O MAIOR PROJETO DE TODOS OS TEMPOS - USP



O MAIOR PROJETO DE TODOS OS TEMPOS[1]

Em 1961, John F. Kennedy, o 35O Presidente dos Estados Unidos, propôs à nação a meta de uma viagem tripulada à Lua antes do final da década. Ele disse:

- Acredito que esta Nação deva comprometer-se com a meta de, antes que a década termine, enviar um homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança.

Ao fazer a proposição, Kennedy disse também que “escolhemos ir à Lua não porque seja fácil, mas porque é difícil”.

A viagem tripulada à Lua era a meta do Programa Apollo. A Nasa (National Aeronautics and Space Administration, Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) desenvolveu o programa Apollo com três partes:

• Nave Apollo - Uma nave para levar astronautas até a órbita da Lua e trazê-los de volta.

• Módulo lunar – Um veículo de excursão lunar para levá-los dessa nave até a superfície e trazê-los de volta à órbita da Lua.

• Saturno V - Um veículo de lançamento, para colocar tudo isso na órbita da Terra e dar o impulso para a viagem à Lua.

Em 1963, John Kennedy foi assassinado. Seus sucessores Johnson e Nixon prosseguiram com seu projeto. Em 1967, o Saturno V subiu pela primeira vez. Era um projeto liderado pelo engenheiro alemão Werner von Braun, que tinha construído as bombas V-2 durante a Segunda Guerra Mundial. O Saturno tinha 360 pés de altura, produzia 7,5 milhões de libras de empuxo e podia colocar 285.000 libras na órbita da Terra. Em julho de 1969, como Kennedy previra, dois americanos, viajando na Apollo XI, desceram na Lua e voltaram em segurança ao Planeta Terra. Antes da grande viagem, outros astronautas já haviam ido à Lua, sem pousar, para testar o equipamento.

Depois disso, a exploração do espaço entrou em nova fase. As viagens à Lua deram lugar ao programa do Space Shuttle e à construção de uma estação tripulada na órbita da Terra, um projeto com a participação de diversos países, inclusive o Brasil.

Os objetivos implícitos da viagem à Lua eram dar aos Estados Unidos a liderança e a competência em vôos espaciais tripulados e definir as potencialidades do homem como explorador do espaço. Até hoje, há quem diga que foi desperdício de dinheiro. A viagem à Lua só serviu para aprender a viajar até a Lua – um objetivo tautológico. Não se ganhou muito com isso e por essa razão nunca mais a viagem foi feita. Outros apontam o poderoso efeito exercido sobre a economia, a tecnologia e o moral dos Estados Unidos, bem como os desdobramentos da exploração espacial, como o uso dos satélites artificiais para a comunicação.

1) Quais eram os objetivos da viagem à Lua?

2) Quais os resultados práticos? Você também acha que foi desperdício ou tem opinião diferente?

3) O que você acha do argumento usado por Kennedy: “decidimos ir à Lua porque é difícil”?

4) No início do III Milênio, um consórcio de países está construindo uma estação espacial na órbita da Terra, um projeto estimado em 40 bilhões de dólares. O Brasil está participando, investindo para isso algumas dezenas de milhões de dólares. Há quem argumente que esse dinheiro seria melhor usado na pesquisa médica ou em projetos sociais. Alguns dizem que o Brasil, um país do Terceiro Mundo, não deveria gastar dessa maneira seus escassos recursos. Qual sua opinião?

-----------------------

[1] MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru, Administração de Projetos, São Paulo: Editora Atlas, 2002. Pode ser usado desde que citada a fonte.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download