Boletim Informativo ACAPO Actual - Associação dos Cegos ...
ACAPO-ACTUAL
BOLETIM INFORMATIVO MENSAL DA ACAPO
N.º 95 – JULHO DE 2017
Edição disponível em formato eletrónico no sítio Web acapo.pt, e em Braille e carateres ampliados nas Delegações da ACAPO
Coordenação Editorial: Marta Pinheiro – Direção Nacional
Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas, sugestões ou simples mensagens!
Siga-nos no facebook!
ACAPO-Actual
ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
Av. D. Carlos I, 126-9.º
1200-651 Lisboa
Telf.: 213 244 500; Fax: 213 244 501
E-mail: actual@acapo.pt
Sítio Web: acapo.pt
Índice
1. O que fizemos 4
1.1 Presidente da Direção Nacional da ACAPO recebido na Presidência da República 4
1.2 ACAPO de portas abertas à comunidade 4
1.3 ACAPO defende direito de voto para todos 4
1.4 Segunda reunião do convénio ACAPO - ONCE 5
1.5 ACAPO discute alterações à lei da educação inclusiva 5
1.6 Coro da ACAPO atua no 20.º aniversário da Associação de Retinopatia de Portugal 6
1.8 Associados da ACAPO na Cambridge School 6
1.9 Associados da ACAPO rumam a Espanha 6
1.10 Trabalhos portugueses a concurso 6
1.11 Delegação de Leiria promove oficina de plantas sensoriais 6
1.12 Associados do Porto visitam Vila Pouca de Aguiar 7
1.13 Cidade do Porto de “casa aberta” 7
1.14 Semana Cultural do Bonfim 7
1.15 Treino de escrita a negro na Delegação do Porto 7
1.16 Associados do Porto remam nas águas do Rio Ave 8
1.17 Associados do Porto vão ao Boxe 8
1.18 Cinema acessível no Porto 8
1.19 Delegação dos Açores debate vida independente 8
1.20 Rotary Club de Ponta Delgada entrega donativo a associados da ACAPO 8
1.21 Associados de Vila Real “dão vida” a plantas aromáticas 8
1.22 Delegação de Vila Real colabora em estudo da UTAD 9
1.23 Delegação de Vila Real participa em visita guiada ao jardim botânico da UTAD 9
1.24 Delegação de Vila Real inicia atividades de Reabilitação Cognitiva 9
2. O que vamos fazer 9
2.1 A “Aventura” vai ser debaixo de água 9
2.2 Delegação do Porto viaja por Terras de Santa Maria 10
2.3 Desfrute de um dia na praia com a Delegação do Porto 10
3. Volta a Portugal 10
3.1 Prémios UE do Desporto 10
3.2 Alterações ao Código da Estrada beneficiam pessoas com deficiência 10
3.3 Surdolimpícos chegam ao fim 10
4. Volta ao Mundo 11
4.1 República Dominicana ratifica Marraquexe 11
4.2 Estudo europeu sobre audiodescrição 11
4.3 Seminário debate legislação sobre deficiência 11
4.4 Nova aplicação da Microsoft mostra o mundo às pessoas com deficiência visual 11
4.5 Cegueira atinge 36 milhões em todo o mundo e o número poderá triplicar 12
5. As nossas ações de formação 12
6. Os nossos parceiros 13
6.1 UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos 13
6.2 Vila Galé 14
7. O que disseram sobre nós 14
8. Diretório ACAPO - Os nossos contactos 15
Direção Nacional 15
Açores 15
Algarve 15
Aveiro 15
Braga 15
Castelo Branco 15
Coimbra 15
Guarda 16
Leiria 16
Lisboa 16
Porto 16
Viana do Castelo 16
Viseu 16
Vila Real 16
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Coimbra 16
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Lisboa 17
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Porto 17
Centro de Produção Documental 17
1. O que fizemos
1.1 Presidente da Direção Nacional da ACAPO recebido na Presidência da República
Na sequência de um pedido de audiência enviado pela ACAPO, Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional (DN), foi recebido, no passado dia 18 de julho, pela assessora para os assuntos sociais, sociedade e comunidades do Presidente da República, Maria João Ruela. Na audiência, Tomé Coelho deu conta das principais tomadas de posição do seu tempo de mandato, incluindo a Prestação Social de Inclusão, o Modelo de Apoio à Vida Independente e Eleições Acessíveis. O Presidente da DN aproveitou a oportunidade para dar conta da organização, em 2019, do 2.º congresso internacional da ACAPO, o qual, segundo a assessora do Senhor Presidente da República, receberá todo o apoio e reconhecimento do Chefe do Estado.
1.2 ACAPO de portas abertas à comunidade
Dia 21 de Julho iniciou-se em Coimbra o “Dia da Delegação”, uma iniciativa da Direção Nacional, desenvolvida em parceria com as suas Delegações. O Presidente da Direção Nacional da ACAPO, Tomé Coelho, defendeu a importância desta iniciativa a vários níveis: “O trabalho que fazemos pela inclusão social das pessoas com deficiência visual é demasiado importante para estar entre quatro paredes. Queremos dar o devido destaque ao trabalho que desenvolvemos, aos casos de sucesso que temos vindo a alcançar e aos parceiros que tornam tudo isto possível”. O evento de Coimbra contou assim, com a presença de associados, colaboradores e vários parceiros da Delegação, nomeadamente, o Centro Distrital da Segurança Social, representado pelo subdiretor José Maria, da Delegação Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional, representada pela subdelegada Ana Paula Urbano, da Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra e da Universidade de Aveiro. À sessão protocolar seguiu-se uma apresentação, por parte dos colaboradores, dos serviços de ação social e de apoio ao emprego e formação profissional desta Delegação. “O trabalho que desenvolvemos é tão vasto quanto as necessidades das pessoas com deficiência visual que nos procuram. Temos uma equipa, constituída por 12 colaboradores, preparada para ajudar as pessoas com deficiência visual a encontrar respostas aos desafios que se colocam nas suas vidas”, afirma José Moreira, Presidente da Delegação de Coimbra da ACAPO. A Direção Nacional espera que durante este ano mais uma Delegação possa receber a organização da iniciativa “Dia da Delegação”.
1.3 ACAPO defende direito de voto para todos
No passado dia 14 de julho, no âmbito do Grupo de Trabalho “Eleições Acessíveis”, o INR, a Comissão Nacional de Eleições, a ACAPO e outras instituições representativas de pessoas com deficiência, organizaram na Assembleia da República, uma conferência sobre eleições acessíveis. Tratou-se de um debate e momento de reflexão sobre as dificuldades impostas às pessoas com deficiência no que respeita à sua participação política e exercício do direito de voto. Tomé Coelho, Presidente da Direção da ACAPO, instituição que teve um papel fundamental na organização da conferência, destaca a grande participação “de diversas entidades e personalidades com responsabilidades nesta matéria, nomeadamente de representantes dos partidos políticos” pelo que se espera “que as reivindicações proferidas pelas pessoas com deficiência e organizações que as representam consigam ser atendidas”. Entre as sugestões dirigidas pela ACAPO, saliente-se a necessidade de ser criado um mecanismo que permita que as pessoas com deficiência visual votem de forma autónoma e sigilosa. Para isso, defendeu a implementação de um voto eletrónico presencial e ainda, enquanto o sistema de voto se efetivar em papel, a existência de uma matriz em Braille que, sendo sobreposta ao boletim de voto, permitirá que o eleitor, desde que conhecedor do sistema Braille, exerça o seu direito sem o apoio de terceiros. Não obstante, a ACAPO sugere que qualquer eleitor deve poder escolher se quer ou não votar acompanhado, o método que é utilizado atualmente. No âmbito desta conferência, a ACAPO foi incumbida de elaborar um folheto com 10 recomendações para umas eleições mais acessíveis:
1.4 Segunda reunião do convénio ACAPO - ONCE
Dia 20 de julho, a ACAPO recebeu, nas instalações da Direção Nacional, uma delegação da ONCE – Organização Nacional de Cegos Espanhóis. Tratou-se da segunda reunião mantida pelas organizações no âmbito do convénio de cooperação. Entre os diversos temas discutidos na reunião, destaque-se a atribuição das bolsas de estudos aos associados da ACAPO para os cursos de fisioterapia e de inglês nas estruturas de ensino da organização espanhola.
1.5 ACAPO discute alterações à lei da educação inclusiva
Dia 27 de julho, o vice-presidente da Direção Nacional da ACAPO, Jerónimo Nogueira, marcou presença na discussão pública sobre a revisão do decreto-lei 3/2008 levada a cabo pela Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Embora ainda não tenha tornado público o seu parecer, a Direção Nacional da ACAPO aproveitou a oportunidade para dar a conhecer já algumas das considerações sobre a proposta, a saber: a omissão dos critérios para a definição das escolas de referência, a ausência de uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos de Braille, orientação e mobilidade e terapeutas ocupacionais, e ainda a possibilidade de serem estabelecidos protocolos de cooperação e parceria entre a escola e as instituições da comunidade. A Direção Nacional da ACAPO informa ainda que o período de consulta pública foi prorrogado até 30 de setembro e convida todos os interessados a remeterem os seus comentários e sugestões sobre o futuro decreto-lei, até 8 de setembro, para o e-mail dn@acapo.pt.
Conheça a proposta em consulta pública
1.6 Coro da ACAPO atua no 20.º aniversário da Associação de Retinopatia de Portugal
Dia 24 de julho, a Associação de Retinopatia de Portugal completou 20 anos de existência, celebrando esta efeméride dia 29 na presença de muitos amigos da associação. O coro “Ver pela Arte”, um projeto dinamizado pela ACAPO, cofinanciado pelo Programa de Apoio a Projetos do INR I.P., fez uma atuação no evento. A ACAPO endereça as felicitações pelo 20.º aniversário da ARP, um importante parceiro na inclusão das pessoas com deficiência visual.
1.7 Associados da ACAPO concluem estudos no Instituto Cervantes com nota máxima
Dois associados da ACAPO, Sofia Santos e Nuno Oliveira, finalizaram com nota máxima o curso de espanhol do Instituto Cervantes de Lisboa. A frequência destes alunos foi proporcionada ao abrigo do protocolo mantido entre a ACAPO e o Instituto Cervantes, que se materializa na atribuição de bolsas de estudo para a aprendizagem da língua espanhola.
1.8 Associados da ACAPO na Cambridge School
Conforme sucede anualmente, cinco associados da instituição frequentaram, durante o mês de julho, cursos intensivos na Cambridge School. Esta frequência foi proporcionada por um acordo de cooperação mantido entre as duas organizações e que se concretiza na atribuição de bolsas para a aprendizagem de inglês, espanhol e alemão.
1.9 Associados da ACAPO rumam a Espanha
No âmbito da parceria que liga a ACAPO e a ONCE, Guilherme Mateus, associado da ACAPO de Castelo Branco, encontra-se a frequentar um curso de inglês no Centro de Recursos Educativos da ONCE, em Pontevedra (Espanha). Recorde-se que estas bolsas de estudos são concedidas pela Organização Nacional de Cegos Espanhóis aos associados efetivos da ACAPO, com idade entre os 15 e os 17 anos. Também Sofia Santos rumará a Espanha para frequentar um curso superior de fisioterapia na Escola Universitária de Fisioterapia da Organização Nacional de Cegos Espanhóis, uma das mais prestigiadas academias de Espanha.
Recorde os testemunhos de antigos alunos da EUF
1.10 Trabalhos portugueses a concurso
Em setembro serão conhecidos os vencedores do concurso europeu de ensaios Onkyo Braille. Este ano, dois concorrentes portugueses submeteram os seus trabalhos a concurso candidatando-se a prémios que poderão ir desde os 500 aos 2000 dólares americanos.
1.11 Delegação de Leiria promove oficina de plantas sensoriais
Dia 23 de junho, a Delegação de Leiria da ACAPO promoveu uma oficina de plantas sensoriais, na Quinta do Pinheiro Manso, nos Parceiros (Leiria). Dinamizado em conjunto com a arquiteta paisagista Carla Carmo, esta oficina permitiu que os participantes tivessem contacto com diferentes plantas, conhecendo as suas principais caraterísticas. Foi ainda possível ver texturas inertes presentes na natureza, bem como soluções de reciclagem para a criação das próprias ferramentas de jardinagem através da utilização de embalagens de plástico (por exemplo de detergentes e garrafões de água). No decorrer do workshop serviu-se um chá utilizando algumas das ervas apresentadas e, no fim do evento, todos os participantes levaram para casa uma planta.
1.12 Associados do Porto visitam Vila Pouca de Aguiar
No dia 25 de junho, os associados da Delegação do Porto da ACAPO, com o apoio do Município de Vila Pouca de Aguiar, a quem agradecemos o transporte gratuito, visitaram o Parque Termal e a Loja Interativa de Turismo do Porto e Norte de Pedras Salgadas. Na loja interativa todos tiveram a oportunidade de conhecer através do tato nove catedrais do mundo construídas pelas mãos do artesão Guilhermino Rodrigues. De seguida visitaram o parque termal para conhecer a sua história, parando numa das seis fontes para experimentar a água da fábrica “Água das Pedras”. No final, todos revelaram uma grande vontade de voltar para experimentar outras fontes, conhecer melhor Vila Pouca de Aguiar ou simplesmente passear.
1.13 Cidade do Porto de “casa aberta”
Decorreu nos dias 1 e 2 de julho a 3.ª edição do evento “Open House Porto”, este ano organizado em exclusivo pela Casa da Arquitectura. Foram dois dias dedicados à arquitetura em visitas de portas abertas a todos os curiosos em três cidades: Porto, Matosinhos e Gaia. Um grupo de associados da ACAPO desfrutou de um programa variado que contou com uma visita ao terminal de cruzeiros em Matosinhos, à Casa da Arquitetura, ao Quartel da Serra do Pilar em Gaia, terminando na Estação 24 de Agosto. Nas visitas estiveram ainda presentes a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e da Provedora da Pessoa com Deficiência do Porto.
1.14 Semana Cultural do Bonfim
O Grupo de Manualidades da Delegação do Porto da ACAPO esteve presente no evento “Semana Cultural”, organizado pela Junta de Freguesia do Bonfim. O público participou nas atividades da Junta de Freguesia do Bonfim e passou pelas bancas solidárias adquirindo alguns trabalhos executados pelos utentes das diversas associações, que levaram ao evento poesia, música, literatura, dança e fotografia. A ACAPO, através da sua Delegação do Porto, contribui ainda para o evento com a dinamização de uma ação de consciencialização sobre o Braille.
1.15 Treino de escrita a negro na Delegação do Porto
Durante o mês de julho, todas as quartas-feiras, treinou-se na Delegação do Porto da ACAPO a escrita a negro com a terapeuta Alexandra Fernandes. Sendo reconhecida a importância de manter a escrita a negro, nomeadamente a assinatura, pelas pessoas com deficiência visual, a Delegação do Porto vai continuar a desenvolver este serviço.
1.16 Associados do Porto remam nas águas do Rio Ave
No passado 16 de Julho, e mais uma vez em colaboração com o Clube Fluvial Vila Condense, a Delegação do Porto da ACAPO realizou uma atividade de canoagem onde os sócios, uns mais experientes que outros, puderam remar pelas águas do Rio Ave. Uma manhã diferente que todos apreciaram, desfrutando ainda de um almoço na Colónia de Férias da Árvore e de um passeio pela praia. A Delegação agradece a cedência de transporte gratuito pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
1.17 Associados do Porto vão ao Boxe
Os associados da Delegação do Porto assistiram à Gala dos Campeões do Boxe, um evento solidário que teve lugar dia 15 de julho, no Pavilhão do Académico. A disponibilização de bilhetes a preços reduzidos incentivou à participação de alguns associados do Porto que assistiram a todos os combates de forma bastante entusiasta.
1.18 Cinema acessível no Porto
“Uma Vontade Cega” foi o filme que os associados da Delegação do Porto da ACAPO tiveram oportunidade de assistir no passado dia 12 de julho, no Cine-Teatro Eduardo Brazão, em Gaia. Este filme foi apresentado em duas sessões, às 15h30 e 21h30, em versão inclusiva, com áudio-descrição, áudio-legendas e língua gestual portuguesa. A delegação do Porto da ACAPO agradece, uma vez mais, à Câmara Municipal de Gaia a oferta dos convites.
1.19 Delegação dos Açores debate vida independente
No dia 14 de Julho, a Delegação dos Açores da ACAPO esteve representada na reunião do grupo focal do Projeto “DECIDE – Deficiência e Auto-determinação: O Desafio da Vida Independente”. O projeto coordenado e desenvolvido pelo núcleo de investigação da Universidade de Coimbra, visa analisar e retratar a vida das pessoas com deficiência nas várias regiões do país. Presentes ainda neste encontro estiveram a APD – Delegação Açores, a ACAPO – Delegação Açores, a ADFA e a Associação de Paralisia Cerebral.
1.20 Rotary Club de Ponta Delgada entrega donativo a associados da ACAPO
No passado dia 4 de julho, os Rotary Club de Ponta Delgada entregaram um donativo de 14 bengalas brancas a associados e utentes da Delegação dos Açores da ACAPO. O Presidente da Delegação, Pedro Resendes, agradece aos Rotary Club de Ponta Delgada este donativo que virá representar mais autonomia e segurança aos seus beneficiários. Leonor Anahory, presidente deste núcleo, reafirmou a importância da causa defendida pela ACAPO na missão do Rotary Club, tendo confidenciado que no passado já havia exercido a profissão de técnica de orientação e mobilidade.
1.21 Associados de Vila Real “dão vida” a plantas aromáticas
No dia 13 de julho, a terapeuta ocupacional da Delegação de Vila Real dinamizou mais uma atividade ocupacional onde os utentes da Delegação puderam confecionar uma bolsa aromática com recurso a plantas campestres. O objetivo da atividade centrou-se na estimulação sensorial, assim como o desenvolvimento da motricidade fina.
1.22 Delegação de Vila Real colabora em estudo da UTAD
No dia 17 de julho, a Delegação de Vila Real recebeu a UTAD nas suas instalações com vista à recolha de informação e posteriormente ao desenvolvimento de testes no âmbito da área de Engenharia de Reabilitação. Esse estudo tem como objetivo verificar a usabilidade de aplicações no smartphone com vista à identificação e descrição de objetos em contexto de interior.
1.23 Delegação de Vila Real participa em visita guiada ao jardim botânico da UTAD
No dia 20 de julho, a Delegação de Vila Real apostou em mais uma dinâmica, realizando uma visita guiada ao Jardim Botânico da UTAD onde os utentes tiveram oportunidade de conhecer a flora (com propriedades terapêuticas) existente na região transmontana.
1.24 Delegação de Vila Real inicia atividades de Reabilitação Cognitiva
A Delegação de Vila Real aposta em mais uma iniciativa com vista à estimulação/manutenção das competências de cultura geral, linguagem e cálculo dos seus utentes, à semelhança do programa televisivo “Brainstorm”. Estas dinâmicas têm lugar, quinzenalmente, à quinta-feira, a partir das 10h00.
2. O que vamos fazer
2.1 A “Aventura” vai ser debaixo de água
Entre 4 a 8 de setembro, a ACAPO organiza mais uma semana de desporto-aventura, dirigida a pessoas com deficiência visual a partir dos 8 anos. Este ano, a “Aventura” realiza-se numa mesma fase o que permitirá uma maior interação entre os participantes e uma aprendizagem intergeracional. Na edição de 2017, o grupo de aventureiros rumará a um espaço ainda por descobrir. A “Aventura” terá lugar na My Camp, localizada na Quinta da Broeira, no Cartaxo (centro do Ribatejo). A Quinta da Broeira, construída em 10 hectares, possui um campo de futebol, uma área relvada com cerca de 5000 m2, duas piscinas, um parque de merendas, uma quinta pedagógica, duas estruturas de pontes himalaias, duas vias de slide, paredes de escalada, um baloiço gigante, um percurso de cordas altas, entre outras atividades. Para além destas, o programa da atividade também contempla uma manhã em Valada do Ribatejo para muitas atividades na água - o tema desta edição. As inscrições vão decorrer até 21 de agosto e podem ser efetuadas para o e-mail rp.dn@acapo.pt, com o assunto “Inscrição Aventura” onde deverá mencionar o seu nome, data de nascimento, delegação da ACAPO a que pertence, no caso de ser nosso associado, contacto telefónico e e-mail. A participação na “Aventura” tem o valor de 70 euros para sócios efetivos com idade igual ou inferior a 25 anos, de 100 euros para sócios efetivos com idade superior a 25 anos e de 209 euros para não sócios. O pagamento deve ser efetuado, preferencialmente, através de transferência bancária (NIB 000700140036530000481) ou presencialmente numa Delegação da ACAPO. No caso de fazer transferência bancária deverá enviar o comprovativo para o e-mail rp.dn@acapo.pt. Saiba mais em acapo.pt.
2.2 Delegação do Porto viaja por Terras de Santa Maria
Dia 10 de agosto, a Delegação do Porto organiza uma “Viagem Medieval a Terras de Santa Maria”. Os associados que pretendam entrar no maior evento de recriação histórica medieval do país deverão contactar os Serviços Administrativos da Delegação o mais breve possível.
2.3 Desfrute de um dia na praia com a Delegação do Porto
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia oferece aos associados da ACAPO a possibilidade de passarem um dia na praia. Dia 18 de agosto junte-se à Delegação do Porto da ACAPO e participe nesta atividade que contará com muito sol, areia, mar, jogos lúdicos e muito convívio.
3. Volta a Portugal
3.1 Prémios UE do Desporto
Estão abertas as candidaturas aos Prémios UE do Desporto, subordinados ao tema "Promoção da Inclusão social através do Desporto". A Comissão Europeia pretende premiar organizações europeias que utilizam o desporto como forma de incluir todos os tipos de pessoas pertencentes a uma minoria, especialmente oriundas de grupos desfavorecidos, como as pessoas com deficiência, as minorias étnicas, os refugiados, ou qualquer outro grupo que enfrenta circunstâncias sociais desafiadoras. O período de candidaturas decorre até 15 de setembro e a iniciativa é aberta a qualquer organização pública ou privada, comercial ou sem fins lucrativos, que tenha desenvolvido ou esteja a desenvolver com sucesso este tipo de projetos. Os três projetos vencedores receberão 10.000 € cada e serão anunciados numa cerimónia própria, a 22 de novembro de 2017, em Bruxelas. Para mais informações sobre as candidaturas consulte o website do BeInclusive - Prémios UE do Desporto.
3.2 Alterações ao Código da Estrada beneficiam pessoas com deficiência
Desde o início de julho, parar ou estacionar em lugares reservados a veículos de pessoas com deficiência, por qualquer outro condutor que não possua cartão de estacionamento para pessoas condicionadas na sua mobilidade, passou a ser considerado contraordenação grave. Para além da sanção pecuniária, as contraordenações graves dão lugar à retirada de dois a três pontos na carta de condução. Esta nova medida consta da Lei nº 47/2017, publicada em Diário da República a 7 de julho, que altera o Código da Estrada. A partir de 6 de agosto, as pessoas com deficiência terão ainda direito a lugar de estacionamento assegurado pelas entidades públicas, que a isso são obrigadas pelo disposto na Lei nº 48/2017, publicada a 7 de julho. Esta mesma obrigatoriedade também se aplica às entidades públicas em regime de parceria público-privada, cujo estacionamento destinado a utentes esteja concessionado a terceiros. Fonte: INR I.P.
3.3 Surdolimpícos chegam ao fim
O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) fez um balanço “francamente positivo” referindo que “as duas medalhas faziam parte das nossas ambições”. Na cidade turca de Samsun, Portugal esteve representado por 11 atletas e conquistou duas medalhas: uma de prata por Hugo Passos, na luta greco-romana, e uma de bronze, por Joana Santos, no judo. A 23.ª edição da competição, destinada a atletas surdos, contou com 3.200 participantes, oriundos de 82 países.
4. Volta ao Mundo
4.1 República Dominicana ratifica Marraquexe
No final de junho, a República Dominicana tornou-se no mais recente país a ratificar o Tratado de Marraquexe, um instrumento internacional que visa facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas com deficiência visual ou com outras dificuldades em aceder ao texto impresso. O diretor da “Oficina Nacional de Derecho de Autor” da República Dominicana, Trajano Santana, saudou a aprovação do Tratado e disse que "o Tratado de Marraquexe é um instrumento que permitirá favorecer a formação intelectual de uma franja da população tão vulnerável quanto as pessoas com deficiência visual”.
4.2 Estudo europeu sobre audiodescrição
O RNIB (Royal National Institute of Blind People) encontra-se a desenvolver com a Universidade de Trieste e outros sete parceiros num projeto europeu intitulado ADLAB PRO. O objetivo é produzir um estudo sobre as atuais práticas de formação de audiodescrição e criar materiais formativos. Os materiais produzidos serão disponibilizados online e gratuitamente. Os investigadores da ADLAB PRO Team estão à procura de comentários de diversas partes interessadas: utilizadores de audiodescrição, produtores, fornecedores de serviços. Estas respostas permitirão avaliar a eficácia dos mecanismos de formação em audiodescrição. A sua opinião pode ser expressa através do link:
4.3 Seminário debate legislação sobre deficiência
Dias 25 e 26 de setembro, em Trier (Alemanha), realiza-se um seminário sobre a legislação europeia sobre deficiência e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O objetivo deste seminário é o de proporcionar aos participantes conhecimento e ferramentas jurídicas necessárias para usar a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, combinando-as com a legislação europeia sobre as matérias da deficiência. A participação neste seminário poderá ser financiada estando abertas as inscrições até 10 de agosto. Saiba mais
4.4 Nova aplicação da Microsoft mostra o mundo às pessoas com deficiência visual
A Microsoft lançou uma nova aplicação com o objetivo de facilitar a vida das pessoas com deficiência visual na superação das barreiras físicas. A aplicação, com o nome Seeing AI, vem colocar a inteligência artificial ao serviço das pessoas com deficiência visual, oferecendo-lhe uma descrição detalhada das imagens que as rodeiam. Basta apontar a câmara do seu telemóvel e a aplicação vai permitir identificar todo o espaço à sua volta, desde conhecer a cor de uma camisola – algo que já muitas aplicações o faziam - ou conhecer a mensagem facial de uma pessoa – algo perfeitamente inédito. A aplicação tem ainda a capacidade de estimar a idade e o género das pessoas captadas pela câmara do smartphone. A Seeing AI é uma aplicação gratuita e, por enquanto, está apenas disponível nos Estados Unidos, Canadá, Índia, Hong Kong, Nova Zelândia, Singapura, estando previsto o seu lançamento em mais países.
4.5 Cegueira atinge 36 milhões em todo o mundo e o número poderá triplicar
A cegueira atinge 36 milhões de pessoas em todo o mundo, número que poderá triplicar em 2050, afetando sobretudo a Ásia e a África Subsariana, indica um estudo divulgado na publicação “The Lancet Global Health”. De acordo com as estimativas apresentadas no estudo, em 2050 haverá quase 115 milhões de cegos (mais 79 milhões face a 2015) e 588 milhões de pessoas com dificuldade de visão moderada a grave (mais 371 milhões) se os tratamentos não melhorarem. O maior número de pessoas cegas vive no sul, leste e sudoeste da Ásia, sendo que a taxa de cegueira entre idosos é mais elevada no sul da Ásia e na África Subsariana oriental e ocidental. O estudo analisou a prevalência da cegueira e da deficiência visual em 188 países, entre 1990 e 2015, e faz projeções para 2020 e 2050. Os autores do estudo alertam assim, para a importância do investimento nos tratamentos, salientando que, entre 1990 e 2010, a prevalência da cegueira diminuiu fruto dessa aposta."Investir em tratamentos já trouxe benefícios consideráveis, incluindo a melhoria da qualidade de vida", afirma o autor principal do estudo, Rupert Bourne, da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, citado em comunicado pela The Lancet Global Health.
5. As nossas ações de formação
No nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, em Coimbra, Lisboa e Porto, vai encontrar cursos de formação profissional em diversas áreas. Se faz parte dos seus objetivos o acesso, manutenção ou progressão no emprego, contacte-nos!
Comunicação em Contact Center – Lisboa
Carga horária: 400 horas
Datas: 11 de Setembro a 7 de dezembro
Horário: 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00
Local: Lisboa
Plano curricular:
Tecnologias da informação e comunicação - 75 horas
Braille - 25 horas
Ambiente, Higiene e Segurança no Trabalho - Conceitos Básicos - 25 horas
Serviço ao Cliente - 50 horas
Gestão de Equipa - 25 horas
Gestão do Stress do Profissional - 25 horas
Processo de Comunicação - 50 horas
Comunicação Escrita - Serviço ao Cliente - 50 horas
Atendimento não Presencial ao Cliente - 50 horas
Meios de Comunicação Digital - 25 horas
Benefícios:
• Bolsa de formação até 210.66€ (paga em função das horas de frequência);
• Subsídio de alimentação de 4.52€/dia (sempre que frequente 3 horas ou mais de formação por dia);
• Pagamento de despesas de transporte público, mediante a apresentação de recibos.
Inscrições e informações para o e-mail formacao@acapo.pt ou telefone 21 8371072.
6. Os nossos parceiros
6.1 UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos
UEST…tudo de novo!
A UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, Lda. é uma empresa que se dedica à venda de produtos e prestação de serviços para pessoas com deficiência visual. Mantém desde 2009 uma loja aberta ao público, situada na Estação de Metropolitano Jardim Zoológico, antiga estação Sete Rios, em Lisboa, estando os seus produtos ainda disponíveis nas 13 Delegações da ACAPO.
Sugestão para este mês: Snow 7 HD Plus
O Zoomax Snow 7 HD Plus é o ampliador portátil de sete polegadas com voz. Permite ler páginas em 20 idiomas. A página é exibida como texto em quatro cores de alto contraste, facilitando a audição e a visualização em simultâneo.
Tem capacidade de armazenamento até 1000 imagens. O dispositivo também suporta transmissão de imagem de duas vias no PC através de cabo USB.
Graças à câmara de 13 megapixeis, o Snow 7 HD Plus permite que os utilizadores com baixa visão acedam à informação tanto ao perto como a distância.
Especificações:
Ampliação 2.5X até 19X (modo não-texto para voz)
Modos de exibição de alto contraste
Cor total e 10 modos de cores de alto contraste
Ecrã táctil de 7 "
Resolução do ecrã 1280x720p
Câmara 13M pixéis
Focagem automática / toque para focar
Distância de visão até 5 m
Linha de leitura horizontal / vertical fixa
Conexão à TV / Monitor através do cabo HDMI
Bateria Aproximadamente 3,5 horas
Modo de espera
Text-to-Speech
Ampliação 1.7X até 8X
7 níveis de ampliação na página de texto
20 Idiomas
Voz Feminina/Masculina (6 idiomas disponíveis apenas em mulheres)
Leitura de página completa disponível
Cor do texto
4 modos de cor de alto contraste
Peso - 532 g
Dimensões - 195 mm × 139,5 mm × 25 mm
6.2 Vila Galé
Ainda em pleno verão, relembramos os associados e colaboradores da ACAPO que podem usufruir de um desconto de 10%, calculado sobre a tarifa online publicada no website dos hotéis Vila Galé (vilagale.pt). O desconto considerado incide sobre os serviços de alojamento e em qualquer regime disponível (pequeno-almoço, meia pensão, pensão completa ou tudo incluído). Para pedido de esclarecimentos poderá entrar em contacto com o Departamento de Relações Externas da ACAPO (rp.dn@acapo.pt, telf. 213 245 500) ou com a Central de Reservas (reservas@, telf. 217 907 610).
7. O que disseram sobre nós
Tema: Cerca de 60 pessoas cegas e surdas participaram no Roteiro para a Inclusão do Open House, evento dedicado à arquitectura que decorreu este fim-de-semana no Porto, em Gaia e Matosinhos.
Onde: Jornal Público
Quando: 2 de julho de 2017
“Nesta edição, o Roteiro para a Inclusão, que resulta de uma parceria com a Provedoria da Câmara do Porto para os Cidadãos com Deficiência, a ACAPO, a Hands to Discover e os Departamentos de Acção Social das três cidades envolvidas, alargou-se para cinco espaços e triplicou o número de inscritos”
Consulte a notícia na íntegra
Tema: Utentes da ACAPO ultrapassam barreiras e conquistam inclusão
Onde: Diário de Coimbra
Quando: 22 de julho de 2017
“Uma das duas grandes vertentes de acção da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) é a representação dos utentes e a defesa dos respectivos direitos como cidadãos, casos, entre outros, da igualdade, acesso à formação, à inclusão, ao emprego.”
Notícia apenas disponível na versão impressa do jornal
Tema: Praia do Cabedelo - Viana do Castelo
Onde: TSF
Quando: 23 de julho de 2017
Ouça o Programa “Praia a Praia”
8. Diretório ACAPO - Os nossos contactos
Direção Nacional
Av. D. Carlos I, 126, 9.º andar
1200-651 Lisboa
dn@acapo.pt
21 324 45 00
Açores
Rua de Santa Catarina, 53 A
9500-240 Ponta Delgada
acores@acapo.pt
296 28 67 77
Algarve
Rua António Bernardo da Cruz, nº 15 Lj
8000-316 Faro
algarve@acapo.pt
289 806 693
Aveiro
Av. 25 de Abril, Mercado Municipal, sala 6 – 1º piso
3750-101 Águeda
aveiro@acapo.pt
234 624 070
Braga
Rua Cruz de Pedra nº 114
4700-219 Braga
braga@acapo.pt
253 267 766
Castelo Branco
Rua Ruivo Godinho, 27 r/c A
6000-275 Castelo Branco
castelobranco@acapo.pt
272 321 380
Coimbra
Rua dos Combatentes da Grande Guerra S/C 113
3030-181 Coimbra
coimbra@acapo.pt
239 792 180
Guarda
Centro Comercial São Francisco, Largo São Francisco, piso 1 loja 11
6300-754 Guarda
guarda@acapo.pt
271 213 955
Leiria
Av. Adelino Amaro da Costa, Lote 20, Loja E, Arrabalde da Ponte
2415-367 Leiria
leiria@acapo.pt
244 849 850
Lisboa
Rua Rodrigues Sampaio 146, 2º esquerdo
1150-282 Lisboa
lisboa@acapo.pt
213 182 910
Porto
Rua do Bonfim, nº 215
4300-069 Porto
porto@acapo.pt
225 899 100
Viana do Castelo
Rua Nova de São Bento, 5 a 11
4900-472 Viana do Castelo
viana@acapo.pt
258 813 597
Viseu
Rua D. Nuno Álvares Pereira bloco B1 r/c esquerdo
3510-096 Viseu
viseu@acapo.pt
232 419 750
Vila Real
Rua Francisco Sales Costa Lobo, JT 5 r/c direito, nº7A
5000-260 Vila Real
vilareal@acapo.pt
259 338 330
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Coimbra
Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 113
3030-181 Coimbra
formacao@acapo.pt
239 792 180
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Lisboa
Av. João Paulo II, lt. 531, 2.º A
1900-726 Lisboa
formacao@acapo.pt
21 837 10 72
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Porto
R. de Camões, 219- 4º dtº
4000-145 Porto
formacao@acapo.pt
222 012 222
Centro de Produção Documental
Av. João Paulo II, lt. 531, 2.º A
1900-726 Lisboa
producao@acapo.pt
21 837 10 72/91 214 12 08
................
................
In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.
To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.
It is intelligent file search solution for home and business.