ELETROSTÁTICA - Vestibular1



SINOPSE DE OBRAS LITERÁRIAS II

O garatuja: crônica dos tempos coloniais

Alencar, José de

O romance é ambientado na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em meados do século XVII, integrando uma trilogia publicada em 1873, com o título de Alfarrábios.

Ivo, personagem principal, nasceu de um relacionamento conjugal e é enjeitado pela sociedade. Vive uma história de amor inocente, escondida dos pais da moça, e participa ativamente das peripécias políticas nas constantes intrigas entre a Coroa e a Igreja, as principais instituições da época. Ele, porém, não é uma pessoa comum. Possui grande talento para o desenho, daí o apelido de "Garatuja". Suas caricaturas, rabiscadas nos muros da cidade, são um dos elementos que conduzem o enredo. Nenhum outro personagem é capaz de compreendê-lo e até comentam que ele tem parte com o diabo, fato que acaba contribuindo para sua expulsão do colégio dos jesuítas.

O guarani

Alencar, José de

A branca Ceci se apaixona pelo índio Peri, numa tragédia típica da época das Bandeiras. O enredo, do mais famoso livro de Alencar, já serviu para movimentar filmes, óperas e novelas.

Iracema: a lenda do Ceará

Alencar, José de

Lenda cearense que conta a história da Tabajara Iracema e do colonizador Martim, de cujo amor nasce Moacir. Relato poético sobre a vida dos indígenas e dos homens brancos.

Lucíola

Alencar, José de Alencar

A linda Lúcia não se enquadrava nos preconceitos dos sonhos de Paulo. No Rio de Janeiro de cem anos atrás, mundano, frívolo, materialista, Lúcia era a mundana, a frívola, a materialista. E, por amor, os sonhos de Paulo tiveram de se adaptar à realidade de Lucíola. Aos poucos, essa realidade revelou-se muito, muito melhor do que os sonhos.

Senhora

Alencar, José de

Aurélia, uma personagem feminina universal. Criada há mais de cem anos, tornou-se real, adquirindo uma existência mais sólida do que se tivesse existido em carne e osso. Em carne e sangue. Em carne e charme. Em carne e verdade. Nesse romance, José de Alencar parecia antever o debate feminista do século XX, ao criar uma personagem jovem, mas forte, que procura impor sua condição de mulher no mundo masculino, onde todas as decisões são tomadas pelos homens. E pelo dinheiro.

O sertanejo

Alencar, José de

Os dias e os trabalhos do vaqueiro cearense Arnaldo traçam um painel do Nordeste brasileiro no último romance publicado em vida por José de Alencar.

Til

Alencar, José de

O desejo de vingança do capanga profissional João Fera e a vida rural do Brasil Imperial, são os temas desse romance de aventura do autor cearense.

Ubirajara

Alencar, José de

A continuação de Iracema conta as guerras indígenas no Nordeste do Brasil antes do Descobrimento.

Mergulho no fim

Alge, Nilo

Marcos é convidado para jantar na casa de seu amigo Jorge. Entre os presentes está um velho professor de Biologia, ainda dos tempos em que eram estudantes. Os convidados passam a suspeitar das pesquisas feitas pelo cientista e a temer pelo destino da humanidade, após a divulgação do que ele vem trazendo em segredo, segredo este somente compartilhado por sua jovem assistente.

As viagens de Marco Polo

Almeida, Lúcia Machado

O livro baseia-se nas viagens e aventuras do célebre navegador italiano da Idade Média, narrado de forma mais viva pela autora e tendo Marco Polo como herói, de forma a tornar a história mais acessível e divertida aos adolescentes.

Memórias de um Sargento de Milícias

Almeida, Manoel Antônio de

Crônica semi-histórica de amores e aventuras no Rio de Janeiro de Dom João VI. O livro retrata a sociedade brasileira no início do século XIX, por meio das peripécias do vivaldino Leonardo.

ABC de Castro Alves

Amado, Jorge

A biografia sentimental do poeta baiano Antônio Castro Alves serve para que o autor se coloque como um de seus discípulos e transforma o poeta romântico em um profeta revolucionário.

A descoberta da América pelos turcos

Amado, Jorge

Em 1922, Jorge Amado lançou a história da chegada do árabe Jamil Bichara à Itabuna, no início do século XX. Foi a sua forma de falar sobre os 500 anos da descoberta da América sem deixar de ser original e regional.

Dona Flor e seus dois maridos

Amado, Jorge

Florípedes, a Dona Flor, é professora de culinária da escola Sabor & Arte e perde seu primeiro marido, Vadinho, malandro incorrigível, em pleno domingo de carnaval. Como ainda é jovem e bonita atrai a atenção do corretíssimo farmacêutico Teodoro e casa-se com ele. As diferenças entre os dois maridos são gritantes. O fantasma de Vadinho passa a se entrometer na vida (e na cama) de D.Flor e Teodoro.

A morte e a morte de Quincas Berro D’Água

Amado, Jorge

O respeitável Joaquim Soares da Cunha, funcionário público exemplar, rompe com a família e as convenções sociais para viver aventuras no porto e na zona de meretrício de Salvador.

Os pastores da noite

Amado, Jorge

Personagens inesquecíveis nesta trama que conta o dia-a-dia de um morro em Salvador. O cabo Martim está para se casar com Marialva, mas uma dona de bordel tem razão para desconfiar da moça.

São Jorge dos Ilhéus

Amado, Jorge

Continuação do livro “Terras do sem fim”. A segunda geração de homens que conquistaram a terra, a política, os seres humanos, a decadência do cacau. Intrigas, amor e paixões.

O sumiço da santa: uma história de feitiçaria

Amado, Jorge

Dono de um estilo inconfundível, Jorge Amado reforça, neste livro, sua posição de artista fortemente identificado com o espírito cultural baiano. O humor, a malícia e a influência do autor fazem deste romance uma obra-prima. A história conta a visita de Santa Bárbara , Yansã no candomblé, à cidade de Salvador. Ela se mistura ao povo e interfere na vida de duas de suas filhas.

Tenda dos milagres

Amado, Jorge

Um painel social e político da Bahia, desde o fim do século XIX até a Segunda Guerra Mundial. O centro do romance é a vida de Pedro Arcanjo, um personagem fascinante que luta pela afirmação da cultura afro-brasileira e pela dignidade social do negro enfrentando os preconceitos e a repressão policial.

Terras do sem fim

Amado, Jorge

Romance sobre o ciclo do cacau na Bahia. O poder absoluto dos coronéis na conquista das terras, domina tudo e todos pela força. Este livro tem continuação em “São Jorge dos Ilhéus”.

Tieta do agreste

Amado, Jorge

Expulsa do lugarejo onde nasceu, após decorrer vários anos, Tieta retorna rica e poderosa, guardando um segredo. Todos temem uma possível vingança, ao mesmo tempo que se defrontam com os costumes ousados de uma mulher que não temia nada.

Tocaia grande: a face obscura

Amado, Jorge

Uma trama de lutas, violência e paixão na zona baiana do cacau, construída com leveza, humor e sensualidade.

Contos novos

Andrade, Mário de

Nestes contos, o mestre modernista nos apresenta o mais puro modernismo, mantendo a expressividade da linguagem genuinamente brasileira, aproximando-se da alma dos homens singulares que a compõem.

| | |

Macunaíma: o herói sem nenhum caráter

Andrade, Mário de

Crítica social e política através de alegorias e simbologia. O autor usa grande quantidade de

palavras indígenas.

Os espinhos do mal

Andrews, V. C.

A autora dá continuidade a história de “O jardim dos esquecidos” e “Pétalas ao vento”. Em “Os espinhos do mal”, a narração passa a ser feita pelos dois filhos de Catherine, após a morte de Paul. Com

a idade e confusos pelas vagas lembranças do passado, os meninos começam a buscar por suas verdadeiras histórias de vida.

O jardim dos esquecidos

Andrews, V. C

Romance que envolve terror, traição e salvação através do amor. São quatro irmãos que, após a morte do pai, passam a viver com os avós ricos, mas trancados e isolados em uma ala da casa.

Pétalas ao vento

Andrews, V. C.

Continuação da história de “O jardim dos esquecidos”. Neste livro, os jovens irmãos que viviam presos em um sótão, sendo maltratados pela mãe e avós, conseguem fugir de casa. Durante a viagem de fuga, em um ônibus, a menor adoece. Recebem a ajuda de uma senhora muda que tem como patrão um médico viúvo e solitário. Ela os leva até ele e os três irmãos são acolhidos e adotados por esse homem. Passam a viver como uma família, mas em meio aos problemas que os traumas e fantasmas do passado trazem.

A face horrível

Ângelo, Ivan

Contos que manifestam ao primeiro exame, a essência de todo o texto irônico. A atração inicial ou a criação de uma expectativa, segue-se a traição ou a frustração dessa expectativa. O elemento surpresa está sempre presente, geralmente oculto sob a poeira fina do cotidiano.

Caos químico

Arnold, Nick

O autor tenta passar uma imagem mais divertida e curiosa a respeito da Química. Muitas são as informações sobre experiências, cientistas e todo o caos que estes provocam e provocaram ao longo da História.

O cortiço

Azevedo, Aluísio

Um dos mais conhecidos e expressivos romances da escola naturalista brasileira, retrata a vida numa habitação coletiva do Rio de Janeiro na época da escravatura. Seus personagens típicos, as pequenas trapaças e violências surgem aos olhos do leitor em cores vivas e lances emocionantes. O autor pinta o retrato de todo um processo de transformação econômica e social que ocorreu com a expansão urbana da antiga capital do país. Publicado em 1890, por muito tempo este romance foi considerado escandaloso.

Noite na taverna

Azevedo, Álvares

Proporciona ao leitor uma viagem ao mundo fantástico da melancolia e morbidez que caracterizam a época em que viveu Alvares de Azevedo. Numa taverna, um grupo de conhecidos reúne-se para espantar o tédio com o vinho nos lábios e contos macabros afluindo na mente.

A cavalaria vermelha

Babel, Isaac

Relato da campanha russo-polonesa de 1920. O autor descreve toda a crueza e desespero do dia-a-dia no front com absoluto sangue frio. A precisão e a simplicidade de estilo fizeram da obra um épico contemporâneo.

Ilusões: as aventuras de um Messias indeciso

Bach, Richard

O subtítulo dá a dimensão do tema que vai se desenvolver. Nas palavras do autor: “ um teste para verificar se a sua missão na Terra está cumprida”. Donald Shimoda é o homem que revelará o caminho.

Um

Bach, Richard

O romance é uma curiosa fantasia que se apóia tanto na ciência quanto na espiritualidade. Neste livro, R. Bach viaja com a mulher, Leslie, a um mundo onde a sobrevivência depende do aprendizado obtido pelo caminho.

Uma paixão no deserto

Balzac, Honoré de

Este livro reúne três narrativas de Balzac extraídas de sua obra “A comédia humana”. Nas três histórias, uma mesma questão moral está no centro da cena: o Homem tem o direito de matar impunemente?

Lúcia Machado de Almeida é a tradutora dos contos: “Uma paixão no deserto”, “O carrasco” e “A estalagem”.

Seda

Barrico, Alessandro

O romance “Seda” é exatamente o que o título sugere: um livro leve e encantador, uma espécie de conto de fada, cheio de simbolismo e sedução. Na verdade, ele trata a paixão numa acepção bastante ampla e com muita sensibilidade.

O sangue dos outros

Beauvoir, Simone de

O livro tem por centro o conflito de um membro da resistência que se vê forçado a optar entre o engajamento social e o dever pessoal.

Operação Cavalo de Tróia I

Benitez, Juan Jose

Romance de ficção científica. Um jornalista descobre e decifra o diário de um Major do Serviço Super-secreto americano e, através de uma tecnologia sofisticada, volta ao passado e, numa viagem à Palestina de quase dois mil anos atrás, participa da última semana de vida de Jesus Cristo.

Operação Cavalo de Tróia II

Benitez, Juan Jose

No volume 2, o diário do Major registra fatos acontecidos após a Ressureição e revela o conteúdo da “gravação” realizada durante a Última Ceia com os apóstolos. Quantas surpresas e feitos não revelados pelos quatro evangelistas...

Operação Cavalo de Tróia III

Benitez, Juan Jose

Neste volume, o cenário é a Galiléia, região de pescadores onde Jesus Cristo acolheu seus apóstolos e onde pregou e viveu por muitos anos. Uma empolgante narrativa que vai desde a infância de Jesus, em Nazaré, até uma minuciosa descrição de Sua ressureição.

Operação Cavalo de Tróia IV

Benitez, Juan Jose

Este é o livro decisivo para saber como foi a vida de Jesus Cristo dos 14 aos 26 anos. Neste volume da série, o Major da USAF investiga a Encarnação de Cristo na Terra e reconstrói uma das etapas mais ocultas e fascinantes de Sua passagem.

Operação Cavalo de Tróia V

Benitez, Juan Jose

Um relato cheio de surpresas e emoções, onde nos é aberta a porta do mundo silenciado pelos evangelistas.

Operação Cavalo de Tróia VI

Benítez, Juan Jose

Este sexto volume da série Cavalo de Tróia, continuando o diário do major norte-americano, traz, entre milhares de dados técnicos e históricos rigorosamente comprovados, novos capítulos que foram ocultados pelos evangelistas.

Aparições de Jesus de Nazaré depois da sua Ressurreição: você sabia que foram muitas mais do que as relatadas nos Evangelhos?

O primeiro cisma entre os discípulos: por que ninguém falou disso?

A análise do DNA.

O reencontro com o Mestre, no terceiro "salto" no tempo.

Rebelião de Lúcifer

Benitez,Juan Jose

Um dos primeiros livros do autor, conta a história de Sinuhe, um discípulo da Escola da Sabedoria, que recebe e precisa decifrar uma mensagem altamente secreta. Com ela desvendará os mistérios da humanidade.

Cara nova ou beleza pura

Block, Pedro

Pedro Block realiza uma viagem nesta sociedade moderna. É um desafio aos leitores para que reflitam sobre o consumismo, o modismo, os conflitos de diversos perfis psicológicos, sobre os seus próprios sentimentos e atitudes.

Arena

Bogner, Norman

Composto de quatro personagens, fugitivos da II Guerra Mundial. Instalam-se nos EUA, juntos lutam por seus ideais. Suspense, sexo, aventura e muita ação.

As brumas de Avalon

Bradley, Marion Zimmer

Em Avalon, a antiga religião celta luta para sobreviver frente aos avanços do cristianismo. Nasce o futuro rei Arthur. Graças a ajuda da magia de Avalon, ele sobe ao trono e se casa com Guinevere, uma cristã intolerante. É criada a lendária Távola Redonda. Arthur deve cumprir sua parte com o culto pagão, que vai perdendo a sua força. A religião celta é derrota pelo cristianismo, e Mordred, filho de Morgana e Arthur, cumpre o plano de vingança arquitetado pela mãe.

A filha da noite

Bradley, Marion Zimmer

Uma adaptação da ópera “A flauta mágica” de Mozart. É uma mistura de ficção científica e contos de fadas que conta a história do príncipe Tanino e Pamina.

A queda de Atlântida I: a teia de luz

Bradley, Marion Zimmer

A fantástica e corajosa luta pela sobrevivência de uma civilização fadada a desaparecer. Uma reflexão sobre o imenso poder da mente.

A queda de Atlântida II: a teia de trevas

Bradley, Marion Zimmer

O conflito entre o sobrenatural e o emocional na trajetória de duas irmãs pertencentes à casta dos sacerdotes.

Amor de perdição

Branco, Camilo Castelo

O drama mais passional da língua portuguesa, onde o autoritarismo e o preconceito impedem a avassaladora paixão banida:Teresa, para um convento e Simão, para o degredo nas Índias. Em segredo, Mariana ama Simão, que não sabe desse amor. Ele só tem sentidos para a sua inatingível Teresa. Resignada, Mariana ajuda o amor de Simão por sua rival, fazendo despontar a tragédia. Uma história de extremos.

Constituição da República Federativa do Brasil

Brasil, leis e direitos

O morro dos ventos uivantes

Brontë, Emily - adaptação Vilma Arêas

Paixão e violência numa bela história de amor, passada nos campos ingleses do século XIX.

Capitães do Brasil – A saga dos primeiros colonizadores

Bueno, Eduardo

Que homens receberam os imensos lotes da nova colônia portuguesa – as chamadas capitanias hereditárias? Por que foram eleitos donatários e que missão, realmente, viriam a cumprir? A saga dos primeiros capitães do Brasil, entre 1530 e 1550, revela o jogo do poder e ambição da Coroa portuguesa, e seu projeto para a colonização da margem oriental do Atlântico, abandonada desde o descobrimento.

O descobrimento das Índias

Bueno, Eduardo

O diário perdido da viagem de Vasco da Gama, escrito pelo marinheiro Álvaro Velho, é editado pela primeira vez no Brasil numa versão atualizada e com prefácio do jornalista Eduardo Bueno. O livro é o relato dramático da rota feita pelo navegador Vasco da Gama, de Lisboa até Calicute, sendo um documento precioso para quem gosta de história e aventura.

Náufragos , traficantes e degredados

Bueno, Eduardo

O livro conta a saga dos primeiros brasileiros, os esquecidos náufragos e aventureiros que desbravaram nossas terras e travaram contato com os índios durante os anos 1500 a 1530, um período obscuro da História do Brasil.

A viagem do descobrimento

Bueno, Eduardo

A partir de ampla pesquisa em documentos da época e em textos de estudiosos no assunto, o autor revisita importante tema da nossa história: o descobrimento do Brasil. Num texto bem humorado, repleto de casos pitorescos, Eduardo Bueno leva o leitor a bordo da esquadra de Cabral onde será conhecida cada etapa decisiva que culmina na chegada dos portugueses ao Brasil.

O livro de ouro da Mitologia

Bulfinch, Thomas

As religiôes da Grécia e da Roma Antiga desapareceram. Mas o legado de seus mitos e heróis continua presente até nossos dias. Tornaram-se de tal modo permanentes que estão vinculados ao imaginário dos povos ocidentais. Para os gregos seu país ocupava o centro da Terra e o centro deste país era o Monte Olimpo, que abrigava muitos deuses. O leitor vai distrair-se com as mais encantadoras histórias, conhecer idéias sobre a estrutura do universo, que veio passando de gregos para romanos e

depois para outros tantos povos.

Mauá, empresário do Império

Caldeira, Jorge

Biografia de Irineu Evangelista de Sousa, Barão e Visconde de Mauá, que começou sua vida como caixeiro e foi surpreendendo, enriquecendo e assustando a todos numa sociedade de senhores e escravos, favores e conchavos. Trabalhou até o final da vida e protagonizou uma aventura empresarial sem paralelo em qualquer outro momento da história do Brasil.

Amor com amor se paga

Caldwell, Taylor

Jovem inglês, de família abastada, é obrigado pelo pai a seguir para a América com apenas 100 libras no bolso e a assumir o casamento errado que fizera com uma moça de origem humilde e a quem não amava. Apesar de tudo, ele consegue sucesso financeiro rapidamente, graças ao auxílio de um amigo aventureiro e inescrupuloso. O sentimento de ódio e o desejo de vingança contra os que o prejudicaram no passado, continuavam fortes dentro dele. A história irá tomar um novo rumo quando reencontra sua antiga paixão, agora também casada. Os filhos de ambos entram em cena e passam a ter um importante papel no desenrolar da história.

A cidade de aço

Caldwell, Taylor

O livro relata a história de um imigrante alemão ambicioso, impiedoso e cínico. Na vida almeja dinheiro e poder. Para alcançar tais objetivos, não vê barreiras, não hesitando em roubar, deixar matarem seu melhor amigo, trapacear e casar por dinheiro. Chega a presidente de uma siderúrgica após casar-se com a filha do dono da companhia. Contudo, não é feliz e sua sede de poder é o reflexo do seu medo interior de sucumbir às mãos dos homens de seu mundo, contra os quais ele acha que tem que construir a cidade de aço.

O começo do fim

Caldwell, Taylor

Romance. História dramática de uma família alemã , Na Alemanha de 1933, que apesar de não ser judia passa por terríveis experiências.

O desafio dos justos

Caldwell, Taylor

Primeira década do século XX e a América está em pleno desenvolvimento, fervendo de nova energia. Um homem valente e obsecado por desejos proibidos. Uma inocente cidadezinha da Pensilvânia sitiada pelas forças da corrupção. Uma rede crescente de escândalo e tragédia que ameaça igualmente os bons e os maus. Uma obra de extrema humanidade com elementos dramáticos que conduzem a elevada emoção.

O fantasma de Clara

Caldwell, Taylor

Policial. Mistério que se passa numa casa de campo, na semana do Natal, perto de Nova York.

O grande amigo de Deus

Caldwell, Taylor

Pecador, mas iluminado pela divindade. Casto, mas atormentado pela tentação. Um homem comum, mas que forjou os fundamentos do cristianismo. História de Paulo de Tarso, São Paulo. A autora investiga o que há de frágil e humano no santo, revelando o que há de eterno e sagrado no homem.

Médico de homens e de almas

Caldwell, Taylor

Seguramente Deus escolhe seus servos ao nascerem, ou talvez antes mesmo do nascimento. Vida de São Lucas.

O rio é a luz

Caldwell, Taylor

Guy Gerald tinha tudo para ser feliz: banqueiro e dono de empresas, morando numa mansão luxuosa junto com a esposa e os filhos gêmeos. No entanto, se encontra num hospital após tentar o suicídio. Ele se fizera por seus próprios méritos, pois os pais, pobres e separados, não puderam dar a ele boas condições materiais. A filosofia de vida do pai sempre exerceu forte influência sobre ele, mas sem anular os conceitos puritanos incutidos pela mãe. Sofria ainda com uma infeliz vida de casado, sem amor e paz de espírito. E assim, aquele homem feliz aos olhos de todos, procura a morte por não ver saída para seu dilema emocional.

A expedição Montaigne

Callado, Antonio

Disposto a organizar, no coração do Brasil, um exército de índios, rebelando-os contra os brancos, o jornalista Vicentino Beirão arrasta com ele, na louca empresa, o camaiurá Ipavu (ou Paiap),

tirado por ele do reformatório (ou presídio) de Crenape. O Resultado da expedição é surpreendente.

Fábulas Italianas

Calvino, Italo

Cerca de oitenta histórias populares da cultura italiana, hoje clássicas, recontadas por um dos maiores prosadores de nossos tempos.

A forma da água

Camilleri, Andrea

Este é o primeiro de uma série de romances protagonizados por esse detetive siciliano que já garantiu lugar ao lado dos maiores investigadores da ficção policial como Maigret ou Marlowe.

A história se passa na pequena cidade natal de Vigàta, na Sicília, onde num grande terreno na periferia, paraíso para drogados e prostitutas, dois lixeiros encontram, entre as muitas camisinhas usadas que recolhem diariamente, o corpo do engenheiro Luparello, cacique da polícia local. Eles correm para dar a notícia ao comissário Montalbano, que faz de tudo para descobrir a verdade, mesmo lutando contra a insuficiência das leis e a impotência do Estado Italiano diante dos negócios político–mafiosos.

Líricas, Redondilhas e Sonetos

Camões, Luis Vaz de

Preciosa coletânea de poesia lírica, daquele que se imortalizou dentro da literatura universal com a criação de Os Lusíadas. Também deixou testemunhos de sua genialidade, através de poemas cheios de sentimento, dramaticidade e sofrimento, muitos deles presentes em todas as épocas, nas páginas das mais valiosas antologias.

Os Lusíadas

Camões, Luis Vaz de

Clássico da literatura portuguesa sobre a viagem de Vasco da Gama e seus navegadores, na conquista do Oriente.

Cartas do meu moinho

Campos, Paulo Mendes

Um escritor que mora em um moinho de pás móveis, observa os tipos humanos e as paisagens da Provença. Uma coletânea de contos escritos por autor perspicaz e sensível.

Auto de fé

Canetti, Elias

Romance. Um excêntrico colecionador de livros que se isola, na medida do possível, de todos os seres humanos. Casa, por conveniência, com sua governanta que o conquista ardilosamente. Esta é a história de sua vida e de seu fim trágico.

Falar com Deus: meditações para cada dia do ano

Carvajal, Francisco

Reflexões para cada dia do ano, as épocas litúrgicas, o tempo comum, as festas do senhor, da Virgem Maria e dos Santos, num painel que não só compendia as verdades da fé cristã, mas aponta um roteiro prático das virtudes que o homem deve adquirir no seu caminhar para Deus e no exercício das suas responsabilidades como membro vivo da Igreja.

O poder do silêncio

Castañeda, Carlos

Neste livro, o autor mostra como qualquer pessoa pode se beneficiar do poder oculto que existe dentro de nós e do qual podemos fazer uso, desde que obedeçamos a certas regras básicas. É o próprio Don Juan quem afirma enfaticamente que “existem mais coisas que o olho pode perceber”. A verdadeira magia está dentro de cada um de nós.

Bilac vê estrelas

Castro, Ruy

Rio de Janeiro, 1903. Olavo Bilac está em seu posto de observação na calçada da Confeitaria Colombo. Com a própria glória garantida, só uma coisa o preocupa: como é efêmera a glória alheia. Seu amigo José do Patrocínio, grande jornalista da Abolição, pode ter sido encontrado morto em Paquetá. Bilac se mete numa trama envolvendo um fabuloso dirigível, inventado por Patrocínio e objeto da cobiça de dois aeronautas franceses e de uma traiçoeira espiã portuguesa. Na tentativa de se apoderar dos planos do balão, a espiã e seu cúmplice, fazem Bilac literalmente ver estrelas com uma bengalada na cabeça, que o leva ao espaço e ao Olimpo. O cenário e a época são reais: boa parte da história se passa nas ruas do Rio durante a agitada Belle Époque carioca. Bilac vê estrelas é a estréia de Ruy Castro na ficção.

Dom Quixote: o cavaleiro da triste figura

Cervantes, Miguel de

Clássico espanhol sobre um fidalgo que decide tornar-se cavaleiro andante, com seu criado Sancho Pança.

A dama do lago

Chandler, Raymond

Duas mulheres jovens e bonitas abandonam seus maridos e desaparecem. Philip Marlowe investiga o caso e descobre um cadáver no lago. Um gigolô mal-humorado, tiras inconvenientes, curiosos e corruptos atravessam seu caminho. O livro é considerado um dos clássicos da literatura americana, tendo consagrado o gênero noir.

Cisnes selvagens

Chang, Jung

Jung Chang conta a sua vida, a de sua mãe e a de sua avó neste envolvente drama épico, que traça toda a história da China, desde a época feudal até a contemporaneidade. Muita emoção e cultura nesta obra que desvenda a alma da nação chinesa, dos costumes ancestrais às violentas reviravoltas do comunismo.

Assassinato no campo de golfe

Christie, Agatha

Depois de receberem uma carta pedindo ajuda, Poirot e Hastings vão à França procurar respostas para várias perguntas. Qual a ligação entre dois assassinatos cometidos em um intervalo de mais de vinte anos? O que une a mulher de um milionário a sua amante? Qual a relação entre um cano de chumbo, uma espátula ensangüentada, um fio de cabelo e um campo de golfe? Numa história intrigante, Poirot ainda tem que enfrentar a paixão de seu amigo por uma mulher que pode ser uma perigosa assassina.

Aventura em Bagdá

Christie, Agatha

Agente inglês descobre um plano audacioso que visa romper o equilíbrio entre as duas superpotências mundiais. Um eletrizante romance policial que prende o leitor até o fim.

Um brinde de cianureto

Christie, Agatha

A morte de Rosemary Barton – suicídio ou assassinato cometido há um ano – volta a assombrar a vida de seis pessoas. O Coronel Race, criação magistral de Agatha Christie, intervém. Tudo pode acontecer...

Café preto

Christie, Agatha

Escrito originalmente em 1930 como uma peça em três atos. Charles Osborne, biógrafo de Agatha Christie, encarregou-se da tarefa de transformar o texto em um romance. Foi extremamente bem-sucedido. O resultado é um livro com o melhor de Agatha Christie. A grande Dama do Mistério certamente assinaria embaixo.

Os cinco porquinhos

Christie, Agatha

Uma jovem herdeira procura Poirot para solucionar um mistério. Ela não acredita na versão da polícia, segundo a qual sua mãe teria assassinado o marido.

Convite para um homicídio

Christie, Agatha

Os leitores acostumados com o gênero policial da autora e de suas aventuras com monsieur Hercule Poirot, podem se surpreender com a simpatia e a perspicácia de uma outra detetive: Miss Jane Marple.

Um corpo na biblioteca

Christie, Agatha

Na biblioteca da casa do coronel Bantry e de sua mulher, na comunidade de Saint Mary Mead, é encontrado o corpo de uma jovem morta por estrangulamento. Quem se dedica a descobrir a identidade do assassino é uma simpática senhora: Miss Marple. Para conseguir seu objetivo, ela o atrai para uma armadilha muito perigosa.

Depois do funeral

Christie, Agatha

No funeral do Sr. Richard Abernethie, sua irmã Cora insinua que ele teria sido assassinado. Conhecida pelas suas frases e comentários inoportunos, todos ignoram o que foi dito. Dias depois, Cora é encontrada morta em casa. Para desvendar esse crime é chamado o detetive Hercule Poirot que irá descobrir a ligação entre as duas mortes e a identidade do assassino.

Um destino ignorado

Christie, Agatha

A Scotland Yard se depara com um caso bastante estranho: os maiores gênios da ciência somem misteriosamente. O Agente Jessop é chamado para investigar o caso. Para ajudá-lo é chamada Hilary Craven e enviada para assumir a identidade da esposa de um dos cientistas, partindo para um destino ignorado...

Os elefantes não esquecem

Christie, Agatha

Neste livro Ariadne Oliver e Hercule Poirot se juntam para tentar resolver o caso do casal Ravenscroft que, segundo a polícia, teria se suicidado anos antes. Falando com os "elefantes" - pessoas que lembram de fatos ocorridos no passado - Poirot desenterra a verdade utilizando, como sempre, a massa cinzenta do seu cérebro.

Um gato entre os pombos

Christie, Agatha

Após três mortes inexplicáveis no pavilhão de esportes, o colégio Meadowbank está prestes a fechar as portas. Hercule Poirot tem que entrar em ação para desvendar esse mistério que começa em Ramat, no Oriente Médio, e chega até as portas do colégio Meadowbank.

O homem do terno marrom

Christie, Agatha

Este livro conta a aventura de Anne Beddingfeld contra uma quadrilha de criminosos cruéis sob o comando de um enigmático e temível personagem chamado “O coronel”. Livro em primeira pessoa, divide-se entre a narração de Anne e Sir Eustace Pedler, que dá um pouco de humor ao livro. Além deles, se encontra o coronel Race, do serviço secreto inglês, que luta contra a tal quadrilha.

Hora zero

Christie, Agatha

Neste momento, algum drama, algum assassinato estaria sendo planejado, se eu estivesse escrevendo uma dessas interessantes histórias de crime e sangue, começaria com um velho senhor abrindo a sua correspondência em frente a lareira.

O inimigo secreto

Christie, Agatha

Entrada dos personagens Tommy e Tuppence nas histórias de Agatha Christie. Eles se juntam e formam uma empresa de investigações. O primeiro caso que enfrentam é um desafio que intrigava a Scotland Yard: o desaparecimento de uma jovem americana com documentos confidenciais que podem comprometer o governo inglês.

Morte na Mesopotâmia

Christie, Agatha

Numa expedição arqueológica a Bagdá, à procura de vestígios de uma antiga civilização assíria, a mulher do chefe da expedição é brutalmente assassinada em seu próprio quarto. Além disso, a vítima, antes de morrer, vinha recebendo cartas ameaçadoras de uma pessoa aparentemente morta. Mas Hercule Poirot está lá e ajuda a elucidar as circunstâncias do crime.

Morte nas nuvens

Christie, Agatha

Em uma viagem de avião de paris a Londres, uma mulher é assassinada com um dardo envenenado lançado de uma zarabatana. Para azar do assassino, Hercule Poirot estava no avião e decide investigar a morte a fundo. Mas duas perguntas deixam o detetive intrigado: Por que o assassino escolheu uma arma tão exótica e estranha e como ele utilizou a zarabatana dentro de um espaço tão pequeno sem ser visto por ninguém? Poirot descobre a maneira utilizada pelo assassino e sua insuspeita identidade.

Morte no Nilo

Christie, Agatha

Esta aventura se desenvolve a bordo de um barco que navega pelas águas do rio Nilo. É nesse ambiente que uma jovem que tinha beleza, riqueza e felicidade é encontrada morta na sua cabine. Outros passageiros ainda são mortos até que Hercule Poirot descubra a identidade do assassino. Essa história também conta com a participação do coronel Race, amigo de Poirot, que está a procura de um famoso assassino profissional.

O Natal de Poirot

Christie, Agatha

Um grupo de pessoas dirigi-se a Gorston Hall para as festas de Natal. Entre elas um francês, um sul-africano e uma jovem espanhola. Pilar parece muito frágil, mas seus nervos são de aço. Eles serão indispensáveis para o Natal.

Passageiro para Frankfurt

Christie, Agatha

No aeroporto de Frankfurt ocorre um encontro inesperado. Esse encontro aponta para uma organização secreta que pretende semear o mal. No comando o “Jovem Siegfried”, Anunciado como filho de Adolf Hitler! Tráfico, crimes, contrabando e extorsão fazem parte desse romance.

Porque não pediram a Evans?

Christie, Agatha

Um moribundo é confortado por um estranho e lhe faz uma pergunta aparentemente sem sentido, mas o homem fica intrigado e decide respondê-la, o que o coloca na mira de uma perigosíssima quadrilha internacional de traficantes de drogas.

Os trabalhos de Hércules

Christie, Agatha

Contos que tem Poirot como personagem principal. São doze contos, que seriam os doze trabalhos de Hércules ( nesse caso, os doze trabalhos de Hercule Poirot).

Os três ratos cegos e outras histórias

Christie, Agatha

Coletânea de contos policiais. São eles: Os três ratos cegos, Estranha charada, O crime da fita métrica, O caso da emprega da perfeita, O episódio da caseira, Os detetives do amor, O sinal vermelho, O quarto homem, O rádio, Testemunha de acusação, O mistério do vaso azul, A última sessão, SOS.

Op-center: Jogos de Estado

Clancy, Tom e Pieczenik, Steve

Na nova aventura envolvendo o Op-Center, a mais secreta das organizações de espionagem americanas, os autores levam o leitor à Alemanha recém-unificada, um período no qual grupos neonazistas se reúnem para disseminar a violência e reviver o sonho ariano. Somente Paul Hood e sua equipe podem impedir os planos de desestabilizar toda a Europa.

OP-center: Reflexo no espelho

Clancy, Tom e Pieczenik, Steve

A guerra fria terminou, mas o caos que toma conta da antiga União Soviética ameaça a paz mundial. Nacionalistas de extrema direita, a máfia e monarquistas que sonham com a volta dos czares se unem para resgatar o prestígio e o poder perdidos pela Rússia. Para alcançarem seu objetivo, não hesitam em apelar para a força das armas e o terrorismo.

O alquimista

Coelho, Paulo

Acompanhe a trajetória do sábio pastor Santiago, que viaja em busca do seu sonho e o transforma em realidade.

Brida

Coelho, Paulo

Trajetória da irlandesa Brida O’Fern, desde os primeiros passos no caminho da magia até finalmente ser iniciada na Tradição da Rua.

O demônio e a srta. Prym

Coelho, Paulo

Uma cidade dividida pela cobiça, a covardia e o medo. Um homem perseguido pelo fantasma de um passado doloroso. Uma jovem em busca da felicidade. São apenas sete dias, decisivos para que anjos e demônios lutem por aliados. Nesta longa e única semana, cada personagem farpa seu pacto - Bem ou Mal? O Demônio e a Srta. Prym é um texto emocionante em que a integridade do ser humano será terrivelmente testada.

Diário de um mago

Coelho, Paulo

Durante três meses, Paulo Coelho cruzou a pé os quase setecentos quilômetros que separam o sul da França da cidade de Santiago de Compostela, na Galícia. Esta é a história de um homem em busca dos mistérios sagrados da Magia, seu surpreendente encontro com um guia italiano, as experiências mísitcas conhecidas como As Práticas de RAM, e a peregrinação através de um dos três caminhos sagrados da Antiguidade: O Estranho Caminho de Santiago.

As Valquírias

Coelho, Paulo

Em busca do anjo da guarda, o autor e sua mulher foram ao deserto do Mojave onde realizaram rituais mágicos com mulheres iniciadas.

Veronika decide morrer

Coelho, Paulo

Uma jovem normal, de certa beleza, nem feliz nem triste, resolve morrer. Ela não tem nenhum desvio de comportamento, mas o comportamento de todos não satisfaz a ela. Então, ela decide morrer.

Cego

Cook, Robin

O autor conta a incrível batalha que a Dra. Laurie Montgomery enfrenta para descobrir a causa das estranhas mortes por overdose de cocaina. Em um clima de mistério, terror e suspense, fato e ficção se misturam.

Cérebro

Cook, Robin

Moças desaparecem após consulta a um centro médico em Nova York. Ao investigar esses casos, o Dr. Martin Philips e sua assistente Denise fazem uma descoberta apavorante, que faz dele um fugitivo e dela, a prisioneira de uma conspiração.

Coma

Cook, Robin

O prestígio do Hospital Memorial de Boston parecia inabalável até uma certa manhã de inverno, quando a tranqüilidade do trabalho dos médicos e enfermeiras é quebrado. Inexplicavelmente, vários pacientes submetidos a cirurgias, saem da sala de operações com os cérebros destruídos. Susan Wheeler, estudante de medicina, investiga e descobre um comércio de órgãos para transplante e passa a correr risco de vida.

Esfinge

Cook, Robin

Romance que se passa no Egito, no qual uma jovem estudante americana de egiptologia, interessada em descobrir os mistérios dos antigos faraós, acaba se envolvendo em perigosas aventuras.

Vetor

Cook, Robin

Yuri Davydov imigra para os Estados Unidos em busca de novas oportunidades e deslumbrado pelo ”american way of life”. Mas em Nova York, a realidade é outra e ele sonha em retornar à sua terra natal. Antes porém, resolve se vingar das promessas não cumpridas pelo país que o adota. Com a matéria-prima conseguida através do envolvimento com terroristas e neonazistas, ele é capaz de provocar uma catástrofe na cidade. Somente dois legistas podem salvar a metrópole do ataque de armas biológicas.

Atire em Sofia

Coutinho, Sonia

Vinte anos depois de ter deixado Salvador, a jornalista Sofia do Rosário retorna ao cenário primeiro de sua vida. Reencontra Fernando, advogado e professor, João Paulo, jornalista que abandonou as redações para dedicar-se à feitura de um romance, e as filhas Maura e Milena, que resistem à tentativa de aproximação.

O grande roubo do trem

Crichton, Michael

Em meados do século XIX, a sociedade inglesa assiste a um golpe considerado espetacular. Ao escolher o trem como palco para o teatral roubo de 12 mil libras em barras de ouro, os ladrões pregaram uma peça em policiais, banqueiros e fabricantes de cofres. Outros crimes semelhantes ocorreram na mesma época, nenhum, no entanto, exerceu tanto fascínio sobre os cidadãos, a ponto de receber a alcunha de “O crime do século”. A narrativa de Michael Crichton é igualmente fascinante, pois ele traça a história com detalhes envolventes e minuciosos, do planejamento a execução do roubo.

Profecias de Nostradamus

Cruz, José Marques da

Há espíritos incultos e que, todavia, têm fortes luzes de intuição. Parece que adivinham. Alguns obtêm logo, sem aprender, luzes que não se explicam, senão por um galardão de Deus, por um sexto sentido, como frisam muitos cientistas. O que você vai ler é o resultado de longos estudos: revela coordenação, concatenação, aproximação de assuntos diversos de cientistas e videntes; muitas notas históricas, científicas e filosóficas, comentários, esquemas para mais fácil assimilação, em diversos capítulos originais.

Eram os deuses astronautas?

Daniken, Erich Von

O autor expõe os fundamentos de sua teoria: seres de outros planetas já viveram na Terra e foram cultuados como deuses. (Sugestão: ler a seguir “Somos todos filhos dos deuses”)

Somos todos filhos dos deuses

Daniken, Erich Von

Com base nas pesquisas feitas em ruínas, túmulos antigos e na moderna antropologia molecular, o autor apresenta uma tese polêmica: todos nós seríamos portadores de genes extraterrestres. (Sugestão: ler primeiro “Eram os deuses astronautas?)

Terríveis Romanos

Deary, Terry

Você gostaria de saber...

- Como combatiam os exércitos romanos?;

- Quais foram as maiores loucuras dos imperadores?;

- Porque os romanos ricos precisavam de um vomitorium?

Neste livro você descobrirá táticas terríveis do medonho exército romano, idéias assustadoramente brilhantes de seus engenheiros, jogos macabros, remédios horripilantes e muitas outras informações espantosas. A História nunca foi tão horrível!

A lágrima do Diabo

Deaver, Jeffery

Washington, 31 de dezembro de 2000. A capital americana se prepara para a grande queima de fogos, na festa da virada do milênio. Mas, no metrô, às 8 horas da manhã, um assassino misterioso dispara contra uma multidão e desaparece. Logo após, uma carta é encontrada na prefeitura trazendo uma ameaça de repetir a chacina se 20 milhões de dólares não forem pagos. Esta é a única pista que o FBI possui. Recorrem a Parker Kinkaid, um ex-agente perito em documentos, para tentar impedir que o criminoso, conhecido como o Coveiro, cumpra a ameça feita.

A bicicleta azul

Deforges, Régine

Romance passado na França, no período da Segunda Grande Guerra, que mostra a colaboração dos franceses com os nazistas, bem como a luta da Resistência Francesa contra os ocupantes alemães.

Intriga em Berlim

Deighton, Len

O desafio está em recambiar para o Ocidente um informante que vive em Berlim Oriental e agora deseja passar para o outro lado do muro. Há também um espião soviético infiltrado nas fileiras inglesas e sua identidade encerra um espantoso segredo, cuja revelação o autor reserva para as páginas finais.

Spencerville

Demille, Nelson

Combinando romance e suspense, Spencerville trata de questões fundamentais a todo homem: a volta para casa, o reencontro com a juventude, o amor definitivo. No entanto, o autor associa a esses temas uma dose intrigante de mistério e paixão.

A religiosa

Diderot, Denis

A história de uma jovem obrigada pela família a dedicar-se à vida religiosa, seus dilemas, sua revolta e seu trágico fim. Uma visão dos preconceitos da aristocracia francesa do século XVIII, da licenciosidade dos conventos e da opressão da mulher.

A morgadinha dos canaviais

Dinis, Julio

Henrique de Souselas, um jovem rico que vive só em Lisboa, vai buscar na aldeia, por conselho médico, alívio para a saturação da vida da cidade. Na Quinta de Alvapenha, casa de sua tia Dorotéia, Henrique trava conhecimento com a família da Quinta do Mosteiro, a que pertence Madalena, a "Morgadinha dos Canaviais". Enamorando-se dela, Henrique tenta cortejá-la, mas Madalena, por alguma razão, procura aproximá-lo de sua prima Cristina.

As pupilas do senhor Reitor

Dinis, Julio

História de dois irmãos que se apaixonam por duas irmãs, desencadeando um conflito. Crítica aos preconceitos sociais.

Brasil 5 séculos

Donato, Hernâni

História do Brasil escrita de uma maneira justa, onde a verdade não sofre influência das diferentes doutrinas tão numerosas no século XX e que muito influenciaram os rumos da humanidade.

Crime e castigo

Dostoievski, Fiodor

Estudante acredita ter o direito de matar uma velha usurária. Comete o crime e entra num mundo delirante de tormento moral. Romance russo de 1865.

O eterno marido

Dostoievski, Fiodor

O tema clássico do triângulo amoroso recebe um tratamento diferente nesse livro que ironiza a posição dos traídos e dos traidores, sobrando bom humor e sarcasmo para com a sociedade.

Complexo de Cinderela

Dowling, Colette

Análise extremamente pessoal e sem preconceitos sobre o medo da independência enraizado na maioria das mulheres. Uma obra importante para a compreensão do complexo universo da mística feminina.

As aventuras de Sherlock Holmes

Doyle, Arthur Conan

O livro traz mais 12 histórias com casos resolvidos pelo famoso detetive Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. Watson. São elas: Um escândalo da Boêmia, A Liga dos "Cabeça Vermelha", Um caso de identidade, O mistério do Vale Boscombe, As cinco sementes de laranja , O homem do lábio torcido, O carbúnculo azul, A faixa malhada, O polegar do engenheiro, O solteirão nobre, A coroa de berilos, As faias cor de cobre.

O cão dos Baskervilles

Doyle, Arthur Conan

Uma família se diz perseguida por um aterrorizante cão assassino. Um dos casos mais famosos de Sherlok Holmes.

Um estudo em vermelho / O signo dos quatro

Doyle, Arthur Conan

Um estudo em vermelho - Um assassinato misterioso em Londres faz com que o detetive investigue as circunstâncias da fundação da seita dos mórmons nos EUA.

O signo dos quatro – Sherlock Holmes recebe a visita da srta. Mary Morstan que pede ajuda no desaparecimento de seu pai, há quase dez anos, em Londres. Nos últimos seis anos, ela vem recebendo pérolas raras e valiosas. Juntando este a outros fatos, o detetive parte para a investigação de mais um caso.

O vale do terror

Doyle, Arthur Conan

Assassinatos misteriosos, roubos ousados, enganos trágicos, tramas perfeitas: há tudo isso nas histórias de Sherlock Holmes, o detetive criado por Arthur Conan Doyle. Em cada aventura, um novo e instigante desafio à inteligência do leitor.

O crime do século

Dunne, Dominick

Uma bonita e ambiciosa mulher de uma pequena cidade do interior, se projeta na alta sociedade de Nova YorK e depois precipita-se nas profundezas da tragédia. Uma corista casa com um homem rico e são considerados o par ideal pela sociedade. Mas durante uma homenagem a uma Duquesa, acontece uma tragédia com o marido que é encoberta, na época, pela família. Anos mais tarde um colunista tenta descobrir o que realmente aconteceu neste dia.

Éramos seis

Dupré, Maria José

A luta e o destino de uma família muito unida, na São Paulo dos anos 30 e 40.

O amante

Duras, Marguerite

Recordações íntimas da escritora, de 1932 a 1949, de sua mocidade em Saigon, amante de um rico herdeiro chinês e de sua maturidade de pequena cidade do interior, funda um manicômio e em nome da Ciência, consegue internar a maior parte da população. Em decorrência disso, seguem-se fatos pitorescos.

A cidade e as serras

Eça de Queirós, José Maria

Um jovem e rico português, criado em Paris, leva uma vida faustosa com todos os requintes e modernismos da época. Freqüenta a alta sociedade e é o expoente da cultura. Por circunstâncias é levado para sua aldeia natal onde passa a levar uma vida feliz, na maior simplicidade.

O crime do padre Amaro

Eça de Queirós, José Maria

Um padre engravida uma paroquiana. Este é o ponto de partida para um ataque ao celibato clerical e à burguesia portuguesa.

A ilustre casa de Ramirez

Eça de Queirós, José Maria

Obra escrita em 1900, focaliza a nobreza portuguesa decadente. Com requintada ironia, Eça de Queiroz traça o perfil de uma sociedade em vias de extinção, que luta para manter seus valores e “statos quo”.

Os Maias

Eça de Queirós, José Maria

A história tem início quando o patriarca da família, Afonso Maia, recupera o Ramalhete, sua casa em Lisboa, para viver com o neto Carlos, recém formado e à procura de um sentido para a vida. Adultério, tragédia, crítica social e idealização do amor estão presentes na análise interessante do autor.

O primo Basílio

Eça de Queirós, José Maria

A aventura entre Luísa e seu primo sofre a interferência de uma criada rancorosa. Amor, traição e jogos de poder num clássico da língua portuguesa.

A tragédia da rua das flores

Eça de Queirós, José Maria

Inédito durante mais de cem anos e editado em 1980 no meio de acesa polêmica, "A Tragédia da Rua das Flores" contém todos os elementos que fizeram do romance queirosiano uma criação inigualável. Abordando o tema do incesto entre mãe e filho, foi considerado pelo próprio autor como "uma verdadeira bomba literária e moral".

O nome da rosa

Eco, Umberto

No século XIV, um monge e seu discípulo investigam crimes num mosteiro. Empolgante mistura de suspense e história medieval, já contada também através de filme.

Os tiranos

Edwards, Samuel

Romance, época atual. Num campo petrolífero, no Oriente Médio, desenrola-se uma história de amor, espionagem e violência.

O encantador de cavalos

Evans, Nicholas

Neste romance para todas as idades, Nick Evans mergulha em temas universais como a relação entre mãe e filha, conflitos profissionais, questões sobre o casamento e a família, e desejos pessoais todos magistralmente articulados a uma história de amor.

Pomar de família

Eve, Nomi

Nesta saga judaica inesquecível, a autora investiga e reinventa a memória dos próprios antepassados. De 1837, quando membros da família trocaram a Europa do Leste pela Palestina, até os dias de hoje, quando os mais jovens chegam até a América, são seis gerações que povoam um mundo ao mesmo tempo real e mítico. Esther, a matriarca, quando recém-casada dividia-se entre o marido e o padeiro. Avra, a ladra, nunca ficava com as coisas que roubava, apenas as mudava de lugar. Miriam costurava tão bem que suas roupas transfiguravam quem as vestisse. Os Gêmeos Zohar e Moshe cruzaram os muros da Cidade Velha e se defrontaram com uma tragédia que perseguiria a família por gerações. Eliezer, filho de Zohar, certa vez tentou invocar um golem no jardim do pai.

A travessia

Fernandes, César (Dr.)

O livro foi escrito por três dos maiores médicos especialistas e serve como guia para informações sobre o climatério e as verdades a respeito dessa fase da vida feminina.

Sinhá moça

Fernandes, Maria Dezone Pacheco

Romance de amor, no tempo da luta contra a escravidão negra no Brasil.

De Virgolino a Lampião

Ferreira, Vera / Amaury, Antonio

Neste livro, os autores procuram mostrar a história real de Lampião, o “Rei do Cangaço”, esclarecendo a verdade dos fatos e separando a ficção da realidade, de uma forma clara, objetiva e imparcial.

Tratado geral dos chatos

Figueiredo, Guilherme de Oliveira

A humanidade está chata. O Brasil está chato. A chatura cresce a olhos vistos e se espalha sobre nós. Não liqüidaremos com a chatura, mas aprendemos a conhecê-la em todas as suas múltiplas facetas, pois assim estabeleceremos as regras de convivência suportável que nos reconduzem à proposição inicial, "O chato não se chateia", e isso nos permitirá, como último gesto de esperança, bradar: Chatos de todo mundo, uni-vos!

Armando a barraca

Fisher, Nick

O autor uniu as incertezas dos seus tempos de adolescência às dúvidas sobre sexo dos seus jovens leitores e, com muito humor, informa, orienta e esclarece todas as questões vitais para quem está nessa fase da vida.

Este lado do paraíso

Fitzgerald, F. Scott

Filho mimadíssimo de uma viúva milionária, é egocêntrico, pedante, voluntarioso e convencido de que o mundo pode e deve ser mudado a seu o correr do tempo, novas experiências como a morte da mãe, a perda de sua riqueza pessoal e a incapacidade de amar, acabam por levá-lo a bebida. O pouco de calor humano que lhe resta é dirigido a um monsenhor, amigo de sua mãe, que lhe devotava um carinho paternal. Somente quando perde esse amigo e se vê sozinho e desamparado, é que consegue convencer-se de que o caminho de si próprio, de suas qualidades e defeitos, não é o bastante para que se realize como ser humano.

A chave de Rebeca

Follett, Ken

Mais um espetacular romance de espionagem de Ken Follet, que tem como pano de fundo um sensacional duelo de espiões durante os combates entre ingleses e alemães, na II Guerra Mundial. Um livro arrebatador, cheio de tensão até as linhas finais.

Um lugar chamado liberdade

Follett, Ken

A saga de Mack, um jovem escravo branco que foge da Escócia rumo à liberdade. Uma história plena de paixões, suspense e violência, sentimentos primitivos e sublimes do ser humano.

O vôo da águia

Follett, Ken

Dois cidadãos norte-americanos são aprisionados por militantes xiitas, no Irã. Um plano espetacular e arriscado de resgate é concebido e executado por um grupo de mercenários. Baseado numa história real. Ação e suspense.

O doente Molière

Fonseca, Rubem

Dando continuidade à proposta da coleção literatura ou morte, Rubem Fonseca escolheu Molière para compor este policial que se passa na corte de Luis XIV. Após uma apresentação da peça “ O doente imaginário “, Molière sente-se mal e, agonizante, revela a seu amigo que foi envenenado. Na busca pelo assassino, o leitor passeia pela França setecentista e ainda tem o prazer de “assistir” às peças do dramaturgo.

O manipulador

Frederick Forsyth

Com o fim da Guerra Fria, os altos escalões do governo britânico decidem reformular o Serviço Secreto e confiam ao seu diretor a tarefa de dispensar os agentes de campo, espiões que se tornaram desnecessários na era pós-Gorbachev. O primeiro nome a ser cogitado é o de Sam McCready, conhecido como O Manipulador. Convocado, no verão de 1983, para chefiar uma seção destinada a infiltrar agentes em pontos estratégicos no exterior, McCready se especializou na arte do disfarce. Mas certas mudanças ocorreram e na reunião destinada a discutir o destino de McCready, seu assessor, Denis Gaunt, expõe argumentos para a manutenção do agente relembrando casos em o amigo atuou. São quatro autênticas histórias de espionagem, com muita ação e trama bem articulada, que têm em comum a performance de um personagem de extrema astúcia, capaz de enganar a todos com seu forte poder de manipulação.

O negociador

Forsyth, Frederick

Um seqüestro afeta muitas vidas. Mas quando a vítima é o filho do presidente americano, o que está em jogo é a paz mundial. Nos bastidores da política, uma organização tenta sabotar os esforços pelo desarmamento. Para tanto, seqüestram o filho do presidente dos EUA. Quinn, ex-herói do Vietnã, é chamado para manter contato com os seqüestradores. Conhecido como o “negociador”, Quinn é capaz de ir até o inferno para caçar alguém que faltou com a palavra.

O veterano e outras histórias

Frederick Forsyth

Em O veterano, conto que dá nome ao livro, é narrada a história da investigação do assassinato brutal, nos becos mais obscuros de Londres, de um homem desconhecido e misterioso. Um lojista ugandense testemunha o crime, mas apesar da disposição em ir à juízo e sua total convicção de ter visto o rosto dos assassinos, nem sempre a justiça chega de forma mais simples.

A essência da arte conta a história por trás de um elaborado golpe no mundo das artes. Já O milagre resgata memórias da Segunda Guerra, entremeadas com a tradição renascentista italiana. Por fim, O cidadão mostra como agem quadrilhas de criminosos internacionais, mesmo dentro de um Jumbo 747 que voa sem escalas de Bangcoc para Londres.

O punho de Deus

Forsyth, Frederick

O escritor penetra no cenário sangrento e conturbado da Guerra do Golfo para criar um romance vigoroso e emocionante. Como de costume, a pesquisa feita por Forsyth é impressionante nos detalhes e na profundidade. Do gabinete de guerra de Saddam aos bastidores políticos dos Aliados, das patrulhas do SAS, ás operações secretas da CIA.

Sem perdão

Forsyth, Frederick

Um milionário playboy inglês apaixona-se perdidamente por uma linda mulher que vive na Espanha. Ela, casada, não pretende abandonar o marido. O ricaço faz o possível para tê-la para si e planeja o assassinato do marido.

50 anos de luz nas trevas

Fracasso, Frei Anselmo

Mensagens de fé e relatos de muitos momentos importantes vividos por Frei Anselmo Fracasso, que perdeu a visão quando era ainda muito jovem, mas que manteve a determinação de ajudar o próximo e seguir sua vocação religiosa.

Trinta anos esta noite - 1964 o que vi e vivi

Francis, Paulo

Emocionante relato dos acontecimentos políticos que, na década de 60, modificaram a história do país e de toda uma geração.

Sem tempo para chorar

Freeman, Cynthia

Romance. No início do século, uma jovem judia e sua família emigram para a Palestina. Ficção com base em alguns fatos reais. Sofrimento, amor, idealismo, tristezas e alegrias, e principalmente, muita ação, contam a saga desta família.

Um mundo cheio de estranhos

Freeman, Cynthia

A trajetória de vida de uma jovem judia que, após perder parte de sua família na Polônia, agora vê a mãe morrer, no frio inverno londrino de 1932. Parte, então, para uma nova vida em Nova York, acolhida pela família de uma amiga de infância de sua mãe. Conhece um rapaz judeu e com ele se casa. Têm um filho e lutam com dificuldade para progredir na vida. Seu marido, porém, resolve abandonar o judaísmo. Partem para Chicago com um novo sobrenome e com muitas esperanças. Mas muito ainda estaria por acontecer em sua vidas...

Jogo do poder

Frey, Stephen W.

Para chegar à cúpula do poder, Andrew Falcon aposta tudo numa gigantesca ação especulativa que poderá render milhões de dólares de uma só vez. Mas sua trajetória pode ser interrompida por uma organização informal e muito poderosa: os sete, grupo que é capaz até de provocar um caos na economia americana para derrubar um governo que não reza segundo sua cartilha. Nesse jogo de poder, sobreviver já é lucro.

O Mundo de Sofia

Gaarder, Joinstein

Um mistério envolve a vida de Sofia. As cartas que recebe de um desconhecido a levam, de uma maneira agradável, por séculos da história da filosofia que deu forma ao mundo ocidental.

A Adalgisa: quadros milaneses

Gadda, Carlo Emilio

Conjunto de histórias que traçam um retrato íntimo da vida milanesa, no início do século.

Adalgisa é uma cantora de Quinta categoria que se apresentava em teatros baratos e havia tido mais de cinqüenta amantes, antes de casar com um jovem da alta burguesia. Ao ficar viúva, guarda a frustração de jamais ter conseguido cantar no Metropolitan com pérolas no pescoço.

O amor nos tempos do cólera

Garcia Marquez, Gabriel

A história do eterno amor de Florentino Ariza por Fermina Daza, que foi esposa do Dr. Juvenal Urbino durante meio século e que após a morte dele, encontra-se diante desse amor da juventude que imaginava ter ficado no passado.

Cem anos de solidão

Garcia Marquez, Gabriel

A saga da família de José Arcádio Buendia que vivia na pequena Macondo, aldeia fundada por ele, sua mulher e alguns amigos aventureiros. Um romance de muita ação, poesia e extraordinário lirismo.

O silêncio da chuva

Garcia-Roza, Luiz A.

No centro do Rio de Janeiro um executivo é encontrado morto sentado ao volante de seu carro. Além de um tiro único, não há outros sinais de violência. Ninguém viu nada, ninguém ouviu nada. O policial encarregado do caso, inspetor Espinoza, costuma refletir sobre a vida olhando o mar, sentado em um banco da praça Mauá e no momento tem muito sobre o que refletir. De um lado, um morto surgido num edifício-garagem; de outro, a incessante multiplicação de protagonistas do drama. Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas começam a sumir.

Vento sudoeste

Garcia-Roza, Luiz A.

No centro do Rio de Janeiro, um executivo é encontrado morto com um tiro e sentado ao volante de seu carro. Além do tiro, único e definitivo, não há outros sinais de violência. É um morto de indiscutível compostura. Mas isso não ajuda: ninguém viu nada, ninguém ouviu nada. O policial encarregado do caso, inspetor Espinoza, costuma refletir sobre a vida (e a morte) olhando o mar sentado em um banco da praça Mauá. No momento tem muito sobre o que refletir. De um lado, um morto surgido num edifício-garagem; de outro, a incessante multiplicação de protagonistas do drama. Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas começam a sumir.

Anarquistas graças a Deus

Gattai, Zélia

Autobiografia. A indomável coragem de uma gente sofrida. Imigrantes italianos em São Paulo, suas dificuldades, lutas e alegrias na sobrevivência na grande metrópole. (Sugestão: ler em seguida “Um chapéu para viagem”.)

Um chapéu para viagem

Gattai, Zélia

Autobiografia de Zélia, que conta a sua vida com o marido Jorge Amado. (Sugestão: ler antes “Anarquistas graças a Deus”.)

Jardim de inverno

Gattai, Zélia

Um outro sucesso da autora, onde aborda a Guerra fria, a vida na Tchecoslováquia, a perseguição à comunistas devotados. Um livro politicamente oportuno.

Senhora dona do baile

Gattai, Zélia

Relato das viagens de Zélia e Jorge Amado pela Europa, durante o período de exílio.

Diário de um ladrão

Genet, Jean

Romance. Diário do autor, famoso teatrólogo rejeitado pelos pais e pela sociedade, além de ser ladrão, criminoso, presidiário e homossexual, onde descreve sua vida que balança entre o bem e o mal com um estilo filosófico, entre lírico e chocante, e com a violência própria da criatura sofrida, que conheceu as misérias do submundo, assim como a pompa dos ambientes abastados.

A vigésima quinta hora

Gheorghiu, C. Virgil

Rapaz de origem humilde, Johann Moritz pretende deixar sua pequena aldeia na Romênia, onde colhe maçãs na casa de Padre Coruga e partir para trabalhar na América. Imagina juntar algum dinheiro retornando então, a seu país e a sua amada Suzana. Mas, na véspera da viagem, assiste a violenta cena onde o pai agride a mãe da moça. Johann e a namorada acabam fugindo juntos e procuram ajuda na casa do Padre, onde recebem o auxílio de seu filho, o escritor Trayan Coruga. “A vigésima quinta hora” é o título dado por Trayan para o livro que elabora com dez personagens reais de seu convívio e mais tarde dedica o seu primeiro capítulo ao relato da história de Johann Moritz.

O belo império

Ghose, Zufkar

Gregório Peixoto da Silva Xavier narra sua própria história de vida. Nascido no Rio Grande do Sul, em 1851, filho de pai brasileiro e mãe inglesa, abandona o lar com apenas 14 anos, na véspera da partida de sua família para a Inglaterra. Alista-se no exército e logo vai lutar pelo Brasil, que tanto ama, na Guerra do Paraguai. Relata muitas de suas experiências nos campos de batalha e as andanças pelo país, tornando-se mais tarde um próspero comerciante de borracha na cidade de Manaus.

Mestre miudinho, o apito de ouro

Goes, Lucia Pimentel

Ficção criada e dedicada pela autora aos mestres de bateria que tanto fazem pelo samba e pelas escolas de samba. Trata-se da história do mestre de bateria Miudinho, que desde menino teve uma vida sofrida e dedicada ao samba e ao carnaval paulista.

O trovejar do silêncio

Goldsmith, Joel S.

É um livro sobre a revelação espiritual. Na introdução, o autor escreve as seguintes palavras: “A revelação sempre nos atinge como algo chocante, e não só para quem recebe, mas também para aquele por meio do qual ela se manifesta”. É próprio da Revelação chocar e assustar, pois ao se defrontar com nossas crenças mais caras, nós nos conscientizamos do quanto nossa mente foi condicionada por teorias e opiniões.

Fase terminal

Gomes, Alvaro Cardoso

Para cada problema um antídoto estimulante. Para o tédio e a falta de perspectiva: louvor ao perigo e à violência. Para a perda do afeto, da compreensão e do diálogo: drogas e pichações. Esse era o cotidiano de Teto, Kika e Caco, antes da doença de Vado, companheiro de aventuras. Centrados em si mesmos, os três desconheciam as dificuldades daqueles que trabalham para sobreviver. Desconheciam, principalmente, o poder destruidor da AIDS. Onde buscar antídotos para a fragilidade humana?

Perestróika: novas idéias para meu país e o mundo

Gorbachev, Mikhail

Proposta de Gorbachev para a reestruturação da política soviética mantendo, todavia, bases e ideais do Marxismo-Leninismo.

O físico: epopéia de um médico medieval

Gordon, Noah

Na Idade Média, um jovem aprendiz de barbeiro, em busca do conhecimento para tornar-se médico, viaja por toda a Europa e chega até a Ásia. O livro relata toda essa trajetória percorrida.

Xamã: a história de um médico no século XIX

Gordon, Noah

Traça um painel do século XIX, nos EUA, com maestria e delicadeza, em mais uma incursão de Noah Gordon, no difícil campo da história da medicina. Neste livro, conta a história de dois homens, pai e filho, pacifistas por natureza, corajosos o suficiente para largar o sucesso na cidade grande e enfrentar preconceitos e o mistério das terras inexploradas do interior.

O americano tranqüilo

Greene, Graham

As tramas da diplomacia na guerra da Indochina e a ingenuidade de Pyle, o “Americano Tranqüilo”. Mais do que um livro sobre a guerra indochinesa, o romance de Graham Greene é, na verdade, uma sátira aos americanos, cujo espírito infantil e ingênuo seria para o autor, a causa inconsciente de muitos erros cometidos pelos Estados Unidos em nome dos princípios da civilização ocidental.

Monsenhor Quixote

Greene, Graham

A história de um padre espanhol que acreditava ter como ancestral Dom Quixote de La Mancha, o personagem criado por Miguel de Cervantes e que, assim como ele, encontra-se cercado dos demais personagens Sancho Pança, Dulcinéia e, até mesmo, Rocinante.

O advogado

Grisham, John

Um encontro violento com um sem-teto faz com que Michel, um advogado talentoso em ascenção, descubra segredos terríveis sobre a empresa em que trabalha. Assim torna-se um advogado especializado nas causas dos desabrigados.

A câmara de gás

Grisham, John

Os laços familiares podem ser mais fortes que as ambições profissionais e mais importantes que as ideologias condenáveis, mas essas discussões não devem desviar Adam de seu objetivo, impedir que seu avô, membro ativo da KKK, morra na câmara de gás.

O cliente

Grisham, John

Dois irmãos presenciam um suicídio. O menino mais velho ouve as confidências do suicida, um advogado da Máfia. As duas crianças são perseguidas por causa disso. O mais velho é forçado a testemunhar contra um importante membro da Máfia, e assim, contrata uma advogada.

O dossiê pelicano

Grisham, John

Quem ouvirá uma estudante de 2º ano de Direito num assunto de tanta importância quanto o assassinato de dois juizes da Suprema Corte? Mas há quem a leve a sério, e isso não é nada bom para ela, porque são justamente aqueles que a querem morta.

A firma

Grisham, John

Um jovem advogado recém formado é contratado por uma importante firma de advocacia em Memphis. Ele descobre que está sendo espionado sem direito a nenhuma privacidade, e resolve investigar o porquê disso tudo.

O sócio

Grisham, John

O autor narra o seqüestro de um brilhante advogado que deu um enorme golpe financeiro. O livro procura mostrar ao leitor como funciona a engrenagem no mundo dos ladrões de “colarinho branco”.

O testamento

Grisham, John

As habituais disputas legais e a trama envolvente de Grisham tem como pano de fundo as paisagens - naturais e espirituais – do Pantanal brasileiro. Onde está a mulher para quem um bilionário deixa sua herança, contrariando seus ambiciosos herdeiros legítimos?

A escrava Isaura

Guimarães, Bernardo

Isaura nasceu branca, mas nasceu na senzala. Nasceu escrava, destinada a uma vida de miséria, de humilhação, ao fim da qual só a esperava uma morte cruel como a de sua mãe. Linda, capaz de sobreviver em meio às moças mais aristocráticas do Recife, Isaura desperta a paixão abjeta do fazendeiro Leôncio, seu “dono” de direito. Mas desperta também o amor puro de Álvaro.

O seminarista

Guimarães, Bernardo

Tornar-se padre e internar-se em um seminário pela imposição dos pais, quando lá fora está Margarida, sua paixão.

Grande sertão: veredas

Guimarães Rosa, João

O único romance do escritor mineiro conta, em linguagem perturbadora, as lembranças do jagunço Riobaldo em suas desventuras e cavalhadas no espaço mítico dos campos gerais e seu amor impossível por Diadorim.

Primeiras estórias

Guimarães Rosa, João

Este é o melhor livro para começar a entender Guimarães Rosa. São vários contos que passeiam do fantástico ao anedótico, passando pelo psicológico, o autobiográfico e o satírico.

Sagarana

Guimarães Rosa, João

Estréia do autor no conto. O livro desponta como a semente de uma obra cujo significado está longe de ser decifrado. São nove histórias, que apresentam a paisagem humana e geográfica do Brasil em linguagem absolutamente pessoal. Obra de fundamental importância para a compreensão do universo ficcional de Guimarães Rosa. “Sagarana” é exaltação e deslumbramento, uma criação absoluta.

Camilo Mortágua

Guimarães, Josué

A história de Camilo Mortágua amadureceu por oito anos, antes de tornar sua estrutura definitiva. Trata-se da trajetória política de seu país.

Os tambores silenciosos

Guimarães, Josué

Discussão sobre a legitimidade da censura, através da sátira de personagens de uma cidade que não consta no mapa. Vasto painel humano que se expressa em um romance realista e vencedor, por unanimidade do prêmio Érico Veríssimo.

Doces prisões

Hailey, Elizabeth Forsyth

Romance. História de três mulheres, antigas colegas de universidade, que a vida separou e juntou novamente.

O jardim do Éden

Hemingway, Ernest

Um jovem casal em lua de mel em uma pequena cidade da França, passa por experiências amorosas e emocionais incomuns que levam o seu casamento ao fim.

O sol também se levanta

Hemingway, Ernest

O retrato da geração do entre guerras, indecisa em face do futuro.

O velho e o mar

Hemingway, Ernest

Santiago, um velho pescador do Caribe, não pesca nenhum peixe durante alguns meses, até que captura um, maior que sua canoa. A partir de então, ele trava um embate com a natureza.

Os melhores contos de Alexandre Herculano

Herculano, Alexandre

Nestes contos, o autor revive alguns episódios expressivos e emocionantes ocorridos num longo período da história de Portugal. Uma obra de marcante valor.

Este lado da vida

Hesse, Hermann

Edição remodelada pelo autor com o acréscimo de novos contos para seu relançamento em 1930.

O jogo das contas de vidro

Hesse, Hermann

É um livro do ocidente, porém deixa antever vagas lembranças do oriente e simboliza a reaproximação de Hesse ao cristianismo, figuradamente a amizade de José Servo, o rei da história, e a Ordem de São Bento. Como é ressaltado no prefácio da obra, aqui se mostra a reconciliação do autor com o mundo da sua infância e a austeridade religiosa de sua família. Marca assim, o fim desse conflito que o levou ao ceticismo religioso e depois à revolta.

O livro das fábulas

Hesse, Hermann

Antologia de 24 contos escritos entre 1904 e 1927, sendo seus temas impregnados de finíssima ironia e espiritualidade e, em sua maioria, de inspiração fortemente cristã, como em “Sobre a infância de S. Francisco de Assis”.

Sidarta

Hesse, Hermann

Sidarta, filho de brâmane, descobre Buda, mas não se contenta em apenas servi-lo como discípulo: precisa encontrar um destino para si mesmo. Para alcançar esse propósito, segue um caminho tortuoso que o leva, através de um sensual caso amoroso com uma cortesã, da tentação do sucesso e das riquezas e de um conflito emocional com seu próprio filho, à renuncia final é a autocompreensão. Sidarta, o maior sucesso de Hesse foi escrito com simplicidade e beleza quase bíblicas, é a história de um espírito rebelde em sua busca de paz e serenidade na vida.

Viagem ao Oriente

Hesse, Hermann

Neste livro, Hermann Hesse percorre, no tempo e no espaço, uma longa jornada em busca da verdade, tendo como companhia integrantes de misteriosa confraria que reúne Platão, Pitágoras, Dom Quixote e Baudelaire.

Crime no colégio

Hilton, James

Collin Revell é um investigador inteligente e culto que começa a desenterrar memórias que deviam permanecer esquecidas, provocando professores, inspetores e alunos ao limite de sua resistência psicológica. Cheio de surpresas e reviravoltas, “Crime no colégio” tem uma trama extremamente bem desenvolvida, que deixa o leitor sem fôlego, e o faz querer chegar logo à última página para descobrir a solução do mistério.

Estorvo

Hollanda, Francisco Buarque de

Após o fim de seu casamento, homem que teme estar sendo perseguido envolve-se com ladrões e traficantes, e passa a explorar a irmã rica.

O despertar de Menfreya

Holt, Victoria

Henriete vivia em Londres com seu pai, membro do Parlamento inglês, mas sonhava com Menfreya, na Cornoália. Seu defeito físico, a indiferença do pai em relação a ela e o relacionamento com os Menfrey estão presentes na narrativa que faz de sua própria vida.

Salto do tigre

Holt, Victoria

Filha de uma artista de teatro, Sara narra a história de sua vida. A infância e a adolescência em Londres, onde procurava juntar informações e lembranças sobre suas origens e sobre seu pai, um plantador de chá. Ao casar-se, vai viver com o marido em sua terra natal, o Ceilão, onde passará por muitos momentos de mistério e emoção.

A Ilíada (Adaptação de Diana Stewart)

Homero

Juntamente com a “Odisséia” esta epopéia de Homero fundamentou a literatura ocidental. Depois de 10 anos já passados da guerra de Tróia, Helena é raptada por Páris, colocando ainda mais furiosamente os gregos contra os troianos.

A Odisséia (Adaptação de Diana Stewart)

Homero

Adaptação do clássico grego, sobre as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca, ao regressar para casa, depois da guerra de Tróia.

A ilha

Huxley, Aldous

Escrito em fins da década de 60, traz a história de um jornalista e seu encontro com uma sociedade baseada na liberdade. Tal paraíso fica em Pala, uma ilha situada na Indonésia.

A pedra da luz: O lugar da verdade

Jacq, Christian

Paneb, o Ardoroso, é escolhido para ser o novo mestre-de-obras. Terá que proteger Clara, cuja vida estará sempre em perigo, e esforçar-se para ser respeitado e amado pelos artesãos. A bela rainha Tausert, que será coroada faraó do Egito, encontrará em Paneb a verdadeira amizade. Ele terá que se superar para construir o mais belo templo de milhões de anos, ao mesmo tempo em que dará seu sangue para descobrir o traidor da confraria.

A pedra da luz: A mulher sábia

Jacq, Christian

Ramsés, o Grande, acaba de partir para a sua morada eterna. Os artesãos do Lugar da Verdade estão inquietos. Merneptah, filho de Ramsés e faraó sucessor, saberá dar continuidade à obra do pai e proteger a cidade dos iniciados das garras da ambição?

A pedra da luz: Néfer, o silencioso

Jacq, Christian

Neste primeiro livro da coleção “ A pedra da luz”, o autor conta a história de uma comunidade com um nome incomum: o Lugar da Verdade. Ali os sacerdotes – artesãos com dotes mágicos – eram incumbidos de construir a morada eterna dos faraós, e guardavam muitos segredos...

A pedra da luz: Paneb, o ardoroso

Jacq, Christian

Mais um livro da coleção “A pedra da luz”. No Lugar da Verdade, uma elite de sacerdotes e artesãos com poderes mágicos dedica-se a uma missão primordial: construir as moradas eternas dos faraós.

Ramsés, a batalha de Kadesh (vol.3)

Jacq, Christian

Ramsés terá que vencer dois inimigos poderosos: o implacável exército hitita e o efeito da magia que está tirando impiedosamente a vida da esposa real. Em desespero, Ramsés apelará aos céus. Mas seu pai celeste responderá a seu apelo?

Ramsés, a dama de Abu-Simbel (vol.4)

Jacq, Christian

Ramsés terá que negociar com o poder hitita para manter a tão sonhada paz. Ninguém melhor do que seu amigo, o diplomata Acha, para garantir a tranqüilidade e a prosperidade do Egito. Ramsés almeja também oferecer à esposa real o mais fabuloso presente: manda erguer em Abu-Simbel, dois templos como símbolo de seu amor eterno. Mas a sua felicidade nunca está completa - surgem novas ameaças nos horizontes da terra sagrada: Moisés volta ao Egito para propor a Ramsés o êxodo do povo hebreu, e Ofir, mais uma vez, consegue atingir a família real com seu poder maléfico. Face a esses dois perigos, conseguirá o Filho da Luz ser protegido pela magia da Dama de Abu-Simbel?

Ramsés, o filho da luz

Jacq, Christian

Christian Jacq retrata o magnífico faraó Ramsés. Pertencente à XIX dinastia do Egito Antigo, Ramsés soube cultivar a sabedoria, a justiça, a beleza e a prosperidade. Abençoado por Sethi e amado pelo povo, ele reinou por mais de 60 anos às margens do Nilo, a terra do misticismo e do encantamento. Neste primeiro volume da série, Ramsés é um jovem adolescente que anseia secretamente substituir o pai no trono do Egito. Contudo, Ramsés não é o filho primogênito, e essa primazia naturalmente será destinada a Chenar, seu irmão mais velho. Mas, quem realmente sucederá Sethi?

Ramsés, sob a acácia do ocidente (vol.5)

Jacq, Christian

No último volume da série, o egiptólogo C. Jacq dá continuidade à saga romanceada do faraó egípcio Ramsés. Neste, Ramsés se vê acossado pelo seu maior inimigo: o tempo, pior que todos os magos e hebreus. O tempo roubou-lhe o amor e os amigos, e agora acerca-se do próprio faraó.

Ramsés, o templo de milhões de anos (vol.2)

Jacq, Christian

Ramsés é coroado faraó e terá que vencer muitos complôs para conservar o trono. Ele dispõe das mais favoráveis condições para reinar com prosperidade, justiça e sabedoria: o amor de Nefertari, a grande esposa real, e da mãe Touya, a sólida rede de amigos, tecida desde a adolescência, e o apoio incondicional de Moisés, o hebreu.

Cruzando o limiar da esperança

João Paulo II, Papa

O Papa João Paulo II fala sobre as religiões como o Islamismo e o Judaísmo.

Quem mexeu no meu queijo

Johnson, Spencer

Parábola que revela verdades profundas sobre mudanças. Dois ratinhos e dois duendes vivem em um labirinto em busca de queijo – metáfora para o que se deseja ter na vida, de um bom emprego à paz espiritual.

Leitura rápida, mas suas idéias podem permanecer por toda a vida.

Um pássaro em pânico

José, Elias

Contos onde se misturam realidade e fantasia.

O processo

Kafka, Franz

Logo após acordar pela manhã, Joseph K. é detido pela polícia e, em seguida, processando sem saber por que. Uma obra prima da literatura do século XX, de leitura obrigatória.

A última tentação de Cristo

Kazantzakis, Nikos

Obra polêmica que revela um Cristo frágil e descrente, um homem comum.

Vernônia

Kennedy, Willian

Drama psicológico de um homem, que deixa o bebê cair de suas mãos e, em conseqüência, acaba morrendo. Seu remorso, suas alucinações, sua loucura.

Síndrome de Peter Pan

Kiley, Dan

Este livro mostra porque alguns homens agem como eternas crianças, esquivando-se de compromissos sérios e exigindo atenção permanente.

Cem dias entre o céu e o mar

Klink, Amyr

Num frágil barco, o navegador Amyr Klink atravessou o Atlântico Sul. Neste livro, ele reconstitui com detalhes essa viagem, do planejamento à chegada. Mais que o simples relato de uma audaciosa aventura, a obra é uma verdadeira lição de vida de um homem que conseguiu superar seus próprios limites. Uma autêntica epopéia moderna.

Mar sem fim

Klink, Amyr

O autor descreve sua viagem de volta ao mundo feita da forma mais curta, mais rápida e mais difícil que poderia ser feita, circunavegando a Antártica: muitas vezes tentada, mas nunca antes conseguida. Foi iniciada em 31 de outubro de 1998 e durou cinco meses. Klink conviveu com as estrelas, cruzou neblinas, nevascas e geleiras e desafiou mares temperamentais. Não lhe faltou a companhia de uma monumental baleia cachalote nem a de ventos fortes e vagalhões. Por mais exuberante beleza que possam ser a flora e a fauna marinhas, nada terá superado a experiência obtida ao atravessar com destemor, mas respeito, as fronteiras da vida.

Amores sobre o Don

Konsalik, Heinz G.

Jornalista alemão visita a Rússia para tentar seguir os rastros de seu pai que ali lutou e morreu durante a II Guerra. Para acompanhá-lo foi designada uma jovem russa que, em princípio, sentia repugnância pelo rapaz, mas durante a viagem que fazem juntos pelo país, na região do rio Don, esse sentimento dá lugar a um verdadeiro amor.

Ninotchka: a heroína das estepes

Konsalik, Heinz G.

São Petersburgo, dezembro de 1825. Jovem da aristocracia russa, Ninotchka está para se casar. Seu noivo, o Tenente Boria, nas vésperas do casamento, acaba sendo preso após liderar a rebelião dos decembristas, revolta contra o Czar russo Nicolau I. A sentença para ele e outros oficiais: vinte anos de exílio na Sibéria. Ninotchka faz suas malas e parte no firme propósito de viver junto a seu amado.

Quente como o vento das estepes

Konsalik, Heinz G.

A Rússia serve de cenário a história de amor vivida por dois jovens, Igor e Dunia, ambos médicos, moços e apaixonados. Nada indicaria que alguma coisa pudesse impedir essa união, uma vez que Igor se tornara um cirurgião de renome ao mesmo tempo em que se converte num convicto adepto do regime. Porém uma objeção é feita: ele apenas fora criado na Rússia tendo, na verdade, nascido na Alemanha. Castigados com o exílio na Sibéria, o casal se recusa a ceder às imposições da burocracia soviética e decidem enfrentá-la em luta pelos seus direitos e também por seus sonhos.

A insustentável leveza do ser

Kundera, Milan

Na trajetória do médico Tomáz, o autor retoma um momento histórico: a Primavera em Praga.

A valsa dos adeuses

Kundera, Milan

Quem quer realmente conhecer toda a verdade? Que esposa deseja a confirmação de que seu marido tem mesmo uma amante? Um trompetista, médicos, enfermeiras e pacientes de uma estação de águas, dançam no ritmo dessa valsa de ciúmes, encontros e despedidas.

O último da raça

L’Amour, Dearborn Louis

Romance cheio de aventura. Um major da Força Aérea Americana, descendente dos índios Sioux e Cheyenne, orgulhoso de sua origem, sobrevoa a Sibéria para testar o avião de combate. Derrubado pelos russos, é preso. Para não revelar segredos militares, foge de forma espetacular e consegue sobreviver naquela região graças aos seus conhecimentos da natureza, escapando ainda dos homens da KGB.

Um espião perfeito

Le Carré, John

História de espionagem que tem como cenário a Grã-Bretanha. O agente secreto Magnus Pym, Conselheiro da Embaixada Britânica em Viena, volta à Inglaterra para o enterro de seu pai e desaparece misteriosamente. Seus ex-companheiros acreditam que ele tenha passado para o outro lado, e enquanto tentam descobrir seu paradeiro, ele mesmo se empenha em uma busca decisiva: a procura de sua própria identidade.

Sempre um colegial

Le Carré, John

Traído pela mulher, Smiley encontra um colega para vingá-lo: o colegial. Isso se mescla à luta contra a KGB.

O feijão e o sonho

Lessa, Orígenes

Romance que narra a história do poeta Campos Lara, professor de uma pequena cidade do interior paulista, dividido entre o universo sensível da poesia e as amargas necessidades do cotidiano.

A pedra no sapato do herói

Lessa, Orígenes

A história de um garoto muito esperto, que se torna herói, ao livrar sua pequena namorada das mãos de um bandido que pretendia assaltar o prédio onde moravam.

Rua do sol

Lessa, Orígenes

O dia-a-dia da vida de um menino de 6 anos, no Maranhão. Suas aventuras e experiências, alegrias e tristezas.

Tio Pedro

Lessa, Orígenes

É um livro que mostra como os preconceitos e os falsos valores de uma sociedade consumista podem deformar a consciência das crianças. Há 25 anos, Tio Pedro tinha partido para os seringais do Acre e os sobrinhos esperavam que ele retornasse rico e cheio de presentes para satisfazer seus desejos de crianças pobres. Riqueza e bens materiais, o sonho de consumo da classe média brasileira.

O diário de uma boa vizinha

Lessing, Doris

Marca o retorno da autora à temática mais realista de suas primeiras obras de ficção. Jane Somers, figura central da trama, é uma jornalista ambiciosa, preocupada com o sucesso, roupas e o conforto, até que sua vida sofre uma transformação drástica: perde o marido e em seguida a mãe. Vendo-se subitamente diante de suas próprias fraquezas, ela começa a se dedicar aos velhos e necessitados e a sua amizade com a velha senhora, Maudie. Jane começa a trilhar o difícil e árduo caminho do autoconhecimento.

O quinto filho

Lessing, Doris

Harriet e David Lovatt querem as mesmas coisas: fidelidade, amor, vida familiar e, acima de tudo, um lar duradouro. Resolvem se casar e passam a ocupar suas vidas com os filhos, num lar caloroso e sólido. Mas é com a chegada do quinto filho que as coisas começam a ficar amargas. A gravidez, o parto e o desenvolvimento desse filho não foram muito comuns. Ele não gosta de ninguém, instintivamente é repelido pelos irmãos e seu comportamento grosseiro acaba com o sonho da família.

Cidade de Deus

Lins, Paulo

Inaugurado em 1966, o conjunto habitacional Cidade de Deus se tornou uma das maiores e mais violentas favelas do Rio de Janeiro. Neste seu romance de estréia, Paulo Lins faz um painel das transformações sociais pelas quais a favela passou: da pequena criminalidade dos anos 60 à situação de violência generalizada e de domínio do tráfico de drogas dos tempos atuais. Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Lins usa o termo “neofavela”, em oposição à favela antiga, aquela das rodas de samba e as malandragens românticas. Baseado em fatos reais, grande parte do material utilizado para escrever este livro foi coletado durante oito anos de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares do Rio de Janeiro.

Água viva

Lispector, Clarice

Romance de 1973, no estilo inconfundível da autora: forte, criativo. O tema é o instante, seu tema de vida. Cada coisa tem um instante em que ela é. O que se fala, nunca é o que se quer dizer. O livro gira em torno de nascimento, amor, liberdade, solidão, espelho, vida secreta, prece, escuridão, morte ...

Laços de família

Lispector, Clarice

Inclui-se entre os melhores livros de contos de nossa literatura. São 13 contos com temas centrados no processo de aprisionamento dos indivíduos através dos “laços de família”, de sua clausura doméstica, de seu cotidiano.

O mistério do índio voador

Loibl, Elisabeth

Aventura vivida pelos irmãos Nando e Pituca que tem como cenário o Vale do Seridó, no Rio Grande do Norte, e sua arte rupestre. A autora relata o trabalho feito por uma expedição arqueológica e a bonita integração dos cientistas/arqueólogos com os valiosos conhecimentos com os nativos da região.

O segredo do ídolo de barro

Loibl, Elisabeth

Quando o Dr. Henrique resolveu levar seus jovens sobrinhos para os fascinantes caminhos da arqueologia, as descobertas começaram na cidade de Belém, no Mercado Ver o Peso, na visita ao Museu Emílio Goeldi. Mas é na Ilha de Marajó que eles vivem uma incrível aventura quando Paulinho ganha de presente um misterioso ídolo de barro, tesouro de uma civilização perdida.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches