Forprint Windows 1.0 Reference



Faturamento

Informações gerais:

Todos os campos em vermelho são obrigatórios.

Em cima de alguns nomes de campos das telas o cursor em vez de exibir seu formato normal: (figura de seta) exibe o formato seta e interrogação (figura da seta + interrogação). Este cursor indica que associado a este campo existe uma tela de consulta associada (browser). Para acioná-lo bastar clicar o botão esquerdo do mouse e imediatamente após uma tela de consulta associada ao campo é exibida. Mostrar como os dados podem ser trazidos e toda a funcionalidade.

Explicar as funcões dos botões de gravar, excluir, limpar e fechar.

Módulo Faturamento

Objetivo

Permitir controlar o faturamento da empresa. Este módulo se compõe do controle dos pedidos de venda, reservas de materiais, emissão de notas fiscais de venda, notas fiscais fatura, faturas e outras notas fiscais pertinentes ao faturamento.

O sistema é integrado com os módulos de contabilidade, estoque, contas a pagar e receber. A criação das notas fiscais pode gerar movimentações no estoque dos produtos, títulos a receber, comissões a pagar a vendedores e lançamentos contábeis.

Conceitos Principais

Pedido de Venda:

É a ordem de compra do cliente, incluindo que produtos deseja adquirir, em que quantidades, condição de pagamento, etc. O atendimento do pedido de venda pode ser feito de uma só vez ou em etapas. Ele é acompanhado da emissão da notas fiscail ou nota fiscal fatura. Uma vez que toda a mercadoria pedida tenha sido faturada o pedido é considerado “baixado”. Eventualmente o usuário pode executar a baixa manual de um pedido mesmo que este não tenha sido totalmente atendido.

O registro de um pedido de venda é importante para permitir que seja armazenado a ordem de compra do cliente com informações como: a data prevista para a entrega, os produtos desejados, o local de entrega. O pedido também é importante para a aprovação do crédito, verificação da existência de estoque, etc. Associados a um pedido de venda podem estar reservas de material, ordens de produção, requisições de compras, etc.

Nem toda empresa precisa utilizar pedidos de venda, podendo emitir notas fiscais diretamente.

Bloqueios de Pedido de Venda:

Os bloqueios impedem a emissão de nota fiscal para o atendimento de um pedido de venda. Existem vários tipos, conforme o motivo do bloqueio. Pode ser em função da falta de produto no estoque, da não liberação de crédito para o cliente, ou por outras razões que o usuário pode cadastrar livremente.

Nota fiscal de Saída:

Tipicamente contém a descrição das mercadorias ou serviços que estão sendo vendidas, incluindo quantidades, preços, impostos, dados de entrega, etc. A nota fiscal é integrada ao resto do sistema, podendo gerar dados contábeis, baixa do estoque, comissões a pagar e títulos a receber. Antes da emissão, o estoque dos produtos solicitados e o crédito do cliente são verificados. Em caso de falta de estoque a nota fiscal não poderá ser emitida. Em caso de falta de crédito, é solicitada uma autorização por parte do usuário.

Nota fiscal Fatura:

É semelhante a uma nota fiscal de saída com a diferença que inclui dados de cobrança como as parcelas com seus vencimentos e valores, podendo gerar títulos no contas a receber.

Fatura:

Documento de cobrança correspondente a um grupo de notas fiscais. Utilizado para a cobrança de notas fiscais que não sejam notas fiscais fatura.

Comissões:

Uma comissão pode ser gerada (“devida” pela Empresa) de três formas: quando a nota fiscal de venda é emitida, à medida que o cliente paga, ou uma combinação das duas coisas. Através de informações cadastradas no sistema nas tabelas de vendedores, clientes e tipos de cliente o sistema pode gerar uma comissão “automática” para cada venda. Depende do que estiver configurado no módulo de faturamento, o usuário poderá modificar a comissão gerada pelo sistema ou não. Caso não possa, deverá utilizar a rotina de manutenção de comissões para tratar casos em que a comissão foge ao padrão gerado pelo sistema.

Natureza da Operação:

É o código fiscal estabelecido pelo governo. Cada transação de venda, compra ou transferência de materiais e prestação de serviço tem um código associado.

Conhecimento de Transporte :

Tipicamente contém dados das mercadorias que estão sendo entregues, dados do remetente e do destinatario, incluindo quantidades, preços, impostos, dados de entrega, etc.

Conhecimento de Transporte Fatura :

É semelhante a uma nota fiscal de saída com a diferença que inclui dados de cobrança como as parcelas com seus vencimentos e valores, podendo gerar títulos no contas a receber.

Instalação

1. Cadastrar as configurações iniciais.

2. Cadastrar os segmentos de produto e centro de custo conforme as necessidades da empresa.

Procedimentos Antes de Entrar em Operação

1. Cadastrar as Categorias de Produto

2. Cadastrar as Classes de Unidade de Medida

3. Cadastrar os Tipos de Produto

4. Cadastrar os Produtos e Controle de Estoque

5. Criar as Tabelas de Preço

6. Cadastrar as Condições de Pagamento

7. Cadastrar as Regiões de Venda

8. Cadastrar as Transportadoras

9. Cadastrar os Clientes e Filiais de Clientes

10. Cadastrar os Tipos de Vendedor

11. Cadastrar os Vendedores

12. Cadastrar os Canais de Venda.

13. Cadastrar as Séries de Notas Fiscais

Procedimentos Usados no Dia a Dia

1. Todos os Movimentos.

2. Todas as Consultas.

3. Todos os Relatórios.

4. Cadastramento de Lotes Contábeis

Rotinas de Uso Periódico

1. Rotina de Reajuste de Preços. Periodicidade: Eventual.

Cadastros

Clientes:

A tela de Clientes está descrita no módulo de contas a receber.

Filiais de Cliente:

A tela de Filiais de Cliente está descrita no módulo de contas a receber.

Produtos:

A tela de Produtos está descrita no módulo de estoque.

Vendedores:

A tela de Vendedores está descrita no módulo de contas a receber.

Transportadoras:

Aplicação: Empresa ou Filial

Permite criar, excluir e editar transportadoras. O cadastro de transportadoras é único para cada empresa, ou seja, as mesmas transporatadoras estarão disponíveis para todas as filiais da Empresa.

É permitido alterar praticamente todos os dados de uma transportadora a qualquer tempo.

A exclusão é permitida, desde que a transportadora não tenha sido utilizada em outras transações.

A tela de transportadoras é dividida em duas partes: Identificação e Endereço.

Na Identificação são informados os dados que servem para identificar uma transportadora. Os campos que compõe esta seção são: Código, Nome, Nome Reduzido, CGC/CPF e Inscrição Estadual.

O Código é um número que identifica cada transportadora.

No campo Nome deve ser digitado o nome completo (razão social) da transportadora.

O Nome Reduzido é o nome que será usado comumente nas telas, consultas e relatórios do sistema quando se referir à transportadora.

No campo CGC/CPF deve ser informado o CGC caso a transportadora seja pessoa jurídica ou CPF no caso de pesso física.

Em Inscrição Estadual deve ser informado o número de inscrição da transportadora junto a secretária de fazenda do seu estado.

A lista de Transportadoras localizada no lado direito da tela, lista todas as transportadoras cadastradas. Para exibir os dados de alguma transportadora, basta posicionar o cursor sobre o nome da mesma e fazer um duplo click com o botão esquerdo do mouse.

Na seção Endereços é cadastrado o endereço do almoxarifado.

Lote Contábil (Manutenção de Lote):

Aplicação: Filial

Permite inserir, editar e excluir lotes contábeis. Esta tela funciona de forma semelhante ao seu homônimo no módulo de Contabilidade. Ela serve para cadastrar os lotes que servirão para agrupar os lançamentos contábeis do Faturamento..

Tipos de Cliente:

A tela de Tipos de Cliente está descrita no módulo de contas a receber.

Tipos de Produto:

A tela de Tipos de Produto está descrita no módulo de estoque.

Tipos de Vendedores:

A tela de Tipos de Vendedores está descrita no módulo de contas a receber.

Condições de Pagamento:

A tela de Condições de Pagamento está descrita no módulo de contas a receber.

Regiões de Venda:

A tela de Regiões de Venda está descrita no módulo de contas a receber.

Canais de Venda:

Aplicação: Empresa ou Filial

Permite inserir, editar e excluir canais de venda. Um canal de venda é um meio utilizado para efetuar uma venda. Um programa de televisão, um jornal ou revista podem ser bons exemplos de canais de venda.

É permitido alterar praticamente todos os dados de uma canal a qualquer tempo com exceção do código.

A exclusão é permitida, contanto que o canal não esteja associado a nenhuma venda.

A tela de Canais de Venda é composta dos seguintes campos: Código que serve para identificar um canal. Nome que é o nome completo do canal de venda. Nome Reduzido que é um nome pelo qual o canal é conhecido no sistema, este texto será utilizado em várias partes do sistema e portanto deverá ser pequeno e significativo.

A lista dos Canais de Venda, localizada no lado direito da tela, lista todos os canais previamente cadastrados. Para exibir os dados de algum canal basta posicionar o cursor sobre o nome do mesmo e fazer duplo click com o botão esquerdo do mouse.

Tipos de Bloqueio:

Aplicação: Empresa ou Filial

Permite inserir, editar e excluir tipos de bloqueio. Um tipo de bloqueio é motivo de bloqueio de emissão de uma nota fiscal. Os bloqueios estão intimamente assoaciados aos pedidos de venda. Ao emitir um pedido de venda este pode ter a emissão da nota fiscal correspondente bloqueada por diversos motivos. Alguns dos motivos são previamente cadastrados como: crédito, parcial, total e não reserva. Estes bloqueios não podem ser editados ou excluidos. O bloqueio de crédito é gerado automaticamente pelo sistema quando o cliente ultrapassou seu limite de crédito. O bloqueio parcial também é gerado automaticamente pelo sistema quando este constata que a quantidade solicitada pelo cliente não tem disponibilidade no estoque. O bloqueio total é uma opção que o usuário pode escolher ao emitir um pedido de venda para impedir que o pedido gere uma nota fiscal, as reservas por ventura associadas a alguns dos produtos do pedido são liberadas. O bloqueio não reserva é uma decisão do cliente de não reservar os produtos pedidos ????. Os demais tipos devem ser criados pelo usuário quando necessitar.

É permitido alterar todos os dados de um tipo de bloqueio a qualquer tempo com exceção do código.

A exclusão é permitida, contanto que o tipo de bloqueio não esteja sendo utilizado para bloquear um pedido.

A lista de Tipos de Bloqueio, localizada no lado direito da tela, lista todos os tipos previamente cadastrados. Para exibir os dados de algum tipo, basta posicionar o cursor sobre o nome do mesmo e fazer duplo click com o botão esquerdo do mouse.

Tabela de Preço (Itens da Tabela de Preço):

Aplicação: Empresa ou Filial

Permite inserir, editar e excluir produtos e seus preços em alguma tabela. Cada tabela possui os preços à nivel de empresa e à nivel de cada filial. Quando o preço da filial não for preenchido, fica valendo o preço da empresa.

É permitido alterar o preço de um produto a qualquer tempo.

A exclusão faz com que o preço da filial/empresa do item selecionado seja removido da tabela, dependendo de que filial/empresa o usuário se conectou.

O campo Tabela contém todas as tabelas de preço previamente cadastradas. Ao escolher uma a sua descrição é trazida para a tela, campo ao lado.

O campo Produto deve ser preenchido com o nome do produto cujo preço se quer incluir/editar na tabela. O usuário pode digitar o produto ou escolher o produto a partir da árvore localizada no lado direito da tela. Para selecionar um produto na árvore, basta clicar em cima de um produto, contanto que o produto não seja gerencial. Vide tela de Produtos.

Os campos Descrição e Unidade, situados abaixo de Produto exibirão automaticamente a descrição e a unidade de medida de venda do produto selecionada.

Valor Filial é o local onde deve ser digitado a preço do produto para a filial em que o sistema está trabalhando.

Valor Empresa mostra o preço do produto à nivel de filial. Este campo não pode ser editado.

Se o usuário se conectou ao sistema escolhendo a filial , ao exibir a tabela de preços o campo Valor Filial não é exibido. O campo Valor exibe o preço do produto a nivel de empresa. Este campo poderá ser editado.

Existem 3 botões localizados perto do topo da tela. Eles permitem criar, editar e excluir uma tabela de preços respectivamente.

Ao acionar o botão Criar, é aberta uma tela onde é permitido informar o Código e a Descrição de uma tabela de preços que se quer criar. Preenchendo os campos e pressionado o botão OK uma nova tabela é criada. Caso deseje desistir desta operação basta pressionar o botão Cancelar.

O botão Editar permite que se troque a descrição de uma tabela existente. Para que esta tela seja acionada é preciso ter selecionado uma tabela anteriormente.

O botão Excluir permite excluir a tabela que está selecionada. Para que uma tabela possa ser excluida, ela não pode ter nenhum produto associado e não pode estar associada a nenhum cliente ou tipo de cliente.

Séries de Notas Fiscais:

Aplicação: Filial

Permite inserir, editar e excluir séries de notas fiscais por filial, ou seja, cada filial vai cadastrar as séries que desejar.

A exclusão é permitida, contanto que a série ainda não tenha sido utilizada.

Os campos localizados no grupo: Próximo Número de Nota Fiscal servem para indicar os próximos números de nota fiscal de saída e de entrada disponíveis.

A lista de Series, localizada no lado direito da tela, lista todas as séries de nota fiscal previamente cadastradas. Para exibir os dados de alguma série, basta posicionar o cursor sobre o nome da mesma e fazer duplo click com o botão esquerdo do mouse.

Previsão de Vendas:

Aplicação: Filial

Permite inserir, editar e excluir previsões de vendas para uma filial.

O campo Código permite identificar uma previsão. Este campo é textual.

A Data Previsão indica qual a data em que a previsão de vendas foi feita.

Produto indica o código do produto que está sendo previsto.

Descrição contém a descrição do produto acima.

Almoxarifado permite informar o almoxarifado de onde o material está saindo.

Quantidade contém a quantidade que se espera vender na unidade de medida indicada ao lado.

Valor é o valor da venda prevista.

A tela ainda conta com uma árvore de produtos e uma lista de almoxarifados. Ao clicar no campo Produto a árvore de Produtos é exibida. Ao clicar no campo Almoxarifado é a vez da Lista de Almoxarifados. Basta clicar no produto desejado ou fazer um duplo clique em um almoxarifado da lista para que seus dados sejam transportado para os campos Produto e Almoxarifado respectivamente.

Classes de Unidade de Medida:

A tela de Classes de Unidade de Medida está descrita no módulo de estoque.

Categorias de Cliente:

A tela de Categorias de Cliente está descrita no módulo de contas a receber.

Categorias de Produto:

A tela de Categorias de Produto está descrita no módulo de estoque.

Estados:

Aplicação: Empresa ou Filial

Permite editar as alíquotas de ICMS do Estado selecionado.

No campo Sigla é permitido selecionar o estado que se deseja alterar as alíquotas. Os estados já vem previamente cadastrados

O campo Nome é preenchido quando se escolhe uma Sigla de estado.

O campo Interna permite definir qual a alíquota interna de ICMS do estado, ou seja, para produtos comercializados dentro de estado.

O campo Importação permite definir qual a alíquota de importação de ICMS do estado, ou seja, para produtos importados.

As alíquotas de ICMS usadas quando se comercializam produtos de um estado para outro já vem previamente cadastradas em uma tabela e não são passíveis de alteração.

Naturezas de Operação:

Aplicação: Empresa ou Filial

Permite inserir, editar e excluir naturezas de operação. As naturezas de operação são códigos fiscais estabelecidos pelo governo e devem ser utilizadas nas notas fiscais para identificar o tipo de operação que está sendo efetuado.

É permitido alterar a Descrição e a Descrição para Nota Fiscal a qualquer tempo.

A exclusão é permitida, contanto que a natureza ainda não esteja sendo utilizada por nenhuma transação.

O campo código identifica uma natureza de operação.

O campo Descrição contém a descrição da natureza de operação tal qual definida pelo governo.

O campo Descrição para Nota Fiscal contém a descrição da Natureza de Operação que será impressa nas notas fiscais.

A lista de Naturezas de Operação, localizada no lado direito da tela, lista todas as naturezas previamente cadastradas. Para exibir os dados de alguma natureza basta posicionar o cursor sobre o nome da mesma e fazer duplo click com o botão esquerdo do mouse.

Controle de Estoque:

Aplicação: Filial

A tela de Controle de Estoque está descrita no módulo de estoque.

Movimentos

Pedido de Venda:

Permite inserir, editar e excluir pedidos de venda. O pedido de vendas é composto por oito partes: dados principais, dados complentares, dados de cobrança, informações sobre comissões, bloqueios que impedem o faturamento do pedido, dados de estoque, contabilização e tributação.

Os dados principais são subdivididos em 4 seções: cabeçalho, preços, itens e valores.

O cabeçalho contém os dados de identificação do pedido: o número que identifica o pedido, a identificação do cliente que está comprando, a filial do cliente, a data de emissão do pedido, a natureza de operação, a filial que está faturando o pedido, que não necessariamente tem que ser a mesma que está digitando o pedido e a indicação de liberação de pedido integral. Esta marca serve para indicar que o pedido não poderá ser faturado parcialmente, ou seja, em parcelas.

Os preços são compostos por: tabela de preços que indica qual a tabela que será utilizada para fornecer o preço dos itens pedidos. Se o item pedido faz parte da tabela de preços ao digitá-lo seu preço aparecerá automaticamente. A condição de pagamento e o percentual de acréscimo financeiro associado à condição completam esta seçao. A condição e o acréscimo financeiro estarão mostrados detalhadamente nos dados de cobrança.

Os itens é a parte que mostra os produtos que estão sendo comprados pelo cliente. A coluna produto indica o código do produto e a descrição descreve o produto. A coluna U.M. é a unidade de medida do produto. Alguns exemplos típicos são: kilograma, litro, peça e metro. Associado à cada produto (ver cadastro de Produtos) existe a unidade de medida de venda do produto. Esta unidade é utilizada neste momento. A unidade poderá ser trocada, caso o usuário deseje. A coluna Quant. Pedida é a quantidade pedida pelo cliente. Quant. Cancelada é a quantidade do produto que o usuário não deseja mais ou que não pode ser atendido pela empresa. O preço unitário é normalmente oriundo da tabela de Preço especificada na seção Preços. O usuário pode alterar este valor. As colunas % Desconto e Desconto indicam o percentual e o valor do desconto oferecido pela empresa ao cliente. O preço total é resultado da aplicação do desconto ao preço do produto. A Data de Entrega indica a data que foi acordada com o cliente para a entrega do produto comprado.

É a ordem de compra do cliente, incluindo que produtos deseja adquirir, em que quantidades, condição de pagamento, etc. O atendimento do pedido de venda pode ser feito de uma só vez ou em etapas. Ele é acompanhado da emissão da notas fiscail ou nota fiscal fatura. Uma vez que toda a mercadoria pedida tenha sido faturada o pedido é considerado “baixado”. Eventualmente o usuário pode executar a baixa manual de um pedido mesmo que este não tenha sido totalmente atendido.

O registro de um pedido de venda é importante para permitir que seja armazenado a ordem de compra do cliente com informações como: a data prevista para a entrega, os produtos desejados, o local de entrega. O pedido também é importante para a aprovação do crédito, verificação da existência de estoque, etc. Associados a um pedido de venda podem estar reservas de material, ordens de produção, requisições de compras, etc.

Liberação de Bloqueio:

Aplicação: Filial

Permite liberar os bloqueios de venda. Alguns dos bloqueios de Estoque como: Parcial e Não Reserva podem não ser liberados devido à falta de material em estoque.

Esta tela é composta de duas partes: Seleção e Bloqueios.

Na Seleção é permitido ao usuário indicar quais os pedidos bloqueados deseja ver. As formas de seleção são: por Tipo de Bloqueio, por Pedido e pelas Datas de Bloqueio.

Em Tipo de Bloqueio é possível selecionar os tipos de bloqueio que o usuário deseja ver.

Em Pedidos é permitido selecionar uma faixa de pedidos . De indica o número inicial do pedido a ser pesquisado e Até é o número final do pedido a ser pesquisado, isto é, só os pedidos dentro desta faixa serão exibidos.

Em Datas de Bloqueio é fornecido uma faixa de datas em que os bloqueios foram feitos, ou seja, somente os pedidos que foram bloqueados entre estas datas serão exibidos.

Em Bloqueios são exibidos somente os pedidos que contém bloqueios que satisfazem todas as condições da Seleção.

Bloqueios é composto por um grid em que cada linha exibe um pedido associado a um bloqueio. É possível que um mesmo pedido apareça em várias linhas bloqueado por diferentes razões. As colunas que compõe o grid são: Libera, Pedido, Cliente, Data do Pedido, Valor do Pedido, Tipo de Bloqueio, Data do Bloqueio e Usuário.

Libera é um campo que vai indicar o desejo ou não do usuário de liberar aquele bloqueio. Caso o usuário clique em cima deste campo ele ficará marcado, indicando que o usuário deseja liberá-lo. Caso o usuário desista de liberar basta clicar novamente em cima deste campo para que o mesmo seja desmarcado e sua liberação não seja tentada.

Pedido é o número identificador do pedido.

Cliente contém o nome do cliente que fez o pedido.

Data do Pedido é a data em que o pedido foi emitido.

Valor do Pedido mostra o valor total do pedido.

Tipo de Bloqueio mostra o bloqueio que impede o faturamento do pedido

Data do Bloqueio exibe a data em que foi feito o bloqueio

Usuário é o nome da pessoa que estava usando o sistema quando o bloqueio foi feito

O campo Ordenados Por permite que os pedidos exibidos no grid sejam mostrados segundo várias formas de ordenação.

O botão Marcar Todos marca todos os campos Libera do grid, indicando que será tentada a liberação de todos os bloqueios do grid.

O botão Desmarcar Todos desmarca todos os campos Libera do grid, indicando que não será tentada a liberação de nenhum bloqueio.

Geração de Notas Fiscais:

Aplicação: Filial

Permite gerar notas fiscais e notas fiscais fatura a partir dos pedidos cadastrados.

Esta tela é composta de duas seções: Seleção e Pedidos.

Na Seleção é permitido ao usuário indicar os pedidos que deseja ver. As formas de seleção são: por Pedido, por Cliente, por Data de Emissão e por Data de Entrega.

Em Pedidos é permitido selecionar uma faixa de pedidos . De indica o número inicial do pedido a ser pesquisado e Até é o número final do pedido a ser pesquisado, isto é, só os pedidos dentro desta faixa serão exibidos.

Em Clientes é permitido selecionar uma faixa de pedidos de determinados clientes . De indica o código do cliente inicial e Até é o código do cliente final, isto é, só os pedidos dos clientes dentro desta faixa serão exibidos.

Data Emissão permite selecionar os pedidos cuja data de emissão estejam dentro da faixa apontada.

Data Entrega permite selecionar os pedidos cuja data de prevista de entrega estejam dentro da faixa anotada.

A opção Exibe Todos os Pedidos se sobrepõe as demais e indica que todos os pedidos ainda não faturados serão exibidos.

Na seção Pedidos são exibidos somente os pedidos que satisfazem todas as condições da Seleção.

Pedidos é composto por um grid em que cada linha exibe um pedido ainda não faturado. As colunas que compõe o grid são: Gera NF, Pedido, Cliente, Nome, Filial, Emissão, Entrega e Valor.

Gera NF é um campo que vai indicar o desejo ou não do usuário de gerar a nota fiscal para o pedido. Caso o usuário clique em cima deste campo ele ficará marcado, indicando que o usuário deseja gerar a nota fiscal. Caso o usuário desista de gerar a nota fiscal basta clicar novamente em cima deste campo para que o mesmo seja desmarcado e a nota fiscal não seja gerada.

Pedido é o número identificador do pedido.

Cliente contém o código do cliente que fez o pedido.

Nome é o nome do cliente.

Filial indica a filial do cliente que fez o pedido.

Emissão contém a data de emissão do pedido.

Entrega contém a data prevista de entrega do pedido.

Valor exibe o valor total do pedido.

Para gerar uma ou mais notas fiscais a partir dos pedidos basta marcar em Gera NF os pedidos e clicar em um dos seguintes botões: Gerar Nota Fiscal Fatura, Gerar Nota Fiscal, Gerar Nota Fiscal Fatura e Imprimir ou Gerar Nota Fiscal e Imprimir.

O campo Ordenados Por permite que os pedidos exibidos no grid sejam mostrados segundo várias formas de ordenação.

Data Saída pode ser preenchido com uma data que será colocada como a data de saída da empresa do material da nota fiscal.

Série será a série utilizada para gerar as notas fiscais. A numeração das notas é fornecida automaticamente pelo sistema.

Os botões Marcar Todos e Desmarcar Todos permitem marcar ou desmarcar Gera NF para todos os pedidos do grid.

Se for desejo do usuário ver os dados de um pedido, bastará clicar em cima da linha do grid desejada e em seguida clicar o botão Editar Pedido.

Após a geração de um grupo de notas fiscais, os pedidos correspondentes são retirados do grid.

Baixa Manual de Pedidos (Baixa de Pedidos):

Aplicação: Filial

Permite baixar os pedidos que ainda não foram totalmente faturados, de forma que aquele pedido não fique mais esperando o seu faturamento. Um pedido baixado não será mais faturado.

Esta tela é composta de duas seções: Seleção e Pedidos.

Na Seleção é permitido ao usuário indicar os pedidos que deseja ver. As formas de seleção são: por Pedido, por Cliente, por Data de Emissão e por Data de Entrega.

Em Pedidos é permitido selecionar uma faixa de pedidos . De indica o número inicial do pedido a ser pesquisado e Até é o número final do pedido a ser pesquisado, isto é, só os pedidos dentro desta faixa serão exibidos.

Em Clientes é permitido selecionar uma faixa de pedidos de determinados clientes . De indica o código do cliente inicial e Até é o código do cliente final, isto é, só os pedidos dos clientes dentro desta faixa serão exibidos.

Data Emissão permite selecionar os pedidos cuja data de emissão esteja dentro da faixa apontada.

Data Entrega permite selecionar os pedidos cuja data de prevista de entrega esteja dentro da faixa anotada.

A opção Exibe Todos os Pedidos se sobrepõe as demais e indica que todos os pedidos ainda não totalmente faturados serão exibidos.

Na seção Pedidos são exibidos somente os pedidos que satisfazem todas as condições da Seleção.

Pedidos é composto por um grid em que cada linha exibe um pedido que ainda não tenha sido totalmente faturado. As colunas que compõe o grid são: Baixa, Pedido, Cliente, Nome, Filial, Emissão, Entrega.

Baixa é um campo que vai indicar o desejo ou não do usuário de baixar o pedido. Caso o usuário clique em cima deste campo ele ficará marcado, indicando que o usuário deseja baixar o pedido. Caso o usuário desista de baixar o pedido basta clicar novamente em cima deste campo para que o mesmo seja desmarcado e o pedido não seja baixado.

Pedido é o número identificador do pedido.

Cliente contém o código do cliente que fez o pedido.

Nome é o nome do cliente.

Filial indica a filial do cliente que fez o pedido.

Emissão contém a data de emissão do pedido.

Entrega contém a data prevista de entrega do pedido.

Para baixar um ou mais pedidos basta marcar em Baixa os pedidos e clicar o botão Baixar Pedidos.

O campo Ordenados Por permite que os pedidos exibidos no grid sejam mostrados segundo várias formas de ordenação.

Os botões Marcar Todos e Desmarcar Todos permitem marcar ou desmarcar o campo Baixa para todos os pedidos do grid.

Se for desejo do usuário ver os dados de um pedido, bastará clicar em cima da linha do grid desejada e em seguida clicar o botão Editar Pedido.

Após baixar um grupo de pedidos, os mesmos são retirados do grid.

Nota Fiscal:

Aplicação: Filial

Permite inserir e editar notas fiscais de venda, notas fiscais de serviço, complemento de preços, complemento de IPI e ICMS. As notas fiscais de venda ainda podem ser divididas em dois tipos: as que provocam a simultanea atualização do estoque e as que não.

Esta tela é dividida em sete partes: dados principais, itens, complemento, comissões, almoxarifado, tributação e contabilização.

Os dados principais contém algumas das informações primordiais de uma nota fiscal. O campo Tipo identifica que tipo de nota fiscal deseja-se emitir. Como já foi mencionado acima, os tipos podem ser: nota fiscal de venda, nota fiscal de venda sem baixar estoque, complemento de preço, de IPI e de ICMS ou Serviço. O campo Natureza de Operação define o código fiscal associado à nota fiscal. O Cliente e a filial do cliente definem para quem está sendo feita a venda. A Série e o Número identificam a nota fiscal para o sistema. A Data de Emissão é a data em que a nota foi emitida e a Data de Saída a data que os produtos da nota sairam da empresa. A Tabela de Preços será utilizada para fornecer os preços dos itens vendidos.

Em Itens é onde se define os produtos que estão sendo vendidos. Ele é composto de um grid semelhante às notas fiscais impressas onde se listam os produtos, quantidades, preços, etc e de um conjunto de campos abaixo do grid que mostram os tributos que incidem sobre a venda e alguns campos opcionais como frete e desconto.

O Grid de itens é composto por: Produto que é o codigo do produto, Descrição que contém a descrição do produto vendido, U.M. que é a unidade de medida de venda do produto, Quantidade que é a quantidade a ser vendida, o preço unitário do produto, o percentual de desconto que incidirá sobre o valor do produto, o valor a ser descontado e o valor total que é o valor do produto menos o desconto concedido. O Valor a ser descontado e o percentual de desconto estão intimamente ligados, ou seja, a alteração em um dos campos é refletida no outro.

Inicialmente somente a coluna de produto estará disponível para preenchimento. Após preenche-lo, os demais campos se tornarão editáveis. Para facilitar a pesquisa e o preenchimento da coluna de produtos está disponível o botão Produtos localizado na parte de baixo da tela. Clique na linha que deseja preencher e em seguida no botão Produtos. Em seguida aparecerá a lista de produtos, escolha um deles e pressione o botão Selecionar. Imediatamente após, o produto é transferido para a linha selecionada.

O conjunto de campos localizado abaixo do grid de itens é composto por campos editáveis e não editáveis. Primeiro vamos tratar dos campos relacionados à tributação. O campo Base ICMS exibe o valor base sobre o qual será calculado o ICMS. O ICMS mostra o valor de ICMS a pagar. Base ICMS Subst mostra o valor base sobre o qual será calculado o ICMS para os produtos sobre os quais incide a substituição tributária. ICMS Subst mostra o valor de ICMS a ser pago para os produtos que incide a substituição tributária. O IPI exibe o valor a ser pago. Ele está posicionado neste lugar pois os valores de Frete, Seguro e Despesas podem afetar o seu valor. Todos estes campos são não editáveis e refletem o tipo de tributação selecionado na seção Tributação.

Ainda neste conjunto de campos existe o Produtos que contém o valor total dos produtos que estão sendo vendidos. O Frete é o valor do frete usado para transportar a mercadoria vendida. O Seguro é o valor do seguro feito para garantir o valor da mercadoria em caso de acidente. Despesas totaliza as despesas acessórias para realizar a venda. O Desconto é o valor de desconto concedido ao total da nota além dos descontos conferidos item a item. Total é o valor total da nota considerando todos os campos referidos anteriormente.

O botão Estoque-Produto localizado no canto esquerdo baixo da tela exibe a disponibilidade em estoque do produto selecionado. Para que ele possa ser acionado é necessário posicionar sobre uma linha do grid de itens que contenha um produto.

Na seção Complemento estão contidos campos complementares da nota fiscal que não necessariamente precisam ser preenchidos. Ele está dividido em 4 partes: Dados de Entrega, Volumes, Complemento e Nota Fiscal Original.

Os Dados de Entrega são compostos por: Filial Entrega que indica a filial do cliente onde deverá ser feita a entrega da mercadoria, Transportadora que designa a empresa responsável pelo transporte da mercadoria vendida, Placa do Veículo que é a placa do veículo utilizado no transporte e U.F da Placa que designa a unidade da federação ao qual pertence a placa do veículo.

Volumes indica como está embalada a mercadoria que compõe a nota fiscal. Quantidade indica o número de volumes, Espécie indica a espécie de embalagem utilizada e Marca a marca da embalagem utilizada.

Complemento contém os seguintes campos: Mensagem N.Fiscal que é um texto adicional que será impresso na nota fiscal em espaço próprio, os campos Peso Bruto e Líquido contém o peso bruto e líquido da mercadoria, o canal Venda indica qual o canal de venda utilizado para concretizar esta operação e o Pedido Cliente indica o número do pedido de compra do cliente.

Nota Fiscal Original só é utilizado quando a nota fiscal for um complemento de preço, IPI ou ICMS, ou seja, já foi emitida uma nota fiscal de venda e foi constatado a necessidade de emitir uma nota complementar para cobrar um valor que eventualmente não foi cobrado. Os campos Série e Número identificam a nota fiscal ao qual a nota de complemento se refere.

A seção de Comissões indica os valores das comissões que deverão ser pagas as pessoas que foram responsáveis pela venda. Normalmente é um vendedor e um ou mais gerentes. Esta seção é composta por um grid que exibe em cada linha os dados de cada pessoa que participou da venda e quanto deve receber pelo feito. O grid é composto pelas seguintes colunas: Vendedor que contém o nome do vendedor ou gerente que participou da venda. Percentual indica o percentual sobre o valor base que o vendedor deve receber de comissão. Valor Base é o valor sobre o qual incide a comissão. Valor é o valor ao qual o vendedor faz jus. % Emissão indica o percentual da comissão que será devida(paga) quando a nota fiscal for emitida. Valor Emissão é o valor devido ao vendedor no momento da emissão da nota. % Baixa é o percentual da comissão que será devida quando a nota fiscal for totalmente baixada/paga. Valor Baixa é o valor devido ao Vendedor no momento da baixa da nota fiscal.

O botão de Vendedores permite que se consulte todos os vendedores da empresa e evetualmente insira seu nome no grid ao selecioná-lo.

A seção Almoxarifados é onde se determina de que almoxarifados o material vendido será retirado. Ele é composto de um grid (“Localização de Produtos”) em que cada linha apresenta a quantidade de cada produto que será retirado de um almoxarifado. Assim sendo um produto poderá dar origem a várias linhas deste grid, ou seja, alocando material de vários almoxarifados. O sistema tenta alocar o material automaticamente a partir do almoxarifado padrão associado ao produto. Caso o usuário queira fazer qualquer alteração na alocação basta pressionar o botão Localização de Produto e será permitido editar a alocação de cada item da nota fiscal. Veja a tela Localização de Produto.

O grid de Localização de Produtos é composto dos seguintes campos: Item indica o item do grid de Itens da Nota Fiscal. Produto indica o código do produto a que se refere o Item. Almoxarifado contém o nome do almoxarifado de onde será retirado o produto desta linha. U.M. é a unidade de medida utilizada pelo estoque para o produto em questão. Os campos de quantidade a seguir utilizam esta unidade de medida que pode ser diferente da unidade de venda. Quant. Alocada indica a quantidade do produto (em unidade de estoque, mostrada neste grid) que será retirada do almoxarifado. Quant. Vendida é a quantidade do produto (em unidade de estoque) que foi vendida. Observe que para um mesmo item do grid de Itens a Quant. Vendida se repete já que este campo indica a quantidade do produto que foi comprada pelo cliente. Para que o produto possa ser vendido, o somatório das quantidades alocadas nas diversas linhas para um mesmo item deve ser igual à quantidade vendida.

A parte de contabilização faz parte da interface comum da contabilidade com os diversos módulos do sistema. Esta interface está descrita em Contabilização de Transações no módulo de Contabilidade.

Nota Fiscal Fatura:

Aplicação: Filial

Seu funcionamento é muito semelhante à Nota Fiscal. Neste ponto só será destacado as diferenças da Nota Fiscal Fatura em relação à Nota Fiscal.

Na seção Dados Principais, há um setor de Preços onde além de ser especificada a tabela de preços a ser utilizada, também é especificado a condição de pagamento que se aplicará à venda e o percentual de acréscimo financeiro decorrente da condição de pagamento escolhida. O percentual de acréscimo financeiro irá incidir sobre os preços dos produtos contidos na tabela de preços escolhida.

A Nota Fiscal Fatura apresenta, além das seções apresentadas na Nota Fiscal, a seção de Cobrança.

A Cobrança é formada por um grid que conterá as parcelas de pagamento do valor da nota fiscal, a data de emissão da nota e uma opção “Calcula Cobrança Automaticamente” que indica se qualquer alteração nos valores da nota fiscal se refletirão automaticamente na cobrança ou não.

Cada linha do grid de cobrança representa uma parcela da condição de pagamento acertada com o cliente. Cada linha é composta pela coluna Parcela que designa o número da parcelas de pagamento, o Vencimento que estabelece a data de vencimento da parcela, o valor da parcela, e três conjuntos de informações de desconto para a parcela. Estes 3 conjuntos permitem que o usuário determine prazos de pagamento dentro dos quais serão oferecidos descontos diferenciados.

Exemplo:

Se uma parcela tem data de vencimento no dia 10/07/2000 e quiser dar um desconto de 10% caso o cliente pague até o dia 01/07/2000 e de 5% até o dia 05/07/1999 basta preencher o primeiro conjunto com: Desconto 1 Tipo = Percentual, Desc.1 Data = 01/07/1999 e Desc.1 % = 10% e o segundo conjunto com Desconto 2 Tipo = Percentual, Desc.2 Data = 05/07/1999 e Desc.2 % = 5%.

Os Tipos de Desconto podem ser:

Valor Fixo = o valor designado em Desc. Valor será oferecido como desconto se o pagamento for efetuado até a data Desc.Data.

Percentual = o percentual designado em Desc. % será oferecido como desconto se o pagamento for efetuado até a data Desc.Data.

Valor/Ant Dia Corrido = o valor designado em Desc. Valor será oferecido como desconto por dia de antecedencia em relação a data de vencimento da parcela. O número de dias de antecedencia considera feriados e fins de semana.

Valor/Ant Dia Util = o valor designado em Desc. Valor será oferecido como desconto por dia de antecedência do pagamento em relação a data de vencimento da parcela. O número de dias de antecedência só considera os dias úteis.

Perc/Ant Dia Corrido = o percentual designado em Desc. % será oferecido como percentual de desconto por dia de antecedencia em relação a data de vencimento da parcela. O número de dias de antecedencia considera feriados e fins de semana.

Perc/Ant Dia Util = o percentual designado em Desc. % será oferecido como percentual de desconto por dia de antecedência do pagamento em relação a data de vencimento da parcela. O número de dias de antecedência só considera os dias úteis.

Geração de Fatura:

Aplicação: Filial

Permite gerar uma fatura para um grupo de notas fiscais.

Esta tela é composta de seis seções: Seleção, Notas Fiscais, Cobrança, Descontos/Comissões, Tributação e Contabilização.

Na Seleção é permitido ao usuário indicar as notas fiscais que deseja ver. O usuário deve especificar um cliente e uma filial do cliente, ou seja, sempre só serão exibidas notas fiscais pertencentes a uma filial de um cliente. Isto é razoável já que a fatura não pode ser cobrada de mais de uma filial de um cliente, ou seja, cada fatura é cobrada de somente uma filial de um único cliente.

Além do cliente e da filial do cliente o usuário pode selecionar as notas fiscais por número de nota fiscal e por data de emissão da nota.

Em Número é permitido selecionar uma faixa de notas fiscais. Série indica a série das notas fiscais a serem selecionadas. De indica o número inicial da nota fiscal a ser pesquisada e Até é o número final da nota fiscal a ser pesquisada, isto é, só as notas fiscais dentro desta faixa serão exibidas.

Data Emissão permite selecionar as notas fiscais cuja data de emissão esteja dentro da faixa apontada.

Na seção Notas Fiscais são exibidos somente as notas fiscais que satisfazem todas as condições da Seleção.

Notas Fiscais é composto por um grid em que cada linha exibe uma nota fiscal que ainda não tenha sido faturada. As colunas que compõe o grid são: Gera Fatura, Série, Número, Cliente, Filial, Emissão, Tipo, Valor.

Gera Fatura é um campo que vai indicar o desejo ou não do usuário de incluir a nota fiscal na fatura que será criada. Caso o usuário clique em cima deste campo ele ficará marcado, indicando que o usuário deseja incluir a nota fiscal na fatura. Caso o usuário desista de incluir a nota fiscal basta clicar novamente em cima deste campo para que o mesmo seja desmarcado.

Série mostra a série da nota fiscal.

Número exibe o número da nota fiscal.

Cliente contém o nome do cliente da nota fiscal.

Filial exibe o código e nome da filial do cliente da nota fiscal.

Emissão contém a data de emissão da nota fiscal.

Tipo exibe a sigla do tipo da nota fiscal.

Valor mostra o valor da nota fiscal.

Os botões Marcar Todos e Desmarcar Todos permitem marcar ou desmarcar o campo Gera Fatura para todas as notas fisicais do grid.

Se for desejo do usuário ver os dados de uma nota fiscal, bastará clicar em cima da linha do grid desejada e em seguida clicar o botão Ver Nota Fiscal.

A seção Cobrança é composta pelos campos: Número da Fatura, Data de Emissão da Fatura, Condição de Pagamento e o grid de Parcelas.

O grid de Parcelas mostra como será parcelado o pagamento das notas fiscais. Cada linha do grid corresponde a uma parcela da cobrança. Se a Data de Emissão estiver preenchida e uma condição de pagamento for selecionada o total das notas fiscais selecionadas será parcelado de acordo com a condição escolhida. O usuário é livre para alterar o parcelamento como desejar. Se desejar, ele não precisará escolher uma condição de pagamento, bastando apenas digitar as parcelas diretamente no grid.

O grid de Parcelas é composto das seguintes colunas: Data de Vencimento, Data de Vencimento Real e Valor.

A Data de Vencimento é aquela que foi estabelecida como limite para pagamento da parcela.

A Data de Vencimento Real é a Data de Vencimento ajustada para o primeiro dia útil, ou seja, se o vencimento coincidir com um feriado ou fim de semana, a data é ajustada para o próximo dia útil.

Valor é o valor da parcela que deverá ser paga na data de vencimento.

A seção de Descontos/Comissões permite editar as condições de desconto que serão oferecidas em cada parcela da condição de pagamento e as comissões a serem pagas no momento do pagamento de cada parcela.

Esta seção é composta pelos campos: Parcela, o grid de Descontos, o grid de Comissões e a lista de Vendedores.

Parcela exibe o número da parcela ao qual corresponderão os descontos e as comissões.

Descontos é um grid em que cada linha define uma condição de desconto. Até 3 condições de desconto podem ser oferecidas para cada parcela. Para maiores detalhes veja o capítulo sobre este assunto em Nota Fiscal.

Comissões apresenta um grid em que cada linha define a comissão que fará jus um vendedor quando a parcela selecionada for paga. O grid é composto pelas colunas: Vendedor, Percentual, Valor Base e Valor.

O Vendedor é preenchido com o nome do vendedor. O usuário pode digitar o código ou o nome do Vendedor. Uma outra alternativa para preencher o campo Vendedor é clicar em cima do campo vendedor na linha que se quer preencher e clicar em cima de um vendedor dentre os disponíveis na lista de Vendedores.

Percentual indica o percentual de comissão que incidirá sobre o Valor Base.

Valor Base é o valor sobre o qual o percentual de comissão incidirá.

Valor é o resultado da multiplicação do Percentual pelo Valor Base.

A parte de contabilização faz parte da interface comum da contabilidade com os diversos módulos do sistema. Esta interface está descrita em Contabilização de Transações no módulo de Contabilidade.

O botão Gerar Fatura localizado no topo da tela ao ser acionado irá gerar a fatura com os dados digitados na tela.

Nota Fiscal Gerada a Partir de um Pedido:

Aplicação: Filial

Permite gerar notas fiscais a partir de pedidos. O usário deverá inicialmente fornecer um número de pedido e trazer seus dados acionando o botão Trazer Dados. A partir dai, poderá alterar os dados da nota fiscal com algumas restrições.

O seu funcionamento é muito semelhante à tela de Nota Fiscal. As diferenças serão destacadas a seguir.

Na parte de cima da tela, há espaço para fornecer os dados do pedido a partir do qual será gerada a nota fiscal. Número é o número do pedido, Filial é a filial que fez o pedido, que não necesariamente coincide com a filial que irá fazer o faturamento. O botão Trazer Dados quando acionado traz os dados do pedido no qual a nota fiscal se baseará. O botão Editar, abre a tela de Pedidos para que o pedido selecionado possa ser editado.

Na seção Itens, não poderão ser acrescentados novos produtos. A quantidade de cada item não poderá ultrapassar o total pedido menos o total cancelado menos o total já faturado. Os itens do pedido que já estiverem totalmente faturados não aparecerão no grid de Itens.

Nota Fiscal Fatura Gerada a Partir de um Pedido:

Aplicação: Filial

Permite gerar notas fiscais fatura a partir de pedidos. O usário deverá inicialmente fornecer um número de pedido e trazer seus dados acionando o botão Trazer Dados. A partir dai, poderá alterar os dados da nota fiscal com algumas restrições.

O seu funcionamento é muito semelhante à tela de Nota Fiscal Fatura. As diferenças serão destacadas a seguir.

Na parte de cima da tela, há espaço para fornecer os dados do pedido a partir do qual será gerada a nota fiscal. Número é o número do pedido, Filial é a filial que fez o pedido, que não necesariamente coincide com a filial que irá fazer o faturamento. O botão Trazer Dados quando acionado traz os dados do pedido no qual a nota fiscal se baseará. O botão Editar, abre a tela de Pedidos para que o pedido selecionado possa ser editado.

Na seção Itens, não poderão ser acrescentados novos produtos. A quantidade de cada item não poderá ultrapassar o total pedido menos o total cancelado menos o total já faturado. Os itens do pedido que já estiverem totalmente faturados não aparecerão no grid de Itens.

Comissões:

Aplicação: Filial

Permite inserir editar as comissões dos vendedores relativos à pedidos e notas fiscais. A tela permite que se consulte as comissões de um pedido ou nota fiscal e em seguida insira, exclua ou altere as comissões.

O primeiro passo ao operar esta tela é determinar se quer operar com as comissões de um pedido ou nota fiscal. Para isto basta clicar em cima de Pedido de Venda ou Nota Fiscal localizado no setor Documento a ser Consultado.

Se for escolhido consultar Nota Fiscal, o campo Série aparece para que a série da nota fiscal possa ser digitada.

Um pedido só necessita de seu número para identificá-lo.

Em seguida basta clicar no botão Consultar e os dados relativos a comissão do pedido ou nota fiscal escolhida são trazidos para a tela.

O grid de Comissões já foi descrito na tela de Nota Fiscal que possui um grid semelhante.

Consulte a seção de Comissões na tela de Nota Fiscal.

Neste grid, vendedores podem ser excluidos, inseridos e as comissões alteradas.

Além dos dados de comissões presentes no grid, algumas informações da nota fiscal/pedido são trazidas para a tela: a data de Emissão do documento, o Cliente e a Filial do Cliente e o Valor da Nota Fiscal/Pedido. Estes valores não podem ser alterados.

Saída - Nota Fiscal de Devolução:

Aplicação: Filial

Permite inserir e editar notas fiscais de devolução de compras, devolução de material em consignação, devolução de material que esteve na empresa para conserto, devolução de material que esteve na empresa em demosntração e outras devoluções para clientes ou fornecedores. Com estes tipos de notas fiscais é possível cobrir uma vasta gama de operações de devolução que ocorrem nas empresas.

Esta tela guarda grande semelhança com a tela de Nota Fiscal. Somente as diferenças em relação à tela de Nota Fiscal serão aqui destacadas.

Ela não possui a seção de comissões porque não se trata de venda de produto. A seção de almoxarifado também não existe pois cada item da nota fiscal deve indicar de onde o material está saindo, ou seja, associado ao grid de itens existe a coluna almoxarifado.

Cada item da nota fiscal pode indicar a nota fiscal que originou o produto. No grid de itens pode-se especificar para cada item a Série, o Número e o Item da nota fiscal original.

Em Dados Principais, exite o setor Nota Fiscal Original onde o usuário pode especificar a nota fiscal relacionada a esta nota de devolução. É possível também trazer seus dados para esta tela facilitando a digitação da mesma. Nota Fiscal Original é composto dos campos: Própria, Série, Número e o botão Exibir Dados.

Própria indica se a nota fiscal original foi emitida pela empresa do usuário ou a empresa do cliente ou fornecedor.

Dados do Cliente foi substituido por Dados do Cliente/Fornecedor, já que dependendo do tipo de nota fiscal a nota fiscal de devolução pode se referir a um cliente ou a um fornecedor.

Exemplo:

Se o tipo da nota fiscal for Devolução de Compra, significa que a devolução é para um fornecedor já que nunca se compra de um cliente. No entanto, se o tipo for Devolução Conserto significa que um material enviado por um cliente para conserto está sendo devolvido. Isto significa que este tipo de nota fiscal envolve sempre um cliente.

Saída - Nota Fiscal de Remessa:

Aplicação: Filial

Permite inserir e editar notas fiscais de remessas de material para cliente, envio de material em consignação, envio de material para conserto, envio de material que será colocado em demonstração, e outros tipos de envio de material para cliente ou fornecedor. Com estes tipos de notas fiscais é possível cobrir uma vasta gama de operações de remessa de material que ocorrem nas empresas.

Esta tela guarda grande semelhança com a tela de Nota Fiscal. Somente as diferenças em relação à tela de Nota Fiscal serão aqui destacadas.

Ela não possui a seção de comissões porque não se trata de venda de produto. A seção de almoxarifado também não existe pois cada item da nota fiscal deve indicar de onde o material está saindo, ou seja, associado ao grid de itens existe a coluna almoxarifado.

Em Dados Principais o setor de Dados do Cliente foi substituido por Dados do Cliente/Fornecedor, já que, dependendo do tipo de nota fiscal, a nota fiscal de devolução pode se referir a um cliente ou a um fornecedor.

Exemplo:

Se o tipo da nota fiscal for Remessa Simples, significa que a remessa é para um cliente. No entanto, se o tipo for Conserto significa que um material está sendo enviado para ser consertado em um fornecedor. Isto significa que este tipo de nota fiscal envolve sempre um fornecedor.

Localização de Produto:

Permite designar de que almoxarifados serão retirados os produtos para atender a venda efetuada através de uma nota fiscal.

Esta tela é composta pelo campo Item que permite selecionar um item da nota fiscal de cada vez. Como cada item está associado a um produto, ao selecionar um item está se selecionando um produto.

Ao selecionar um item, os dados do produto associado são exibidos. O campo Produto designa o código e a descrição do produto. O campo Unidade, a unidade de medida utilizada para estocar o material. Quant. a Alocar mostra a quantidade que foi vendida através deste item na nota fiscal.

A tela possui um grid, Localização do Produto, que exibe em cada linha os almoxarifados que contém o item selecionado, a quantidade que está disponível e a quantidade que o usuário deseja alocar do produto de cada almoxarifado. Somente a coluna Quant. Alocada pode ser alterada pelo usuário. A medida que as quantidades vão sendo alocadas, o totalizador de quantidade alocada, localizado na parte de baixo da tela, é alterado.

O botão Substituição de Produto permite acionar a tela com o mesmo nome. Esta permite escolher algum produto substituto para o produto em questão caso seja desejo do usuário. Um caso natural seria a falta de estoque do produto vendido.

Rotinas

Reajuste de Preços (Atualização de Preço):

Aplicação: Empresa Toda ou Filial

Permite atualizar os preços das tabelas.

Esta tela é composta por duas seções: Seleção e Método.

A Seleção determina que tabelas e produtos terão seus preços atualizados.

A Seleção é composta das Tabelas a Serem Atualizadas e dos Produtos a Serem Atualizados. O primeiro permite selecionar as tabelas e o segundo, uma faixa de produtos.

O Método determina de que forma será feita a atualização de preços. Atualmente só existe uma forma de fazer isto, Por Percentual de Reajuste. O usuário escolhe um percentual que será aplicado sobre os produtos dentro das tabelas escolhidas.

Ao clicar no botão Atualiza a atualização é realizada.

Configuração

Configurações:

Aplicação: Empresa ou Filial

Permite escolher opções de configuração do módulo de faturamento.

Esta tela é composta por 4 seções: Inicialização, Centro de Custo/Lucro, Valores Iniciais e Contas.

A Inicialização permite visualizar a opção escolhida quando o sistema foi instalado sobre a inicialização das numerações de lote e documento contábil. As opções possíveis são: Por Periodo ou Por Exercicio. Por Periodo indica que a numeração será reinicializada a cada período contábil. Por Exercício indica que a numeração será reinicializada a cada novo exercicio contábil. Esta opção não pode ser alterado depois do sistema ter sido instalado.

A seção Centro de Custo/Lucro permite visualizar a opção escolhida pela empresa quando o sistema foi instalado em termos de utilização de centro de custo na contabilidade. As opções são: Não Utiliza Centro de Custo, Utiliza Centro de Custo Contábil ou Utiliza Centro de Custo Extra-Contábil. Esta opção não pode ser alterado depois do sistema ter sido instalado.

Valores Iniciais determina os valores que determinados campos de tela assumem quando estas são chamadas (abertas). O campo Tipo de Conta e Natureza são campos da tela Plano de Contas.

Em Contas é possível determinar a conta contábil padrão de Resultado. Esta conta será exibido na tela de Apuração de Exercício toda vez que a mesma for chamada.

Habilitação de Autorização de Crédito:

Aplicação: Empresa Toda ou Filial

Permite determinar os usuários que terão permissão para conceder crédito.

Permite incluir, editar e excluir estas habilitações.

Esta tela é composta pelos campos: Codigo, Nome, Limite por Operação, Limite Mensal e pela lista Usuários com Habilitação.

O campo Código permite identificar um usuário do sistema.

O campo Nome exibe o nome do usuário selecionado.

Limite por Operação estabelece o valor de crédito que o usuário estará habilitado a conceder por transação de faturamento.

Limite Mensal estabelece o valor de crédito que o usuário estará habilitado a conceder por mês.

A lista de Usuários com Habilitação exibe os usuários que já possuem habilitação. Para exibir seus dados na tela basta fazer um duplo clique em um usuário da lista.

Segmentos:

Aplicação: Empresa ou Filial

Esta tela permite definir o número de segmentos que compõem: produtos e centros de custo.

Os produtos ou centros de custo podem ser organizados em um formato hierárquico.

Ex: Os produtos iniciadas pelo número 1 englobariam de forma genérica todas as matérias primas. Os produtos iniciados pelo número 2 os materiais de consumo e os produtos iniciados pelo número 3 os produtos acabados. O produto 1.1 englobaria as matérias primas oriundas do exterior e o 1.2 as matérias primais nacionais. Desta forma, permite-se criar dentro do próprio código que identifica cada produto uma hierarquia. Usando o exemplo acima, o produto 1.1.1 que poderíamos batizar de fio de algodão é “filho” do produto 1.1 e por conseguinte faz parte das matérias primas adquiridas no exterior e “neto” do produto 1 e consequentemente faz parte das matérias primas. Com esta estrutura organizacional embutida no código identificador de cada conta fica fácil posteriormente extrair relatórios gerências pelo nível que for interessante aos gerentes da empresa.

Tanto os Produtos como os Centros de Custo podem ser compostos de no máximo 9 segmentos.

Exemplo:

Se definirmos que o formato do produto tem 3 segmentos, isto significará que poderemos escrever produtos com a seguinte aparência:

1.2.1 – É um produto que possui todos os 3 segmentos.

2.3 – Um produto com 2 segmentos preenchidos, os primeiros.

1 – Um produto com 1 segmentos preenchido, o primeiro.

Cada segmento é definido através das seguintes informações: tipo, Tamanho, Delimitador, e Preenchimento.

O Tipo pode ser Numérico ou Alfanumérico, significando que o segmento pode ser composto de números ou letras e números respectivamente.

O Tamanho define o número de dígitos ou letras que podem compor um segmento. Assim sendo, um segmento de tamanho 2 pode ser preenchido com até 2 dígitos ou letras dependendo do seu tipo.

O Delimitador define o caracter que indicará a separação entre 2 segmentos. O delimitador mais comumente utilizado é o caracter ponto (.).

O Preenchimento indica como será o preenchimento dos caracteres não digitados em um segmento.

Exemplo:

Se o primeiro segmento do produto tiver tipo numérico, o tamanho 3 e o preenchimento igual a “numérico – zeros a direita e alfa – brancos a esquerda”.

Ao escrever o produto 1, ele ficará com o seguinte formato: 001.

O tamanho total dos código de produto não pode ultrapassar 20 caracteres.

O tamanho total dos centros de custo não pode ultrapassar 10 caracteres.

Os segmentos poderão ser alterados livremente enquanto não houver um produto ou centro de custo cadastrado. Após o cadastramento, somente as informações de Delimtador e Preenchimento serão passíveis de alteração.

Glossário

CNAB

Esta sigla significa Código Nacional de Automação Bancária. É uma norma estabelecida pelos bancos que descreve como deve ser feita a comunicação via transmissão de dados entre os bancos e as empresas cliente. O SGE implementou esta norma, permitindo à empresa enviar e receber dados dos bancos com que opera.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download