Site de Homilética



CÉLULAS DE EVANGELISMO E MULTIPLICAÇÃO - 2011

Estudo 01. A Bênção de Ter uma Aliança com Deus

Texto: Salmo 144.1-2: Bendito seja o Senhor, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha. Ele é o meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador, é o meu escudo, aquele em quem me refugio.

Inicie este estudo pedindo aos presentes que compartilhem suas definições sobre o que significa ser aliado de alguém. Ressalte que no texto acima, o rei Davi afirma que Deus é “seu aliado fiel”. Após ouvir as participações dos presentes, anuncie o tema do estudo e o propósito de compartilhar na Palavra acerca das vantagens de ter uma aliança com Deus e como tornar-se um aliado do Senhor.

I. Por que ter aliança com Deus é tão necessário.

A necessidade de constituirmos uma aliança com o Senhor é expressa no Salmo 144.4, onde Davi ressalta nossa fragilidade: O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira. Mesmo o grande rei Davi, tão cheio de vitórias e conquistas, reconhecia-se como “um sopro”. Nenhum homem, por mais hábil que seja, consegue driblar o maior inimigo, a morte. O jornal Correio Popular, da cidade de Campinas, trouxe uma matéria recentemente informando que atualmente morrem na cidade, em média, vinte e cinco pessoas diariamente.

Jactância maligna: você já ouviu falar deste mal? Foi Tiago quem escreveu sobre a soberba, ou jactância, que leva pessoas a pensarem que podem viver bem sem dependerem de Deus. Ele nos lembra em seu livro que ninguém pode garantir que estará vivo amanhã... (Tg 4.13-17).

Vale lembrar também que a existência dos seres humanos se deve ao sopro que o Criador deu na forma que Ele teceu a partir do pó da terra. Assim, devemos nossa existência a Deus e tal existência somente tem significado se estivermos ligados efetivamente a Ele. Esta ligação efetiva é a aliança.

II. Em que implica ter uma aliança com Deus.

Certamente você já assistiu algum filme de batalhas e sabe qual o papel que um aliado exerce quando aquele a quem se aliou está envolvido numa batalha. É obrigação dele tomar a causa de seu aliado como sua. Exatamente isto que Davi descreve nos versos 5 a 8 do Salmo 144. Ele afirma que Deus é capaz de deixar o Céu, descer à Terra, pisar nos montes, estender o braço, mandar relâmpagos como se fossem flechas sobre nossos inimigos... tudo para nos socorrer nas batalhas.

Ou seja, a partir do momento quando temos aliança com Deus, nossos problemas não são somente nossos, mas também do nosso Aliado Fiel. E, exatamente por isso, podemos recitar os versos 1 e 2 deste Salmo com muita propriedade quando efetivamente fazemos uma aliança com Deus: A minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha...

III. Ter uma aliança com Deus atrai bênçãos para sua vida.

Há muitas bênçãos que Deus reserva somente aqueles que têm aliança com Ele. Os versos 12 a 15 do Salmo 144 alistam algumas destas bênçãos. O verso 12 relata que haverá bênçãos para nossos filhos e filhas. O verso 13, que nossos celeiros ficarão cheios de provisões. Também que nossos rebanhos se multiplicarão e que não haverá “praga nem aborto” no meio do nosso gado. Em resumo, o verso 15 ressalta que as pessoas que têm aliança com Deus é muito feliz.

IV. Como fazer uma aliança com Deus.

O Deus de Abrão, Isaque, Jacó, Davi... também pode ser o seu Deus. Para tanto, é necessário que você entregue sua vida a Jesus. Conforme Romanos 10.9, esta aliança se faz crendo em Jesus e confessando a Ele como Senhor de sua vida.

CONCLUSÃO: Ore com os presentes a sua célula e leve-os a dar o passo de, através de Jesus, entrar em aliança com Deus.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches