16) Assinale a alternativa CORRETA



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO DE PESSOAS

CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 022/DDPP/2010

(1ª FASE: Prova Objetiva – 2ª FASE: Prova Discursiva)

CAMPO DE CONHECIMENTO: MÚSICA

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS

Atenção: NÃO ABRA este caderno antes de autorizado pelo fiscal

1. O tempo total para a resolução destas provas é de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo destinado ao preenchimento do cartão-resposta das questões objetivas e à transcrição para as folhas oficiais de resposta das questões discursivas.

2. Confira, no cartão-resposta, seu nome, seu número de inscrição, o CAMPO DE CONHECIMENTO para o qual se inscreveu e demais dados, e transcreva-os nos quadros abaixo. Assine no local indicado. Confira também seu número de inscrição nas folhas oficiais de resposta das questões discursivas. Verifique no cartão-resposta se há marcações indevidas nos campos destinados às respostas. Se houver, reclame imediatamente ao fiscal.

3. Após autorizado pelo fiscal, verifique no caderno de provas se faltam folhas, se a sequência de questões está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

4. Cada questão objetiva é apresentada com 5 (cinco) alternativas de resposta (de “A” a “E”), das quais apenas 1 (uma) é correta.

5. A interpretação das questões é parte integrante das provas, não sendo permitidas perguntas sobre as questões aos fiscais. Utilize os espaços e/ou páginas em branco para rascunho. Não destaque folhas do caderno de provas.

6. Transcreva com caneta esferográfica, de tinta preta (preferencialmente) ou azul, as respostas da prova objetiva (no cartão-resposta) e da prova discursiva (nas folhas oficiais de resposta). Estes serão os únicos documentos válidos para efeito de correção. Em hipótese alguma haverá substituição do cartão-resposta ou das folhas oficiais de resposta por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo candidato.

7. Não assine nem identifique de forma alguma as folhas oficiais de resposta das questões discursivas.

8. Não será permitido, durante a realização das provas, a comunicação entre candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de calculadoras ou similares, de relógios, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

9. Ao terminar, entregue ao fiscal o seu caderno de provas, o cartão-resposta e as folhas oficiais de resposta das questões discursivas. Você só poderá entregar este material e se retirar definitivamente do seu grupo, a partir das 15h 30min.

10. Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no quadro constante da última folha do caderno de provas, o qual poderá ser destacado e levado com você.

___________________________________________

ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

|INSCRIÇÃO | |NOME DO(A) CANDIDATO(A) |

|CAMPO DE CONHECIMENTO | |LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM |

1ª. FASE – PROVA OBJETIVA

01) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), no que se refere à Educação Básica, prevê, em seu artigo 24:

I. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

II. Será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo, setenta e cinco por cento de frequência ou a média mínima estipulada no regimento escolar.

III. A escola poderá oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

IV. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

V. A avaliação do desempenho do aluno será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Assinale a alternativa CORRETA.

A( Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

B( Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.

C( Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

D( Somente as afirmativas I e V estão corretas.

E( Somente as afirmativas IV e V estão corretas.

02) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), que, no capítulo V da Educação Especial, afirma:

• esta modalidade de educação escolar deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.

• haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

• os alunos que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, em virtude de suas deficiências, terão garantida a terminalidade específica.

• currículos, métodos, técnicas e recursos educativos deverão ter organização específica para atender às necessidades dos alunos com necessidades especiais.

• haverá professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses alunos nas classes comuns.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( F – V – V – F – V

B( F – F – V – F – F

C( V – V – F – V – V

D( V – F – V – V – F

E( V – V – F – F – V

03) A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu real sentido, à medida que se articula com o projeto pedagógico, com a função que a escola assume na sociedade e, consequentemente, com o projeto de ensino, ou seja, com o perfil do aluno que se pretende formar. Nesse sentido, o que se entende por avaliação do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva democrática e libertadora, é:

I. instrumento seletivo, para medir, com vistas a reprovar ou permitir a continuidade dos estudos.

II. reflexão permanente sobre a realidade e acompanhamento, passo a passo, do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.

III. processo contínuo no qual o professor pode acompanhar a construção do conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno e julgando-o em determinado momento.

IV. processo sistemático e intencional de acompanhamento da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem, para compreender as necessidades dos alunos com a preocupação de dar ao professor informações para criar e recriar situações didáticas provocadoras de aprendizagens.

V. prática concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se na autoridade e respeito do professor.

Assinale a alternativa CORRETA.

A( Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.

B( Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

C( Somente as afirmativas I e V estão corretas.

D( Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

E( Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

04) Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com Veiga, currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar e implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente (2002, p.26). Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:

A( todas as disciplinas que integram a grade curricular da escola objetivando a transmissão do conhecimento já elaborado e acumulado pela humanidade.

B( a síntese de conhecimentos predeterminados e organizados hierarquicamente, resultantes de um suposto consenso cultural.

C( o rol das disciplinas com os seus conteúdos organizados sequencialmente em termos lógicos, obedecendo ao estabelecimento de prioridades de acordo com as finalidades da educação escolar e o público a que se destina.

D( o documento que expressa e organiza a formação dos conhecimentos, métodos e atividades em disciplinas, matérias ou áreas, competências etc.

E( o conjunto das atividades da escola que afeta direta e indiretamente o processo de transmissão-assimilação e produção do conhecimento, incluindo o currículo oculto.

05) A organização do planejamento das disciplinas, numa ação interdisciplinar, implica considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, posteriormente, elaborar-se a programação da disciplina, sendo que esta não seria de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Nesse sentido, a interdisciplinaridade pode ser entendida como a:

I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.

II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.

III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.

IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.

V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.

Assinale a alternativa CORRETA.

A( Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

B( Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.

C( Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

D( Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

E( Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

06) A partir da Lei 5.692/1971, no que se refere à Educação Artística, existe uma especificação das áreas integrantes, bem como uma definição quanto à formação do professor e consequências no ensino.

Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE esses aspectos.

A( Artes cênicas, artes plásticas, desenho geométrico e música; a formação de professores para atuar nessas áreas foi entendida como polivalente, ou seja, um professor poderia escolher que área de artes ensinaria na escola; houve uma valorização do ensino específico de cada linguagem artística, o que contribuiu para a predominância das artes plásticas na escola.

B( Artes dramáticas, artes plásticas, música e teatro; a formação de professores para atuar nessas áreas foi entendida como polivalente, ou seja, as artes visuais deveriam ser ensinadas na escola por um único professor; houve uma diminuição das vagas para professores de música, pois se preferiu a contratação de professores de artes plásticas.

C( Artes cênicas, artes plásticas, desenho geométrico e música; a formação de professores para atuar nessas áreas foi entendida como polivalente, ou seja, um único professor deveria ensinar todas as áreas de artes; houve uma diminuição gradativa do ensino específico de cada linguagem artística, o que contribuiu para a superficialização e desvalorização das artes na escola.

D( Artes cênicas, dança, artes plásticas, desenho geométrico e música; a formação de professores para atuar nessas áreas foi entendida como polivalente, ou seja, um único professor deveria ensinar todas as áreas de artes; houve um aumento gradativo do ensino específico de cada linguagem artística, o que contribuiu para a supervalorização do professor de música na escola específica.

E( Artes visuais, dança, música e teatro; a formação de professores para atuar nessas áreas foi entendida como polivalente, ou seja, um único professor deveria ensinar todas as áreas de artes; houve uma diminuição gradativa do ensino específico de cada linguagem artística, o que contribuiu para a superficialização e desvalorização das artes na escola.

07) Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, lei n. _________, foi aprovada em _______. Esta lei inclui o ensino de arte como ___________________________ nos diversos níveis ______________________.

A( 9.394 – 1996 – componente curricular obrigatório – da educação básica.

B( 5.692 – 1971 – componente curricular obrigatório – da educação básica.

C( 9.394 – 1996 – conteúdo curricular obrigatório – da educação infantil.

D( 9.394 – 1996 – componente curricular obrigatório – do ensino fundamental.

E( 11.769 – 2008 – conteúdo curricular obrigatório – da educação básica.

08) Assinale a alternativa CORRETA.

Orientações gerais para o ensino fundamental foram elaboradas e divulgadas em forma de documentos pelo Ministério da Educação após 1996. Tais orientações incluem a área de arte, com um histórico da área no ensino fundamental, e também objetivos, conteúdos, critérios de avaliação, orientações didáticas e bibliografia para o ensino das artes visuais, da dança, da música e do teatro. Esses documentos são:

A( Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN.

B( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.

C( Plano Nacional da Educação – PNE.

D( Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.

E( Parâmetros Curriculares para a Educação Básica – PCEB.

09) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas referentes à Lei 11.769/2008.

• Esta Lei trata da obrigatoriedade da música na educação básica.

• Esta Lei substitui a Lei 9.394/1996, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de arte na educação básica.

• De acordo com a Lei, a música é conteúdo curricular obrigatório, mas não exclusivo, do ensino das artes na escola.

• Os sistemas educacionais terão dez anos para se adaptarem a esta Lei.

• A Lei indica que não há professores de música suficientes para atuação na escola.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( F – V – V – F – F

B( V – F – V – F – F

C( V – F – F – V – V

D( F – F – V – V – F

E( V – F – F – F – V

10) Na perspectiva da educação musical contemporânea para o ensino de música na escola, determinados elementos podem ser considerados relevantes.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo.

Em um programa de educação musical deve haver...

A( equilíbrio entre as atividades de improvisação, criação, audição e execução musical, através de experiências musicais diversificadas que promovam a compreensão da linguagem musical de maneira abrangente e inclusiva.

B( predomínio das atividades de execução musical, através de experiências vocais que promovam a compreensão da linguagem musical de maneira abrangente e exclusiva.

C( equilíbrio entre as atividades de improvisação, criação, audição e execução musical, através de experiências com música erudita que promovam a compreensão da linguagem musical de maneira subjetiva.

D( equilíbrio entre as atividades de audição e execução musical, através de experiências musicais diversificadas que promovam a compreensão da linguagem musical brasileira de maneira específica.

E( predomínio das atividades de composição musical, através de experiências musicais que enfatizem o trabalho com a música popular brasileira e que promovam a compreensão da linguagem musical de maneira abrangente e inclusiva.

11) Leia o exemplo musical a seguir.

[pic]

Assinale a alternativa CORRETA.

Com relação ao exemplo musical acima, pode-se afirmar que se trata de:

A( uma canção folclórica brasileira, em compasso ternário simples, com anacruse, na tonalidade de fá menor.

B( uma canção folclórica brasileira, em compasso ternário composto, sem anacruse, na tonalidade de fá sustenido menor.

C( uma canção folclórica estrangeira, em compasso ternário simples, com anacruse, na tonalidade de fá menor.

D( uma canção folclórica brasileira, em compasso ternário composto, com anacruse, na tonalidade de fá sustenido maior.

E( uma canção folclórica brasileira, em compasso ternário simples, com anacruse, na tonalidade de fá sustenido menor.

12) Leia os três exemplos musicais a seguir.

[pic]

[pic]

[pic]

Os exemplos musicais acima apresentam três desenhos rítmicos característicos da música brasileira. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE, de cima para baixo, esses ritmos.

A( Marcha-rancho – maracatu – baião.

B( Samba – baião – maracatu.

C( Maracatu – baião – marcha-rancho.

D( Maracatu – samba – marcha-rancho.

E( Baião – maracatu – marcha-rancho.

13) Leia a partitura abaixo.

[pic]

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.

A melodia apresentada é um trecho de que obra musical conhecida?

A( Asa Branca.

B( Hino da Independência.

C( Hino à Bandeira.

D( Hino Nacional Brasileiro.

E( Xote das Meninas.

14) Leia o trecho musical abaixo.

[pic]

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os nomes dos acordes cifrados que aparecem na partitura acima.

A( F7M – Fá maior com sétima menor; Bm7 – Si menor com sétima menor; E7(b9) – mi maior com sétima maior e nona menor; Eb7M – mi bemol maior com sétima maior; Am7 – lá menor com sétima menor; D7(b9) – ré maior com sétima maior e nona maior; Db7M – ré bemol maior com sétima maior; Gm7 – sol menor com sétima menor; C7(b9) – dó maior com sétima menor e nona menor.

B( F7M – Fá maior com sétima maior; Bm7 – Si menor com sétima menor; E7(b9) – mi maior com sétima maior e nona menor; Eb7M – mi bemol maior com sétima maior; Am7 – lá menor com sétima menor; D7(b9) – ré maior com sétima maior e nona menor; Db7M – ré bemol maior com sétima maior; Gm7 – sol menor com sétima menor; C7(b9) – dó maior com sétima maior e nona menor.

C( F7M – Fá maior com sétima maior; Bm7 – Si bemol menor com sétima menor; E7(b9) – mi maior com sétima maior e nona maior; Eb7M – mi bemol maior com sétima maior; Am7 – lá menor com sétima menor; D7(b9) – ré maior com sétima maior e nona menor; Db7M – ré bemol maior com sétima maior; Gm7 – sol maior com sétima menor; C7(b9) – dó maior com sétima maior e nona menor.

D( F7M – Fá maior com sétima maior; Bm7 – Si menor com sétima menor; E7(b9) – mi bemol maior com sétima maior e nona maior; Eb7M – mi bemol maior com sétima maior; Am7 – lá maior com sétima maior; D7(b9) – ré maior com sétima maior e nona menor; Db7M – ré bemol maior com sétima maior; Gm7 – sol menor com sétima menor; C7(b9) – dó menor com sétima menor e nona menor.

E( F7M – Fá maior com sétima menor; Bm7 – Si menor com sétima maior; E7(b9) – mi maior com sétima maior e nona menor; Eb7M – mi bemol maior com sétima maior; Am7 – lá menor com sétima menor; D7(b9) – ré menor com sétima maior e nona maior; Db7M – ré bemol maior com sétima maior; Gm7 – sol menor com sétima menor; C7(b9) – dó maior com sétima maior e nona menor.

15) Segundo Regiana Blank Wille, na área específica da educação musical, atualmente se percebe que o processo educativo não está mais restrito somente à sala de aula, o que implica reconhecer também espaços não formais e informais de aprendizagem musical.

Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas relacionadas à conceituação de espaços formais, informais e não formais de educação musical.

• A educação musical informal se caracteriza por relações educativas adquiridas independentemente da consciência de suas finalidades, pois não existem metas ou objetivos preestabelecidos conscientemente.

• A educação não formal perpassa as modalidades de educação formal e informal, pois o contexto da vida social, política, econômica e social, bem como a família e a rua, também produzem efeitos educativos sem constituírem instâncias claramente institucionalizadas.

• A educação escolar convencional consiste em um exemplo típico da educação formal.

• A educação informal é caracterizada por atividades que possuem caráter de intencionalidade, mas que são pouco estruturadas e sistematizadas; ocorrem relações pedagógicas, mas não estão formalizadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( F – V – F – F

B( V – F – V – F

C( F – V – V – V

D( V – F – F – V

E( F – F – V – F

16) Existem visões contraditórias sobre os valores da educação musical na escola, cada uma delas argumentando por propósitos e conteúdos prioritários no ensino de música.

Numere a coluna 2 identificando características das visões sobre os valores da educação musical apresentadas na coluna 1.

|coluna 1 |coluna 2 |

|I. Tradicional |Valoriza a ação dos alunos enquanto exploradores, descobridores e inventores, enfatizando a |

| |autoexpressão. |

|II. Progressista |O repertório contempla músicas de épocas, estilos e gêneros variados. |

| |Valoriza a aquisição de conhecimentos relacionados à notação musical convencional. |

|III. Multicultural |Entende que os alunos são herdeiros de uma série de valores e práticas culturais, necessitando |

| |dominar certas destrezas e acumular informações para participar de práticas musicais. |

| |O educador musical Carl Orff é um dos principais representantes dessa visão sobre os valores da |

| |educação musical. |

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( III – II – I – III – I

B( I – III – I – III – II

C( II – III – I – I – II

D( II – I – III – I – III

E( I – III – I – II – II

17) A área de educação musical no Brasil vem elaborando referenciais metodológicos a partir de diferentes perspectivas teóricas. Destacam-se os trabalhos sobre o ensino e aprendizagem musical fundamentados nas teorias do cotidiano.

Com relação às teorias do cotidiano na educação musical, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.

• Analisam o sujeito histórico imerso e envolvido numa teia de relações e significações culturais.

• Consideram que a aprendizagem não se dá num vácuo, mas num contexto complexo.

• Priorizam abordagens psicológicas sobre o desenvolvimento musical.

• A aprendizagem é entendida como um processo no qual – consciente ou inconscientemente – os sujeitos criam sentidos e atribuem significados às suas experiências.

• Priorizam abordagens quantitativas de pesquisa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( V – V – F – V – F

B( V – V – F – F – V

C( F – F – V – V – F

D( V – F – V – F – V

E( F – V – F – V – F

18) O educador musical Keith Swanwick elaborou uma Teoria de Desenvolvimento Musical, que tem sido comumente utilizada como base para a formulação de critérios para a avaliação da aprendizagem musical.

Com relação à utilização da Teoria de Desenvolvimento Musical de Swanwick na avaliação em música, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.

• Os critérios de avaliação visam à análise de produtos musicais dos estudantes.

• Os critérios preveem a avaliação de conhecimentos relacionados a habilidades de escrita musical e história da música.

• A aprendizagem musical é entendida como sequencial e cumulativa.

• Prevê, na elaboração dos critérios, a avaliação de atividades referentes à composição/improvisação musical; à execução vocal e/ou instrumental; e à apreciação/análise musical.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( F – V – V – F

B( V – V – F – V

C( F – V – F – F

D( V – F – F – V

E( V – F – V – V

19) No campo da sociologia da educação musical, a educadora Lucy Green propõe refletir sobre a construção social dos significados musicais, com o objetivo de compreender quais são esses significados e como eles são construídos, mantidos e questionados. Nessa perspectiva, a autora diferencia teoricamente dois aspectos do significado musical: os significados musicais inerentes e os significados musicais delineados.

Numere a coluna 2 identificando os elementos que caracterizam os significados musicais inerentes e os delineados, de acordo com a coluna 1.

|coluna 1 |coluna 2 |

|Significados musicais inerentes. |Referem-se à organização dos materiais sonoros na música. |

|Significados musicais delineados. |Compreendem significados atribuídos pelo ouvinte a partir de sua identidade individual.|

| |Estão relacionadas a fatores simbólicos e subjetivos |

| |Referem-se a significados artificiais, históricos e aprendidos. |

| |As escolhas musicais são, em parte, determinadas por preferências relacionadas às |

| |imagens dos intérpretes, como modo de vestir, cortes de cabelo ou opiniões. |

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( II – I – I – II – I

B( I – II – I – I – II

C( II – I – II – I – II

D( I – II – II – I – II

E( I – II – II – I – I

20) Numere a coluna 2 identificando características dos métodos de educação musical apresentados na coluna 1.

|Coluna 1 |Coluna 2 |

|Jaques-Dalcroze |Prioriza o ensino de instrumentos musicais. |

|Orff |A educação musical é baseada na audição, entendendo-se que a mesma se dá através da participação de|

|Suzuki |todo o corpo. |

|Kodály |Visa proporcionar vivência musical integrada (palavras, canto, movimento, instrumento) e efetiva, |

| |sem “contaminação” do adulto, respeitando o mundo da criança e do adolescente. |

| |Focaliza fortemente o treinamento auditivo e a aprendizagem da leitura e da escrita musicais. |

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( III – I – II – IV

B( II – I – IV – III

C( III – II – I – IV

D( I – IV – II – III

E( IV – I – II – III

21) Numere a coluna 2 identificando características das abordagens de educação musical representadas pelos autores apresentados na coluna 1.

|coluna 1 |coluna 2 |

|I. John Paynter |Postula que a improvisação musical é ferramenta fundamental da metodologia de ensino. |

| |Valoriza a criação em sala de aula, propondo a técnica da “composição empírica”. |

|II. Koellreutter |Defende que o ensino de música deve focalizar experiências de composição, execução e apreciação |

| |musical, sendo estas apoiadas por conhecimentos sobre técnica e literatura musical. |

|III. Murray Schafer |Focaliza fortemente experiências musicais relacionadas à consciência da paisagem sonora. |

| | |

|IV. Keith Swanwick | |

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( III – IV – I – II

B( I – II – IV – III

C( II – I – IV – III

D( I – III – IV – II

E( II – I – III – IV

22) Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo.

Em relação à avaliação da apreciação musical, Keith Swanwick situa no __________ o aluno que: (1) descreve o caráter expressivo, a atmosfera geral, o humor ou o caráter de uma peça, talvez por meio de associações não musicais e imagens visuais; e (2) relaciona mudanças no manuseio do material sonoro, especialmente quanto à velocidade e intensidade, as quais se dão no nível expressivo, sem afetar as relações estruturais.

A( Nível 2

B( Nível 1

C( Nível 3

D( Nível 5

E( Nível 4

23) Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.

A proposta de ________________ para o ensino de música nas escolas utilizava como materiais didáticos específicos: coletânea de solfejos, canto orfeônico e guia prático.

________________ desenvolveu uma proposta inovadora de Iniciação Musical, utilizando a bandinha rítmica com finalidades educativas, socializadoras e artísticas.

O/a educador/a ________________ elaborou uma proposta de ensino musical intitulada “psicotécnica do ensino elementar de música”.

A( Liddy Chiaffarelli Mignone – Teca Alencar de Brito – Sá Pereira

B( Villa-Lobos – Liddy Chiaffarelli Mignone – Sá Pereira

C( Sá Pereira – Hans-Joaquim Koelrreutter – Liddy Chiaffarelli Mignone

D( Villa-Lobos – Teca Alencar de Brito – Sá Pereira

E( Villa-Lobos – Esther Scliar – Sá Pereira

24) Numere a coluna 2 identificando as características das principais teorias estéticas que se associam aos fundamentos filosóficos da educação musical apresentados na coluna 1.

|coluna 1 |coluna 2 |

|I. Referencialismo |O significado e o valor de uma obra de arte são externos à própria obra. |

| |O significado e o valor da obra de arte são intrínsecos – sua função é determinada pelas suas |

|II. Formalismo |próprias qualidades artísticas e pela maneira como são organizadas, – mas as influências |

| |artístico-culturais que a envolvem estão fortemente envolvidas na experiência que a obra de arte |

|III. Expressionismo |oferece. |

| |O significado e o valor da obra de arte são encontrados nas suas qualidades internas. |

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( III – II – I

B( II – I – III

C( III – I – II

D( I – III – II

E( II – III – I

25) Com relação à Pedagogia Crítica para a Educação Musical, tendo como fundamento os pressupostos educacionais de Paulo Freire, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.

• O objetivo da Pedagogia Critica é utilizar o conhecimento do professor como uma ponte que leva a novos aprendizados.

• A educação é política, promovendo um paradigma de transferência da estrutura de poder ao reconhecer que o aluno traz consigo o conhecimento derivado de suas experiências do dia a dia.

• A educação deve ser entendida como uma conversa em que os alunos e seus professores identificam e resolvem problemas juntos.

• O principal objetivo da educação, na perspectiva da Pedagogia Crítica, é a transmissão de conhecimentos reconhecidos pela tradição cultural.

• Na visão da Pedagogia Crítica, a educação musical expande e transforma a maneira como os alunos percebem a realidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( F – V – V – V – V

B( V – V – F – V – F

C( V – F – F – F – V

D( V – F – V – F – F

E( F – V – V – F – V

26) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, a música deve ser considerada uma linguagem e objeto de conhecimento. Assim, os conteúdos musicais a serem trabalhados na Educação Básica deverão contemplar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão sem priorizar a aquisição de técnicas, mas, sobretudo, promovendo vivências.

Com relação aos conteúdos musicais na Educação Básica, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.

• Na escola, é necessário que a aula de música não seja entendida como atividade de suporte para a aquisição de conhecimentos gerais, ou meio para a formação de hábitos e atitudes.

• Contos, brinquedos de roda, parlendas, trava-línguas, eram e ainda são parte importante do brincar, e fazem parte da cultura da criança. Ainda que tenham sido substituídas, em muitos contextos, pela música veiculada pela mídia, pode-se afirmar que, de uma maneira ou outra, as músicas das culturas infantis continuam presentes na vida da criança.

• A concepção de Arte a ser adotada na escola propõe que a música seja entendida como um aspecto importante no contexto da cultura humana e, portanto, os conteúdos devem ser estruturados de modo a proporcionar atividades que enfatizem práticas e conhecimentos teóricos da escrita musical.

• De acordo com os PCN, é através da interpretação, da improvisação e da composição que se caracteriza todo o fazer musical na escola.

• Os pressupostos metodológicos previstos nos PCN para a área de educação artística enfatizam que a linguagem musical deve integrar prática, reflexão e conscientização, garantindo à criança a possibilidade de vivenciar as questões musicais antes de pensar no ensino musical como aquisição de técnicas e habilidades específicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( V – V – F – V – V

B( F – F – V – V – F

C( V – V – F – F – V

D( F – F – F – V – F

E( V – V – F – F – F

27) Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome de manifestações folclóricas catarinenses, presentes no litoral do estado.

A( Ratoeira – Boi-bumbá – Festa da Uva.

B( Boi de Mamão – Capoeira – Terno de Reis.

C( Ratoeira – Boi de Mamão – Terno de Reis.

D( Terno de Reis – Ratoeira – Boi-bumbá.

E( Capoeira – Boi-bumbá – Ratoeira.

28) Em uma abordagem mais contemporânea de educação musical, o professor de música, ao selecionar o repertório musical a ser trabalhado com seus alunos, acaba por refletir, também, os valores culturais e as relações com o mundo em que vive.

Tendo em vista essa asserção, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas com relação ao repertório musical a ser utilizado na educação básica.

• O repertório está intimamente ligado ao contexto sociocultural, conforme a experiência, preferências e hábitos de cada um. As músicas utilizadas pelo professor devem ser contextualizadas social, cultural e historicamente, para que possam gerar aprendizagens significativas.

• O repertório musical a ser trabalhado em sala deverá ser constituído de modo a favorecer um conjunto de elementos do fazer musical, com ênfase nas habilidades técnicas e didático-pedagógicas específicas de cada um.

• O repertório utilizado nas escolas deve ter como única base a música que os alunos vivenciam no dia a dia.

• As músicas que os alunos usufruem fora do espaço escolar não devem ser trabalhadas em sala de aula pelo professor, pois a função da escola é, justamente, oportunizar o conhecimento de um repertório ao qual os alunos, normalmente, ainda não tiveram acesso.

• O professor de música deve valorizar, entender, compartilhar e dialogar com músicas de diferentes contextos e diferentes culturas, proporcionando uma interação entre os processos de ensino e aprendizagem da música dentro e fora da escola.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( V – F – F – V – V

B( F – F – F – F – V

C( V – V – F – F – F

D( F – V – F – V – F

E( V – F – F – F – V

29) De acordo com o Decreto 6.571 de 17 de setembro de 2008, a escola, em uma perspectiva de educação inclusiva, deve ser organizada para atender a todos.

Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo, que tratam dos objetivos do atendimento educacional especializado.

• Promover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

• Fomentar a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

• Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.

• Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

• Favorecer condições especiais de atendimento extraclasse para o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( V – F – V – V – V

B( V – V – V – V – F

C( F – F – V – F – F

D( V – V – F – F – V

E( F – V – F – F – F

30) A evolução do atendimento educacional a todos os cidadãos, independente da raça, sexo ou condição socioeconômica, em ambiente não segregado, é um preceito defendido por um movimento denominado inclusivo. É nessa perspectiva de “escola para todos” que crianças e jovens com deficiências passam a ser incluídos em escolas regulares. O movimento inclusivo também evidenciou a necessidade de reformas no processo de formação do educador, que passa a lecionar em turmas formadas por alunos com necessidades educacionais muito diversas.

Com relação à legislação e normatização da formação do professor que atuará no contexto inclusivo, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.

• A Portaria 1.793/1994 do MEC recomenda a inclusão da disciplina “Aspectos Ético-Político- Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais”, prioritariamente, nos cursos de Pedagogia, Psicologia e em todas as Licenciaturas.

• A Portaria 1.793/1994 estabelece que todos os cursos de formação de professores de música devem ter em seus currículos disciplinas de conteúdos, para capacitá-los a atuarem no contexto inclusivo.

• De acordo com o Decreto Presidencial 5.626/2005, a disciplina da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, passa a ser obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério.

• As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica preveem que os futuros professores em formação podem optar por se aprofundar nos conhecimentos específicos de uma área da deficiência.

• O capítulo V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, tem uma seção que trata da educação especial. Nesta seção, recomenda-se a inclusão da disciplina “Aspectos Ético-Político Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais”, prioritariamente, nos cursos de Pedagogia, Psicologia e em todas as Licenciaturas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( V – F – F – V – F

B( F – V – V – F – V

C( V – F – V – F – F

D( V – V – F – F – F

E( F – V – F – V – F

2ª. FASE – PROVA DISCURSIVA

Questão 1 - Nos pentagramas abaixo, escreva uma melodia folclórica brasileira (de livre escolha), evidenciando seu conhecimento sobre regras de grafia musical. Em seguida, elabore e escreva um pequeno arranjo para duas vozes a partir da melodia escolhida.

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic][pic][pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic][pic][pic][pic][pic]

Questão 2 - Descreva os conteúdos e a metodologia de uma aula de música para crianças de aproximadamente 10 anos de idade que tiveram poucas experiências formais em música. Justifique a escolha dos conteúdos e da metodologia.

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

| |

GRADE DE RESPOSTAS (Somente esta parte poderá ser destacada)

QUESTÕES |01 |02 |03 |04 |05 |06 |07 |08 |09 |10 |11 |12 |13 |14 |15 | |RESPOSTAS | | | | | | | | | | | | | | | | |

QUESTÕES |16 |17 |18 |19 |20 |21 |22 |23 |24 |25 |26 |27 |28 |29 |30 | |RESPOSTAS | | | | | | | | | | | | | | | | |

-----------------------

(

II

I

III

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download