Universidade Federal de Pernambuco



[pic] |Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Informática

Curso de Ciência da Computação

| |

Jogos para Computador

Estilos de Jogos e Princípios da Elaboração de um Jogo

Aluno: Leonardo Luiz Marques da Silva

llms@cin.ufpe.br

Professoras: Patrícia Tedesco e Flávia Barros

Recife – PE

26 de novembro de 2006

Resumo

Esta monografia apresenta um breve estudo sobre os principais gêneros de jogos de computador, assim como os diversos públicos alvo de cada estilo; também será descrito a evolução das técnicas para a elaboração de jogos de forma a torná-los mais atrativos para o jogador.

Sumário

1. Introdução 1

2. Conceitos sobre Jogos 2

2.1 Por que as pessoas jogam? 2

2.2 Tipos de Jogos Existentes 3

3. Game Design 7

4. Conclusão 9

Referencias Bibliográficas 10

Introdução

A industria de jogos é um mercado em ascensão que promete grandes resultados para os próximos anos, principalmente com o surgimento de novas tecnologias e o aumento progressivo do mercado consumidor de jogos.

O processo de criação de um jogo envolve muitos aspectos a serem considerados. Primeiramente deve-se escolher o estilo ao qual o jogo será desenvolvido, e a partir disso aproveitar as características desse gênero para desenvolver a estrutura interna do jogo, a sua conceituação, fase conhecida como Game Design.

O presente trabalho analisa as principais categorias de jogos existentes, abordando as características desejáveis a cada gênero de jogos. E mostra de maneira breve uma introdução a Game Design, apontando os seus principais pontos os quais são cruciais para a elaboração de um jogo.

No capítulo 2 iremos abordar os motivos que levam as pessoas a jogar e também a taxonomia dos jogos de computador, analisando os principais gêneros de jogos de computador. No capítulo 3 iremos ver algumas partes do Game Design, partes importantes para a criação de um jogo.

Conceitos sobre Jogos

O mercado de jogos conseguiu o feito de atingir a marca de 22,3 bilhões de dólares em lucros mundiais [7], superando as principais indústrias de entretenimento. Estima-se que esse recorde cada vez mais seja superado, pois mais investimentos estão sendo feitos na área e novas tecnologias estão surgindo para aprimorar as experiências dos jogadores.

1 Por que as pessoas jogam?

Mas por que tantas pessoas jogam? O que as leva a deixar de assistir televisão, ir ao cinema, teatro entre outras coisas? A verdade é que um jogo é a maior forma de imersão em uma realidade alternativa que nós temos disponível para entretenimento a baixo custo, os jogadores buscam nos jogos novos desafios e uma maneira de viver fantasias que não podem ser realizadas no mundo real, seja o desafio de quem mata mais pessoas num jogo de tiro ou quem consegue vencer monstros em uma Role Playing Game (RPG) medieval.

“O sujeito, através dos jogos, realiza os seus desejos e necessidades afetivas, visto que pode projetar idéias e fantasias, onde a tela atuaria como um espelho que possibilita um novo espaço (virtual) para aprender a viver” [10].

Outro fator a se considerar é que os jogos podem ser usados como meio de socialização entre as pessoas [10], uma possibilidade para fazer novos amigos e conhecer pessoas, criando interação entre indivíduos.

Alguns jogos exigem do usuário raciocínio rápido e bastante coordenação motora para que ele possa realizar as tarefas exigidas no jogo, isso reflete de certa forma no estado físico dos jogadores que sempre ficam interessados em novos desafios para suas mentes.

Os fatores que fazem um jogo ter sucesso ou não são muitos, a regionalização é uma delas [8], pois em determinadas regiões alguns jogos são predominantes e alguns fracassos podem acontecer ao se investir determinados jogos. Outro fator é entender bem o que o público alvo do gênero de jogo a ser realizado deseja, pois um erro pode causar um extremo fracasso.

2 Tipos de Jogos Existentes

Existem muitos tipos de jogos e cada um desses estilos tem suas peculiaridades que atraem determinados tipos de jogadores, que buscam nestes jogos qualidades presentes neles.

Muitas são as classificações existentes, mas os jogos podem ser agrupados pelos tipos de emoções que eles proporcionam e pelo que eles exigem do usuário. Estudos também mostram diferença nas regiões do cérebro afetadas por jogos com diferentes conteúdos [11], isso mostra o quanto pode ser gritante a diferença entre os gêneros e como eles podem afetar e agradar o usuário. A seguir vamos discutir sobre alguns gêneros de jogos de computador.

1 Ação

Nesse tipo de jogo, o que o jogador mais quer é adrenalina, seja pela emoção de atirar em outro jogador ou Non-Player Character (NPC), ou pelos sustos levado em um jogo que envolva horror.

Os jogos de ação são caracterizados por serem os mais polêmicos, sempre atribuídos à violência, esses jogos são os pivôs de muitas discussões sobre suas influências sobre seus usuários.

Existem muitas teorias sobre o papel que os jogos, com conteúdo violento, têm nas atitudes violentas que algumas pessoas têm. Muitos estudiosos culpam os jogos por isso, outros o defendem como meio de escape para jovens que vivem em um ambiente de hostilidade causado por conflitos de outras origens [10].

Os jogos de ação podem ter suas divisões baseadas nas emoções que eles proporcionam e o modo como é feita a interação com o usuário, vale destacar algumas:

Horror Survivor

O jogador é envolvido em uma situação caótica e assustadora em que ele terá que guiar seu personagem para fora daquele mundo para poder vencer. Esse tipo de jogo provoca no jogador uma sensação de medo constante e estimula seu instinto de sobrevivência. Há uma tendência desse estilo de jogo de ação seguir os padrões da consagrada série de horror survivor Resident Evil[1], com imagens escuras e ambientes mal iluminados e sustos inesperados.

Aventura

Nessa categoria temos uma ação mais agitada mas geralmente sem grandes sustos. O jogador se vê envolto em um mundo onde ele encontrará algumas emoções, esse gênero tem títulos muito famosos como a série Tomb Raider[2].

First Person Shoot (FPS)[3]

Aqui temos a categoria de jogos mais popular do momento, nele o usuário tem que operar armas e atirar em seus inimigos. Esse tipo de jogo pode ter diferentes ambientes e se passar em várias épocas, proporcionando ao jogador uma imersão em lugares diversos, como a 2º Guerra Mundial em Medal of Honor [4], ou um presente ameaçado por terrorista de Counter-Strike [5]ou uma guerra futurista como em Halo [6]. Uma coisa é certa nesse gênero, o espírito competitivo, seja lutando contra NPC ou enfrentando outros jogadores essa categoria aflora no jogador seus princípios básicos de sobrevivência, competitividade e superação, o jogador se sente estimulado a sempre tentar melhorar seu desempenho e precisão nos tiros.

2 Estratégia

Essa é categoria daqueles que buscam em um jogo raciocínio e planejamento, que pode ser a longo prazo ou uma resposta rápida para ações do jogo. Essa categoria pode ser dividida em duas subclasses: Estratégia em Tempo Real (RTS) e Estratégia em Turnos. A primeira exige do jogador uma constante preocupação em suas ações e planejamento, antecipando em tempo real o que o adversário planeja fazer e com isso tomar medidas para evitar uma possível derrota. Já nos jogos em turnos, temos um diferencial, o jogador tem o seu tempo (turno) para planejar cuidadosamente o que vai fazer e antecipar o que o adversário fará no próximo turno, exigindo, portanto uma análise de várias possibilidades aos quais ele poderá vir a enfrentar.

Jogos de estratégia são evoluções dos jogos de xadrez, e assim como tal, guardam propriedades construtivas para as pessoas que jogam, ajudando na capacidade de raciocínio e em cálculos.

3 RPG

Outro estilo muito discriminado no mundo dos games e já foi motivo de vários protestos de algumas pessoas às vezes pouco esclarecidos sobre o tema. A verdade é que hoje em dia o RPG está sendo usado até como forma de ensino [2] e se trata de um jogo extremamente criativo e multidisciplinar.

O RPG como temos hoje no computador é uma evolução dos jogos de mesa em que o jogador interpreta um personagem num mundo fantástico e variado. A mecânica do jogo envolve muito raciocínio criativo e conhecimento sobre os assuntos que serão tratados no jogo, conhecer previamente a estrutura do jogo.

Esses jogos podem ser classificados em duas formas, RPG “Stand Alone” em que o jogador enfrentará os desafios do jogo sozinho, ou seja, sem outro jogador humano, ou RPGs multiplayer em que o jogador pode interagir com outros jogadores humanos, nesse molde surge uma derivação muito popular chamada de Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG) nesse tipo o jogador se vê imerso em um mundo gigantesco com vários outros usuários aos quais ele pode conhecer ou combater, isso permite uma grande socialização entre os jogadores e uma grande competitividade.

4 Simulação

Para aqueles que buscam a possibilidade de operar máquinas e que nem sempre podem usá-las no mundo real, seja uma Ferrari em Need for Speed [7] ou um Boeing 747 em Flight Simulator [8], esse tipo de jogo gera emoções de competitividade e superação envolvendo as habilidades [9] que o jogador tem em relação ao tipo de máquina que ele terá que usar. Esse tipo de jogo exige muito realismo presente no jogo, para que se torne interessante para o usuário [5].

5 Esporte

Esse é o gênero para os apreciadores de jogos poderem tomar o lugar dos seus astros, o jogador pode viver a fantasia de “vestir a camisa do seu time” e conduzir o time para uma possível vitória ou derrota. São muitos os títulos desse gênero, pois muitos são os tipos de esportes existentes que vão desde o popular futebol até o não popular golf, mas todos têm algo em comum, competitividade essa é a palavra chave para o gênero.

6 Outros

Existem também outros gêneros mais específicos como jogos educacionais e também os tradicionais jogos de tabuleiro traduzidos para o computador.

Jogos educacionais são usados por muitos educadores, principalmente para crianças com pouca idade, pois muitas vezes torna-se a melhor forma de passar o conhecimento para o jovem, pois enquanto ele está se divertindo está aprendendo.

7 Considerações Finais

Cada gênero tem suas peculiaridades e deve ser observado cuidadosamente na hora de se produzir um jogo para um determinado público. As singularidades desses gêneros influem diretamente no que se vai trabalhar na fase de Game Design. No próximo capítulo discutiremos brevemente as disciplinas de Game Design para elaboração de um jogo a partir de um gênero já escolhido.

Game Design

A fase de Game Design compreende um conjunto de técnicas, habilidades e idéias para a construção de um game [4]. Muitos aspectos devem ser considerados, como por exemplo o balanceamento da dificuldade do jogo, o nível de sofisticação da inteligência artificial e também a história de fundo do jogo.Este capítulo irá discutir brevemente algumas fases e técnicas do Game Design para a construção de um bom jogo.

1. Enredo

Para alguns tipos de jogos esse é um dos pontos mais fortes [3], um bom enredo pode substituir alguns aspectos falhos do jogo. O enredo consiste na história e na ambientação do jogo, o processo de arte do jogo é totalmente dependente do enredo, pois é ele que ditará as regras e o que se deseja ter no cenário e no ambiente, para se evitar incongruências nos cenários do jogo. O enredo depende do estilo de jogo que se deseja produzir.

2. Balanceamento do Jogo

O balanceamento do jogo às vezes é algo muito difícil se realizar e averiguar, geralmente são feitos teste para saber o nível de dificuldade do jogo, para não torná-lo muito fácil, e consequentemente intendente, ou muito difícil, causando uma desistência rápida por meio do usuário. O ideal é se ter um nível de dificuldade variável ao longo do jogo e manter sempre várias opções para o jogador, permitindo às vezes um amadurecimento do usuário para que ele enfrente, por exemplo, uma fase ou monstro mais difícil.

O fluxo de dificuldade também deve ser coerente com o roteiro do jogo. Tendo grandes picos de dificuldade em estágios finais e pouca dificuldade no começo de cada fase.

3. Mecânica do Jogo

A mecânica do jogo reúne a estrutura do jogo, as regras que fazem o grau de complexibilidade do game, esse é o ponto chave, pois envolvem todas as outras fases. A mecânica ou gameplay consiste em elaborar tudo o que será permitido para o usuário fazer no decorrer do jogo, incluindo nisso as possibilidades de estratégias que o usuário pode tomar. Ela deve ser elaborada cuidadosamente, pois, pode além de afetar a fluência do jogo, pode obrigar o jogador a longas horas de leitura de manuais, o que é muito desinteressante e pode causar uma rejeição imediata do jogo por parte do usuário.

4. Considerações Finais

Essas etapas devem ser cuidadosamente trabalhadas na fase de game design, pois elas vão repercutir diretamente na qualidade de um jogo. O enredo em alguns gêneros (como RPG) deve ser muito bem elaborado, para que o jogador possa ter uma imersão mais satisfatória no jogo. O balanceamento deve ser bem aplicado e a mecânica do jogo deve funcionar muito bem.

Conclusão

Para a elaboração de um bom jogo deve ser levar em conta as características do estilo que se quer trabalhar. Levando isso em consideração pode-se desenvolver o enredo e elaborar um conjunto de normas e regras para o jogo aos quais se deve tomar muito cuidado para não levar o jogo a um completo desastre.

Como foi visto o mercado de jogos possui uma vasta gama de possibilidades para a criação dos mais diversos jogos, isso permite aos criadores certa liberdade para a criação dos mesmos, mas alguns pontos devem ser considerados para o sucesso do jogo.

Referencias Bibliográficas

[1] ALEXANDER, T. Massively Multiplayer Game Development. 1º ed. Charles River Media. 2003. 484 p.

[2]BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, L. M. M. A Utilização dos Role-Playing Games Digitais no processo de Ensino-Aprendizagem. Dissertação de Mestrado – Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em: Acesso em 28 de novembro de 2006.

[3] CARR, D.; BUCKINGHAM, D; BURN, A; SCHOTT, G. Computer Games: Text, Narrative and Play. 1º ed. Polity Press. 2006. 224 p.

[4] CRAWFORD, C. The Art of Computer Game Design. Osborne/McGraw-Hill,U.S. 1984. 120 p.

[5] FUNGE, J. D. Artificial Intelligence for Computer Games: An Introduction. Peters Corp. 2004. 106 p.

[6] GAMEINFORMER ONLINE. Communications Breakdown: How THe Japan/U.S Relationship Affects Gaming. Disponivel em: Acesso em 26 de novembro de 2006.

[7] GAMASUTRA. Apresenta vários artigos sobre o mundo dos jogos de computador. Disponível em: . Acesso em 27 de novembro de 2006.

[8] JAPANZONE. Apresenta artigos sobre o universo dos jogos de computador no Japão. Disponível em: . Acesso em 27 de novembro de 2006.

[9] WOLF. Mark J. P. Genre and the Video Game. The Medium of the Video Game. University of Texas Press; 1st edition (February 2002). Disponível em Acesso 26 de novembro de 2006.

[10] Alves, L. Jogos Eletrônicos e Violência – Um Caleidoscópio de Imagens. Artigo sobre efeito dos jogos envolvendo violência. Disponível em

[11] GEEK. Estudos: Jogos Violentos afetam o cérebro. Disponível em

-----------------------

[1] Resident Evil série de jogos eletrônicos criada por Shinji Mikami e desenvolvida pela Capcom. Essa série foi o grande resposável por popularizar o gênero Horror Survivor

[2] Tomb Raider é uma série de jogos desenvolvidos pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive.

[3] First Person Shoot significa tiro em primeira pessoa, o jogador tem a visão do personagem e pode manejar armas.

[4] Medal of Honor série de jogos de computador idealizados por Steven Spielberg, que se passa na Segunda Guerra Mundial.

[5] Counter-Strike modificação do jogo Half-Life, é um jogo de tiro em 1º pessoa onde o jogador pode escolher entre ser um Contra-terrorista ou um Terrorista.

[6] Halo popular série de vídeo games desenvolvido pela Bungie Studios e publicado pela Microsoft

[7] Need for Speed popular jogo de corrida da Eletronic Arts, o jogador pode competir com diversos carros

[8] Fight Simulator jogo simulador de vôo criado pela Microsoft.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download