ECONOMIA DA EMPRESA



|UNIVERSIDADE DO MINHO |

| |

|Exame de Recurso 1º ANO DIREITO |

| |

|ANO LECTIVO DE 2009/2010 |

|Tempo de duração do teste : 1h 30m Exame total : 3 horas |

O exame de recurso de Economia Política é constituído por duas partes: a primeira parte de microeconomia e a segunda parte de macroeconomia. Os alunos que se encontram em avaliação contínua farão a primeira, ou a segunda ou ambas conforme a sua situação. Todas as respostas deverão ser justificadas. Bom trabalho!

I PARTE (20 Valores no exame parcial ou 10 no exame total)

Grupo 1 ( sete valores no exame parcial e 3,5 no exame total)

1. Indique a alínea correcta das seguintes frases. Justifique sempre a resposta escolhida (ou justificando porque não podem ser as restantes)

1.1 Em um mercado de concorrência perfeita, a receita média é sempre:

a. superior a receita marginal

b. igual ao preço de mercado

c. inferior a receita marginal

d. diferente do preço de mercado

1.2 Num mercado monopolista, a curva de oferta será dada:

a. pela curva de custo variável médio

b. pela curva de custo marginal, acima do custo variável médio

c. pela curva de receita marginal

d. em monopólio, não existe uma curva de oferta

1.3 Suponha que a elasticidade preço procura individual do bem X - um dos muitos que o consumidor adquire – é menor do que 1.

a. A subida do preço X reduzirá quer a sua procura quer a procura de pelo menos um dos outros bens que o consumidor adquire.

b. A subida do preço X reduzirá a sua procura mas com uma variação inferior à variação do preço

c. A subida do preço X reduzirá a sua procura mas com uma variação superior à variação do preço

d. A subida do preço X reduzirá a sua procura mas com uma variação igual à variação do preço

2. A Luisa compra habitualmente livros e jogos para a PS3. Os livros custam 15 Euros cada e os jogos para computador custam 30 Euros.

1. A utilidade marginal dos jogos para computador é igual a 40 e a dos livros é também de 40. Estará a Luisa maximizar a sua utilidade? Justifique.

2. Suponha que a Luisa tem um rendimento mensal de 600 Euros e que o preço dos livros passou para 30 euros mantendo-se o dos jogos. Qual o ponto de optimização do consumo de Luisa? Porquê?

Grupo 2 (7 valores no exame parcial ou 3,5 no exame total)

3. Comente as seguintes afirmações, indicando se concorda ou não e justificando a sua resposta:

3.1 Dados os preços dos factores produtivos, produtividade média decrescente implica custos variáveis médios decrescentes

2. A lei dos rendimentos marginais decrescentes é incompatível com rendimentos crescentes à escala.

4 O Carlos dedica-se à produção de vídeos para o you tube. A quantidade de componentes produzidas depende das quantidades utilizadas de trabalho (L) e de capital (K), sendo descrita pela seguinte função produção:

Y = f (K, L) = 3 *K*L

Suponha que os preços unitários do trabalho e capital são de 3 e de 6 e encontram-se em equilíbrio.

1. Qual a combinação de factores produtivos que o Carlos deve utilizar de modo a minimizar os custos de produção se pretender produzir 54 vídeos?

4.2 Recentemente o preço do capital desceu para 3 mantendo a sua produtividade marginal. Quais as consequências desta alteração?

GRUPO 3 (6 valores no exame parcial ou 3 valores no exame total)

Leia atentamente e faça um comentário de, num máximo, uma página, considerando as diversas formas da relação negativa entre o poder da empresa e a concorrência.

A política da concorrência nasceu como uma disciplina legal (Sherman Act), numa época histórica em que os cartéis eram bem vistos pelos economistas. Foi só com o desenvolvimento da teoria da concorrência imperfeita por Robinson, Chamberlain e Fellner, que se baseou em contribuições bem mais antigas de Cournot e Bertrand, que a teoria começou a dar as fundações económicas à política anti-trust. Hoje, a política da concorrência é um domínio em que trabalham juntos economistas e juristas: tanto os juízes como as Autoridades da Concorrência têm de dominar conceitos económicos complexos, bem como os economistas têm de conhecer as leis e os processos administrativos sob a alçada dos quais se conduzem as investigações e se aplicam as sanções. 

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download