Alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com



Primeira experiência pedagógica

Deborah Silva De Angelis

deborah.angelis@usp.br

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduanda do curso de Pedagogia – Licenciatura Plena

Resumo

Este depoimento relata a experiência de estágio da aluna no Colégio Dante Alighieri para a disciplina Metodologia e fundamentos da alfabetização em países de língua oficial portuguesa: uma introdução.

Palavras-chave: estágio, lusofonia, substantivo, adjetivo

Depoimento :

No primeiro momento, o estágio foi discutido em sala de aula onde a professora Nilce da Silva deu início às orientações desde como deveriamos nos organizariamos fazendo o plano de aula até quando estipulando as datasem que deveríamos realizá-lo.

O dia 25 de agosto de 2011, Dia do Soldado, foi dedicado à preparação da aula que aplicaríamos no estágio. A princípio houve a exposição da professora Nilce da Silva de como preparar uma aula, partindo de um modelo que foi entregue e utilizado como base. Logo após, começamos a trabalhar na elaboração e preparação da aula contando sempre com o auxílio da professora Nilce, com o plano feito era hora de colocar a “mão na massa”.

A aula elaborada destinava-se a alunos do 3º ano do ensino fundamental. Eram alunos que permanecem tempo integral na escola. Por isso, optei por fazer uma aula mais lúdica. O horário que fui autorizada para aplicar a aula, foi o horário entre o final do 1º período desses alunos e o começo do próximo, ou seja, eu era responsável por esses alunos do meio dia e trinca e cinco às trezes horas.

No primeiro dia, apresentei o trabalho para os alunos, contei que iríamos conhecer um pouco do mundo lusófono. Eles não demonstraram muito interesse. perguntei quem conhecia esse termo (lusófono) e nenhum deles respondeu, perguntei se eles conheciam outros país que falava português e a maioria respondeu Portugal, exceto um aluno que respondeu “Angola professora, eu vi em um livro na biblioteca!”. Então comecei a explicar que o português é o idioma oficial em oito países. Nesse momento os alunos começaram a demonstrar mais interesse tanto na “aula” como nos países que também falam português. Como o tempo era curto, prometi que voltaria no dia seguinte e que conheceríamos todos esses países.

Para o segundo dia, levei um mapa-mundi onde os países lusófonos estavam sinalizados, depois falei um pouquinho de cada país, mostrei suas bandeiras e contei para os alunos como era chamado quem nascia em cada país, expliquei que isso era adjetivo pátrio e que no próximo encontro edefiniria melhor e faríamos uma brincadeira. Expliquei, também, porém brevemente, sobre o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa e sua importância.

No terceiro dia, escrevi em uma lousa o nome de todos os países e na outra todos os adjetivos pátrios. Mostrei para os alunos a diferença entre substantivo e adjetivo e pedi mais exemplos dos mesmos. Quando não sabiam responder a nacionalidade eu procurava na internet. Assim pudemos encher uma lousa com nome de países e outras com adjetivos pátrios, pedi aos alunos que se dividissem em dois grupos para fazermos uma brincadeira, o grupo um escolhia um país e o grupo dois deveria achar seu adjetivo pátrio, as crianças demonstraram contentamento e acharam graça em alguns dos adjetivos.

Os dois últimos dias foram dedicados a brincadeiras. No primeiro dia, levei para a classe um caça-palavras gigante, com dezesseis palavras para serem encontradas, assim cada aluno deveria encontrar uma. Eles se dividiram novamente em dois grupos, e com a ajuda dos respectivos grupos, um a um foram encontrado as palavras, cada grupo anotou as palavras que encontraram e me entregaram para usarmos no dia seguinte. No último dia, os alunos formaram frases com as palavras que foram entregues no dia anterior e depois sublinharam os adjetivos e circularam os substantivos.

Acredito que a experiência desse estágio me engrandeceu como profissional, pois enfrentei algumas dificuldades como a falta de tempo e, às vezes, a falta de interesse das crianças, fazendo com que eu tivesse que rever várias e várias vezes, a maneira de falar e agir com as crianças, algo que sempre levarei comigo; assim como pude experimentar a sensação de reconhecimento que tive desses alunos, tornando a experiência muito gratificante para mim, tanto como profissional como pessoal.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download