Notários: Tribunal manda suspender 'Casa Pronta' em duas ...



Notários: Tribunal manda suspender "Casa Pronta" em duas Conservatórias de Braga

03 de Julho de 2008, 15:17

Lisboa, 03 Jul (Lusa) - O Tribunal Administrativo de Braga deu provimento a uma providência cautelar apresentada pelos Notários para suspender de imediato o sistema "Casa Pronta" nas 1º e 2º Conservatórias do Registo Predial de Braga, divulgou hoje a Ordem dos Notários (ON).

"Trata-se da primeira decisão tomada neste sentido na sequência dos vários pedidos de providência cautelar interpostos pelos notários nos concelhos onde a Casa Pronta já foi criada pelo Ministério da Justiça. A decisão cria assim um importante precedente", refere a ON.

Os notários alegam, nomeadamente, "a prática de concorrência desleal, a quebra de confiança e boa fé do Estado por incumprimento de promessas".

Segundo a ON, os constitucionalistas Jorge Miranda e Gomes Canotilho produziram pareceres "a dar razão" aos notários.

O balcão "Casa Pronta" existe actualmente em 75 locais, cobrindo 70 municípios e oito capitais de distrito. A partir de 1 de Janeiro de 2009 terá cobertura nacional.

No balcão Casa Pronta, o acto de compra e venda de imóveis é praticado por documento particular (sem escritura) e permite o pagamento de impostos, registos imediatos, pedido de isenção de IMI, alteração da morada fiscal, entre outras facilidades.

FC/CC.

Lusa/Fim



................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download