Diário de Notícias da Madeira - Edição Online

[Pages:3]Di?rio de Not?cias da Madeira - Edi??o Online

Ter?a-feira, 22 de Junho de 2004

Via r?pida regista tr?s mortes em apenas um semestre

Auditoria ?s Grutas dita novo modelo de gest?o

Enfermeiros na reforma convidados a regressar

Di?rio

Edi??es Anteriores: Data Consultar

Pesquisa

MAR

Pesca amea?a oceanos

Hoje

Processar

HOJE

Estudo cient?fico d? conta da amea?a do arrasto de fundo sobre os montes submarinos

Novas instala??es na praia da Lagoa

REVISTA

Regional Nacional Internacional Actual Casos do dia Cartas do leitor Opini?o

Um estudo apresentado numa reuni?o das Na??es Unidas sobre a Lei do Mar, da responsabilidade do Centro de Pescas da Universidade de British Columbia, no Canad?, d? conta da imensa amea?a que paira sobre os montes submarinos, revelou o jornal "P?blico", na edi??o de domingo.

O documento, de que o portugu?s Telmo Morato ? co-autor, j? levou a que v?rias organiza??es n?o governamentais pedissem uma morat?ria sobre o uso de redes de arrasto de fundo.

De resto, a mesma fonte refere que, em Portugal, o Governo Regional dos A?ores j? pro?be estas artes destruidoras nas suas ?guas, adiantando que, com a redu??o das zonas econ?micas exclusivas, o caso ficou mais problem?tico.

O "P?blico" explica que ?as ilhas est?o a fazer press?o junto da Comiss?o Europeia para que se pro?ba a pr?tica de arrasto de fundo nos montes submarinos, no que s?o secundadas por v?rias organiza??es n?o governamentais?. A ideia, adianta o jornal, ? mesmo que a pr?pria Lei do Mar, que est? em revis?o, contemple estas preocupa??es, da? a raz?o de se ter apresentado o estudo no ?rg?o das Na??es Unidas que tem esta tutela.

CAPTURAS DE TUN?DEOS AUMENTAM NOS A?ORES

FIM DE SEMANA

(1 of 3) [07/07/2004 18:35:58]

Di?rio de Not?cias da Madeira - Edi??o Online

Economia Cultura & Espect?culos ?ltimas

Desporto

Paralelamente, o volume de capturas dos atuneiros a?orianos com elementos do Programa de Observa??o de Pescas dos A?ores (POPA) a bordo cresceu, entre Janeiro e Maio, cerca de seis vezes relativamente a igual per?odo de 2003, avan?ou ontem a ag?ncia Lusa. Segundo uma fonte da Universidade dos A?ores (UA), entidade respons?vel pelo programa que associa, tamb?m, armadores e Governo Regional, um crescimento t?o significativo de capturas no per?odo em refer?ncia ? de 1,5 para 96 toneladas ? poder? significar o regresso dos grandes cardumes aos mares das ilhas. Citando fonte da UA, ?os indicadores de melhoria das capturas este ano nos mares a?orianos provocou j? o regresso ao arquip?lago de atuneiros regionais que tinham partido para a faina na Madeira?.

Jo?o Filipe Pestana

Mar

Necrologia

Desporto

Economia

FARM?CIAS (2 of 3) [07/07/2004 18:35:58]

Di?rio de Not?cias da Madeira - Edi??o Online

PERMANENTE

Confian?a Largo do Phelps, 19 Telef.: 291 222528

AT? ?S 24 HORAS

Honorato Rua da Carreira, 62 Telef.: 291 203880

Copyright ? 2001 dnoticias.pt | Todos os direitos reservados rmatica@dnoticias.pt | Contactos | Historial | Ficha T?cnica

(3 of 3) [07/07/2004 18:35:58]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download