CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Linguagens e Códigos

CONTE?DO PROGRAM?TICO

Linguagens e C?digos

REDA??O

CRIT?RIOS DE AVALIA??O

1. CONVEN??O DA ESCRITA: Acentua??o; Ortografia; Translinea??o; Pontua??o; Emprego de inicial mai?scula (aus?ncia ou coloca??o inadequada); Deslizes como: omiss?o ou repeti??o de palavras; Rasuras; Aus?ncia de aspas. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: Flex?o verbal e nominal; Concord?ncia nominal e verbal; Reg?ncia nominal e verbal; Tempo verbal; Coloca??o ( Pr?clise e Mes?clise ); Constru??o de per?odo ( longo e curto ); Paralelismo sint?tico; Emprego de prefixos e sufixos; Emprego de conector intrafrasal: pronome, conjun??o etc.; Emprego de pronomes pessoais. 3. ASPECTOS TEXTUAIS: Coes?o referencial (substitui??o e reitera??o ); Coes?o seq?encial ( temporal e por conex?o ); Coer?ncia; Sem?ntica (reda??es entre significados de elementos textuais); Sint?tica (meios sint?ticos para a express?o de rela??o sem?ntica); Estil?stica ( registro ling??stico ); Pragm?tica (seq??ncia de atos de fala) regras da l?ngua; Organiza??o textual; Adequa??o vocabular; Paralelismo sem?ntico (correspond?ncia de id?ias ou opini?es significados); Tautologia (ambig?idade, v?cio de linguagem); Paragrafa??o (aus?ncia / necessidade). 4. LINHAS N?O ESCRITAS - 30 PONTOS. 5. FALTA DE ALINHAMENTO ? DIREITA E ? ESQUERDA - 08 PONTOS.

L?NGUA PORTUGUESA

A prova de reda??o em L?ngua Portuguesa constar? de produ??o de um texto de 20 (Vinte) linhas, de acordo com as instru??es nela indicadas. 1 . FON?TICA: Conceituar fon?tica; Distinguir fonemas e letras; Reconhecer a diversidade de representa??o gr?fica de alguns fonemas; Reconhecer a diversidade de valores fon?ticos de algumas letras; Identificar a correta representa??o gr?fica dos fonemas e dos voc?bulos; Fixar a classifica??o das vogais e das consoantes; Distinguir a pron?ncia; Participa??o sil?bica; Encontros voc?licos e consonantais; Reconhecer a emiss?o do timbre apropriado de cada vogal; Articular corretamente as consoantes e os grupos consonantais; Reconhecer a tonicidade das s?labas. Distinguir monoss?labo t?nico e monoss?labo ?tono; Aplicar as normas estabelecidas no sistema ortogr?fico oficialmente adotado no Brasil; Identificar os tipos de altera??es fon?ticas constantes do ap?ndice da N.G.B. 2 . MORFOLOGIA - Estrutura e Forma??o - Conceituar morfologia; Conceituar os elementos m?rficos das palavras; Reconhecer, em cada palavra, os seus elementos m?rficos; Distinguir radicais gregos dos radicais latinos; Reconhecer os radicais vern?culos; Relacionar voc?bulos do mesmo radical; Distinguir composi??o e deriva??o; Utilizar-se dos processos de deriva??o e composi??o para a forma??o dos voc?bulos; Reconhecer valores e fun??es de afixo e desin?ncias; Decompor os voc?bulos em suas unidades m?nimas de significa??o. 3 . MORFOLOGIA - Classifica??o e Flex?o - Distinguir as palavras em classe; Identificar, pela fun??o sint?tica, a classe das palavras; Reconhecer as palavras conforme sua situa??o no texto; Distinguir palavras vari?veis e palavras invari?veis; Identificar as flex?es nominais; Identificar as flex?es verbais; Flexionar os nomes de acordo com as normas da l?ngua padr?o; Flexionar os verbos de acordo com as normas da l?ngua padr?o; Empregar corretamente os pronomes de tratamento; Reconhecer o valor conectivo do pronome, da preposi??o e da conjun??o. 4. SINTAXE ? Estrutura - Conceituar sintaxe; Fixar o conceito de frase, ora??o, per?odo; Analisar sintaticamente os termos da ora??o; Analisar sintaticamente as ora??es no per?odo; Distinguir per?odo coordenado e subordinado; Caracterizar as ora??es reduzidas. 5 . SINTAXE - Processo ? Concord?ncia - Conceituar a sintaxe de concord?ncia; Identificar os casos regulares de concord?ncia nominal; Identificar os casos regulares de concord?ncia verbal; Reconhecer os casos sil?pticos de concord?ncia nominal e verbal; Reconhecer os casos de concord?ncia atrativa.

6 . REG?NCIA: Conceituar sintaxe de reg?ncia; Distinguir termos regentes e termos regidos; Identificar os casos de reg?ncia preposicionada; Classificar os verbos quanto a sua predica??o; Empregar corretamente os verbos de m?ltipla reg?ncia. 7 . COLOCA??O: Conceituar sintaxe de coloca??o; Distinguir ordem direta e ordem inversa; Distinguir a diversidade de sentido pela disposi??o sint?tica das palavras no enunciado; Colocar, de acordo com a l?ngua padr?o, as varia??es predominais ?tonas; Distinguir, na sintaxe de coloca??o, os aspectos de normatividade gramatical e de elei??o estil?stica. 8 . PONTUA??O: Conceituar pontua??o; Reconhecer nos sinais de pontua??o os valores gramaticais e estil?sticos; Identificar a diversidade de sentido pelo emprego dos sinais de pontua??o. 9 . TEXTO: Reconhecer as formas em estilos de composi??es liter?rias; Distinguir, num dado texto, passagem denotativa da conotativa; Identificar as v?rias implica??es sem?nticas numa passagem essencialmente conotativa; Identificar o sentido de uma palavra em contextos diferentes; Distinguir, num dado texto, ideias essenciais e acess?rias; Substituir palavras e/ou express?es por outras equivalentes ao sentido assumido no texto; Reconhecer, num texto dado, as principais figuras de estilo.

Engloba tamb?m as seguintes disciplinas:

Matem?tica e suas Tecnologias

MATEM?TICA

A prova de matem?tica tem por objetivo avaliar o dom?nio dos conte?dos ministrados no Ensino Fundamental e Ensino M?dio de forma integrada, transversal e transdisciplinar, buscando avaliar a capacidade de utiliza??o da linguagem matem?tica no desenvolvimento do racioc?nio para resolu??o de problemas reais, incluindo interpreta??o de enunciados l?gicos, an?lise de gr?ficos e desenhos figurativos. 1. CONJUNTOS: No??es b?sicas de conjuntos. Opera??es com conjuntos: Uni?o, intersec??o, diferen?a, complementa??o e produto cartesiano. Cardinalidade de conjuntos finitos. Racioc?nio l?gico-matem?tico. 2. CONJUNTOS NUM?RICOS: Conjunto dos n?meros naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e reais (R). Opera??es: adi??o, subtra??o, multiplica??o, divis?o, potencia??o e radicia??o nos conjuntos num?ricos.

Propriedades destas opera??es. M?dias (Aritm?tica e Ponderada). M?dulo e suas propriedades. Desigualdades. Intervalos. Sistema de M?dia: comprimento, superf?cie, volume, tempo e massa. 3. TEORIA ELEMENTAR DO N?MEROS: N?meros primos, Algar?tmo da divis?o. Sistemas de numera??o. Crit?rios de divisibilidade. M?ximo Divisor Comum (MDC) e M?nimo M?ltiplo Comum (MMC). Princ?pio de indu??o finita. 4. PROPORCIONALIDADE: Raz?es e Propor??es: propriedades. Regra de tr?s simples e composta. Regra de sociedade. Porcentagem. Juros simples. Escalas. 5. RELA??ES E FUN??ES: Rela??es bin?rias. Dom?nio, contradom?nio e imagem de fun??es reais de vari?vel real. Gr?ficos de rela??es e fun??es. Fun??es injetivas, sobrejetivas, bijetivas, pares, ?mpares e peri?dicas. Composi??o de fun??es. Fun??es invert?veis. 6. N?MEROS COMPLEXOS: O conjunto C dos complexos. M?dulo, argumento, formas alg?bricas e trigonom?tricas. Opera??es com n?meros complexos: adi??o, subtra??o, multiplica??o, divis?o e potencia??o. Interpreta??o geom?trica. 7. POLIN?MIOS: Conceitos. Fun??es lineares e quadr?ticas - propriedades, ra?zes, gr?ficos. Equa??es biquadradas. Adi??o e multiplica??o de polin?mios. Fatora??o. Equa??es polinomiais. Rela??es entre coeficientes e ra?zes. Ra?zes reais e complexas. Ra?zes racionais de polin?mios com coeficientes inteiros. 8. EQUA??ES E INEQUA??ES ALG?BRICAS: Defini??o. C?lculo de ra?zes. Multiplicidade e n?mero de ra?zes. C?lculo de ra?zes comuns e ra?zes m?ltiplas. Transforma??es aditiva e multiplicativa. Equa??es rec?procas. Teorema de Bolzano. Rela??o entre coeficientes e ra?zes. 9. EXPONENCIAIS E LOGARITMOS: Fun??es exponenciais e logar?tmicas: propriedades e gr?ficos. Mudan?a de base. Equa??es e inequa??es exponenciais e logar?tmicas. 10. TRIGONOMETRIA: Grau e radiano. Fun??es trigonom?tricas: seno, coseno, tangente, cotangente, cosecante e secante propriedades e gr?ficos. F?rmulas trigonom?tricas. Identidades trigonom?tricas inversas e seus gr?ficos. Equa??es trigonom?tricas. Leis do seno e co-seno. Resolu??es trigonom?tricas nos tri?ngulos. 11. PROGRESS?ES: Progress?es aritm?ticas - termo geral, soma dos termos, propriedades. Progress?es geom?tricas - termo geral, soma e produtos dos termos, propriedades.

12. AN?LISE COMBINAT?RIA: Princ?pio fundamental da contagem. Arranjos. Permuta??es. Combina??es. Permuta??es com elementos repetidos. Probabilidade. Eventos e espa?o amostral. Espa?os amostrais cont?nuos e discretos. Lei da adi??o. Lei da multiplica??o. Probabilidade condicional. Regra da probabilidade total. Bin?mio de Newton e Tri?ngulo de Pascal. 13. MATRIZES E SISTEMAS LINEARES: Opera??es com matrizes - adi??o, subtra??o e multiplica??o. Propriedades destas opera??es. Sistemas lineares e matrizes. Resolu??o e discuss?o de sistemas lineares. Determinantes e suas propriedades. Regra de Cramer, Regra de Sarrus e Teorema de Laplace. 14. GEOMETRIA PLANA: Tri?ngulos e quadril?teros. Igualdade e semelhan?a de tri?ngulos. Propriedades dos ?ngulos, lados, alturas e medianos de tri?ngulos. Rela??es m?tricas nos tri?ngulos. Circunfer?ncias, pol?gonos regulares e rela??es m?tricas. ?reas e per?metros 15. GEOMETRIA NO ESPA?O: Retas e planos. Prismas, pir?mides, cilindros, cones e esferas. Poliedros e rela??es de Euler. ?reas e volumes. 16. GEOMETRIA ANAL?TICA NO PLANO: Dist?ncia entre dois pontos. Equa??o da reta. Paralelismo e perpendicularismo. ?ngulo entre duas retas. Dist?ncia de um ponto a uma reta. Equa??es e propriedades das curvas - circunfer?ncia, elipse, hip?rbole e par?bola. Posi??o relativa de uma reta em rela??o a uma circunfer?ncia. Identifica??o da curva representada pela equa??o Ax2 + Bx2 + Cx + Dy + F = 0

Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias

QU?MICA

a. Caracteriza??o qu?mica de sistemas de materiais: Subst?ncias puras, misturas homog?neas e heterog?neas; Solubilidade: fases, solu??es, Processos de separa??o de misturas; Caracteriza??o e identifica??o de processos f?sicos e qu?micos.

b. Estrutura at?mica: Os modelos at?micos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Elementos qu?micos: representa??o e classifica??es; Classifica??o peri?dica dos elementos: per?odos e grupos ou fam?lias;

principais fam?lias; rela??es entre a posi??o na tabela e a configura??o eletr?nica; c. Liga??es qu?micas: Representa??o dos compostos atrav?s de f?rmulas: eletr?nica, molecular e

estrutural; Distribui??o eletr?nica; Propriedades dos compostos i?nicos, moleculares, covalentes e met?licos d. Compostos inorg?nicos Compostos inorg?nicos: conceitos, classifica??es, propriedades gerais, nomenclatura dos principais compostos; principais rea??es envolvendo estes compostos; Conceitos ?cidobase de Br?nsted-Lowry e Lewis e. Rea??es qu?micas: Representa??o de rea??es qu?micas atrav?s de equa??es; ajuste de coeficientes;Rea??es de s?ntese, an?lise, troca simples e dupla troca. f. Compostos org?nicos: Caracter?sticas gerais dos compostos de carbono e cadeias carb?nicas: identifica??o e nomenclatura; Aplica??es dos principais compostos org?nicos naturais e sint?ticos; Isomeria plana e espacial; Fontes naturais de compostos org?nicos: g?s natural, petr?leo e derivados. g. Solu??es: Express?es de concentra??o para solu??es: concentra??o comum, quantidade de mat?ria por volume, porcentagem em massa e volume; Dilui??o e mistura de solu??es.

F?SICA

a. Objetivo da F?sica: Medidas f?sicas. Sistemas coerentes de unidades. No??es de an?lise dimensional Grandezas Escalares e Vetoriais.

b. For?a: Composi??o e decomposi??o de for?as. Sistema de for?as. Momentos de for?a. Massa e peso. Centros de gravidade e de massa.

c. Equil?brio do Ponto Material: Primeira e terceira Lei de Newton. d. Movimentos Retil?neos Uniformes e Uniformemente Acelerados: Velocidade. Acelera??o.

Composi??o de movimentos. Movimento de proj?teis no v?cuo. e. Segunda Lei de Newton e Aplica??es ? Din?mica: Impulso e quantidade de movimento.

f. Movimento Circular Uniforme: Velocidade tangencial. Velocidade angular. Acelera??o centr?peta. For?a centr?peta.

g. Energia Mec?nica: Cin?tica e potencial. Trabalho e pot?ncia. Teorema do trabalho x energia. Conserva??o.

h. Gravita??o Universal: Lei da gravita??o universal. Aplica??es. Leis de Kepler. i. Movimento Vibrat?rio: Movimento harm?nico simples. Ondas sonoras. Velocidade do som.

Freq??ncia, intensidade, timbre, instrumentos sonoros. j. Hidrost?tica: Densidade, massa espec?fica, peso espec?fico. Princ?pio fundamental da hidrost?tica.

Princ?pio de Pascal. Princ?pio de Arquimedes. k. Temperatura: Escalas termom?tricas. Dilata??o dos corpos. Aplica??es dos corpos. l. Gases Ideais: Propriedades. Lei de Boyle Mariotty. Equa??o dos gases perfeitos. m. Quantidade de Calor: Capacidade t?rmica. Calor espec?fico. Propaga??o do calor. n. Mudan?a de Estado: Fus?o, vaporiza??o, solidifica??o e sublima??o. o. Primeira e segunda Leis da Termodin?mica: Aplica??es. p. ?ptica Geom?trica: Leis de reflex?o, Leis de refra??o, espelhos planos e esf?ricos, l?minas de faces

paralelas, primas e lentes delgadas. q. Eletricidade: Carga el?trica, campo el?trico, for?a eletrost?tica, lei de Coulomb, potencial el?trico,

linhas de for?a, fluxo, lei de Gauss, indu??o el?trica, capacit?ncia. r. Magnetismo: For?a sobre cargas m?veis; campo magn?tico de um fio. BIOLOGIA

A prova de Biologia tem por objetivo avaliar o dom?nio dos conte?dos da Biologia, nas suas diversas sub?reas, ministrados no Ensino Fundamental e Ensino M?dio.

1. In?cio da Vida: Teorias sobre a origem da vida.

2. Introdu??o ? Ci?ncia da Vida: o que ? vida?; rela??es entre biologia e filosofia; ?reas de estudo da biologia; caracter?sticas dos seres vivos.

3. Generalidades Sobre Seres Vivos: propriedades da mat?ria viva. Reinos da natureza.

4. Base Molecular da Vida: Substancias inorg?nicas da c?lula. Substancias org?nicas da c?lula: glic?dios, lip?dios e prot?deos. Enzimas, ?cidos nucl?icos e vitaminas.

5. Citologia: Teoria celular b?sica. Procariontes e eucariontes. C?lula vegetal e c?lula animal. Estruturas celulares e suas fun??es: membrana, citoplasma e organelas, n?cleo, divis?o celular. Energ?tica da c?lula: fotoss?ntese, respira??o e fermenta??o.

6. Histologia: Classifica??o dos tecidos animais, suas estruturas e fun??es. Classifica??o dos tecidos vegetais, suas estruturas e fun??es.

7. Anatomofisiologia Comparada: Aparelho digestivo. Aparelho respirat?rio. Aparelho circulat?rio. Aparelho excret?rio. Sistema osteomuscular. ?rg?os dos sentidos.

8. Sistemas Integradores: Homeostase. Horm?nios. Sistema nervoso. 9. Reprodu??o dos Seres Superiores: Reprodu??o sexuada e assexuada. Reprodu??o nas plantas.

Partenog?nese, neot?nea. Reprodu??o humana: sistema reprodutor, gametog?nese e fecunda??o. Embriologia: evolu??o do ovo, anexos embrion?rios, embriog?nese humana. 10. Gen?tica: Bases da hereditariedade. 1? Lei de Mendel. 2? Lei de Mendel. Disjun??o cromoss?nica. Retrocruzamento. Heredogramas. Tri e poliibridismo. Probabilidades gen?ticas. Pleiotropia, genes letais, alelos m?ltiplos. Grupos sangu?neos. Intera??o g?nica. Vincula??o ligada ao sexo. Doen?as heredit?rias mais comuns. Gen?tica das popula??es. 11. Seres Vivos: Nomenclatura, classifica??o e representantes. Moneras. Protistas. Reino fungi. Vegetais inferiores, intermedi?rios e superiores. Animais invertebrados. Filos Por?fera, Coelenterata, Platelmintos, Aschelmintos, Annelida, Arthropoda, Mollusca, Echinodermata. Os cordados: peixes e tetr?podes. 12. Teoria Elementar da Evolu??o: Fixismo e evolucionismo. Lamarkismo. Darwinismo. Mutacionismo. Neodarwinismo. Provas do evolucionismo. Eras geol?gicas. 13. Fundamentos da Ecologia: Os ecossistemas. din?mica das popula??es, pir?mides ecol?gicas, biomas. Biosfera. Adapta??es dos seres vivos, suas interrela??es, equil?brio ecol?gico. Ciclos biogeoqu?micos: ciclos da ?gua, do carbono, do oxig?nio, do nitrog?nio, do c?lcio.

14. No??es Sobre Programas de Sa?de: Doen?as adquiridas, cong?nitas e heredit?rias. Profilaxia de doen?as comuns. Doen?as adquiridas transmiss?veis mais comuns no Brasil: protozooses, verminoses, doen?as bacterianas e micoses. Polui??o ambiental.

15. V?rus: Estrutura, replica??o de principais doen?as.

Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias

HIST?RIA

HIST?RIA I - Historia Geral

a. A historia como ci?ncia: conceitos e m?todos; fato hist?rico, verdade e documento; tempo hist?rico e cronologia.

b. As Sociedades do Antigo Oriente Pr?ximo: sociedade, economia e cultura (Egito, Fen?cia, P?rsia, Mesopot?mia e Hebreus).

c. Sociedades Escravistas da Antiguidade Cl?ssica: sociedade, economia e cultura (Gr?cia e Roma). d. A Alta Idade M?dia: economia, pol?tica e sociedade: feudalismo europeu; cultura medieval;

processo de urbaniza??o; sociedades medievais mediterr?neas: Mul?umanas e Bizantinas; a crise do feudalismo. e. Da Crise Feudal ?s Revolu??es Burguesas: expans?o mar?tima e comercial; absolutismo, mercantilismo e coloniza??o; o antigo sistema colonial; humanismo e renascimento; as reformas protestantes; iluminismo; revolu??o industrial: organiza??o do Trabalho e sistema de f?brica na sociedade capitalista; Revolu??es Burguesas e Imp?rio Napole?nico. f. Per?odo Contempor?neo: guerras de independ?ncia e forma??o das na??es na Am?rica; doutrinas socialistas no s?culo XIX: marxismo e anarco-sindicalista; imperialismo europeu e partilha afroasi?tica; primeira guerra mundial; revolu??o Russa de 1917 e forma??o da URSS; crise de 1929;

regimes totalit?rios: stalinismo e nazi-facismo; segunda guerra mundial; descoloniza??o na ?sia e na ?frica; Guerra Fria; militarismo, movimentos populares e democratiza??o na Am?rica Latina; a queda do Muro de Berlin e a derrocada dos regimes do Leste Europeu, cultura de massas e movimentos ideol?gicos; o fundamentalismo isl?mico; forma??o de novos blocos do poder.

HIST?RIA II - Hist?ria do Brasil

a. Per?odo Colonial: comunidades ind?genas; expans?o mar?tima e comercial portuguesa; sistema colonial; produ??o agr?cola de exporta??o e trabalho escravo;

b. Per?odo Imperial: transfer?ncia da corte portuguesa para o Brasil e o processo de independ?ncia; primeiro reinado e reg?ncia: instabilidade pol?tica e tens?es sociais; Segundo reinado: economia e pol?tica; ci?ncia e literatura; crise do imp?rio e proclama??o da republica: urbaniza??o, abolicionismo e imigra??o; aboli??o no Cear?.

c. Primeira Rep?blica: pol?tica dos governadores, oligarquias e coronelismo; economia agr?rioexportadora; industrializa??o e urbaniza??o: remodela??o e disciplinaliza??o do espa?o urbano; trabalhador assalariado e movimento oper?rio; movimentos sociais: cangaceirismo, canudos, contestado, revolta da vacina, revolta da chibata e a sedia??o de Juazeiro do Norte; a coluna Prestes; interventorias no Cear?; a igreja cat?lica e os movimentos sociais e pol?ticos no Cear? (LCT, CTC e LEC).

d. Anos 30 e Estado Novo: Estado e Sociedade: Legisla??o trabalhista e corporativismo; revolu??o Constitucionalista de S?o Paulo; Integralismo e Igreja Cat?lica; Alian?a Nacional Libertadora (ANL) e a Revolu??o Comunista de 1935; democratiza??o e reorganiza??o partid?ria.

e. Per?odo Democr?tico: Trabalhismo, Nacional-desenvolvimentismo e a cria??o de ?rg?os de planejamento regional; cultura e comportamento dos anos 50; movimentos sociais no campo e na cidade; instabilidade e confronto pol?tico.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download