RÁDIO EDUCATIVA UNIJUÍ - FM 106



Rádio Educativa UNIJUÍ FM – 106.9

Diretor: Elano Beckmann

Coordenador Operacional de Radiodifusão: João Carlos Cazali

Conselho Superior: Elano Beckmann (Presidente), Lori Maria Frantz, Marcio da Silva Granez, Márcia Regina de Almeida e Luana de Oliveira Costa

“O rádio é a escola dos que não têm escola,

é o jornal de quem não sabe ler,

é o mestre de quem não pode ir à escola,

é o divertimento gratuito do pobre,

é o animador de novas esperanças,

o consolador dos enfermos e o guia dos sãos”.

(Edgard Roquette-Pinto)

Operando na frequência 106.9 MHZ, a Rádio Educativa UNIJUÍ FM reafirmou em 2012 o compromisso com o jornalismo de qualidade e uma seleção musical que contempla diferentes gêneros e estilos. Com dezessete horas de programação ao vivo, transmite dos estúdios instalados no Campus da UNIJUÍ, em Ijuí/RS, “ideias que tocam” no âmbito da diversidade, pesquisa e interatividade. O desafio de atender ao ouvinte foi mais uma vez cumprido, priorizando cultura, cidadania, educacão, saúde, meio ambiente, inclusão e sociedade.

O jornalismo plural e reflexivo esteve em destaque nos programas do gênero – Estação Brasil Notícias, Plural e Ambiente Vivo –, através da apresentação de fatos e acontecimentos destaques no cenário nacional, estadual e local, e em coberturas de atividades institucionais, de forma a inserir a universidade e suas ações no dia a dia do ouvinte. A UNIJUÍ FM consolidou ainda mais a sua marca estando presente como veículo de comunicação atuante junto à sociedade, com foco no ouvinte e reforçando a ideia da instantaneidade e interatividade com seu público-alvo.

A produção e cobertura jornalística da emissora dedicaram-se à construção e preservação da identidade local. Por isso, ganharam destaque eventos como a 20ª Feira do Livro de Ijuí, 23ª Feira do Livro Infantil do Sesc, Eleições Municipais e ExpoIjuí/Fenadi. As equipes técnica e de jornalismo estiveram presentes nos acontecimentos levando aos ouvintes informações, análises e contextualizações através de programas especiais, programetes, boletins e entrevistas. Ao longo do ano, ainda trouxe para debate junto à comunidade, temas relacionados ao Dia Internacional da Mulher e entrevistas com mulheres que marcaram a história e a socidade ijuiense; e o Fórum Internacional de Gestão Ambiental, com a participação de repórter ao vivo e inserções na grade da emissora.

Das atividades desenvolvidas durante o ano pela universidade, a UNIJUÍ FM esteve presente na 10ª edição do Vida no Campus, evento promovido pelo Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física em parceria com o Diretório Central dos Estudantes; nos eventos Sou Universitário e Volta às Aulas, em que foram recepcionados dez mil alunos; Saca Dúvidas, que orientou profissionalmente mais de três mil alunos do Ensino Médio; Vestibular de Inverno 2012 e Verão 2013; entre outras.

A emissora foi responsável pela promoção da 4ª edição do Domingo no Campus, destacando lazer e conscientização ambiental, com atividades desenvolvidas pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, pelos cursos de Medicina Veterinária, Nutrição, Educação Física, Direito, Física e entidades do município. Também promoveu a segunda edição do Festival de Música da UNIJUÍ FM, nesta edição em parceria com a FM Cultura, de Porto Alegre, veiculando as canções que passaram pela triagem da etapa estadual da 4ª edição do Festival de Música da ARPUB.

A série Vozes dos Novos Imigrantes, parceria com a Rádio Nederland Wereldomroep, da Holanda, foi destaque durante o ano em relação às produções externas que complementaram a produção local. Composta de dez episódios foi ao ar aos sábados, às 7h30, de setembro a novembro, trazendo o sonho de alguns estrangeiros em construir um futuro melhor no Brasil, graças ao crescimento econômico.

A seleção musical diferenciada destacou a música popular brasileira, também valorizando outros gêneros como o rock’n roll, o blues, o instrumental e a música latina. No acervo geral da rádio foram acrescentadas cerca de 1.800 músicas em 2012, entre novidades e pesquisas para os programas da grade.

Em se tratando da programação da rádio, esta sofreu poucas alterações em 2012. O Chá das Cinco saiu do ar, o que possibilitou trinta minutos a mais de espaço para o Coletivo 106, que atualmente vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 17h30 às 19h.

As redes sociais – Facebook, Twitter, MSN – serviram em 2012 como ferramenta estratégica para aprimorar a relação da UNIJUÍ FM com os ouvintes. Além da interatividade quanto aos pedidos musicais, sugestões, críticas e elogios, as mídias sociais tiveram papel fundamental na divulgação da programação da emissora, em se tratando de programas e seus respectivos conteúdos. O site da UNIJUÍ FM ganhou novas possibilidades com a disponibilização de recursos de áudio dos programas Rock às Pampas, Ambiente Vivo e Encontro Casual, além dos programetes Toque Cinemeiro e Toque Literário. Matérias que foram destaque nos programas jornalísticos diários também passaram a ser disponibilizadas no site. Da mesma forma, a publicação de uma coluna semanal, nos jornais Hora H e Classificadão, teve continuidade, consolidando-se como um meio de divulgação das atividades da rádio.

Incentivando a formação de profissionais através do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, a emissora proporcionou a união entre teoria e prática através de estágio supervisionado. Desta forma, estudantes vinculados à emissora através do CIEE, tiveram a oportunidade de desenvolver boletins, entrevistas, textos com linguagem radiofônica e construção de spots. Também foram priorizadas técnicas de entonação da voz, postura diante do microfone e dinâmica com o público para participações ao vivo na programação. Pela primeira vez, a emissora também contou em 2012 com um estagiário do convênio Jovem Aprendiz. Em sintonia com a Lei da Aprendizagem e através de uma parceria da Unijuí com o Senac, foram trabalhadas técnicas administrativas, relações interpessoais, atendimento ao público e funções na área da informação, como a atualização do site.

Contemplando a proposta da Associação das Rádios Públicas do Brasil, que compactua com os objetivos das emissoras de caráter educativo, a UNIJUÍ participou no final de 2012 de reunião em Porto Alegre para debater a criação de uma Rede Nacional de Rádios, a fim de facilitar a veiculação de alguns programas e coberturas. Estiveram presentes, também, representantes de emissoras do Paraná e de Santa Catarina. A captação de recursos via apoio cultural, a veiculação de materiais educativos e culturais e a aposta de aliar criatividade e informação à publicidade radiofônica completam as atuações. Em se tratando da veiculação de materiais especiais criados pela UNIJUÍ FM, destaque para os spots de prevenção e conscientização no trânsito e prevenção à dengue; e os programetes que já são tradicionais na programação da emissora, como o Toque Cinemeiro, com dicas de cinema; Toque Literário, com dicas de literatura; Ações Sustentáveis, com dicas sobre o meio ambiente; e o Bicho Companheiro, produzido com apoio do curso de Medicina Veterinária.

Destaque para as homenagens prestadas à Rádio Educativa UNIJUÍ FM durante 2012. A emissora foi reconhecida pela importância e participação na construção dos 90 anos da Imasa, e pela contribuição e comprometimento na divulgação dos projetos da 23ª Subseção da OAB em Ijuí.

Programação

Programas Jornalísticos

Estação Brasil – Assim como em 2011, neste ano o programa seguiu a linha editorial estabelecida. No ar de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h, o Estação Brasil veicula na primeira hora notícias gerais, que disponibilizam ao público ouvinte informações locais e regionais, com a denominação de Estação Brasil Notícias. O formato mantém a interação entre informações, previsão do tempo, notícias da universidade e Música Popular Brasileira, priorizando acontecimentos locais e enfatizando a cobertura da equipe da UNIJUÍ FM nos principais eventos do município em 2012, como os festivais de música promovidos pelo Poder Público, as Eleições Municipais, a ExpoIjuí/Fenadi, a Feira do Livro e os eventos da UNIJUÍ como um todo. A partir das 8h, o programa dedica-se à MPB, da versão clássica a roupagens contemporâneas do gênero. O programa ainda traz informações sobre música. Em 2012 a novidade ficou por conta da veiculação das manchetes do Jornal da Manhã, jornal impresso de Ijuí, que através de uma parceira com a Rádio, beneficia os ouvintes da 106.9 com os assuntos tratados nas edições de terça à sexta-feira do periódico.

Plural – O Plural seguiu em 2012 apresentando uma diversidade de temas e pautas, tal qual a editoria do programa propõe. Neste espaço a UNIJUÍ FM enfatiza pautas relacionadas à cidadania, direitos humanos, educação, saúde, meio ambiente, política e cultura. Em 2012, o espaço dedicado às produções de notícias locais foi ampliado, atendendo a uma demanda identificada pela direção e tendo boa receptividade dos ouvintes. Além de notícias, o programa mantém a apresentação de uma seleção especial de músicas, que se configura como o diferencial do programa, além da veiculação do formato de entrevistas. As notícias da universidade seguem tendo destaque na programação jornalística da 106.9. O programa mantém, ainda, uma edição especial veiculada nos domingos pela manhã, apresentando ao ouvinte as pautas que foram destaque ao longo da semana na programação jornalística da UNIJUI FM. O Plural tem produção e veiculação de segunda à sexta-feira, das 12h às 13h, e aos domingos das 7h às 7h30.

Ambiente Vivo – Com produção semanal, veiculado aos sábados e com reprise aos domingos, o Ambiente Vivo é um dos programas mais tradicionais da UNIJUÍ FM. Em 2012 trouxe temas e assuntos locais, além de debater informações que repercutiram nacional e internacionalmente. As principais fontes do programa são entidades locais que têm políticas voltadas à preservação ambiental como Agenda 21, Aipan, AAAI, Rede de Proteção aos Primatas, Secretaria de Meio Ambiente, Acata, Cisa, Consema, APV, Comitê da Bacia do Rio Ijuí e pessoas que, de forma independente, realizam ações em prol da natureza. Além disso, o programa utiliza-se de pautas de grandes meios de comunicação como o G1, Folha de São Paulo, Radio Agência Nacional, entre outros meios que veiculam notícias relevantes para todo o País e que possam ser adaptadas à realidade local. O programa tem em seu roteiro de três a quatro notas informativas variadas, além de uma entrevista longa ou duas curtas com pessoas responsáveis por algum setor influente no quesito meio ambiente ou com atitudes voltadas ao tema. A principal intenção do programa é informar e noticiar para provocar uma ação positiva frente ao meio ambiente.

Musicais

Direção & Arte – No ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, o Direção e Arte continuou em 2012 levando música e cultura aos ouvintes da UNIJUÍ FM. A seleção musical contempla sucessos do pop/rock nacional e internacional, MPB e reggae, cerca de 40 sucessos por manhã. Informações culturais sobre músicos, shows, festivais, cinema, literatura, arte, novas tecnologias, teatro e espetáculos são alguns dos temas abordados, no âmbito local, estadual, nacional e internacional. A cada meia hora, duas informações são repassadas aos ouvintes, que também possuem espaço para contribuir com sugestões e dicas culturais. Em 2012, o Direção e Arte investiu na comunicação com os ouvintes por telefone e redes sociais, atendendo a pedidos musicais, sugestões de pautas e a interatividade da pergunta do dia, que oferece prêmios na programação da emissora. Também abriu espaço para a participação ao vivo da equipe de jornalismo durante a cobertura de eventos, como a Feira do Livro e o Profissional do Futuro. Passou a dar destaque às atividades culturais realizadas no município, com a participação de algumas entidades, como Sesc, Fundação Cultural de Ijuí e Poder Público. O programa também veicula dicas de literatura e cinema, através dos programetes Toque Literário e Toque Cinemeiro, com obras clássicas e de maior sucesso de público. Aos sábados, o programa tem seu horário reduzido em uma hora, priorizando canções nacionais do gênero MPB e pop/rock, informações sobre os músicos e shows que compõem a programação do dia, além de informações da cultura local. Também mantém o Toque Literário e o Toque Cinemeiro, com a dica de filme em cartaz no Cine Cisne, de Santo Ângelo.

Eletro Onda – O ano de 2012 foi novamente fértil em termos de novidades musicais e interação com os ouvintes no Eletro Onda, programa que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 15h30, na grade de programação da UNIJUÍ FM. Foram adicionadas cerca de 420 músicas novas no programa, com destaque para Green Day, Handsome Poets, Eagle Eye Cherry, The Wallflowers, Red Hot Chilli Peppers, Aerosmith, The Shins, The Decemberists, The Kooks, Muse, Walter Schreifles, Hallestorm, Two Doors Cinema Club, Pony Pony Run Run, Lifehouse, Madness, Scouting  For Girls, Match Box Twenty, Smash Mouth, Minus The Bear, entre outras. Além de novos lançamentos nacionais como Capital Inicial, Nando Reis, Maria Rita, Adriana Calcanhoto, Cidade Negra, Tanlan, Resgate, Jota Quest, Publica, Vera Loca e Rita Lee.

Rádio Ideia – O programa manteve a proposta de aliar música à informação. O Rádio Ideia vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 15h30 às 17h30, apresentando seleção musical baseada no pop/rock, rock e reggae. Seguindo o formato adotado pela emissora em toda a sua grade de programação, o programa conta com notícias atualizadas a cada meia hora. Também abriga os quadros Toque Cinemeiro, Toque Literário e Bicho Companheiro. Os ouvintes têm a possibilidade de interagir na programação via MSN, Twitter, Facebook, Site da Unijui FM, mensagem de texto e ligação para o estúdio. 

Coletivo 106 – Com o fim do programa “Chá das 5”, em 2012 o Coletivo 106 ganhou mais meia hora, alterando seu formato para 90 minutos de duração, de segunda à sexta-feira, das 17h30 às 19h. Prioriza uma seleção musical que varia dos clássicos aos hits da atualidade, além da interatividade com os ouvintes e acadêmicos da universidade. Levando em conta que, no horário de veiculação do programa, muitos estudantes estão no caminho para a universidade, as informações vão ao encontro do interesse desse público. Outra novidade é o espaço aberto todas as quintas-feiras, às 18h45, para o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, onde o colaborador Daniel Baggio traz alunos intercambistas que relatam suas experiências fora do país.

Boa Noite Blues – Programa segmentado que apresenta os gêneros musicais blues e jazz, desde as novidades até os clássicos, além das variações e influências desses gêneros musicais em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 20h às 21h. No acervo musical desses gêneros, em 2012 foram acrescentadas cerca de 450 músicas, entre pesquisas musicais e novidades na produção do programa.

Bicho Papão – Programa que detém grande índice de audiência, o Bicho Papão manteve em 2012 seu perfil voltado ao público jovem, com seleções musicais centradas no rock e pop/rock. O programa manteve como atrações notícias do mundo da música e entrevistas com bandas, valorizando artistas de Ijuí e região, além de grupos que passam pelo município para shows. Durante o programa é priorizada a interatividade com os ouvintes através de pedidos musicais por telefone e redes sociais. O programa vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 21h às 23h. Em 2012, foram destaque nas ondas do Bicho Papão, as bandas: Hangar (Porto Alegre), Excellence (Ijuí), Iron Maiden Cover (Cruz Alta), Black Cat Blues (São Valentin do Sul), Identidade (Porto Alegre), Intoleráveis (Santo Ângelo), Impublicáveis (Ijuí), The Elefantes (Ijuí), Parada Obrigatória (Ijuí), Favela Chic (Ijuí), Infrene (Ijuí), Marcondes e a Função (Ijuí), entre outras.

Hora do Rock – O programa que fecha a programação diária da UNIJUÍ FM, de segunda à sexta-feira, das 23h às 24h, dedica-se ao rock’n roll. A Hora do Rock destaca as bandas que hoje são consideradas clássicas, além de lançamentos do gênero, tanto nacionais quanto internacionais. O programa também traz informações sobre bandas, artistas e músicas, com histórias, curiosidades e fatos que envolvam este ritmo em especial.

Especiais

Hora do Recreio – Este programa é dedicado aos estudantes do Ensino Médio. A proposta do Hora do Recreio 2012 foi a de promover uma competição de conhecimentos entre as escolas participantes, num total de 15 educandários de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe e Coronel Barros. A disputa teve início no primeiro semestre, com a primeira fase da competição. A equipe do programa manteve as visitas às escolas, às quartas-feiras pela manhã, quando realizava a divulgação do programa e o convite oficial aos alunos. À tarde as escolas eram representadas por grupos de estudantes, no programa ao vivo, das 16h30 às 17h30. Além do bate-papo sobre assuntos relacionados à rotina na escola e as músicas escolhidas, estudantes respondiam seis questões sobre as disciplinas estudadas em sala de aula. As questões eram sorteadas de uma urna e respondidas ao vivo. Questões certas rendiam pontos à escola. Em caso de erro ou dos estudantes não saberem a resposta, abria-se a possibilidade para que os ouvintes participassem, via telefone, MSN ou Twitter, destinando pontos à sua escola preferida (estando ela no estúdio naquele momento, ou não). Ao final do primeiro semestre a Rádio finalizou a soma dos pontos acumulados pelas escolas e divulgou um ranking. Com a chegada do período de férias escolares, o programa também entrou em recesso, e no começo de agosto deu início à segunda fase da competição. A proposta do segundo semestre foi de promover a disputa dos estudantes nos estúdios. Para isso, todas as quartas-feiras à tarde, duas escolas se enfrentavam ao vivo nos estúdios. Enquanto isso, a equipe do Hora do Recreio voltou a fazer visitas às escolas, desta vez percorrendo dois educandários por semana, às terças e quartas-feiras. Após oito programas, em que as 15 escolas se enfrentaram, um novo ranking foi divulgado. A partir do resultado, as três escolas com maior pontuação – Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão) e Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) – se credenciaram a receber a premiação da UNIJUÍ FM. Os depoimentos dos alunos que participaram do Hora do Recreio 2012 ressaltaram o sucesso do programação, com destaque para os momentos de interação e integração.

Adesivo 106 – Em 2012 o programa Adesivo 106 manteve a proposta de oferecer aos ouvintes uma opção de qualidade, com comunicação ao vivo nos sábados, das 13h30 às 17h. Com uma programação diferenciada, o Adesivo 106 logo atraiu ouvintes de diversas idades devido ao fluxo de interatividade que se dá através de mensagens de texto via celular, ligações para o telefone convencional, MSN, Facebook e Twitter. Com uma seleção musical jovem, o programa conta com quadros interativos como a Sequência do Ouvinte (a sequência musical é feita pelos ouvintes), Desafio do Adesivo (um game onde o ouvinte responde o nome das músicas que rodaram em vinte segundos, se acertar fatura prêmios) e Pop Hot (a cada meia hora uma música que está em destaque no cenário pop, com informações e curiosidades).

Som Imaginário – A UNIJUÍ FM manteve em sua programação o espaço destinado à música instrumental brasileira. O programa apresenta semanalmente uma pesquisa musical trazendo novidades, ícones do gênero, notícias e curiosidades relacionadas a grupos e artistas de todas as décadas, em vários estilos. O programa vai ao ar aos sábados das 12h às 12h30, e no ano de 2012 foram acrescentadas ao arquivo musical cerca de 170 músicas.

Encontro Casual – O programa que vai ao ar aos sábados às 10h, novamente ouviu palestrantes, professores, artistas, escritores que estiveram em Ijuí participando de eventos promovidos pela Unijuí, e outras entidades e instituições. Os entrevistados, além de falar sobre os assuntos ligados a suas áreas de atuação, fizeram a seleção musical do programa. Destaque para as entrevistas com os palestrantes e professores Airton Dória, Clemente Herrero (Espanha), Félix Temporetti (Argentina), Genésio Airton Körbes (São Paulo) e José Aranha (Rio de Janeiro). Foram em torno de trinta entrevistas e mais de quarenta entrevistados ao longo de 2012.

Direto do Forno – Dedicado às novidades do mundo da música, o Direto do Forno seguiu em 2012, levando ao ouvinte da 106.9, o que há de melhor em termos de qualidade musical e de acordo com a política editorial da Rádio Educativa UNIJUÍ FM. Em 2012 foram 43 destaques, de março a dezembro. O programa tem como objetivo divulgar lançamentos da música, dos mais diversos gêneros, tocando na íntegra os novos álbuns, comentado informações sobre a história de artista/banda e a produção do disco. O programa tem duração de uma hora e vai ao ar aos sábados, às 18h, sendo reprisado, em horário alternativo, no domingo, às 19h.

Rock às Pampas – Dedicado ao rock produzido no Rio Grande do Sul, o Rock às Pampas destaca semanalmente bandas do estado através de entrevistas exclusivas. O programa ainda conta com uma seleção musical variada e notícias sobre as bandas do Rio Grande do Sul. É veiculado aos domingos, das 18h às 19h.

Colaborações

Gestão Social e Cidadania – Com coordenação do professor Dr. Sérgio Luís Allebrandt e orientação da professora Ma. Marcia Formentini, o programa GSC vai ao ar aos sábados, às 8h, divulgando informações sobre espaços sociais de discussão e problematização de temas como cidadania, participação, gestão social e políticas públicas. O programa é produzido por alunos bolsistas de extensão e de pesquisa de graduação, com apoio de bolsistas mestrandos em Desenvolvimento. Ao longo de 2012, 40 programas foram ao ar na UNIJUÍ FM, todos eles disponibilizados para consulta e download no Portal GSC (projetos.unijui.edu.br/cidadania). A partir do segundo semestre de 2012 foram produzidos 12 programetes de 2 minutos com temas relacionados à gestão pública e à gestão social, com ênfase no controle social, que são inseridos na programação da Rádio Unijuí FM. O GSC-Rádio faz parte do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania, alocado ao DACEC, integrando a Rede de Pesquisadores em Gestão Social, da qual participam sete universidades brasileiras e três estrangeiras, com apoio da CAPES até 2014. No Projeto atuaram em 2012 quatro docentes e seis bolsistas.

Rock’n’roll Gold Mine – O programa, além da cultura musical, em 2012 procurou informar aos ouvintes sobre temas variados relacionados ao mundo da música, contando a história dos grandes festivais dos anos 60, shows de ícones do rock que se apresentaram no Brasil, além de um trabalho de pesquisa sobre a vida e atividades das bandas. O Rock´n´roll Goldmine é um programa alternativo ao ouvinte e não tem a intenção de competir com as bandas tradicionais, mas sim acrescentar e ampliar o conhecimento musical dos ouvintes. De forma consciente o Rock n´ roll Goldmine faz o inverso: ao invés de acompanhar a modernidade, volta às origens do rock e resgata do fundo do baú as preciosidades que estavam escondidas do grande público, preservando a memória do rock’n´roll. Foram 48 programas apresentados em 2012, com destaque para as bandas Ten Years After, Nutz, Tarbaby, Incredible Hog, Chariot, Go Graal Blues Band, Leaf Hound, Bonn Scott & Fraternity e Taste. Além disso, o programa apresentou um superespecial "Teclados no Rock", no qual destacou bandas que usavam em abundância esse instrumento. Ainda foram produzidos especiais destacando os shows realizados em Porto Alegre em 2012, como Robert Plant, cujo áudio foi captado ao vivo direto do show e apresentado no programa.

Roda Gigante – O Roda Gigante, que há sete anos integra a programação da UNIJUI FM, é um programa voltado ao público infantil e tem o intuito de formar ouvintes de rádio e veicular conteúdos da cultura para a infância. O mesmo faz parte do Subprojeto de Extensão Acadêmica Linguagens em Movimento, atualmente integrado ao Projeto Pedagogia: espaços e desafios de saberes e fazeres, do atual Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí. O Linguagens em Movimento tem por objetivo a formação de leitores e a promoção do livro e, neste ano, colaborou na realização de eventos que envolveram a comunidade interna e externa, com contação de histórias, gravação com crianças e participação de normalistas e acadêmicas. Foram veiculados 52 programas com músicas, histórias, textos folclóricos, curiosidades, entrevistas, dicas de livros, filmes e sites. Dentre as histórias veiculadas no Roda Gigante destacam-se aquelas que foram vencedoras do prêmio Roquete Pinto, promoção da ARPUB, com apoio da Petrobrás e Ministério da Cultura. O Roda Gigante é um programa semanal, veiculado todos os sábados, das 13h às 13h15, sendo produzido e apresentado pela coordenadora do subprojeto, professora Lídia Inês Allebrandt, com a colaboração das acadêmicas de Pedagogia Katiele da Rosa Oliveira, bolsista PIBEX, e, mais recentemente de Letícia Krüger de Córdova, bolsista PIBEX do subprojeto Elas estão no Ensino Fundamental e na Educação Infantil: conversas com quem ensina Ciências da Natureza, e que traz curiosidades de várias áreas do conhecimento. O programa conta com a edição técnica de Gilmar Laurindo.

Comunicação Social Clube – O Comunicação Social Clube é um projeto pedagógico do Curso de Comunicação Social da Unijuí, desenvolvido há 11 anos com o apoio da UNIJUÍ FM. O programa vai ao ar aos sábados, das 17h às 18h. A proposta do CSC é contribuir para que os alunos do Curso de Comunicação Social possam ter uma vivência da prática radiofônica para além da sala de aula, exercitando atividades de produção, locução, pesquisa musical e edição semanalmente. Embora não seja feito ao vivo, o CSC propicia aos alunos o conhecimento completo sobre os requisitos necessários para a manutenção de um programa na grade da emissora. Durante o ano de 2012 o CSC, sob a orientação da Profª Vera Raddatz, foi produzido e gravado às terças-feiras pelos seguintes alunos: Bruna Aparecida Dal Piáz Danelli, Talita Mazzola, João Pedro Van Der Sand, com participações de Jaqueline Lopes dos Santos, José Valduga, Patrícia Laura Kuhn e Vanessa Bruissma. O programa recebeu contribuições importantes também da Usina de Ideias, por meio da aluna Araciele Ketzer, que produz e faz a locução do programete da Usina, a Agência Experimental do Curso. Foram veiculados 52 programas no ano, sendo que nos meses de janeiro e fevereiro, quando ocorrem as férias prolongadas, os programas são uma seleção musical especial, com produção de outros conteúdos no período de março a dezembro.

Papo Cidadão – Criado em 2010, o programete Papo Cidadão faz parte do projeto de extensão Cidadania para Todos, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, e tem coordenação do professor Joaquim Henrique Gatto. A proposta do projeto, através da criação do programete, é a de prestar esclarecimentos aos cidadãos quanto às dúvidas sobre temas enfrentados no dia a dia, informando-os quanto aos seus direitos e deveres. Estiveram envolvidos na produção do programete Papo Cidadão, em 2012, o professor Joaquim, a aluna bolsista Araciele Ketzer e a aluna voluntária Marizandra Rutilli, com edição de Gilmar Laurindo. O grupo produziu 34 entrevistas, veiculadas às segundas-feiras, às 12h50min, durante o Plural. Neste ano, as Rádios Comunitárias de Alegria e de Chiapetta também passaram a veicular o programete. As pautas dos programetes, em 2012, estiveram relacionadas à ecologia política e autopoiese, violência contra a mulher, educação no trânsito, jornalismo cidadão, controle da administração pública, lei de acesso à informação, direito do trabalho, leitura e cidadania, os desafios do Ministério Público para promover os direitos sociais, conceito jurídico da família, política e cidadania, direito à saúde, juizados especiais criminais, porte de armas, violência e cidadania, direito dos idosos e deficientes, bolsa família, homofobia, mídias sociais, finanças, economia solidária, justiça restaurativa, tradicionalismo, cinema e cidadania, direitos humanos, democracia, planos de saúde, feira do livro, multiculturalismo e direitos humanos, conciliação de conflitos, cultura afro-brasileira e acesso à justiça e à mediação.

Área Técnica

A área técnica seguiu em 2012 mantendo a UNIJUÍ FM 24 horas por dia no ar, primando pela qualidade e o bom funcionamento dos equipamentos, monitorando e fazendo manutenção periódica. Também prestou suporte para as transmissões externas, gravações e produções de materiais a serem veiculados na rádio, e desenvolveu projetos paralelos e demandas externas. Para além das ações de rotina da rádio, destacam-se na atuação da área técnica da UNIJUÍ FM as seguintes atividades:

- Pesquisa musical e veiculação do programa Comunicação Social Clube, dos acadêmicos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ;

- Apoio, gravação e veiculação do programa Roda Gigante, projeto do curso de Pedagogia;

- Apoio, gravação e veiculação do programa Gestão Social e Cidadania, projeto do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC);

- Participação na execução do Festival de Música das Rádios Públicas do Brasil (2ª edição) – Etapa Rio Grande do Sul, promovido em parceria com a FM Cultura de Porto Alegre;

- Auxílio na pesquisa, montagem e gravação de trilhas para a EFA, nas edições do Fest Dance e Noite Artística;

- Gravação de spots para a divulgação do Vestibular de Verão e de Inverno, modalidade EaD, para os diversos Polos da UNIJUÍ;

- Aquisição de um novo HD, para ampliar a capacidade de armazenamento de materiais produzidos pela rádio e para ter um backup (cópias de segurança para os áudios e músicas da rádio);

- Substituição das espumas dos microfones e auxílio na confecção de Flagys (canoplas), para os microfones, nas transmissões externas, melhorando a visibilidade e identificação da rádio diante do entrevistado e público em geral;

- Treinamento, orientação e acompanhamento, quanto à utilização dos equipamentos e softwares dos novos colaboradores e estagiários que passaram a integrar a equipe da rádio.

Promoção de Eventos

O ano de 2012 mais uma vez foi marcado pela realização de eventos pela UNIJUÍ FM como forma de agregar valor e conceituar a imagem da Rádio Educativa. Através de momentos de integração, diversão e entretenimento, a emissora levou aos seus ouvintes a informação, a mobilização e a conscientização. A quarta edição do Domingo no Campus, por exemplo, no dia 27 de maio, abriu espaço para o lazer e a conscientização ambiental. Durante a programação especial foram destacadas atitudes voltadas à preservação ambiental e sustentabilidade em Ijuí e região, bem como a realização de shows, peças teatrais e atividades coordenadas pelos cursos da Unijuí.

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques participou da data com contação de histórias, espaço e materiais para pinturas e desenhos. No espaço destinado aos pets, alunos do curso de Medicina Veterinária esclareceram o público quanto à aplicação de vermífugos e realizaram a distribuição de rações animais. Representantes da Associação de Amigos dos Animais de Ijuí (AAAI) também se fizeram presentes e doaram animais de estimação.

A Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN) distribuiu mudas de plantas e orientou o público sobre a plantação e conservação. Também marcaram presença a equipe da Gambato Mont Blanc, revendedora Citröen, com exposição de automóveis da marca; da Cerélus, que promoveu degustação de produtos naturais; Seiva Pura, que ofereceu erva-mate e água quente para o chimarrão; além dos empreendimentos de Economia Solidária, com a comercialização de produtos caseiros e artesanato.

A Unijuí esteve presente com os cursos de Nutrição, que prestou orientações nutricionais; de Educação Física, através de apresentações de dança da Cia Cadagy; Física, através do projeto “Física para todos”; e Direito, que informou sobre os direitos do cidadão, através do projeto “Cidadania para Todos”. Para animar a edição, as bandas Donques, Os Impublicáveis e Excellence subiram ao palco do Domingo no Campus. Durante todo o domingo repórteres da UNIJUÍ FM levaram ao ouvinte informações ao vivo das atividades realizadas no Campus. Também sorteou prêmios aos presentes, que preencheram cupons para concorrer a brindes.

Para marcar o aniversário de 11 anos da emissora no dia 20 de julho, a promoção Pergunta do Dia, um dos canais de interatividade com o ouvinte, foi especial e sorteou um tablet, cortesia da Centro Sul Informática. A pergunta começou a ser divulgada na quinta-feira, dia 19, à tarde, no programa coletivo 106, e se estendeu até o final da tarde do dia seguinte. No decorrer da promoção, foram divulgadas oito palavras-chaves, distribuídas entre os programas. Para concorrer os ouvintes precisavam informar a palavra-chave juntamente com a resposta correta da pergunta do dia. O sorteio do tablet aconteceu durante a programação do Rádio Ideia, com a participação de 150 concorrentes. O ouvinte Carlos Leandro Pinto recebeu o prêmio da Centro Sul Informática representada pelo proprietário Rodrigo Otonelli Rossato, parceiro da programação especial de aniversário da UNIJUÍ FM. Os 11 anos da emissora foram comemorados com o show da banda gaúcha Vera Loca, promoção realizada em parceria com a casa noturna Estação da Mata. Parte do lucro da bilheteria foi revertido aos projetos da emissora.

Em parceria com o Grupo Socados a UNIJUÍ FM realizou em 4 de agosto a primeira edição de Carros Rebaixados, no Campus de Ijuí, durante a programação do Adesivo 106. O evento contou com a participação de 230 veículos, representantes de Ijuí e região. O diferencial girou em torno do cunho social com a arrecadação de alimentos não perecíveis, posteriormente doados para o Lar da Menina.

Em 2012, a UNIJUÍ FM realizou a segunda edição do Festival de Música das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), em parceria com a FM Cultura de Porto Alegre. Com características diferentes da maioria dos festivais de música tradicionais, o objetivo principal do projeto foi de abrir espaço na programação das rádios públicas, educativas e universitárias brasileiras para a nova produção musical das cinco regiões do país. De 123 canções inscritas, foram selecionadas 30, que foram veiculadas pelas rádios parceiras entre os dias de 18 de julho e 28 de agosto para votação popular. Após esse período, foram selecionadas as 10 finalistas, e em outubro, a comissão julgadora composta por Juarez Fonseca, Gerson Pont e Paulinho Moreira (indicados pela FM Cultura), João Cazali e Oséas Machado (indicados pela Unijuí FM) divulgou as vencedoras do concurso. Foram escolhidas a Melhor Música com Letra (“Temporal”, de Tiago Rubens), Melhor Música Instrumental (“Dia de Jogo”, de Pedro Tagliani), Melhor Intérprete Vocal (Ana Lonardi, com a música “Vento de Agosto”, composição de Fausto Prado e Caetano Silveira), Melhor Intérprete Instrumental (Pedro Tagliani, com “Dia de Jogo”) e Melhor Arranjo (“Temporal”, de Tiago Rubens). Também foi eleita a Melhor Música pelo Voto Popular (“Vento Sul”, de Fernanda dos Santos). O anúncio oficial dos vencedores ocorreu no Palco das Etnias, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em espaço destinado à emissora, durante a programação da ExpoIjuí/Fenadi.

Em novembro, a UNIJUÍ FM também participou como parceira das atividades organizadas pela Coordenadoria Municipal de Trânsito, no encerramento das atividades do projeto “Em Trânsito, Atitudes Mudam Caminhos”. A ação foi desenvolvida na Praça da República, com show de bandas, distribuição de material didático e sorteio de brindes.

Coberturas Jornalísticas

Além de seu papel institucional, em que está a serviço da Universidade para a divulgação de projetos e informações, a Rádio Educativa UNIJUÍ FM consolida-se como um instrumento de comunicação. Presente em atividades de grande relevância no âmbito municipal serviu a comunidade em 2012 através da programação plural e diferenciada, com a democratização de pautas e fontes. A divulgação do factual e das notícias do dia são complementadas a partir de informações que auxiliam o ouvinte a compreender a cidade, o país e o mundo.

A equipe de profissionais da Rádio Educativa UNIJUÍ FM esteve presente em 2012 nos eventos promovidos pela universidade e outros de grande relevância no âmbito municipal. Destaque no ambiente universitário para o Vestibular de Verão e de Inverno, a Volta às Aulas, a Recepção aos Calouros, o Saca Dúvidas, Domingo no Campus, Show de Aniversário da 106.9, o Profissional do Futuro, a Gincana Minha Escola É Dez e o Salão do Conhecimento. Também marcou presença em eventos realizados no município, com a cobertura, por exemplo, da Tec-E-Inova, Fenii, Eleições, ExpoIjuí/Fenadi e Feira do Livro. Repórteres e equipe técnica da emissora levaram aos ouvintes conhecimento, informação, novidade, pluralidade e visão crítica através da cobertura jornalística com entrevistas, opiniões, análises e muita interação com os participantes dos eventos.

Em janeiro, a 10ª edição do Vida no Campus ganhou o acompanhamento da UNIJUÍ FM com cobertura ao vivo nos programas Coletivo 106 e Bicho Papão durante toda a semana, tendo em vista que as atividades ocorreram sempre no turno da noite. A equipe de reportagem da 106.9 circulou entre os participantes das atividades e competições, conversou com os profissionais e acadêmicos que desenvolveram a programação, dando voz à comunidade, desde crianças até a terceira idade. O evento foi realizado pelo Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e promoveu atividades de tirolesa, esporte de orientação, jogos de mesa, caminhada orientada, iniciação ao rapel, além de jogos competitivos de futebol sete, vôlei 4x4 e futevôlei.

Ainda em janeiro, a UNIJUÍ FM acompanhou as principais discussões do Fórum Social Temático, evento ligado ao Fórum Social Mundial, ocorrido em Porto Alegre e região metropolitana. Os debates foram considerados pela sociedade como uma preparação à Conferência das Nações Unidas Rio+20, em junho. O Estação Brasil Notícias e o Plural, programas jornalísticos da emissora, ganharam um reforço de boletins especiais produzidos pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), com apoio da Rádio MEC e Rádio Nacional, destacando detalhes da programação do evento durante uma semana. Também veiculou entrevistas com painelistas e convidados, governantes, pensadores, ativistas, organizações civis e não governamentais.

Um dos momentos mais importantes da Universidade, a volta às aulas e a recepção dos calouros invadiram a programação da UNIJUÍ FM. Na última semana de fevereiro os calouros foram recepcionados através do evento “Sou Universitário” e os demais acadêmicos participaram de mais uma edição do “Volta às Aulas”. Palestras, apresentação da instituição, distribuição de materiais de divulgação, atrações culturais e shows de música fizeram parte da programação. Destaque para a interação com os estudantes, entrevistas com Grupo de Teatro, Banda Decoderes e funcionários da UNIJUÍ.

Uma série de programetes especiais alusivos ao Dia Internacional da Mulher marcou a primeira semana de março. Através de homenagens, os ouvintes puderam conhecer a história de algumas mulheres, que se tornaram eleitoras, estudantes, mães, donas de casa, esposas e profissionais competentes. Intensificando o projeto e exaltando ainda mais a data, no dia 8 de março o Plural veiculou na íntegra a entrevista com as homenageadas. Falaram na 106.9 a ex-reitora da Universidade, Eronita Barcelos, a professora e ex-vereadora Petronilha do Prado, a presidente do Sindicato dos Comerciários e integrante do Fórum Permanente da Mulher, Rosane Simon, e a professora aposentada, Ana Vidal de Oliveira.

No final de março a UNIJUÍ FM realizou pela segunda vez a cobertura do FIGA - Fórum Internacional de Gestão Ambiental, que em 2012 teve como tema principal “Água e Comunicação: Uma Relação Vital”. O evento aconteceu em Porto Alegre, de 21 a 23 de março, em prol da conscientização e do despertar da população para os problemas voltados aos recursos naturais e meio ambiente. A programação da emissora contou com a participação da jornalista Gisele Noll, alimentando os programas Direção e Arte, Plural, Eletro Onda e Rádio Ideia com informações atualizadas, boletins ao vivo e entrevistas com os palestrantes do Fórum.

Nos dias 16 e 17 de maio, a emissora esteve presente nos encontros do Saca Dúvidas da Unijuí. Mais de três mil estudantes do Ensino Médio foram recepcionados nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa a fim de esclarecer dúvidas e receber dicas de profissionais que atuam no âmbito da Universidade. Nas ondas da 106.9 foram veiculadas entrevistas sobre a escolha profissional e o mercado profissional em prol da cidadania e da formação do indivíduo.

A cobertura do Vestibular - edição de Inverno 2012 e de Verão 2013 - ganhou destaque ao vivo na programação dominical da UNIJUÍ FM, nos programas jornalísticos Estação Brasil e Plural que antecederam e sucederam a realização da prova, além da divulgação do listão dos aprovados ao vivo. Realizados no dia 8 de julho e em 2 de dezembro, repórter in loco e âncora em estúdio levaram aos ouvintes informações sobre a movimentação dos estudantes no Campus de Ijuí, as atividades desenvolvidas com pais, familiares e demais acompanhantes, a divulgação dos temas da redação, entrevistas com os estudantes após a prova, bem como a avaliação do evento pela Comissão Organizadora e Vice-Reitoria de Graduação.

A equipe de jornalismo, técnica e de apoio estiveram envolvidas no dia 7 de outubro na cobertura das eleições municipais, em que foram eleitos prefeito, vice e 15 vereadores. A programação especial teve início às 8h do domingo, com entrada ao vivo direto da Delegacia de Polícia, com o balanço de ocorrências das últimas 24 horas, em referência aos registros de crimes eleitorais. Durante todo o dia, equipes de reportagem percorreram as sessões de votação com o maior número de eleitores, na área central e bairros, a fim de registrar o movimento, a apuração de votantes, os principais registros e ocorrências, além de veicular entrevistas com os presidentes de sessões, eleitores e autoridades ligadas à política e Justiça Eleitoral. Também manteve equipe de reportagem de plantão no Cartório Eleitoral, onde foram acompanhadas as denúncias e os registros oficiais, além de entrevistas com autoridades e as respostas às principais dúvidas dos votantes.

A emissora ainda veiculou durante todo o dia programetes especiais sobre o voto como exercício de cidadania, o voto após os 60 anos, quais as atribuições de um prefeito e de um vereador, a nova bancada do Legislativo com o aumento de vereadores, bem como a história das eleições em Ijuí. Como fonte foram ouvidos professores e especialistas em Ciências Políticas e Jurídicas da Unijuí, e fontes ligadas ao Cartório Eleitoral e à história do município. Estagiários do curso de Comunicação Social da Universidade participaram da cobertura das eleições municipais atuando junto à redação no Campus e locuções ao vivo.

A partir das 17h a equipe de jornalismo ganhou reforços para a cobertura da apuração dos votos no Fórum de Ijuí. Foram divulgadas informações ao vivo a partir da chegada dos presidentes das sessões eleitorais, com comentários dos professores Sérgio Rodrigues e Jaeme Callai e mediações do jornalista Elano Beckmann. A cobertura da festa da vitória com os eleitos a prefeito e vice também foi noticiada na emissora, que apesar do forte temporal que deixou o município sem energia por horas, continuou o trabalho de transmissão com o auxílio de gerador, em detrimento de outras emissoras que não puderam dar continuidade à cobertura ao vivo.

De 12 a 21 de outubro a UNIJUÍ FM dedicou-se à cobertura integral da ExpoIjuí/Fenadi 2012, com programas ao vivo do estúdio que a emissora mantém no Parque de Exposições Wanderley Burmann. A abertura oficial, manifestações artísticas e culturais, apresentações do Palco das Etnias, oficinas, fóruns e palestras dos dez dias de evento foram notícia nas ondas da 106.9. Destaque para a cobertura do lançamento da Campanha do Vestibular da UNIJUÍ, lançamento de obras da Editora Unijuí coleção 2012, Exposição de Híbridos de Orquídeas, Sessão Solene de Outorga dos Títulos de Cidadão Ijuiense, Pesqueiro da Canção, lançamento do Festival Internacional das Etnias e da Rota Mercosul das Etnias, e o lançamento oficial do Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina, entre outros.

De 6 a 11 de novembro também participou da 20ª Feira do Livro de Ijuí e 23ª Feira do Livro Infantil do Sesc, que teve como tema em 2012, De Quadrinho em Quadrinho Desenhamos o Mundo. Repórteres fizeram plantão na Praça da República e através de inserções ao vivo na programação da emissora e de boletins e entrevistas veiculadas nos programas jornalísticos, informaram aos ouvintes sobre os principais acontecimentos. Destaque para as novidades em literatura, a movimentação dos leitores, a participação das escolas, além da divulgação das mostras de trabalhos das escolas, oficinas artísticas e as palestras ministradas pelo cartunista Iotti, que falou sobre o gênero desenho e a criação de seu personagem mais famoso, o Radicci. A emissora ainda priorizou no ar as entidades parceiras para a realização da Feira do Livro, como por exemplo, o Sesc, Smed, 36ª CRE, Literatus, entre outros.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches