GUIA DO IMPOSTO DE RENDA DESCOMPLICADO. - Toro Radar

GUIA DO IMPOSTO DE RENDA

DESCOMPLICADO.

Tudo que voc? precisa saber para declarar de forma simples e pr?tica.

O QUE VOC? ENCONTRAR? NESTE E-BOOK?

O novo ano chega e com ele um assunto que chama a aten??o de milhares de brasileiros: o Imposto de Renda. Este famoso tributo faz parte da vida de muitos, mas continua gerando d?vida, tanto para aqueles contribuintes novatos quanto para os veteranos.

Este guia foi separado em 5 blocos principais. Neles, est? todo o conte?do necess?rio para voc? entender de forma descomplicada a estrutura e os processos que envolvem o IR. S?o eles:

1

DECLARANDO O IMPOSTO DE RENDA SAIBA TODOS PASSOS

Por mais que voc? j? possa entender como funciona a declara??o, verificar as novas regras e checar suas atualiza??es ? fundamental. Neste cap?tulo, explicaremos passo a passo todo o processo. Assim, voc? evitar? dores de cabe?a e gastos desnecess?rios.

2

ISEN??O E RESTITUI??O SAIBA COMO APROVEITAR SUA DECLARA??O

Essas duas palavrinhas geram algumas d?vidas entre os contribuintes. Aqui voc? entender? perfeitamente como acontece a isen??o e como voc? pode investir sua restitui??o.

3

COMO DECLARAR SEUS INVESTIMENTOS

Como j? deve saber, n?o ? apenas seu sal?rio que deve ser declarado. ? necess?rio que todo investidor declare seus t?tulos e opera??es para a Receita Federal. Entenda aqui como obedecer ?s regras da Receita.

4

IMPOSTO DE RENDA EM 2019 CONHE?A OS PRAZOS E OS VALORES

Se voc? j? conhece como esse tributo funciona, atente-se aos prazos e al?quotas vigentes para este ano! Veja aqui todas as informa??es referentes a 2018.

5

IMPOSTO DE RENDA ENTENDA SUA IMPORT?NCIA

Sabemos que este imposto ? obrigat?rio e que, a partir de uma renda, devemos contribuir para o governo. Mas voc? sabe para onde seu dinheiro vai? Entenda a estrutura do IR no ?ltimo cap?tulo deste e-book.

DECLARANDO O IMPOSTO DE RENDA

SAIBA TODOS OS PASSOS

1

S em d?vida nenhuma, este ? o ponto que agrupa os maiores questionamentos sobre o Imposto de Renda. Sabemos a finalidade do imposto - ele ? geral para a popula??o, ? universal sob a perspectiva da renda e sua al?quota ? progressiva. Mas voc? sabe como funciona o processo de declara??o? Criamos um passo a passo bem simples para acabar com suas d?vidas sobre este processo. Veja s?:

1? PASSO: ORGANIZE-SE

JUNTE OS DOCUMENTOS NECESS?RIOS

O ponto para dar in?cio ? sua declara??o do Imposto de Renda ? se organizar. Durante todo o ano, recebemos v?rios comprovantes - informes, recibos, notas de corretagem, etc. ? importante que voc? os guarde de forma organizada para n?o se desesperar no momento que mais precisar deles.

Dica: Se voc? n?o recebe todos virtualmente, separe um tempo para digitalizar os informes e guarde em uma pasta em seu computador.

Esses documentos comprovar?o o quanto ganhou ao longo do ano e formar?o a base de c?lculo do Imposto de Renda. Recolha tamb?m comprovantes de algumas despesas que deduzir?o do valor pago ap?s a declara??o. Veja na lista abaixo as despesas que se enquadram nesta categoria:

? Despesas relativas ? educa??o - creches, educa??o infantil, ensino fundamental, m?dio, superior, cursos especializantes e profissionalizantes.

? Despesas m?dicas - tanto pr?prias quanto de dependentes.

DECLARANDO O IMPOSTO DE RENDA - SAIBA TODOS OS PASSOS

3

? Pens?es aliment?cias - ? v?lido lembrar que quem recebe a pens?o deixa automaticamente de ser considerado dependente do pagante.

? Aposentadorias e pens?es de idosos (maiores de 65 anos). ? Contribui??o ? Previd?ncia Social. ? Contribui??o ? Previd?ncia Privada - contanto que o contribuinte recolha INSS. ? E outras despesas - confira no arquivo chamado "Pergunt?o", disponibilizado

pela Receita Federal.

As despesas listadas ser?o abatidas no valor que voc? dever? pagar, ent?o recolha e guarde os documentos que as comprovem. N?o esque?a: os comprovantes devem conter o nome, o CPF ou CNPJ do prestador de servi?o, o endere?o de quem recebeu o pagamento e todos os seus dados (ou de seu dependente). Outros documentos fundamentais que precisam ser recolhidos s?o aqueles referentes aos seus bens - como im?veis e carros. A fiscaliza??o da Receita checa se seus bens s?o compat?veis ? renda que voc? declara. Tudo separado e organizado? Ent?o est? pronto para a pr?xima etapa.

2? PASSO: V? PARA O RECEITANET

O GERADOR DE DECLARA??O DA RECEITA

Chegou a hora de voc? preencher seus dados na plataforma da Receita Federal - a Receitanet. Como voc? pode imaginar, tudo isso ? feito atrav?s da internet e o governo deixou o processo bem simples. Receitanet ? a plataforma criada para validar e enviar as declara??es de Imposto de Renda, para pessoas f?sicas e jur?dicas. ? totalmente eficiente, segura e facilitou de forma significativa o envio da declara??o.

Essa plataforma fica dispon?vel para download alguns meses antes do ?ltimo dia para declara??o. No m?dulo final deste, est?o escritos todas as datas e prazos. N?o deixe de conferir.

O programa ? f?cil de se utilizar e, atrav?s dele, voc? preencher? suas receitas, despesas dedut?veis e todos os bens (im?veis, t?tulos, a??es, carros, saldo em conta corrente, etc) que comprou e vendeu no ano base.

DECLARANDO O IMPOSTO DE RENDA - SAIBA TODOS OS PASSOS

4

3? PASSO: ESCOLHA ENTRE O MODELO COMPLETO OU SIMPLIFICADO

Para enviar suas despesas dedut?veis, a Receita Federal disponibiliza dois modelos: o simplificado e o completo. O primeiro, como seu nome diz, ? extremamente pr?tico. A Receita possibilita que voc? troque suas despesas por um desconto de 20% - limitado por um teto (que varia de ano em ano). Se suas despesas ultrapassarem esse valor m?ximo, o modelo completo ? a escolha certa. Neste caso, voc? ir? inserir separadamente cada um dos recibos.

A pr?pria Receitanet j? indica a op??o mais vantajosa para cada contribuinte.

4? PASSO: ENVIE PARA A RECEITA FEDERAL

Uma vez que todos os seus dados estiverem preenchidos, verifique cada um deles cuidadosamente. Acredite, corrigir antes de enviar te poupar? um bom tempo. Atente-se ?s datas e n?o perca nenhum prazo. A Receita Federal estabeleceu que a cada m?s de atraso, o contribuinte deve pagar uma multa de 1% sobre o valor do imposto, at? um teto de 20%.

A plataforma da Receita Federal ir? emitir um recibo comprovando que voc? enviou a declara??o dentro do prazo e recomendamos que voc? guarde em um lugar seguro. Os dados deste recibo ser?o necess?rios caso haja quaisquer erros a serem corrigidos. Os pagamentos dos casos que se enquadram em restitui??o de Imposto de Renda ter?o prioridade de acordo com a ordem de envio da declara??o. Ou seja, quanto antes voc? enviar mais cedo receber? o valor restitu?do! Mas n?o se preocupe, voc? entender? um pouco mais a respeito disso nos pr?ximos cap?tulos. Para os contribuintes que dever?o pagar o imposto, ap?s o envio da declara??o, a Receitanet mostrar? o valor a ser pago e permitir? a gera??o da DARF (Documento de Arrecada??o de Receitas Federais). O pagamento poder? ser realizado de diferentes formas: parcela ?nica - at? uma data pr?xima ao limite de envio - ou parcelamento com juros.

Programe-se: declare com anteced?ncia.

DECLARANDO O IMPOSTO DE RENDA - SAIBA TODOS OS PASSOS

5

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download