Pinheirinho .gov.br



Pinheirinho — Carlos Gomes é o primeiro ônibus do novo eixo de transporte Linha Verde

[pic]

A manhã deste sábado, 9 de maio, foi de comemoração no Terminal Pinheirinho com a inauguração, pelo prefeito Beto Richa, da primeira linha de ônibus da Linha Verde. A nova linha sai do terminal e vai até a praça Carlos Gomes, no Centro. Moradores da região e usuários do sistema de transporte, além de autoridades municipais, vereadores e deputados participaram, ao lado do prefeito e da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, da viagem inaugural do primeiro ônibus da Linha Verde, a maior obra de expansão do sistema expresso nos últimos 30 anos.

• Saiba mais sobre a Linha Verde

• Pedala Curitiba especial vai percorrer a Linha Verde  

• Veja os itinerários dos Eixos Linha Verde e Boqueirão

• Veja como fica a Rede Integrada de Transporte

"Esta é uma obra que foi possível graças à contribuição valorosa de todos os nossos funcionários e colaboradores. Esta é uma cidade que orgulha a todos, e que o Brasil inteiro reconhece por sua qualidade, sua capacidade de inovar. Estamos inovando mais uma vez, trazendo mais agilidade ao nosso sistema de transporte, não só com a Linha Verde, como também os 900 novos ônibus que renovaram a frota, e as canaletas que permitem ultrapassagem e a operação simultânea dos expressos e dos futuros Ligeirões", disse o prefeito.

Richa anunciou já ter recebido sinal verde para novo financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e à Agência Francesa de Desenvolvimento para a segunda etapa da Linha Verde, que estenderá o novo eixo de transporte até o Atuba. São conquistas, disse ele, obtidas com o apoio da população que, em Curitiba, participa de fato da administração municipal. "Aqui, orçamento participativo não é retórica", afirmou, lembrando que está diariamente nos bairros, verificando o andamento das obras, conversando com moradores e participando de audiências públicas. "Este é o respeito ao sagrado direito do cidadão de escolher onde ele quer ver seu dinheiro aplicado", afirmou.

O presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Marcos Isfer, disse que a inauguração da linha Pinheirinho-Carlos Gomes é um novo marco na história do transporte da cidade. "Quatro momentos marcam de forma definitiva a história do nosso transporte. A implantação das canaletas, em 1974; a entrada em operação dos ônibus articulados e dos biarticulados, na década de 80, e, agora, a implantação deste sexto eixo de transporte, esta moderna avenida, com uma nova linha de ônibus, trazendo transporte e desenvolvimento econômico e social para toda esta região, com benefícios para a cidade inteira", disse.

Estiveram presentes na inauguração do novo eixo de transporte secretários municipais, administradores regionais, vereadores, deputados estaduais e federais.

População acompanha a viagem inaugural na Linha Verde

O Terminal do Pinheirinho ficou lotado de passageiros curiosos para conhecer a nova linha, que roda pela avenida da Linha Verde até o Centro. Ao longo do trajeto, muitas pessoas acompanharam a passagem do ônibus nas calçadas, registrando o veículo com câmeras de celulares.

Emocionada, dona Odila Molossi, dona de casa, não perdia uma palavra dos discursos de inauguração da nova linha e da nova plataforma do Terminal Pinheirinho, de onde saem os ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes, Circular Sul , Pinheirinho e Sírio Cercado. Acompanhada das netas Emanuele, de 7 anos, e Gabriela, de 5, dona Odila esperava uma oportunidade para agradecer ao prefeito Beto Richa pela nova linha de ônibus. "Minha filha trabalha no centro, sai cedo todas as manhãs e os ônibus estavam ficando muito cheios. Agora vai melhorar muito, disseram que em 25 minutos ela estará no centro", afirmou.

A jovem Grey Macedo, que mora no Pinheirinho e estuda no Centro, também comemorou a novidade. "Levo 40 minutos prá vir até o centro. Agora vou fazer esse trajeto em menos de meia hora, isso é muito bom", afirmou.

Prefeito foi o primeiro passageiro do ônibus GR-033

O prefeito Beto Richa foi o primeiro passageiro a embarcar no ônibus prefixo GR 033, o primeiro a sair do Pinheirinho em direção à Estação Central da Linha Verde, na rua Lourenço Pinto, ao lado da praça Carlos Gomes.

Antes do embarque, o padre Airton Crispin, da paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, da Igreja Preta, abençoou a nova frota a entrar em operação na cidade. "É um momento bonito e importante para todos nós", disse padre Crispin, parabenizando o prefeito Beto Richa pela obra. Citando os evangelhos, ele lembrou que bom pastor é aquele que cuida de suas ovelhas e reconhece e atende suas necessidades. "Que Deus abençoe o povo curitibano", afirmou.

Com dez anos de profissão, Eduardo Tows, motorista do primeiro ônibus a operar na Linha Verde, disse que se sentiu lisonjeado com a oportunidade de participar de um momento tão importante para a cidade. "Estou tranqüilo e bastante contente por poder participar de um momento tão esperado por tantas pessoas que moram nesta região. Fiz vários testes e conheço toda a parte mecânica do veículo, que é excelente", afirmou o motorista.

A comemoração que começou no Pinheirinho se estendeu até a Estação Central, na Lourenço Pinto. Usuários da nova linha de ônibus já estavam a postos para o início da operação, às 12h40, quando o primeiro ônibus saiu da estação central para o Pinheirinho. No desembarque, Richa foi recebido com festa por quem se preparava para se deslocar até o Pinheirinho pelo novo eixo.

Edi Aparecida Pires, que mora em Fazenda Rio Grande esperou o prefeito com uma flor, em agradecimento. "Não sou daqui, não voto em Curitiba, mas vejo o que você está fazendo pela cidade, pelo povo", afirmou. Edi se desloca de Fazenda Rio Grande até o terminal Pinheirinho, de onde vem para o centro pelo Eixo Sul – os ônibus que passam na avenida República Argentina. "Agora tenho mais um ônibus, que vai chegar mais rápido. Com certeza vai ficar muito melhor", disse ela.

Perfil da nova linha

A linha Pinheirinho-Carlos Gomes terá uma frota de 14 veículos especialmente projetados para Curitiba. Menos poluentes, mais seguros e confortáveis, os ônibus vão percorrer a Linha Verde até a Marechal Floriano, seguindo em direção ao centro. Com uma freqüência de quatro minutos, eles vão atender inicialmente, 32 mil pessoas, aliviando a demanda sobre o Eixo Sul, o mais carregado do sistema, com 260 mil passageiros/dia.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download