Portal do Instituto Claro



|[pic] |Ensino Médio |

| |Dossiê Migrações: |

| |A Questão dos Refugiados. |

| |Prof. Ricardo Alves Barreira Lourenço |

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem:

Compreender o conceito de refugiado como processo de trânsito demográfico

Contextualizar a questão dos Refugiados na atualidade

Identificar órgãos sócio-políticos que interferem nas questões acerca dos refugiados

Conteúdos:

Refugiado;

Trânsito Demográfico;

Órgãos Sócio-Políticos.

Palavras Chave:

Ensino Médio; Refugiado; Trânsito Demográfico.

Início de Conversa:

Os jornais nos mostram, em duras imagens e textos, a vida sacrificada de refugiados de guerra. Não raro nos comovemos com imagens de fome, desespero, doenças e sofrimento de pessoas que fugiram de seus países por conta de conflitos armados e que não têm mínimas condições de sobrevivência. Este fenômeno social é um reflexo de processos migratórios forçados, que devem ser estudados e compreendidos.

Exatamente para aprofundar o conhecimento acerca destes fatos, preparamos um conjunto de atividades que levam os estudantes a refletirem acerca do contexto mundial e local dos refugiados. Nas atividades privilegiamos a localização geográfica, a pesquisa da geopolítica local e o conhecimento de instituições/organismos que trabalham no auxílio aos refugiados.

Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais:

Estude os conceitos de repulsão de população, imigração forçada e refugiados de guerras civis.

Estude previamente o mapa anexo ao presente plano

Explore o site da ACNUR no tocante às últimas tendências de refúgio no mundo, sua missão e as informações disponíveis em .

Veja o vídeo promocional da ACNUR em

Veja os vídeos relativos a refugiados na Somália em e

Veja o vídeo relativo a refugiado no Brasil em

Estude o texto acerca de refugiados no Brasil em

Indicações de Leitura e Vídeos:

Para detalhamento e aprofundamento acerca da situação de refugiados no mundo, leia a publicação de tendências globais da ACNUR em

Para uma breve compreensão do caso da Somália, veja

Para uma compreensão mais significativa sobre o que são refugiados, veja a sequência de vídeos da revista VEJA com o Professor Manuel de Furriel em







Para uma compreensão mais significativa sobre o que são refugiados no Brasil, veja a sequência de vídeos da revista VEJA com o Padre Ubaldo Steri em







1ª Etapa: Conceitos iniciais e análise de mapa.

Inicie esta etapa retomando o conceito de imigração decorrente de guerra civil, buscando distingui-la de imigração para o trabalho ou do tráfico de pessoas. Neste momento também pode ser interessante trabalhar os conceitos de recepção e repulsão demográfica no mundo. É importante que os alunos compreendam que os fluxos de pessoas têm causas diferentes e, por isso, devem ser compreendidos de formas diversas. Neste sentido, introduza o conceito de refugiado.

Projete ou distribua cópias do mapa presente no Anexo. Divida a sala em grupos e peça que cada grupo faça uma pesquisa acerca de uma área. Sugere-se que a análise recaia, de forma organizada, sobre as áreas com o maior número de refugiados. Os alunos deverão produzir uma breve compilação de informações (podendo ser um pequeno impresso) contendo: (i) o nome do país e a região/continente a que pertence, (ii) o nome dos países vizinhos e (iii) a causa da repulsão populacional.

Você poderá fechar esta etapa com um momento de breve apresentação dos grupos a partir de nova projeção do mapa.

2ª Etapa: Conhecendo a ACNUR.

Retome a etapa anterior questionando se há algum direito, país ou órgão que deveria socorrer os refugiados. Para isso, busque fomentar as razões pelas quais os alunos entendem que os refugiados merecem (ou não) abrigo e proteção. Tente estimular a pluralidade de idéias e pontos de vista.

Apresente, como sensibilização, o vídeo promocional da ACNUR indicado acima. Visto o vídeo, comente o papel deste importante órgão mundial, trabalhando algumas de suas ações. Para isso, você poderá sugerir aos alunos uma visita ao site da ACNUR, fazendo comentários acerca de sua atuação no mundo.

3ª Etapa: Estudo de caso: Somália.

Inaugure esta etapa explicando que a partir da compreensão do que são refugiados, será estudado um ‘caso’ real: o conflito somali. Para tanto, solicite uma pesquisa prévia e preparatória acerca da guerra civil na Somália. Os alunos deverão unicamente trazer breves apontamentos em seus cadernos.

Utilize os vídeos relativos aos refugiados da Somália, indicados acima. Trace com os alunos um panorama da questão da Somália, compondo o vídeo com as pesquisas prévias, buscando (i) as razões da repulsão demográfica, (ii) os países de destino dos refugiados, (iii) as condições dos refugiados e (iv) as causas das dificuldades de levar apoio a estes refugiados. Este panorama poderá ser encerrado com a produção de um mapa conceitual da questão.

4ª Etapa: Refúgio no Brasil.

Leia com os alunos o texto acerca de refugiados no Brasil indicado acima. Neste texto você poderá fazer uma comparação com o mapa anexo e os dados já pesquisados na etapa 1, buscando os países de origem dos casos. Sugere-se ainda que sejam reforçada a visão acerca do papel da ACNUR e relembrado o conceito de refugiado.

Utilize então o vídeo acerca dos refugiados no Brasil com a finalidade de realizar o fechamento da etapa. Ainda neste momento é possível identificar novamente os países de origem no mapa, conforme a etapa 1, se houver interesse no reforço cartográfico.

Como avaliação, proponha que individualmente os alunos façam uma “carta a um refugiado no Brasil”. Para isso eles simular o envio de uma correspondência a um refugiado anônimo de algum país com alto índice de repulsão, trazendo conforto, orientação e algum tipo de auxílio ao mesmo. Como critérios de correção, sugerimos: (i) utilização adequada da linguagem, (ii) conhecimentos acerca do país de origem do refugiado, (iii) compreensão acerca das possíveis condições refugiado no Brasil e (iv) identificação do papel da ACNUR e sua presença no Brasil.

Anexo.

Principais Países de origens de refugiados – ACNUR - 2009

[pic]

-----------------------

>500.000

250.000 a 500.000

100.000 a 250.000

10.00 a 100.000

>10.000

-----------------------

Dossiê Migrações: A Questão dos Refugiados.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download