FMS Últimas noticias - Marist Brothers



|[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |160 |

| |P.le M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |03-01-2005 |

| |Tel. (39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |

|NOTÍCIAS |

Endereço do Ir. Charles Howard

Irmão Charles deixou a comunidade do Noviciado de Kutama (Zimbabue) há alguns meses. Apesar disso ele continua recebendo correspondência neste endereço, mesmo tendo regressado a sua província de origem, Sidnei.

Anote, portanto, o seu novo endereço:

Marist Brothers

6, Boyd Street

Blacktown NSW 2148

Australia.

Ele não possui e-mail pessoal, mas se pode escrever ao seguinte endereço:

provadm@fms-.au

Grupo de reflexão sobre os secretários provinciais

Nos dias 9 e 10 de dezembro aconteceu, na casa geral, um encontro de 5 secretários provinciais ou de distrito juntamente com o Ir. Peter Rodney, responsável da comissão de governo e com Ir. Jean Ronzon, secretário geral. Os secretários que participaram são os seguintes: Sra. Nellie Beelen da provínca da Europa Centro Oeste, Ir. Roque Brugnara da província do Brasil Centro-Sul, Ir. Gregory Mc Crystal de Melbourne, Austrália, José María Ferre do distrito da África Centro-Leste e José Maria Soteras de l’Hermitage. O grupo discutiu sobre a missão confiada ao secretário provincial, sobre as diversas tarefas que ele é encarregado de cumprir e sobre a relação com a administração geral. Elaborou também proposições para a animação e formação que serão submetidas ao conselho geral e aos irmãos provinciais.

Novo Conselho Provincial na Província da África Austral

A província da África Austral, que compreende comunidades em 6 países: África do Sul, Angola, Malávi, Moçambique, Zâmbia e Zimbabué, viveu seu capítulo provincial de 10 a 13 de dezembro no colégio de Kutama, em Zimbabué, com a presença do Ir. Théoneste Kalisa, como conselheiro geral. Participaram 27 irmãos da província. Este capítulo marca o início do mandato provincial do Ir. Lawrence Ndawala. Decidiu-se eleger 6 conselheiros, um representante de cada país da província. Foram eleitos os seguintes irmãos: Joseph Walton para a África do Sul, Odilmar Fachi para a Angola, Evaristus Kazambwe para o Malávi, Antonio Sanasana para o Moçambique, Stephen Phiri para a Zâmbia e Emmanuel Mwanalirenji para o Zimbabué.

Os delegados tiveram também oportunidade de partilhar seu apostolado e fizeram as seguintes recomendações: desenvolver a educação religiosa, estar mais próximos dos alunos e prestar atenção particular aos mais necessitados onde se vive.

Novo conselho provincial na província da Nova Zelância

O capítulo provincial aconteceu de 14 a 18 de dezembro no colégio do Sagrado Coração, em Auckland. 26 delegados vieram de duas regiões distintas: Aotearoa – Nova Zelândia e Pacífico (Fiji, Quiribáti, Tonga e Samoa). Participaram ainda 7 leigos e alguns irmãos como observadores, entre os quais o Ir. Paul Gilchrist, provincial de Melbourne, e Ir. Darren Burge, da província de Sidnei.O conselho geral foi representado pelo Ir. Maurice Berquet.

Este capítulo marca o início do mandato provincial de Carl Tapp.

O capítulo adotou diversas recomendações, especialmente aquela que convida a incrementar a colaboração com outras unidades administrativas da região da Oceania.

Foram nomeados os seguintes irmãos como membros do conselho provincial: Peter Horide, Tim Leen, David Mc Donald, Henri Spinks et Julio Suaesi.

Nomeação do superior do distrito da Korea

Depois da recente consulta aos irmãos do distrito da Coréia, Ir. John Vianney Kim foi renomeado superior do distrito. A nomeação tem efeito a partir de dezembro 2004. Parabéns, John Vianney.

Nomeação de Joaquim Clotet como Reitor

O arcebispo de Porto Alegre, Dadeus Grings, nomeou para o cargo de reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil o Ir. Joaquim Clotet.

Clotet é doutor em filosofia pela Universidade de Barcelona, onde lecionou por nove anos. Membro de diversas comissões nacionais e internacionais de ética e bioética, exerceu o cargo de vice-reitor da universidade nos últimos dez anos.

Ir. Seán Sammon nomeado pela Santa Sé

No último 22 de novembro, nosso superior geral foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, conforme uma carta do cardeal Angelo Sodano, secretário de estado. O decreto contém o seguinte texto:

Summus Pontifex

IOANNES PAULUS II

Membris Congregationis pro Institutis vitae consacratae et Societatibus vitae apostolicae ad quinquennium ascripsit Reverendum Fratrem

IOANNEM DOMINICUM SAMMON, fms

Id in notitiam ipsius Reverendi Fratris Sammon perfertur, ut ea de re opportune certior fiat ad eiusdemque normam se gerat.

Ex Aedibus Vaticanis, die XXII mensis Novembris anno MMIV.

Cardinal Sodano

Secretrarius Status

|NOTÍCIAS APARECIDAS NA WEB |

Arquivo na internet

07.12.2004 –Casa Geral

Há 150 foi proclamado o dogma

Caminhem com Maria: sejam homens e mulheres livres

"Que soy era Immaculada Councepciou". As palavras que Maria dirigiu a Bernadete, no dia 25 de Março de 1858, ressoam com uma intensidade totalmente particular neste ano, durante o qual a Igreja celebra o 150º aniversário da solene definição do dogma proclamado pelo Beato Pio IX, na Constituição apostólica Ineffabilis Deus.

Desejei ardentemente realizar esta peregrinação a Lourdes, para recordar um acontecimento que continua a glorificar a Trindade una e indivisa. A Imaculada Conceição de Maria constitui o sinal do amor gratuito do Pai, a expressão perfeita da redenção levada a cabo pelo Filho, o ponto de partida de uma vida totalmente disponível à acção do Espírito...

Da Gruta de Massabielle, a Virgem Imaculada fala-nos também a nós, cristãos do terceiro milénio. Coloquemo-nos à sua escuta!

Escutai, em primeiro lugar, vós jovens, vós que procurais uma resposta capaz de dar sentido à vossa vida. Vós podeis encontrá-la aqui. Trata-se de uma resposta exigente, mas é a única resposta válida. É nela que se encontra o segredo da verdadeira alegria e da paz.

Desta Gruta, lanço um apelo especial a vós, mulheres. Aparecendo na Gruta, Maria confiou a sua mensagem a uma menina, como que para ressaltar a missão particular que compete à mulher, na nossa época tentada pelo materialismo e pela secularização: ser, na sociedade contemporânea, testemunha dos valores essenciais, que não se podem ver senão com os olhos do coração...

Enfim, a Virgem de Lourdes tem uma mensagem para todos. Ei-la: sede mulheres e homens livres! Contudo, recordai-vos: a liberdade humana é uma liberdade marcada pelo pecado. Ela tem necessidade de ser libertada. Cristo é o seu libertador, Ele que "nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres" (Gl 5, 1). Defendei a vossa liberdade!

Queridos Amigos, para isto sabemos que podemos contar com Aquela que, sem jamais ter cedido ao pecado, é a única criatura perfeitamente livre. É a Ela que vos confio. Caminhai com Maria, ao longo do trajecto da plena realização da vossa humanidade! (João Paulo II, 15 de Agosto de 2004).

09.12.2004 - Espanha

Divulgar a personalidade e o carisam do Padre Marcelino

Seguindo São Marcelino

Em 2001, a antiga Província da Catalunha ofereceu às demais Províncias espanholas, uma atividade que vinha sendo realizanda em seus colégios, chamada de: “Seguindo Marcelino.” O objetivo era tornar conhecidos a personalidade, a história e o carisma do padre Marcelino pelos professores dos seus colégios. Nesse mesmo ano, essa atitividade começou a ser realizada em outros lugares da Espanha, entre eles na atual Província Mediterrânea (Zona de Bética), onde foram fixados os seguintes objetivos:

• Aprofundar o conhecimento da perssoa de Marcelino e sua influência, hoje.

• Conviver e celebrar com outros educadores que se sentem convidados a ser discípulos de Marcelino Champagnat.

• Dispor de um tempo de encontro para partilhar e refletir.

• Renovar-nos com esperança enquanto educadores, segundo o estilo pedagógico marista,

• Ser fiéis às intuições que seu carisma de Marcelino nos pede, hoje.

Na Província Mediterrânea (Zona de Bética), o convite para participar dessa atividade foi extendido também aos animadores e catequistas. Até o momento, participaram 150 profesores, em seis encontros, e uns 60 catequistas, em três sessões realizadas. Por enquanto, o conteúdo está reduzido a um módulo de 15 horas. Tem sido muito valorizado o simples fato de reunir-se, de partilhar, de refletir, e tudo isso num ambiente de família onde se ri, se come e se rinca uns com os outros. Além do mais, tem-se insistido numa metodologia criativa, ativa, participativa e que respeite um ambiente de silêncio. Proximamente, talvez, seja iniciado um segundo módulo para aqueles que o desejarem.

Todas as sessões foram realizadas em Castilleja de la Cuesta (Sevilha, Espanha), durante o período escolar: às quintas e sexta-feiras para os professores, e aos sábados e domingos para animadores e catequistas. Em cada encontro temos uma média de trinta pessoas.

A realização dessa atividade está sob a responsabilidade de uma equipe de irmãos, conhecedores da vida e do carisma de Marcelino, e também de leigos que conhecem e participam da vida marista. Por outro lado, a avaliação que os participantes fazem ao final de cada sessão, tem sido, em geral, muito positiva, e eles se dizem satisfeitos. Esta mesma experiência foi iniciada no último ano escolar em outros lugares da Província Mediterrânea (zona de Levante), onde, este ano, os animadores, catequistas e escoteiros começarão a participar.

10.12.2004 - França

Seguindo os passos de Marcelino Champagnat

Peregrinação sobre a montanha...

Desafiando o vento glacial próprio desse tempo outonal, cerca de cinqüenta Irmãos maristas – reunidos no dia anterior em l’Hermitage – subiram até La Valla-en-Gier, na manhã do sábado, dia 13 de novembro de 2004.

Era uma simples peregrinação às fontes :

• Primeiro, à casa que serviu de fundação em 1817, quando o Padre Champagnat reuniu seus dois primeiros discípulos ;

• depois, à capela de Leytra, onde o Fundador esteve para pedir a Maria, Nossa Senhora da Piedade, seu “Recurso Ordinário”, quando o noviciado estava vazio.

A visita a esses dois lugares, a redescoberta do historial de M. Crépin e sobretudo a oração fervorosa na capela da Comunidade reaqueceram a memória, o coração e a confiança de cada um. E foi muito naturalmente que brotou um canto de ação de graças para celebrar as maravilhas realizadas há mais de dois séculos pelo Espírito Santo e Maria na Igreja e no Insituto dos Pequenos Irmãos de Maria.

Em seguinda, no refeitório da escola do vilarejo (ex-juvenato N. S. das Vitórias), a meditação foi mais sintensa. O irmão Alain Delorme recordou de maneira breve, mas de maneira efusiva, a crise das vocações de 1823. Em seguida, cada irmão escreveu sobre um guardanapo de papel branco suas intenções de orações, ou os nomes dos jovens que ele vai acompanhar neste ano das vocações.

Nomes e rostos dos irmãos idosos que nos precederam em nossa família, em nossa cidade, paróquia, escola ou nas casas de formação, foram evocados : ocasião para um novo louvor ao Senhor e um grande obrigado à Boa Mãe.

Enfim, uma caminhada silenciosa no frio da manhã nos conduziu à Nossa Senhora de Leytra, onde os muros renovados nos permitiram de rezar e partilhar nossas intenções em condições aceitáveis. Cantos, agradecimentos e intercessões – após a leitura do Evangelho – se sucederam diante do altar, tendo ao alto a imagem da Pietà local. Os guardanapos de papel contendo os diferentes pedidos foram levados em procissão e colocados sobre o altar em oferenda simbólica. Alguns irmãos completaram essa caminhada de fé, de piedade e de esperança seguindo até Maisonnettes, lugarejo natal do Irmão Francisco.

13.12.2004 - Alemanha

Preparando a Jornada mundial da juventude

A Cruz da JMJ no Maristenkolleg de Mindelheim

Em 1984, o Papa João Paulo II entregou aos jovens do mundo uma cruz de madeira, com cerca de 3 metros de altura. Depois, esta cruz percorreu muitas partes do mundo em companhia de um ícone de Maria.

Ela esteve em favelas e prisões, escolas e internatos, paróquias e dioceses, ou seja, onde quer que tenha sido acolhida. Este ano, ela percorrer as províncias da Alemanha, em preparação para a Jornada mundial dos jovens de Colonha, em 2005. No domingo de Ramos de 2003, o Papa entregou essa cruz aos jovens da Alemanha e proferiu essas palavras: “Eu lhes peço, queridos jovens irmãos e irmãs, para contemplar esta cruz, para se aproximar muito perto dela, a fim de que vocês possam reconhecer com que amor maravilhoso o Senhor nos amou e com que alegria transmite a vocês a missão de renovação dos corações!”

No dia 22 de novembro essa cruz chegou à Medelheim. Pela manhã, ela foi acolhida pelos internos do Colégio Marista e levada em procissão para a gruta de Lourdes. Em seguida foi donduzida para a praça Champagnat, que fica na propriedade dos irmãos. Finalmente, ela chegou à capela da escola, onde foi exposta diante do altar como símbolo de Vida.

A mensagem cristã da Cruz foi feita por nós através do recurso de um slide eletrônico, que foi acompanhado de cantos de meditação executados pelo coral Horizonte, da nossa escola. O tema da oração da manhã foi tirado de João 10,10: “Eu vim para que tenham vida em plenitude.”

Os alunos colocaram pequenas velas, que haviam sido acendidas no Círio pascal, sobre um leito de areia ao pé da cruz. Como lembrança, cada aluno recebeu na saída da capela, uma pequena cruz de madeira e uma cópia do texto de João. Durante a manhã, outras turmas do Maristenkolleg participaram dessa mesma cerimônia tocante. O clima de silêncio e de reflexão reinante na capela revelou que, tanto professores como alunos haviam compreendido bem a mensagem. Mais tarde, a “Brigada marista dos Bombeiros” do internato levou a cruz à Realschule, uma escola feminina dirigida pelas Irmãs de Mary Ward, depois à Igreja dos Jesuitas, de onde ela foi entregue às escolas católicas de Kaufbeuren.

Do dia 15 ao 21 de agosto de 2005, a cruz sera o centro das celebrações dos JMJ de Colonha.

Alguns alunos das escolas maristas esperam poder estar aí para rever a cruz em companhia de centenas de milhares de jovens do mundo inteiro.

15.12.2004 – Vaticano

Reabre-se o caminho para a beatificação

Os téologos estudam a Positio do Irmão Laurentino e seus 45 companheiros mártires

Comissão de teologia do Vaticano iniciou oficialmente o estudo da Positio dos 44 irmãos que, juntos com o Irmão Laurentino e Virgilio, sofreram o martírio nas primeiras horas do dia 8 de outubro de 1936.

Se prestarmos atenção às idades, nós encontraremos um irmão de 19 anos, o mais jovem, e um irmão de 62 anos, o mais idoso. Entre esses dois extremos, encontramos: 16 irmãos entre 20 e 30 anos; 11 irmãos entre 31 e 40 anos; 11 irmãos entre 41 e 50 anos, e 6 irmãos entre 51 e 60 anos.

Estamos diante de um grupo de irmãos que, por cinco anos, sabia que caminhava em direção à prova final do martírio.

Alguns eram verdadeiros intelectuais, outros, exímios educadores, próximos dos jovens; outros, como diretores, reuniam a arte da organização e a atenção paternal; aqueles que exerciam trabalhos manuais, tornaram-se capazes de realizar vários serviços que assumiam sempre com alegria. Havia poetas e outros de um coração delicado, como esse irmão encarregado de acolher os pobres, que se preocupava em acrescentar sempre um copo de vinho às refeições que lhes eram dadas.

Todos não tinham a fibra de um santo: um irmão era muito melancólico; outro, um tanto autoritário; um terceiro, jovem, havia encontrado uma noiva, mas disse sim ao seu Provincial para se apresentar ao martírio. No limite do humano, sua escolha foi o Cristo.

Todos traziam em seu coração uma densa e delicada devoção à Mãe do Senhor.

Nossa Família marista pode se orgulhar desses irmãos.

“Vocês que todos os dias dizem a Deus que o amam com todo o seu coração, então, é agora o momento de demonstrar isso. Sim, é agora que aqueles que perseveram no seu amor serão zombados, abandonados, caluniados, privados dos seus legítimos direitos de cidadão, insultados e feitos alvo de uma perseguição satânica.”

“Um Irmão Marista não deve ter outra política, que a de Cristo !” (Ir. Laurentino)

16.12.2004 – Casa Geral

Irmãos e Leigos participando juntos

Irmãos e Leigos participando juntos

Entre os dias 1 a 6 de dezembro, aconteceu na Casa geral, em Roma, a primeira reunião preparatória para a futura Assembléia internacional sobre a Missão. Participaram desse encontro as Sras. Erica Pegorer (Melburne), Dilma Alves Rodriguez (Brasil Centro-Norte), Sr. Chema Pérez Soba (Ibérica) e os irmãos Alphonse Balombe (Áfrique Centro-Leste), John Tan (Philippines), Pedro Herreros et Emili Turú, Conselheiros gerais e responsáveis respectivos das Comissões dos Leigos e da Missão, assim como seus secretários, os irmãos Michael Flanigan e Juan Miguel Anaya.

Durante esse dias intensos de trabalho e vida em comum, o grupo partilhou da oração com a Comunidaele do Conselho geral e estabeleceu um plano para preparar e realizar essa Assembléia. Ele será apresentado ao Conselho geral durante a próxima sessão plenária, em janeiro de 2005.

A Assembléia tem por objetivo se inserir dentro dos processos de animação já desenvolvidos nas Províncias e apoiar o trabalho de harmonização e unificação que se realiza nas várias Províncias recentemente reestruturadas. Ela será realizada em setembro de 2007, após uma primeira etapa a ser realizada nas Províncias, ao longo do ano de 2006. Ela será aberta aos irmãos e aos leigos envolvidos na missão marista e que se identificam com o carisma da nossa congregação.

Por outro lado, essa Assembléia constitui uma nova iniciativa na vida do Instituto, oferecendo aos irmãos e leigos a oportunidade para refletirem juntos, de igual para igual, sobre a missão do Instituto hoje e amanhã, e sobre sua identidade própria.

O processo concebido para sua preparação e realização nos dará a ocasião de nos perguntarmos sobre nosso serviço na missão marista, sobre as convicções que a alimentam e sobre as vocações que a ela se consagram. Seremos chamados a reler o texto da Missão Educativa Marista e a aprofundar nossa compreensão do XX Capítulo geral.

Finalmente, as sugestões e as recomendações que nascerão da Assembléia internacional poderão ser estudadas pelos participantes do XXI Capítulo geral de 2009, se o desejarem, e contribuir para perfilar as orientações desse capítulo para o mundo marista.

O projeto definitivo da Assembléia e das suas diferentes fases estará pronto daqui para setembro de 2005, quando será apresentado à Conferência geral.

17.12.2004 – Nova Zelândia

Uma nova etapa de um longo caminho

Capítulo Provincial da Nova Zelândia

O Capítulo da Província da Nova Zelândia foi aberto no dia 14 de dezembro à noite, em Auckland, na grande sala do Sacred Heart College, o mais importante colégio marista do país. Eram 26 delegados representando os irmãos de duas regiões da Província: Aotearoa – Nova Zelândia (o país de Nova Zelândia) e a região das Ilhas do Pacífico (compreendendo Fiji, Samoa, Tonga e Kibibati). Sete leigos maristas também participam desse evento, bem como alguns observadores. Entre estes últimos, citamos o irmão Paul Gilchrist, Provincial de Melburne, irmão Darren Burge, da Província de Sidnei e o irmão Maurice Berquet, Conselheiro geral.

O dia 15 de dezembro foi consagrado à apresentação dos relatórios do irmão Barry Burns, Províncial em fim de mandato, e do irmão Alan Henkey, ecônomo provincial. Em seguida todos tiveram a oportunidade de ouvir a conferência da Irmã Catherine Jones, SMSM, sobre os desafios da missão, hoje. No final do dia houve a passagem oficial dos cargos entre o irmão Barry Burns e o irmão Carl Tapp, novo Provincial. Esse momento foi seguido da realização de uma cerimônia muito rica em símbolos, muito presentes nas culturas do Pacífico. A cerimônia foi seguida de palavras fraternas de agradecimento, durante as quais o irmão Henry Spinks, em nome de todos os irmãos, agradeceu calorosamente ao irmão Barry pelo serviço prestado à Província.

Os trabalhos do Capítulo continuarão até o dia 18.

19.12.2004 - Roma

Relatório FAO 2004 - A fome cresce no mundo

852 milhões de pessoas sub-alimentadas - 5 milhões de crianças morrem de fome cada ano

Era o ano de 1996, quando o terrorismo e a teoria da gerra preventiva estavam ainda em gestação e não haviam ainda se transformado em realidades cotidianas, dezenas de chefes de Estado e de gouverno lançaram o desafio: reduzir pela metade o número das pessoas com fome no planeta, até 2015.

Depois de já haver expirado a metade dos anos previstos, o relatório da FAO de 2004 sobre “a insegurança alimentar no mundo” revela que a situação está pior. Leiamos os dados da FAO:

• 852 milhões de pessoas são sub-alimentadas;

• 20 milhões de crianças sofrem de insuficiência de calorias e podem morrer durante a primeira infância ou sobreviver com retardos físicos ou mentais;

• 5 milhões de crianças morrem de fome cada ano: uma a cada 6 segundos;

• os conflitos armados aumentaram em 30% o número de pessoas que vivem na pobreza extrema;

• com uma alimentação barata, os pobres passam da desnutrição para a obesidade, e as pequenas economias familiares e artesenais sofrem com a competição das grandes multinacionais agroalimentares.

Pela primeira vez, a FAO se interessa pelos cálculos do novo custo da malnutrição, não somente em termos de vidas humanas, mas também em termos de perdas econômicas. “Para os países em via de desenvolvimento, o montante pode ser calculado em bilhões de dólares, em perdas de produtividade e de ganho nacional.” Hartwing de Haen, vice-presidente geral, também acrescentou: “sem os custos diretos que a sociedade deve suportar por causa dos prejuízos causados pela fome, haveria mais dinheiro para lutar contra outros problemas sociais.” Nesse relatório, um raio de sol parece surgir dos 31 países que respeitaram as etapas para atingir o objetivo de reduzir à metade o número de pessoas que sofrem com a fome. Cerca da metade da população do mundo em via de desenvolvimento vive nesses países. Durante os anos noventa, o numero de pessoas passando fome nesses países diminuiu em 25%, e esse resultado é esperançoso, considerando o objetivo de 50% para 2015.

21.12.2004 - Espanha

O novo CD do Kairoi

Contra a corrente

Kairoi celebra 25 anos de existência. Kairoi (e-mail), palavra grega que significa momentos oportunos e intensos, em oposição ao tempo cronológico, é um grupo musical que nasceu no pós-concílio, para integrar renovação musical com renovação cristã. Seus componentes eram, no início, jovens irmãos maristas da Catalunha. Suas músicas, de diversos estilos, estão a serviço dos jovens em diferentes atividades: tempo livre, catequese, oração. Em um segundo momento, suas músicas vieram enriquecer as partituras a serviço das comunidades cristãs e de suas liturgias; “Jesus é o Senhor”, “Maria, música de Deus”, “Perto de Deus”… Compositores e intérpretes do Kairoi se relevaram ao longo dos anos, incorporando jovens de ambos os sexos. Suas fisionomias ficam em segundo plano, pois o mais importante é a qualidade e a sintonia de suas composições musicais do que seu protagonismo. Hoje, são mais de 300 canções que viajam pelas ondas do rádio.

No sábado 27 de novembro, eles aprensentaram seu novo disco “Contra a corrente”, durante um concerto realizado em Barcelona. Este último CD reune toda a experiência dos membros do Kairoi depois de uma turnê pela América Central, em 1999. Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Honduras... esses países muito os impressionaram pelo testemunho dos cristãos e pela pessoa dos seus líderes. A força profética de Oscar Romero e algumas realidades muito fortes, como a do lixão da Guatemala, causaram grande impacto. Deus está em todas as partes, porém, às vezes, é necessário fazer a mesma experiência de Abraão, isto é, sair da própria terra e ir lá onde Deus nos mostra, para encontrar um novo sentido e perceber um novo chamado.

As músicas deste CD são denúncia e anúncio, duas atitudes que desejam viver a partir do amor proclamado por Jesus de Nazaré. Claman por uma Igreja dos excluídos, não por uma Igreja de exclusão, como cantam em uma das suas canções. Por trás da dimensão literária e musical deste CD, existem inquietudes, denúncias, esperanças... e a fé em Deus de Jesus Cristo, que suja as mãos para salvar o mundo, como as sujou para criar o homem do barro. Não há outra alternativa, se existe um compromisso. Esta é a mensagem. As partituras, os textos e os concertos são apenas os meios para transmiti-la.

Contracorrente indica uma das características da vida e da pregação de Jesus, assim como dos seus seguidores. O dinheiro, o poder, o prestígio... têm suas próprias dinâmicas e buscam impor seus princípios, tanto no coração das pessoas como no âmbito internacional. Apostar no Evangelho de Jesus é viver contra a corrente. A primeira batalha não é construir barreiras, senão purificar o próprio coração. Esta tarefa, se é autêntica, se cristalizará em um compromisso de justiça social e em uma preferência pelos homens e as mulheres mais probres e necessitados.

22.12.2004 - Suíça

Equipe de Missão

Encontro regional para a Europa

Nos dias 14 e 15 de dezembro, aconteceu em Genebra (Suiça), a segunda reunião da Equipe Continental de Missão para a Europa, formado atualmente pelos representantes das Províncias de Compostela, Ibérica, l’Hermitage e Mediterrânea, assim como os irmãos Emili Turú e Juan Miguel Anaya, da Administração geral.

A maior parte do dia 14 foi dedicada para conhecer melhor a realidade das Províncias nascidas com a reestruturação, com suas características de internacionalidade e complexidade. A partilha foi muito rica em informações. Cada um dos participantes apresentou os grandes objetivos da sua Província para o triênio, principalmente aqueles que são prioritários da área de Missão, bem como a estrutura adotada pela Província para essa área. Dada a responsabilidade dos presentes na coordenação dessa área nas respectivas Províncias, foi realizada uma avaliação do funcionamento da mesma, destacando-se os principais acertos e dificuldades encontrados até agora.

Por outro lado, houve um amplo diálogo, tal como havia sido combinado na reunião anterior, sobre como se poderia oferecer apoio às obras sociais das Províncias, dando continuidade às conclusões do Colóquio de l’Hermitage, realizado em dezembro de 2003. A proposta mais oportuna apresentada consiste em ajudar a criar uma rede de solidariedade da Europa marista. Para isso foi previsto um conjunto de etapas para o ano de 2005, que terminará em novembro, com um encontro de representantes dessas obras e atividades.

O dia 14 foi concluído com uma série de informações: Plano Estratégico do BIS, apresentado pelo irmão Dominick Pujia; Encontro das Instituições Maristas de Educação Superior; funcionamento das outras Equipes regionais; Assembléia Internacional de Missão Marista, etc.

A manhã do dia 15 (ocasião em que foi feita a foto acima) foi dedicada ao encontro com a equipe diretora do Franciscans International, com quem o Instituto firmou um Convênio, de maneira que possamos colaborar na defesa dos direitos das crianças e jovens diante das Nações Unidas, a partir do próximo mês de janeiro. Fomos informados sobre a história do FI, a organização do trabalho e a filosofia da Instituição. A Equipe Regional expressou seu pleno apoio a essa iniciativa de colaboração. Dada a proximidade geográfica, acredita-se que as Províncias da Europa poderão enriquecer-se muito com um novo recurso de fácil acesso que pode ajudar nesse campo da missão marista.

25.12.2004 – Casa Geral

Seán Sammon

Notas sobre o Natal 2004

Que surpresa deve ter sido o primeiro Natal. Jesus Cristo era o Messias esperado há muito tempo. Era o Salvador e a esperança de libertação para os Judeus. E eis que chega ao nosso mundo quase despercebido. José e Maria nunca pensaram chamar a imprensa de então. Não havia VIPs nem grupos que se reuniram para o saudar; não havia bandas de música, nem fanfarras, nem um selo comemorativo em sua honra. Os seus pais apenas fizeram o que qualquer um faria quando se encontra de viagem e, de repente, se encontra face a um acontecimento extraordinário, como é o nascimento de um menino: fizeram o que puderam com o que tinham à mão. Apareceram alguns pastores, alguns animais. E havia também a escuridão que é parte da noite em qualquer estábulo. Foram esses elementos que deram as boas vindas ao Filho de Deus, num mundo conturbado.

Depois a história começou a desenhar-se. Todos conhecemos essa história. Jesus aparece num país ocupado por estrangeiros; os seus pais foram refugiados por algum tempo. Como adolescente, ele viveu, certamente, como viviam os adolescentes do seu tempo. Mas havia momentos no seu caminhar que fariam maravilhar qualquer um. Por exemplo: tudo o que dizia respeito às coisas do Pai. Não era José, o carpinteiro, o seu pai? Pare um momento também e lembre-se da reacção da sua mãe quando lhe pediu para ajudar os noivos de Caná. As suas palavras eram, no mínimo, um tanto cortantes: “Mulher, que há entre ti e mim?”.

27.12.2004 - Brasil

Espiritualidade e ética: um desafio para a Missão

Curso de formação marista à distância

Durante os dias 19 e 20 de novembro, o Centro de Eventos da Universidade católica de Porto Alegre organizou o 2o. Congresso de Teleformaristas, do qual participaram 290 educadores que trabalham nas escolas e obras maristas do Brasil. O tema estudado foi: “A espiritualidade e a ética: um desafio para o educador marista.”

O Teleformaristas é um curso de formação à distância, destinado aos irmãos e leigos que trabalham nos colégios e em outras obras maristas, aos pais dos alunos, aos formadores maristas, aos membros das fraternidades maristas, aos alunos e antigos alunos.

Seu objetivo consiste em oferecer um meio para estudar e aprofundar a Espiritualidade apostólica marista e para um engajamento numa ação marista após um momento de encontro consigo mesmo, com os outros, com Deus e com o mundo.

A Universidade disponibiliza os meios técnicos para a realização desse programa. Dessa maneira, podemos reunir, em pouco tempo, muitas pessoas em várias partes do Brasil. No início havia 53 grupos, mas, depois, com o tempo, abrimos para todos os que desejassem participar da teleconferência de cada quarta-feira, das 16 às 20h.

O 2o. Congresso de Teleformaristas foi organizado a fim de permitir às pessoas que haviam acompanhado essa atividade de se encontrarem. Essa iniciativa, não mais virtual, permitiu que essas pessoas se conhecessem e partilhassem sobre a espiritualidade e a ética. Esse tema sintetizou de maneira pertinente todos os temas anteriormente tratados.

O encontro permitiu, por outro lado, viver e celebrar juntos os valores característicos da família marista. Ao final foi celebrada a Missa Crioula onde, em várias línguas, ressaltamos o valor dos cantos e dos costumes tipicamente gaúchos.

29.12.2004 – Sudeste asiático

Os missionários na lama, junto com o povo

"Fomos atingidos duramente, mas não temos tempo para chorar"

Preocupação, consternação e dor... Todavia, para as Igrejas da região, destruídas pelo tsunami, e para os missionários que ali trabalham é também tempo de solidariedade e mobilização em prol das populações mais atingidas. Mesmo por que agora a preocupação é com os sobreviventes, que correm o risco de se tornarem vítimas das epidemias de tifo, diarréia e hepatite, que se desenvolvem em tais situações, sem contudo esquecer os mortos que devem ser sepultados. Os danos às estruturas eclesiais são geralmente limitados, mas em algumas dioceses a comunidade cristã foi duramente atingida. Nestes locais os bispos, juntamente com os missionários e religiosos, são ponto de referência para a organização do socorro e auxílio a quem ficou sem casa, ou pior, sem família.

O Conselho Geral se colocou em contato com os irmãos em Sri Lanka, Índia e Malásia, os quais comunicam que tanto eles quanto suas famílias estão bem.

Sentimo-nos em comunhão com a gente do Sudeste da Ásia, especialmente com tantas pessoas que perderam nesta tragédia seus familiares e seus bens.

| BOLETINS MARISTAS |

Arquivo na internet

• Boletim Marista 171 – 09.12.2004

Últimas notícias

Boletim Marista 172 – 17.12.2004

A Organização para a Alimentação e a Agricultura - Relatório sobre "A Situação de insegurança alimentar no mundo"

• Boletim Marista 173 – 24.12.2004

Seán Sammon, superior peral: notas sobre o natal

• Boletim Marista 174 – 29.12.2004

Carta do Superior Geral sobre o desastre no sudeste asiático

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download