PORTUGUÊS - Grupo de Estudos da JN para o TRT



TRT CAMPINAS JANEIRO 2009 – PORTUGUÊS - AULAS 8, 9,10, 11, 12, 13 E 14

Interpretação de textos:

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo:

No cenário mais catastrófico do aquecimento global, traçado pelo cientista inglês James Lovelock, a humanidade precisaria migrar para os pólos e para o alto das montanhas, onde a neve e o gelo remanescentes garantiriam um clima mais frio no verão. Seria uma espécie de volta ao berço. Foi no clima rigoroso da última glaciação na Europa, que só terminou 11.500 anos atrás, que o homem moderno desenvolveu os conceitos de família, de religião e de convivência social, os alicerces da civilização atual. Sabe-se disso porque os homens da Idade do Gelo deixaram inúmeras evidências arqueológicas de uma revolução criativa, iniciada há mais de 30.000 anos.

Quando chegou à Europa, o homem era fisicamente igual a nós e vinha equipado com a capacidade de raciocínio abstrato, de linguagem e de cooperação social do homem moderno. Ocorre, contudo, que até a explosão criativa da Idade do Gelo não há provas arqueológicas daquilo que mais nos diferencia dos animais – a habilidade cognitiva e um comportamento condicionado por preocupações abstratas e simbólicas. De repente, 300 séculos atrás, essas provas surgem por toda parte na Europa. O mais exuberante registro do nascimento da arte são as pinturas nas cavernas. São cavalos, mamutes, renas, bisões, leões e uma infinidade de outros mamíferos. Há também muitas imagens de animais extintos. “Foi depois que o homem passou a representar o mundo por meio de símbolos que se abriram as portas para a criatividade ilimitada”, diz o Coordenador do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de são Paulo.

Os Cro-magnon – como é chamado o antigo Homo sapiens europeu – foram a primeira sociedade humana que se sabe ter enterrado seus mortos com rituais. Junto aos corpos, eram colocados colares, armas, e outros objetos de uso cotidiano. Três corpos encontrados na Rússia vestiam túnicas confeccionadas com mais de 3.000 peças feitas de marfim. Cada uma delas demorou pelo menos uma hora para ser produzida. A única explicação para tal comportamento é a crença de que seriam úteis na vida após a morte. São as provas mais antigas da existência de uma experiência religiosa. O exame de locais de acampamento revelou um padrão de fogueiras, sinal de organização social baseada na família. O homem da Idade do Gelo fazia arpões de chifre e há indícios de que tecia fibras vegetais para o vestuário. O fato é que eles costuravam suas roupas, como testemunham agulhas feitas de ossos. Sabe-se até que usavam sapatos. Não é sem razão que, quando a era glacial chegou ao fim, há 11.500 anos, estávamos equipados para conquistar o mundo. Hoje, somos todos descendentes desses criativos e habilidosos filhos da Idade do Gelo.

(Adaptado de Duda Teixeira. Veja, 11 de abril de 2007, p.98-99)

De acordo com o texto,

a Europa foi o continente mais habitado desde o início do processo de evolução, há 30.000 anos, e seu território conserva provas arqueológicas de grande interesse científico na determinação de toda a história da humanidade.

agulhas feitas de ossos comprovam a capacidade criativa do homem pré-histórico e o desenvolvimento de certas habilidades que justificam seu predomínio sobre as outras espécies animais.

povos comerciantes, existentes desde o início da evolução, sobressaíram sobre as outras espécies no processo evolutivo, pois garantiam seu sustento de forma planejada e duradoura

a explosão criativa ocorrida na Idade do Gelo, com o desenvolvimento da capacidade de abstração e do uso de símbolos representativos da realidade, possibilitou o nascimento da cultura humana.

o aquecimento global é uma catástrofe ambiental prevista, originando, em conseqüência, um clima semelhante ao que permitiu o desenvolvimento cultural da humanidade.

2) Seria uma espécie de volta ao berço. (1º parágrafo)

A frase acima significa, considerando-se o contexto,

a possibilidade de o homem moderno retornar ao meio ambiente que possibilitou o avanço da civilização

um retrocesso que teria ocorrido, em uma determinada época, na evolução dos hábitos peculiares ao homem

a valorização de atitudes que devem ser adotadas pelo homem moderno, no sentido de se evitarem catástrofes ambientais.

a recuperação do verdadeiro local de origem do homem pré-histórico, dentro do continente europeu

o reconhecimento de que somente as características geográficas da Europa permitem prever a evolução da humanidade.

3) Identifica-se um fato que permite uma conclusão coerente no contexto, respectivamente, entre:

estabelecimento do homem nos pólos e no alto das montanhas // final da era glacial

raciocínio abstrato, linguagem e hábitos que caracterizam uma sociedade // chegada do homem à Europa

rituais funerários praticados por nossos ancestrais // existência de uma crença religiosa

cenário catastrófico do aquecimento global // sinais de diferenciação do homem em relação aos animais

pinturas de animais em cavernas e vestígios de fogueiras em locais de acampamento // término da era glacial.

4) Ocorre, contudo, que até a explosão criativa da Idade do Gelo não há provas arqueológicas daquilo que mais nos diferencia dos animais... (2º parágrafo)

A restrição imposta à frase anterior pelo vocábulo grifado acima

dá origem a dúvidas de que o homem já tivesse, realmente, capacidade de raciocínio e de vida social que o distinguiram das outras espécies animais

questiona o fato de ter sido a chegada do homem à Europa que tenha dado margem a uma evolução mais rápida da capacidade cognitiva do homem

busca indícios do desenvolvimento de uma linguagem, pois inexistem provas arqueológicas, considerando-se o fato de não haver escrita nessa época

aceita a hipótese de que o homem ainda não havia evoluído suficientemente para ter uma forma de comunicação e uma vida organizada, nos grupos que então se formavam

confirma o fato de que só após a era glacial há provas da existência de um pensamento abstrato, que possibilitou o uso de símbolos na interpretação da realidade.

5) O segmento do texto que está reproduzido com outras palavras, sem alteração do sentido original, é:

inúmeras evidências arqueológicas = arquitetura que parece desvendar mistérios do passado

vinha equipado com a capacidade de raciocínio abstrato = já possuía condições de desenvolver um pensamento abstrato

O mais exuberante registro do nascimento da arte = onde a arte surgiu com força e beleza

da existência de uma experiência religiosa = em que houve fortaleciemento do ímpeto religioso

organização social baseada na família = o apoio familiar foi fundamental para a organização da sociedade.

6) ...a humanidade precisaria migrar para os pólos e para o alto das montanhas, onde a neve e o gelo remanescentes garantiriam um clima mais frio no verão. (1º parágrafo)

O emprego das formas verbais grifadas acima indica, considerando-se o contexto,

a) hipótese passível de ser realizada no futuro

b) desejo de realização de um fato quase impossível

c) situação dificilmente alcançável, no cenário traçado

d) certeza da realização de uma ação, a depender de certa condição

e) dúvida real, com base em fatos históricos.

7) Junto aos corpos, eram colocados colares, armas, e outros objetos de uso cotidiano. (3° parágrafo)

A mesma forma da flexão verbal, grifada acima, ocorre na frase:

...e vinha equipado com a capacidade de raciocínio abstrato, de linguagem e de cooperação social do homem moderno

...que mais nos diferencia dos animais...

...que se sabe ter enterrado seus mortos com rituais

...demorou pelo menos uma hora para ser produzida

...de que seriam úteis na vida após a morte

8) A frase em que a concordância verbo-nominal NÃO respeita a norma culta é:

O frio e o clima seco da montanha possibilitaram a conservação, de um modo admirável, de um corpo mumificado, assim como de seus objetos pessoais.

Os representantes do homem de Neandertal não deixou sinais evidentes de rituais que pudesse dar testemunho da criatividade característica da espécie humana

O mais provável ponto de partida de nossos ancestrais parece ter sido o continente africano, habitado por um dos ramos extintos da evolução do homem.

Encontraram-se vestígios fósseis que comprovam a origem do homem de Cro-magnon bem distantes de seu local de origem

A mais antiga múmia foi encontrada numa geleira dos Alpes, inteiramente preservada, até mesmo com roupas intactas.

9) ...a humanidade precisaria migrar para os pólos....(início do texto)

A mesma norma gramatical que justifica o acento gráfico no vocábulo grifado acima também está presente na palavra grifada em:

O mais provável ponto de partida da espécie humana está na África, continente que foi habitado pelo homem de Neandertal

Múmias encontradas na Rússia foram datadas de 28.000 anos atrás e, por suas vestimentas, comprovam a existência de rituais fúnebres.

A descoberta de provas arqueológicas que atestam a evolução da espécie humana não pára, trazendo sempre novas luzes sobre o assunto.

O homem da Idade do Gelo usava sapatos, fato que é possível comprovar, pois os dedos menores dos pés dos esqueletos encontrados estão encolhidos.

Instrumentos musicais feitos há 32.000 anos evidenciam o fascínio que a música sempre exerceu sobre o homem, em toda a sua história.

10) Não há vestígios arqueológicos das vestes do homem da Idade do Gelo.

Há dificuldades para conhecer o modo de vida dos nossos antepassados.

Tecidos, peças de couro ou de fibras vegetais se desfazem com o tempo.

As frases acima estão corretamente articuladas em um único período, com clareza, correção e lógica, da seguinte maneira:

Como não há vestígios arqueológicos das vestes do homem da Idade do Gelo, onde existe dificuldades para conhecer o modo de vida dos nossos antepassados, pelo fato que tecidos, peças de couro ou de fibras vegetais se desfazem com o tempo.

Tecidos, peças de couro ou de fibras vegetais se desfazem com o tempo, não havendo, contudo, vestígios arqueológicos das vestes do homem da Idade do Gelo, com as dificuldades para conhecer o modo de vida dos nossos antepassados.

Não havendo vestígios arqueológicos das vestes do homem da Idade do Gelo, onde se encontra dificuldades de se conhecer o modo de vida dos nossos antepassados, sem que tecidos, peças de couro ou de fibras vegetais se desfazerem com o tempo.

Não há, contudo, vestígios arqueológicos das vestes do homem da Idade do Gelo, o que torna as dificuldades de conhecer o modo de vida dos nossos antepassados, desde que tecidos, peças de couro ou de fibras vegetais se desfazem com o tempo.

Uma das dificuldades para conhecer o modo de vida dos nossos antepassados é o fato de tecidos, peças de couro ou de fibras vegetais se desfazerem com o tempo, não havendo, portanto, vestígios arqueológicos das vestes do homem da Idade do Gelo.

As questões de números 11 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo:

Decorar e revestir o corpo com o objetivo de criar vínculos culturais e emotivos, assim como manifestar crenças e valores da civilização, sempre foram preocupações do homem ao longo de sua existência. O anseio em mostrar-se em sintonia com as novas tendências é uma necessidade histórica. O conceito de moda nasceu no final da Idade Média – período em que forma de vestir ganhou relevância. O declínio do feudalismo e o desenvolvimento das cidades viram surgir uma nova classe social – a burguesia. Enriquecidos pelo comércio, os burgueses passaram a imitar as roupas de uso até então exclusivo da aristocracia.

A necessidade de diferenciação fez que os aristocratas se dedicassem a criar sempre novos trajes para distinguirem-se na aparência e hierarquia, impulsionando os primeiros movimentos da engrenagem: os nobres criavam e os burgueses copiavam. Esse sistema perdurou até o século XIX, quando a moda, pela primeira vez, enfrentou um processo de democratização, atingindo todas as classes sociais e ampliando o conceito aplicado até hoje – o de atender ao gosto e aos anseios de afirmação pessoal, além de expressar idéias e sentimentos.

O desejo de mostrar-se em sintonia com o novo ainda funciona como uma necessidade de demonstrar algum tipo de poder. “Após seis séculos, a moda continua servindo de recurso para ostentar riqueza. É a maneira que o ser humano encontrou de manifestar, por meio das roupas e acessórios, que pertence a uma classe social que o diferencia e individualiza”, afirma a historiadora Kathia Castilho, professora de Moda.

Mas o que é moda? Um historiador britânico costuma dizer que moda significa muito mais do que a roupa em si. Funciona como o espelho das mudanças sociais e culturais da civilização. Acompanha, simboliza e retrata as transformações vividas pelo homem e pela sociedade ao longo dos séculos. Mais do que um desfile de tendências, revela uma linguagem não-verbal. Não é assunto exclusivo das elites; ao contrário, está muito mais próxima da vida real. No dia-a-dia das ruas, as pessoas identificam-se pelas roupas. Conseguem expressar idade, sexo, personalidade, classe social, gostos e até mesmo estado de humor graças à aparência.

Para o filósofo francês Gilles Lipovetsky, autor de O império do efêmero – uma espécie de bíblia sobre o assunto - , a roupa perderá, com o passar do tempo, a herança adquirida na Idade Média, de transmitir visualmente a posição social do indivíduo, par tornar-se algo essencialmente prático. Ele aceita a presença de tecidos inteligentes – aqueles que permitem troca de calor, mantendo o corpo quente no frio e vice-versa, ou evitam bactérias. Mas faz algumas ressalvas. A reflexão fará diferença em um mundo onde a tecnologia imperará em todos os âmbitos da sociedade. A figura do estilista não desaparecerá, pelo contrário. Para Lipovetsky, a criatividade, as idéias e o saber serão “artigos de luxo”. Este, aliás, um dos jargões preferidos do mundo da moda.

(Adaptado de Mariana Kalil, Superinteressante, setembro 2003, p.61-65)

11) Percebe-se claramente no texto que

a moda, apesar de sua valorização comercial no mundo moderno, reflete uma visão individualista da vida, por tratar-se de gosto bastante pessoal

a evolução no vestuário das pessoas nas diversas épocas da história da humanidade reflete o desenvolvimento cultural e social de cada uma delas

o hábito de cobrir o corpo surgiu muito cedo na história da humanidade, como conseqüência do aparecimento de valores religiosos nas sociedades primitivas.

a imitação dos trajes usados pelos nobres impulsionou a nova classe social a uma atividade bastante lucrativa, com o comércio de roupas e de tecidos

o processo de democratização do gosto expresso no vestuário levou a uma perda do valor, atribuído à moda, de demonstrar gosto e afirmação pessoais.

12) O anseio em mostrar-se em sintonia com as novas tendências é uma necessidade histórica. (1º parágrafo)

De acordo com o texto, a afirmativa acima faz sentido porque

a moda se preocupa sempre em imitar pessoas de maior poder na sociedade

o uso diferenciado de roupas dentro da moda denota gosto pessoal em seu grupo

a maneira de vestir-se surge como forma de demonstração de valores sociais

o conceito de moda é muito antigo, existente desde o início da evolução do homem

a vestimenta dos nobres motivou o comércio, meio de enriquecimento da burguesia.

13) ...período em que a forma de vestir ganhou relevância (1º parágrafo)

Justifica-se a afirmativa acima por ter havido necessidade de

demonstração de poder e distinção da aristocracia no momento histórico do surgimento de uma nova classe social formada por ricos comerciantes

fortalecimento dos laços sociais entre as duas classes então dominantes, aristocracia e burguesia, com o uso de roupas de gosto semelhante

movimentação da riqueza acumulada pela burguesia, após o surgimento de hábitos mais requintados, e até mesmo luxuosos, da aristocracia

reconhecimento do poder e do prestígio próprios da burguesia, com o uso de novidades que apareciam, trazidas pelo comércio

emprego de recursos advindos de atividade comercial no vestuário que, na época, surgia como um bem a ser consumido por todas as classes sociais.

14) É correto afirmar que o texto aponta

a discordância generalizada entre especialistas em história da moda sobre o fato de ser ainda hoje uma forma de afirmação pessoal

opiniões opostas de dois estudiosos do mundo da moda – uma historiadora e um filósofo – em relação ao papel que ela desempenha

necessidade de reavaliação dos ditames da moda atual, em que se perderam suas características de afirmação da classe social do indivíduo

declínio da importância da moda como meio de valorização individual, num mundo essencialmente democrático

alterações radicais no mundo da moda, em que a tecnologia acessível a todos ultrapassará a figura do estilista.

15) – uma espécie de bíblia sobre o assunto – (último parágrafo)

Em relação à frase transcrita acima, é correto afirmar que se trata de

um comentário que desvaloriza a importância do autor citado

intenção de despertar maior interesse, ao relacionar moda e religião

um fato que comprova o valor da moda desde os tempos mais antigos

uma informação que transforma a moda em assunto quase religioso

uma opinião, ao reconhecer o acentuado valor da obra citada

16) Conseguem expressar idade, sexo, personalidade, classe social, gostos e até mesmo estado de humor graças à aparência. (4° parágrafo)

O segmento grifado acima está reescrito com outras palavras, sem alterar o sentido original, em:

a) devido ao modo de se mostrarem b) conquanto tenham um estilo gracioso

c) para que se mostrem agradáveis d) caso se mostrem graciosos

e) até mesmo sem intenção explícita

17) Para Lipovetsky, a criatividade, as idéias e o saber serão “artigos de luxo”. (final do texto)

As aspas:

I – conferem sentido especial à expressão no contexto, para valorizar a figura do estilista

II – identificam uma expressão inerente ao mundo da moda

III – assinalam emprego de expressão fora de contexto, por ser exemplo de gíria

Está correto o que se afirma APENAS em:

a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

18) ...que pertence a uma classe social que o diferencia e individualiza...(3º parágrafo)

O pronome grifado acima substitui corretamente, no contexto,

a) o novo b) o desejo c) o ser humano d) algum tipo de poder

e) recurso para ostentar riqueza

As questões de números 19 a baseiam-se no texto apresentado abaixo:

A água mineral é hoje associada ao estilo de vida saudável e ao bem-estar. As garrafinhas de água mineral já se tornaram acessórios de esportistas e, em casa, muita gente nem pensa em tomar o líquido que sai da torneira – compra água em garrafas ou galões. Nos últimos dez anos, em todos o planeta, o consumo de água mineral cresceu 145% - e passou a ocupar um lugar de destaque nas preocupações de muitos ambientalistas.

O foco não está exatamente na água, mas na embalagem. A fabricação das garrafas plásticas usadas pela maioria das marcas é um processo industrial que provoca grande quantidade de gases, agravando o efeito estufa. Ao serem descartadas, elas produzem montanhas de lixo que nem sempre é reciclado. Muitas entidades ambientalistas têm promovido campanhas de conscientização para esclarecer que, nas cidades em que a água canalizada é bem tratada, o líquido que sai das torneiras em nada se diferencia da água em garrafas. As campanhas têm dado resultado nos lugares onde há preocupação geral com o ambiente e os moradores confiam na água encanada.

Apenas nos Estados Unidos, os processos de fabricação e reciclagem das garrafas plásticas consumiram 17 milhões de barris de petróleo em 2006. Esses processos produziram 2,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa, poluição equivalente à de 455.000 carros rodando normalmente durante um ano. O dano é multiplicado por três quando se consideram as emissões provocadas por transporte e refrigeração das garrafas.

O problema comprovado e imediato causado pelas embalagens de água é o espaço que elas ocupam ao serem descarregadas. Como demoram pelo menos cem anos para degradar, elas fazem com que o volume de lixo no planeta cresça exponencialmente. Quando não vão para aterros sanitários, os recipientes abandonados entopem bueiros nas cidades, sujam rios e acumulam água que pode ser foco de doenças, como a dengue. A maioria dos ambientalistas reconhece3 evidentemente que, nas regiões nas quais não é recomendável consumir água diretamente da torneira, quem tem poder aquisitivo para comprar água mineral precisa fazê-lo por uma questão de segurança. De acordo com relatório da ONU divulgado recentemente, 170 crianças morrem por hora no planeta devido a doenças decorrentes do consumo de água imprópria.

(Adaptado de Rafael Corrêa e Vanessa Vieira. Veja. 28 de novembro de 2007, p.104 –105)

19) Conclui-se corretamente do 2º parágrafo do texto que parte da solução do problema apresentado está na

interferência de ambientalistas no controle da fabricação das garrafas de plástico

definição do espaço onde as garrafas possam ser descartadas, evitando o entupimento de bueiros e o acúmulo de água

possibilidade, ainda que remota, de distribuição de água mineral em regiões onde não há água canalizada

substituição das embalagens plásticas, para que não restem resíduos na natureza, degradando-a

oferta de água canalizada de boa qualidade, para diminuir o engarrafamento de água mineral em todo o mundo.

20) O argumento que justifica a preocupação com o meio ambiente, de acordo com o texto, está na afirmativa:

A água mineral é hoje associada ao estilo de vida saudável e ao bem-estar

Nos últimos dez anos, em todo o planeta, o consumo de água mineral cresceu 145%...

As garrafinhas de água mineral já se tornaram acessórios de esportistas...

Muitas entidades ambientalistas têm promovido campanhas de conscientização

As campanhas têm dado resultado nos lugares onde há preocupação geral com o ambiente...

21) Identifica-se relação de causa e conseqüência, respectivamente, no segmento:

O foco não está exatamente na água, mas na embalagem

As campanhas têm dado resultado nos lugares onde há preocupação geral com o ambiente e os moradores confiam na água encanada

Apenas nos Estados Unidos, os processos de fabricação e reciclagem das garrafas plásticas consumiram 17 milhões de barris de petróleo em 2006

Como demoram pelo menos cem anos para degradar, elas fazem com que o volume de lixo no planeta cresça exponencialmente

Quando não vão para aterros sanitários, os recipientes abandonados entopem bueiros nas cidades, sujam rios e acumulam água...

22) ...quem tem poder aquisitivo para comprar água mineral precisa fazê-lo por uma questão de segurança. (último parágrafo)

O segmento grifado acima evita a repetição, no contexto, de:

a) ter poder aquisitivo b) consumir água da torneira

c) comprar água mineral d) evitar doenças decorrentes de água não potável

e) reconhecer as regiões onde a água é imprópria

....quando se consideram as emissões provocadas por transporte e refrigeração das garrafas. (final do 3° parágrafo)

A forma verbal de sentido equivalente à da grifada acima é:

a) foi considerado b) tinham considerado c) forem considerados

d) dever ser considerado e) são consideradas

23) ....é espaço que elas ocupam ao serem descartadas. (último parágrafo)

O segmento grifado acima denota, no período,

a) tempo b) ressalva c) conclusão d) condição e) finalidade

24) ....poluição equivalente à de 455.000 carros rodando normalmente durante uma ano. (3° parágrafo)

O emprego do sinal de crase no período acima pressupõe a presença de um pronome que substitui a expressão:

a) carros b) poluição c) a fabricação e a reciclagem d) a gases do efeito estufa e) a toneladas de dióxido de carbono

25) Ambos os verbos grifados estão corretamente flexionados na frase:

São várias as doenças em países não desenvolvidos que provêem do consumo de água não tratada adequadamente.

Entidades ambientalistas proporam em diferentes países, que a população consuma apenas água canalizada.

Pesquisadores deteram-se na análise das causas das mortes de crianças em países pobres, que sobreviram em razão de água não tratada.

Ecologistas vêem sérios danos ao meio ambiente em razão dos males que advêm da fabricação de garrafas.

Uma organização de ambientalistas interviu na execução de projetos de oferta de água tratada e os responsáveis refizeram os planos iniciais.

26) A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:

A fabricação das garrafas de água mineral despejam poluentes na atmosfera, quer dizer, gases que vai provocar efeito estufa.

Se fossem empilhadas, as garrafas de meio litro consumido por uma pessoa durante um ano atingiria uma altura difícil de ser calculado.

Nos últimos dez anos, o aumento do consumo de água vendida em embalagens plásticas tem sido responsável pelo agravamento do efeito estufa.

A partir do século XIX, com as rodovias e a industrialização, a venda das águas se tornaram lucrativas para estâncias onde era engarrafado.

A crença nos benefícios das águas minerais remontam à Antiguidade, com o costume de utilizá-la em banhos especiais de tratamento.

EXERCÍCIOS PONTUAÇÃO:

1) Pontuar:

a) É um homem ainda jovem de compleição robusta cabelos e barba castanhos pele clara e olhos esverdeados.

b) Os meninos entraram no riacho esfregaram os pis saíram calçaram os chinelos e ficaram espiando o movimento dos pais.

c) Guardou o folheto despiu-se meteu-se na cama dormiu e morreu.

d) Minha casa que fica no alto de uma colina está localizada em Campos do Jordão.

e) Sempre desejei sair e conhecer lugares exóticos e você só pensa em assistir a novelas.

f) A maior parte dos candidatos aprovados no último concurso optou pelo regime de tempo integral.

2) Explique a diferença de sentido entre:

a) Os homens, que têm seu preço, são facilmente corrompidos.

b) Os homens que têm seu preço são facilmente corrompidos.

3) Assinale a alternativa que contêm os sinais de pontuação adequados.

a) João, todo sábado; segue a mesma rotina: praia; futebol; jantar em família.

b) João, todo sábado, segue a mesma rotina, praia, futebol, jantar em família.

c) João, todo sábado; segue a mesma rotina, praia, futebol, jantar em família.

d) João, todo sábado, segue a mesma rotina: praia, futebol, jantar em família.

e) João, todo sábado, segue a mesma rotina; praia; futebol, jantar em família.

4) Assinale a opção que apresenta erro de pontuação:

a) Sem reforma, social, as desigualdades entre as cidades brasileiras, crescerão sempre...

b) No Brasil, a diferença social é motivo de constante preocupação.

c) O candidato que chegou atrasado fez um ótimo teste no IBGE.

d) Tenho esperanças, pois a situação econômica não demora a mudar.

e) Ainda não houve tempo, mas, em breve, as providências serão tomadas.

5) “Os textos são bons e entre outras coisas demonstram que há criatividade”. Cabem no máximo:

a) 3 vírgulas b) 4 vírgulas c) 2 vírgulas d) 1 vírgula e) 5 vírgulas

6) Assinale o texto de pontuação correta.

a) Não sei se disse, que, isto se passava, em casa de uma comadre, minha avó.

b) Eu tinha, o juízo fraco, e em vão tentava emendar-me: provocava risos, muxoxos, palavrões.

c) A estes, porém, o mais que pode acontecer é que se riam deles os outros, sem que este riso os impeça de conservar as suas roupas e o seu calçado.

d) Na civilização e na fraqueza ia para onde me impeliam muito dócil muito leve, como os pedaços da carta de ABC, triturados soltos no ar.

e) Conduziram-me à rua da Conceição, mas só mais tarde notei, que me achava lá, numa sala pequena.

7) Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase: Quando se trata de trabalho científico – duas coisas devem ser consideradas – uma é a contribuição que o trabalho oferece – a outra é o valor prático que possa ter.

a) dois pontos , ponto- e- vírgula, ponto-e-vírgula b) dois pontos , vírgula, ponto-e-vírgula

c) vírgula , dois pontos, ponto-e-vírgula d) ponto- e- vírgula, dois pontos , ponto-e-vírgula

e) ponto-e-vírgula, vírgula e vírgula

8) Observe atentamente o emprego da vírgula nos seguintes períodos:

I – Em busca de terras novas e oportunidades, meio milhão de brasileiros ignora as fronteiras de nosso País.

II – Meio milhão de brasileiros, em busca de terras novas e oportunidades, ignora as fronteiras de nosso País.

III - Meio milhão de brasileiros ignora, em busca de terras novas e oportunidades, as fronteiras de nosso País.

Tendo em vista o uso da vírgula, o período está corretamente pontuado em:

a) I apenas b) II apenas c) III apenas d) I e II apenas e) I, II e III.

9) Assinale a frase correta quanto à pontuação.

a) O Parágrafo único do artigo 37, também trata da isenção do imposto em caso semelhante ao estudado.

b) A mãe do soldado implorara piedade, confidenciou-me o tenente; o general porém, mandou executar a sentença.

c) Eu para não ser indiscreto, retirei-me calmamente da sala, quando percebi que o assunto era confidencial.

d) Embora o doente não corresse mais perigo, os médicos resolveram mantê-lo em observação durante doze horas.

e) É alentador, o que os indicadores econômicos demonstram: uma retomada do desenvolvimento em São Paulo, o maior parque industrial brasileiro.

10) Indique o período cuja pontuação está inteiramente correta.

a) Há muito, vêm caindo os salários dos professores das universidades públicas, estes desanimados fazem greve ou, as trocam pelas instituições privadas.

b) Há muito vêm caindo os salários, dos professores das universidades públicas: estes desanimados, fazem greve ou as trocam, pelas instituições privadas.

c) Há muito, vêm caindo, os salários dos professores das universidades públicas; estes desanimados fazem greve, ou as trocam pelas instituições privadas.

d) Há muito vêm caindo os salários dos professores das universidades públicas; estes, desanimados, fazem greve ou as trocam pelas instituições privadas.

e) Há muito vêm caindo, os salários dos professores, das universidades públicas; estes, desanimados, fazem greve, ou: as trocam pelas instituições privadas.

11) Atente para as seguintes frases:

I – A preocupação do autor é com os jornalistas, cuja liberdade de expressão se encontra ameaçada.

II – Os jornalistas, que costumam cuidar de seus próprios interesses, não preservam sua independência.

III – O direito à livre informação é dos jornalistas e, também, da sociedade como um todo.

A supressão da(s) vírgula(s) altera o sentido apenas do que está em

a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

12) Assinale a alternativa em que a pontuação do período é incorreta:

a) Só te peço isto: que não demores. b)A raposa, que é matreira, enganou o corvo.

c) Mal ele entrou, todos se retiraram d) A cartomante fez uma só previsão; que ele seria feliz

b) Pensei que não mais virias.

13) Assinale a alternativa cuja pontuação está inteiramente correta.

a) O acusado afirmou: fiquei transtornado.

b) São sintomas de descontrole, dor no peito: sudorese e respiração, alterada.

c) Quem, já não foi vítima, de motoristas imprudentes?

d) O veículo,derrapou na curva, ocasionando, acidente.

e) Furioso o cobrador, desceu do ônibus gritando!

14) Assinale a alternativa correta quanto ao uso da vírgula.

a) Ele chegou, beijou, a mulher, e deu um presente para Caio, o filho caçula.

b) Ele chegou, beijou a mulher e deu um presente para Caio o filho caçula.

c) Ele chegou, beijou a mulher e deu um presente para Caio, o filho caçula.

d) Ele chegou, beijou, a mulher e deu um presente para Caio o filho, caçula.

e) Ele chegou beijou, a mulher e deu um presente, para Caio o filho caçula.

15) Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

a) “Bem colegas, a aparência faz parte, da competência, decretou Maria Silvia, gerente, da seleção, ontem à tarde, durante, os treinamentos.”

b) “Bem, colegas, a aparência, faz parte da competência, decretou Maria Silvia, gerente, da seleção, ontem, à tarde, durante os treinamentos.”

c) “Bem, colegas, a aparência faz, parte da competência, decretou, Maria Silvia, gerente da seleção, ontem à tarde, durante os treinamentos.”

d) “Bem colegas a aparência faz parte da competência, decretou Maria Silvia, gerente da seleção, ontem à tarde, durante, os treinamentos.”

e) “Bem, colegas, a aparência faz parte da competência, decretou Maria Silvia, gerente da seleção, ontem à tarde, durante os treinamentos.”

16) Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

a) Idéias não faltam: um príncipe árabe, certa vez, sugeriu o reboque de blocos de gelo da Antártica para outros locais.

b) Idéias não faltam: um príncipe árabe certa vez, sugeriu, o reboque de blocos de gelo da Antártica para outros locais.

c) Idéias não faltam, um príncipe, árabe certa vez sugeriu o reboque de, blocos de gelo da Antártica para outros locais.

d) Idéias não faltam: um príncipe árabe certa vez sugeriu o reboque, de blocos de gelo, da Antártica para outros locais.

e) Idéias não faltam, um príncipe árabe, certa vez, sugeriu, o reboque de blocos, de gelo da Antártica, para outros locais.

17) Assinale a alternativa correta quanto à vírgula.

a) Até 1964 os físicos achavam que as partículas, fundamentais das quais toda a matéria é feita, eram os prótons, os nêutrons e os elétrons.

b) Em abril de 1990 a tripulação da Discovery, colocou em órbita a 600 quilômetros, da terra, o mais sofisticado telescópio já, feito.

c) Se depender do mapeamento genético, não somos todos iguais como querem a lei, e a clemência divina.

d) Se for mantido o ritmo atual, de desmatamento, nos próximos 14 anos, causaremos um estrago maior na floresta Amazônica, do que nos tempos, de Cabral.

e) As delícias artesanais das confeitarias francesas, com receitas e ingredientes importados, são a nova perdição da cidade de São Paulo.

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

1) Assinale o trecho que apresenta erro de ortografia.

a) Por ocasião do plebiscito para decidir que sistema de governo quer o brasileiro, poderia a questão da sucessão do País também ser votada.

b) Apesar da diversidade cultural entre as regiões do País, prevalesce uma unidade comum que se alicerça em valores e hábitos fundamentais da sociedade brasileira.

c) Por ser farta e barata, a contribuição da mão-de-obra nordestina foi imprescindível para permitir o notável desenvolvimento de São Paulo.

d) O Brasil, visto por estrangeiros, possui um estereótipo que se resume em três palavras: samba, carnaval e futebol.

e) As idéias esdrúxulas correspondem a atitudes extravagantes.

2) Assinale a alternativa correta.

a) Por que motivo preferiu vim aqui, do que me esperar na rua?

b) Por que você preferiu vim aqui, do que me esperar na rua?

c) Por que motivo você preferiu vir aqui, antes que me esperar na rua?

d) Por que você preferiu mais vir aqui que me esperar na rua?

e) Por que motivo você preferiu vir aqui a me esperar na rua?

3) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho com verbos: Se os amigos.....................boa vontade, teriam ajudado Paulo a resolver o caso antes que os fiscais ..................para aplicar a multa por ele não ter ................o salário aos empregados.

a) tivessem – chegassem – pago c) tinham – chegaram – pagado

b) tinham – chegavam – pago d) teriam – chegassem – pagado

f) tivessem – chegaram – pago

4) Assinale a frase cuja lacuna pode ser preenchida corretamente por qualquer um dos dois termos entre parênteses:

a) As meninas e os meninos ficaram .............(alarmados / alarmadas)

b) Os sapatos e as meias .......devem estar sempre bem limpos. ( brancos / brancas)

c) São descabidas ................ameaças. (qualquer / quaisquer)

d) O Brasil ainda não está ..........com o negro. (quite / quites)

5) Vão .......aos processos várias fotografias. Paisagens as mais belas.........Ela estava ......informada.

a) anexos – possíveis – mal c) anexa – possível – mau e) anexo – possível - mal

b) anexas – possíveis – mal d) anexo – possíveis - mau

6) Julgue os itens abaixo quanto à regência e à concordância, de acordo com as normas gramaticais da língua padrão.

I. Garças, marrecos e maçaricos pareciam dançar nos estuários da região.

II. As jibóias, as cascavéis e as jararacuçus são cobra.

III. A onça procurava por anta e cutias desavisadas.

IV. A gente custa a crer que o cerrado está em extinção.

V. Certos animais preferem a companhia das cobras do que a presença do homem.

A quantidade de itens certos é igual a:

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

7) Nenhum de nós ___________ dizer _________ o _________ cidadão portou-se tão _________

a) Soubemos, porque, eminente, mau b) Soubemos, por quê, iminente, mal

c) Soube, por que, eminente, mal d) Soube, porque, eminente, mau

e) Soube, porquê, iminente, mal

8) A frase correta quanto à regência e à crase é:

a) Muitos soldados começaram à combater antes do sol raiar.

b) O mundo se mostra chocado frente à guerra no Iraque.

c) As armas iraquianas não são compatíveis as americanas.

d) O povo se referiu à combates de forma negativa.

e) Os americanos querem acabar com à tirania no Iraque.

9) São grandes as vantagens que _________ da compra direta de hortaliças (ou dos ________, em geral); sabem disso aqueles que já se _______ e pensaram nos males dos agrotóxicos.

Completam corretamente as lacunas do período acima:

a) adviriam, hortifrutigranjeiros, detiveram b) adveriam, hortifrutigranjeiros, detiveram

c) adviriam, hortisfrutisgranjeiros, deteram d) adveriam, hortisfrutisgranjeiros, deteram

e) adviriam, hortifrutigranjeiros, deteram

10) Assinale a alternativa em que há erro de flexão verbal e/ou nominal:

a) Receemos pelo futuro, dizem alguns especialistas, pois, afirmam eles, se os cidadãos não detiverem a deterioração ambiental, a humanidade corre sérios riscos.

b) Crêem certos estudiosos que convém estudar profunda e seriamente o progresso da civilização quando ele implica destruir o que a natureza levou milhões de anos para sedimentar.

c) Quando, na década de 30, o historiador inglês interviu na discussão sobre o tratamento dispensado às terras adquiridas pelo Patrimônio Nacional, muitos não contiveram seu desagrado.

d) Dizem alguns observadores que, quando as pessoas virem o que resta da natureza, sem as marcas predatórias do homem, elas próprias buscarão frear as atividades consideradas negativas para o meio ambiente.

e) Elementos da natureza são verdadeiros artesãos de obras-primas; se os homens as desfizerem, estarão cometendo crime contra a humanidade.

11) Nos períodos abaixo, as orações sublinhadas estabelecem relações sintáticas e de sentido com outras orações:

I – Eles compunham uma grande coleção, que foi se dispersando à medida que seus seis filhos se casavam, levando cada qual um lote de herança. Proporcionalidade.

II – Mal se sentou na cadeira presidencial, Itamar Franco passou a ver conspirações. Modo.

III – Nunca foi professor da UnB, mas por ela se aposentou. Contrariedade.

IV – Mesmo que tenham sido só esses dois, (...) já não se configuraria a roubalheira (...)? Concessão.

A classificação dessas relações está correta somente nos períodos:

a) I, III e IV b) I e III c) I, II e III d) II e IV e) II, III e IV

12) Assinale a alternativa correta quanto à concordância.

a) Passado quase noventa anos, permanece inalterados as razões que levaram o escritor a escrever sobre a seca.

b) No sertão nordestino, vive hoje cerca de vinte e cinco milhões de pessoas espalhadas por oito estados.

c) O surpreendente é que a construção de açudes e barragens eficientes não garantem o suprimento de água.

d) O que impede que outras áreas da região se transforme num oásis semelhante às terras irrigada do Vale do São Francisco?

e) Existem poucas coisas tão previsíveis como a seca.

13) Assinale a alternativa que apresenta concordância correta, resultante das alterações feitas no trecho seguinte: A grande verdade é que existe uma forte aversão à leitura. Há também o problema econômico.

a) A grande verdade é que houveram fortes aversões à leitura. Puderam existir também os problemas econômicos.

b) A grande verdade é que havia fortes aversões à leitura. Existiam também os problemas econômicos.

c) A grande verdade é que podia haver fortes aversões à leitura. Devia existir também os problemas econômicos.

d) A grande verdade é que iam haver fortes aversões à leitura. Iam existir também os problemas econômicos.

e) A grande verdade é que houve fortes aversões à leitura. Existiu também os problemas econômicos.

14) Indique a alternativa em que ocorre crase pelo mesmo motivo que no trecho Os especialistas de ensino preocupam-se em como adaptar a educação às novas tecnologias.

a) Ficamos aqui às escuras. b) Nossa fatura foi paga à vista.

c) Aquele garoto submete-se à família. d) O relatório está à sua disposição.

e) Carlos escreve à Machado de Assis.

15) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego da crase.

a) A Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos refere-se à aspectos da definição de Aristóteles.

b) Quem tem o direito de crítica às políticas públicas?

c) É vedado ao Congresso fazer leis que imponham à religião.

d) À liberdade de expressão dos cidadãos deve ser preservada.

e) A qualidade da imprensa começa à se definir por seu grau de independência nas relações com os governos.

16) Assinale a alternativa em que o verbo da frase está corretamente flexionado.

a) Os legisladores americanos propuseram que é vedado ao Congresso fazer leis impondo uma religião.

b) A crítica às políticas públicas pode vim de qualquer cidadão.

c) Se o Congresso fazer uma lei, ela deve respeitar as diferenças.

d) Alguns grupos deteram o poder, outros, o direito.

e) As pessoas vêm nas palavras de Aristóteles a definição clássica do papel de imprensa.

17) Assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal.

a) Bastante espécies de plantas e animais são encontradas na Mata Atlântica.

b) Espera-se que o Curupira tenha menos preocupações com as matas, no que depender do empenho e da iniciativa de pesquisadores.

c) No que depender do empenho e da iniciativa imediata dos pesquisadores, espera-se que o Curupira tenha pouco trabalho.

d) O Curupira vira do avesso algumas pessoas ruim que maltratam a natureza.

e) A natureza fica meia indefesa com a devastação humana.

18) Assinale a alternativa em que a regência verbal está correta.

a) Ele é um homem de cujo olhar triste não me esqueço.

b) Não discordou com a esposa, pois ela tinha razão.

c) Trata-se de um político a cujo nome não me recordo.

d) Ele se referiu sobre o filme de forma indelicada.

e) Esse direito não assiste em trabalhadores.

19) Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal.

a) Informaria-se o prefeito de que, na sessão seguinte, discutiria-se o destino das verbas enviadas pelo governo federal.

b) Se informou o prefeito de que os vereadores discutiriam o destino das verbas enviadas pelo governo federal.

c) O Presidente da Câmara informou o prefeito de que se discutiria, na sessão seguinte, o destino das verbas enviadas pelo governo federal.

d) O Prefeito não incomodou-se com o fato de que os vereadores discutiriam o destino das verbas do governo federal.

e) Tinha informado-se o prefeito de que os vereadores discutiriam o destino das verbas enviadas pelo governo federal.

20) Considerando o sentido, as regras de concordância e as de regência, assinale a alternativa correta.

a) Redigiram o texto seguinte sem que fosse feitas observações aos princípios da concisão.

b) Redigiram-se o texto que se segue sem que se observasse os princípios da concisão.

c) Redigiu-se ao texto que se segue sem observação dos princípios da concisão.

d) Redigiu-se o texto que se segue sem observação aos princípios da concisão.

e) Redigiram-se ao texto seguinte sem que se fizesse observações dos princípios da concisão.

21) Valério escondeu um rolinho de espuma sob a camiseta. Os funcionários do hipermercado ........................O rapaz foi retirado do local................o incidente ocorreu e levado .......delegacia. Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com

a) detiveram-no – onde – à b) detiveram ele – onde – há c) detiveram-o – em que – a

d) detiveram-lhe – aonde – na e) deteram-no – aonde – para a

22) De acordo com a norma culta, está correto o emprego dos pronomes pessoais na alternativa:

a)Percebi que o plano era para mim desistir do jogo b) Não tenho certeza se lhe encontrei

c)O diretor conversou muito com nós. d)Vou o encontrar amanhã cedo.

e)Isto é para eu fazer.

23) Assinale a alternativa correta quanto ao uso e à grafia das palavras.

a)Na atual conjetura, nada mais se pode fazer b)O chefe deferia da opinião dos subordinados

c)O processo foi julgado em segunda estância d) O problema passou despercebido na votação

e)Os criminosos espiariam suas culpas no exílio.

24) “...trepado numa rede afavelada cujas varandas serviam-lhe de divisórias do casebre.” Em qual das alternativas o uso de cujo não está de acordo com a norma culta?

a) Tenho um amigo cujos filhos vivem na Europa.

b) Rico é o livro cujas páginas há lições de vida.

c) Naquela sociedade, havia um mito cuja memória não se apagava.

d) Eis o poeta cujo valor exaltamos.

e) Afirmam-se muitos fatos de cuja veracidade se deve desconfiar.

25) No período: “Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida”, a oração destacada encerra idéia de:

a) causa b) concessão c) fim d) condição e) proporção.

CRASE:

1) Daqui ___uma semana, conclui-se ____fase de correção dos testes; e todos os candidatos terão direito ___revisão de prova que acontecerá _____15 horas.

A opção que completa corretamente as lacunas da frase acima é:

a) à, a, à, às b) a, à, à, as; c)a, à, a, as d) a, a, à, às.

2) A opção que preenche corretamente as cinco lacunas da frase a seguir é: “Qualquer demora, seja___que pretexto for, pode ter graves conseqüências políticas e institucionais.Tudo que vier __suceder recairá sobre _____representação política.Aliás, _____muito tempo que nos referimos ____questão aqui colocada.(Jornal do Brasil,01/08/1997,p.8.Adaptado.)

à, a, a, há, à b) a, à, a, há, à c)a, a, à, a, à d) a, a, à, há, à e) a, a, a, há, à

3) Quanto ao uso da crase, a frase “errada” é:

a) Refiro-me à isenção do imposto b)Ao viajar à Europa, cuidado para não ultrapassar a cota

c) Tenho dúvidas à respeito de franquia d) Esta mercadoria é atentatória à ordem pública.

e) Dirigi-me à fiscal de plantão.

4) Marque a opção que preenche adequadamente as lacunas abaixo:

Para muitas pessoas não-habituadas ____lidar com as questões relativas _____aplicação da lei penal, ____agravação das penas é vista como uma forma de reduzir as taxas de criminalidade. Supõe-se que os criminosos se determinam ____prática de atos anti-sociais estimulados pela leniência das sanções criminais. E, mais ainda, convencidos de que o quadro geral e amplo da impunidade servirá de manto protetor _____suas investidas delituosas.

a) à, à, à, a, às b) a, a, à, à, às c) a, a, à, à, as d)a, à, a, à, às; e)à, à, a, à, às.

5) Assinale a alternativa cujas formas completam, obedecendo à ordem, os espaços das proposições abaixo:

Daqui ___instantes, vão começar as provas.

O exame realizar-se-á de 20 ___23 de outubro.

Dirigiu-se ______seção eleitoral disposto ____falar ao juiz.

É perigoso andar _____pé pelas ruas ____uma hora da madrugada.

a) à, a, a, a, à, a b)à, a, a, a, a, à c) a, à, a, a, à, a d) a, a, à, a, a, à e) a, à, a, à, a, a.

6) Coloque o acento indicador de crase quando for necessário:

a) Comunique nossos preços as empresas interessadas.

b) Envie dinheiro a estas instituições beneficentes. c)Nunca disse nada a respeito disso.

d) Direi a você o que sei. e) Não há mais nada a fazer.

f) Diga a Sua Excelência que não tenho nada a acrescentar as palavras que já disse.

g) Transmita a cada um dos presentes as instruções necessárias a continuidade da sessão.

h) Diga as pessoas que me procurarem que tive de sair. i)Vamos a sua casa ou a minha?

j) Vamos a Bahia ou a Santa Catarina nas próximas férias?

k) Fui a Natal das praias inesquecíveis l) Fui a velha casa onde passei minha infância.

m) Preciso ir a terra dos meus antepassados.

n) Vire a esquerda depois da praça.A loja estava as moscas quando chegamos, as quatro horas.

o) A proporção que se aproxima o fim do mês, a situação se agrava.

p)Traga um belo filé a parmiggiana

7) O emprego ou não do sinal indicativo de crase está inteiramente correto na frase:

a) Atender à demanda por informação dever ser o objetivo de um veículo de comunicação como o jornal, a depender da opinião de seus leitores.

b) O jornal oferece matéria peculiar quanto a informação política, pois à um só tempo atende e transforma às preferências dos leitores.

c) Apesar da concorrência digital, a leitura de jornais oferece ainda hoje informações diversificadas a um público atento à mudanças.

d) Nem sempre a imprensa voltada a formação de opiniões é capaz de agradar à todos os leitores com visões de mundo opostas.

e) O estímulo à conflitos de opiniões entre as pessoas leva a formação de grupos de discussão democrática de opiniões divergente.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download