Proposituras_Projeto de lei.doc



PROJETO DE LEI Nº 284, DE 2017

Classifica como "Município de Interesse Turístico", o município de Catanduva/SP.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º – Fica classificado como “Município de Interesse Turístico”, o Município de Catanduva.

Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Fundado em 14 de Abril de 1918, o município de Catanduva recebeu carinhosamente o título de “Cidade Feitiço” pela hospitalidade dos moradores, que recebem com muito carinho e atenção todos os visitantes.

O Povo de Catanduva apresenta a calma interiorana, com suas peculiaridades, vivendo diariamente seus costumes e suas raízes.

Por ser de alta potencialidade turística, Catanduva atrai um público diversificado, com a particularidade de gerar renda em diferentes setores.

TURISMO DE NEGÓCIOS

Possui quatro distritos industriais, com mais de 340 indústrias de diferentes ramos, sendo metalúrgica, construção, mecânica, tipográfico, moveleiro, usinagem entre outros.

Conhecida como a capital dos ventiladores, conta com grandes indústrias geradoras de emprego, destacando-se no mercado nacional.

No campo industrial, foi reconhecida pelo Ministério do trabalho na geração de emprego, seja através de contratações das indústrias ou do comércio que recebem empresários e visitantes, que por lá se instalam com o objetivo de gestão em negócios.

Ressalta-se ainda, que Catanduva encontra-se situada, na quarta maior região sucroalcooleira do Estado, contando com 14 Usinas de Biocana, que abrange todo o centro-sul do país, igualmente destacando-se como grandes empregadores e atraindo investidores, contribuindo para o turismo de negócios.

TURISMO CULTURAL

No Turismo Cultural, Catanduva conta com varias opções, que entre elas destacando-se:

Estação Ferroviária, uma construção de 1910 – primeira estação de uma inacabada ferrovia;

Prédio da Casa da Cultura, que retrata a colonização Espanhola em Catanduva;

Castelinho, que foi tombado pelo COMDEPHACT, em 2001, concluída pelos primeiros moradores, a família Espanhola Barrinuevo sendo sua obra uma réplica de uma residência espanhola. Sua arquitetura é muita contemplada por turistas que visitam o município, por lembrar um castelo e por sua torre na parte frontal;

Mercado Municipal João Crippa, construção da década de 50, tombado pelo COMDEPHACT;

Prédio da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva;

Casa da Companhia Nacional de Energia Elétrica;

Museu Histórico e Pedagógico Governador Pedro de Toledo, que atrai um turismo em busca de conhecimentos ligados a história do município, por possuir um acervo rico em documentos, objetos, mobiliários, fotos e livros;

Museu da Cachaça/ Museu do Engenho São Mario, fundado por família de imigrantes Italianos, contam com peças do Século XIX, coleções de selos, cédulas, moedas, canecas de chope, diferentes tipos de embalagens, entre outros itens que levam turistas a Luz da admiração.

Museu da Imagem e do Som, que abriga o Cine Clube João Trida e um Anfiteatro, e atrai um público apaixonado por fitas VHS, revistas antigas, jornais, documentos, Filmes, contando com acervo bastante “rico”, que relata a história de Catanduva, de forma a enriquecer o turismo cultural.

Casa da Cultura Maestro Nicola de Múzzio, que oferece exposições e cursos e é instalada no antigo prédio da Sociedade Espanhola;

Espaço Cultural Professor Luiz Carlos Rocha; Promovem exposições temporárias de artes, animais, flores e projetos, endereço sempre incluído no roteiro turístico de quem visita o município;

Casa do Artesão, com exposições e vendas de peças produzidas por artesões e artistas locais, é “símbolo obrigatório” e lidera os pontos turísticos de Catanduva, com um público que vai às compras no intuito de manter suas lembranças culturais;

Assim, quem vai a Catanduva em busca de turismo Cultural, tem a certeza de encontrar histórias e conhecimento sobre seu passado, de maneira viva e autêntica, que enriquecera a cultura do visitante.

O Turismo Cultural tem grande parcela de responsabilidade por geração de emprego e renda no município de Catanduva.

TURISMO DE EVENTOS

Na organização das Festas de Rodeio, Catanduva se supera valorizando sua rota turística, com atrativos a cultura sertaneja, apresentação de Shows, comidas típicas e as provas de rodeio, atraindo um público cada vez maior, aumento ainda mais o atrativo turístico e renda para o município.

Não menos grandiosa, temos a Festa das Nações, tradicional evento do município, que reúne público de diversas culturas, com apresentação de Shows e diversas atrações ao público.

O turismo de eventos tem tido grande importância econômica para Catanduva, pois leva ao aumento do fluxo populacional, gerando contratações extras e aumento de renda e arrecadação de impostos.

TURISMO RELIGIOSO

Catanduva conta com a Igreja Matriz de São Domingos, construção de 1920, cujo trabalho foi liderado por Padre Albino e abriga telas do Pintor Benedito Calixto (Considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX,), cujas pinturas atraem grande numero de pessoas em busca de conhecimentos de uma arte de excepcional qualidade artística.

Padre Albino é um destaque a parte na cultura religiosa de Catanduva. Em processo de beatificação, seu nome é sinônimo de fidelidade aos bons princípios e lealdade aos mais necessitados, atraindo grande número de religiosos que visitam a Matriz, para a pratica de sua fé e alcance de seus pedidos relacionados às suas crenças.

TURISMO DE SAÚDE

Catanduva atende acima de 200 pacientes por mês, em busca de cuidados referentes à Saúde, pois conta com instituições de grande representatividade, tais como, Hospital do Câncer de Catanduva, referência para atendimento da população de tantos municípios, tendo como grande diferencial o Serviço de Quimioterapia, com alta média mensal de atendimento de pacientes, além do Hospital Padre Albino, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com número expressivo de atendimentos a pacientes recebidos de diversos municípios.

Entre outras entidades hospitalares, o município ainda conta com o Hospital Emilio Carlos, administrado pela fundação Padre Albino, referência regional de diagnóstico e tratamento de AIDS, Serviço de Prevenção e Controle da Tuberculose e Hanseníase.

Assim, Catanduva cresce no turismo da saúde, através de paciente e seus familiares que permanecem no município para tratamentos que, não raramente exigem períodos de permanência, gerando acesso a outros serviços locais oferecidos.

TURISMO GASTRONÔMICO

O Bairro do “Km 7” de Catanduva conta com um dos mais conhecidos e procurados pontos turísticos gastronômicos do município , A PORCADA DO CATANHO, com atrativos peculiares do interior, que garantem aos degustadores de uma boa culinária, a certeza de lazer acompanhado de uma boa comida típica interiorana.

No que tange a estrutura de prestação de serviços, Catanduva dispõe de restaurantes, hotéis e serviços de transportes, devidamente preparados para a realidade aplicada ao seu dia a dia, dispondo de infraestrutura de apoio turístico.

Diante do exposto, assim sendo comprovada a necessidade de Catanduva mostrar sua história e cultura, além do turismo de negócios, é que requeiro sua classificação de “Município de Interesse Turístico”.

Sala das Sessões, em 8/5/2017.

a) Marco Vinholi - PSDB

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download