista, e na mesa em segundo plano, Regina+ Vanderlei (à dir) e Affonso+ Miriam Alles

Em 7 de julho de 2004, o presidente da associação ADDAN percorreu mais de 130 km, de bicicleta e a pé, por Barcelona, inteiramente nu, avaliando o respeito e a tolerância desta cidade em relação à nudez.

Barra Seca- ES

Praia do Pinho, a praia pioneira na retomada do naturismo brasileiro na década de 80.

Praia de Olho Boi, no município de Armação de Búzios, RJ.

Por onde andam as mulheres atuantes do naturismo brasileiro ?

Praia do Abricó, no Rio de Janeiro. A quantidade de homens sempre é muito superior à de mulheres, porém existe grande presença de jovens.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download