Moçambique para todos
[pic]
Enchente na praia da Costa do Sol
Soluções para um dia de muito calor
DECIDIDAMENTE, lugar melhor que as praias não havia para alguns habitantes de Maputo se refrescarem num dia de intenso calor como o de ontem. E foram quase todos aglomera-se nas praias da Miramar, Costa do Sol e Catembe numa romaria sem precedentes.
Maputo, Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2007:: Notícias
Tratou-se de gente ida dos mais variados pontos das cidades de Maputo e Matola, todos eles buscando ambiente adequado para atenuar a intensidade do calor, que atingiu os 40,1 graus ontem. Felizmente, o fim foi atingido, ainda que, para alguns, com muito sacrifício, tendo em conta a localização distante dos seus locais de residência e a sua condição financeira para sustentar tais situações.
“A priori”, os banhistas pareciam jovens estudantes ou trabalhadores que, estando de férias, possuem mais tempo para se dirigir àquele zona turística. Porém, a verdade é que até pessoas que ontem estavam em serviço, acabaram arranjando tempo para uma compreensível volta à praia .
Enquanto isso, nos bairros periféricos, moradores encontravam a frescura debaixo das sombras das árvores. Regra geral, de tronco nu, as pessoas conversavam e passavam as refeições sem grandes movimentos. É o mínimo para uma população que não possui muitas alternativas para contornar o calor.
Já no Cemitério de Lhanguene, o dia de ontem foi “insuportável” para os que lá se dirigiram no cumprimento do sagrado dever de enterrar os entes queridos. É que tinham de aguentar o calor intenso e a mágoa pela perda dos seus. Nem as sombrinhas que inesperadamente se tornaram de uso obrigatório conseguiram amainar a intensidade de tal fenómeno.
Mas, porque a aflição de uns pode ser a satisfação para outros, houve quem esfregasse as mãos de alegria com esta alta temperatuta. Nesse grupo, estão os vendedores ambulantes de água gelada. Não perderam tempo. Com caixas térmicas e bacias, posicionaram-se do lado de fora para vender água gelada. É uma tendência que está a ganhar espaço na cidade capital nos últimos dias, apesar de a Saúde desaconselhar tal prática, dado o duvisoso nível de higiene.
Porque aflitas, as pessoas nunca procuram saber se a água é de qualidade ou não.
Preocupante ainda é a forma como as crianças tomam banho nas águas estagnadas e da vala de drenagem, supostamente para se refrescarem. Trata-se de água que tem tudo para provocar problemas de saúde. Mas, porque nem os pais, nem os vizinhos de tais menores agem no sentido de impedir tal atitude, elas fazem o que bem lhes apetece.
Para terminar, registar que os utentes dos transportes semicolectivos de passageiros e públicos recorreram, ontem, aos alpendres das paragens estabelecidas para apanhar as viaturas. Tudo porque queriam se esconder do sol. Salvo os que traziam sombrinhas, pois estavam protegidos do calor. E estes eram muitos. Assim foi um dia em que Maputo esteve aos 40,1 graus.
[pic]
O negócio da água gelada foi ontem muito lucrativo
MAIS DE MIL FRANGOS MORTOS
Maputo, Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2007:: Notícias
A União Geral das Cooperativas ( UGC) perdeu ao longo do dia de ontem mais de mil frangos nos seus aviários, ficando as capoeiras sem as respectivas aves. Esta informação foi dada ao nosso Jornal por Celina Cossa, presidente da União Geral das Cooperativas, contactada a propósito deste fenómeno da natureza.
“Durante o dia de hoje (ontem) perdemos 850 frangos de abate e 172 poedeiras (ovos de incubação). Este prejuízo é avaliado em 230.000MT “, anota Celina Cossa.
Não obstante haver tendências de mudança da temperatura para Maputo, por exemplo, hoje preve-se 29 graus, ainda assim, este facto não deixa sossegada aquela responsável, pois, pela sua experiência, o arrefecimento traz consigo outros inconvenientes nos aviários. “Receamos que nos próximos dias venhamos a perder mais frangos, devido ao arrefecimento que se fizer sentir”.
Já que a vaga de calor é uma preocupação constante desta produtora de frangos, Celina Cossa refere que a empresa está neste momento a envidar esforços para transferir parte significativa dos seus aviários para a vila de Namaacha, dadas as vantagens climatéricas que a zona oferece. Contudo, ja está em curso a exploração de aviários com aves de reprodução nesta vila.
[pic]
CHUVAS PODEM TRAZER UMA CERTA FRESCURA
Maputo, Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2007:: Notícias
A zona sul poderá registar chuvas hoje. Claire Sendela, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), contactada, ontem, sobre a previsão do tempo para hoje, disse, que se prevê para a cidade de Maputo chuvas fracas, acompanhadas por vezes de trovoadas na primeira metade do dia.
Contrariamente ao cenário de Maputo, segundo a fonte, as províncias de Gaza e Inhambane vão registar chuvas moderadas. Espera-se que a precipitação possa ser superior a 50 milímetros nestas províncias”, secundou Júlio Langa, outro meteorologista em serviço.
Os meteorologistas mais uma vez voltaram a reiterar aquilo que têm vindo a dizer sobre esta vaga de calor, de que é normal e poderá prevalecer, já que que estamos na época quente, chuvosa e ciclónica (de Dezembro e Janeiro).
................
................
In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.
To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.
It is intelligent file search solution for home and business.